Comparação de concreto de madeira com vários materiais

Contente
  1. Características do concreto de madeira
  2. Tecnologia de produção
  3. Variedades
  4. Vantagens e desvantagens
  5. Comparação com outros materiais

Uma das indústrias mais relevantes e demandadas hoje é a construção civil. Afinal, as pessoas sempre sonharão com uma moradia própria e com a melhoria das condições de vida. E quanto mais freqüentemente aparecem novos materiais de construção, mais oportunidades haverá para construir um edifício de qualidade. Por exemplo, arbolita. Essa novidade já se tornou tão popular quanto o concreto de argila expandida. Mas qual é o melhor?

De acordo com as estatísticas do serviço Google Trend, as consultas de pesquisa na Internet russa sobre arbolite são muito mais populares do que as perguntas sobre suas contrapartes.

Características do concreto de madeira

É um tipo de concreto leve, constituído de 80-90% de matéria orgânica, aditivos químicos, água e cimento. As principais matérias-primas podem ser lascas de madeira picada, linho ou maconha, talos de algodão picados ou palha de arroz. De outra forma, esse componente é denominado concreto de madeira.

Surgiu na década de 30 do século XX na Holanda. Devido às suas propriedades de proteção ambiental, economia de calor e isolamento acústico, o material de construção é amplamente utilizado nos EUA, Canadá e países europeus.

A combinação de resíduos de madeira e argamassa de cimento torna o bloco de concreto de madeira uma composição única caracterizada pelas propriedades desses dois componentes.

... E para aumentar o nível de adesão da madeira e do cimento, a mineralização é necessária.

Este processo envolve aditivos químicos como sulfato de alumínio, cloreto e nitrato de cálcio e vidro de água. Assim, a influência da matéria orgânica no endurecimento do concreto é neutralizada.

Arbolite tem uma excelente condutividade térmica (0,08 - 0,17 W / m · K) e uma boa densidade (400 - 850). A resistência é evidenciada por alta resistência ao gelo (25-50 ciclos) e resistência ao encolhimento (0,4-0,5). Essas propriedades garantem uma longa vida útil da estrutura. Além disso, o material tem boa resistência ao fogo e absorção de ruído (0,17-0,6). Possui excelente resistência à compressão (0,35 - 3,5 MPa), resistência à flexão (0,7 - 1,0 MPa) e alta absorção de umidade (até 40-85%).

As placas e misturas isolantes de calor para enchimentos são feitas de concreto de madeira. Mas o produto mais procurado são os blocos.

Eles são produzidos em tamanhos padrão 500 x 300 x 200 mm. O material é utilizado para a construção de paredes de edifícios baixos (até 3 pisos). De acordo com as garantias do fabricante, uma camada de blocos de espuma de concreto de madeira é suficiente para preservar o calor.

Tecnologia de produção

Hoje, vários métodos são usados ​​para a fabricação de blocos de parede para paredes externas e internas. Na maioria das vezes, eles são produzidos por prensagem direta ou por meio de moldagem por vibração (vibrocompressão).

O primeiro método é uma tecnologia relativamente nova e de custo razoavelmente baixo. Prevê a exposição diária de concreto de madeira em formas. Mas a massa resultante não é homogênea, que ameaça com tensões internas no produto acabado.

A fundição por vibração é um método tradicional comprovado ao longo dos anos. Os componentes da mistura são uniformemente distribuídos e, como resultado, obtém-se um bloco de melhor qualidade.

No entanto, o processo básico de fabricação em ambos os métodos é o mesmo.

Consiste em três etapas importantes.

  1. Seleção e trituração de matéria orgânica.
  2. Mistura de aparas de madeira com produtos químicos, cimento e água. A operação leva 10 minutos.
  3. Formação e secagem da solução acabada.

Variedades

Existem vários tipos de concreto de madeira, dependendo dos indicadores de resistência à compressão.

  1. Isolante térmico... É caracterizado por baixa resistência à compressão e baixa densidade. Nesse sentido, ele pode suportar mal as cargas. É usado apenas para fins de isolamento térmico.
  2. Estrutural e isolante térmico... Este material tem uma resistência de 1,5 - 2,5 e é utilizado na construção de paredes e divisórias. A composição é caracterizada pela baixa densidade e baixa condutividade térmica.
  3. Estrutural... Este é o tipo mais durável. O índice de resistência à compressão atinge até 3,5 MPa, e o índice de densidade - até 1200 kg / m³. É utilizado para o assentamento de estruturas de até 3 pavimentos. No entanto, uma estrutura construída a partir de tais blocos precisará de proteção térmica adicional.

Vantagens e desvantagens

O Arbolit tem um grande número de vantagens em comparação com outros materiais de construção.

  • Respeito ao meio ambiente das matérias-primas... É feito principalmente de ingredientes naturais.
  • Alta resistência ao fogo... Apesar de a arbolita consistir principalmente em resíduos de madeira, ela não é inflamável.
  • Boa permeabilidade ao vapor... Esta propriedade permite que os edifícios respirem e mantenham seu microclima.
  • Baixo peso de blocos de madeira... Este fator simplifica muito a construção.
  • Processamento fácil com ferramentas de corte... O bloco pode ser facilmente moldado em qualquer formato desejado.
  • Facilidade de manuseio... Ao colocar, os blocos de concreto de madeira não requerem habilidades profissionais.
  • Resistente a mofo, fungos e pragas. O material possui IV classe de bioestabilidade.
  • Alta condutividade térmica... Por esta razão, o concreto de madeira é freqüentemente usado na construção de casas particulares.
  • Resistência ao encolhimento... Nesse caso, as paredes e divisórias não racharão.
  • Alta absorção de som... Graças a isso, o material também pode ser utilizado na construção de edifícios industriais.
  • Resistência sísmica.

As desvantagens incluem os seguintes fatores.

  • Se você não tomar medidas de proteção contra a umidade, o concreto de madeira rapidamente começa a se decompor, perdendo suas propriedades.
  • Os blocos não apresentam uma superfície perfeitamente plana devido às características da composição.
  • Paredes Arbolite requerem acabamento adicional.
  • O material tem um baixo nível de adesão às misturas de gesso.
  • Devido ao grande número de indústrias de artesanato, produtos de baixa qualidade são freqüentemente encontrados no mercado.
  • Má variedade de produtos.
  • A falta de produção em larga escala afeta o alto custo do material e as dificuldades de entrega.

Comparação com outros materiais

Para a construção de um edifício residencial ou anexo, é muito importante escolher os componentes de construção adequados. Mas deve saber que não existem materiais bons ou maus, existem apenas materiais adequados e não muito bons.

  • Concreto de argila expandida... Assim como o concreto de madeira, é um material ecologicamente correto e pertence à classe do concreto leve. É constituída por argila expandida (argila queimada ou xisto), cimento, areia e água. Porém, os blocos de argila expandida apresentam um indicador de condutividade térmica (0,5 - 0,7 W / m · K), ou seja, um pouco pior que o do concreto de madeira. Portanto, para a casa, do ponto de vista do aquecimento, é melhor escolher blocos de madeira. Apesar de sua maior resistência, o concreto de argila expandida pode não suportar o excesso de pressão. Isso se deve ao espaço oco dentro do produto.

Arbolite tem boa resistência à flexão e impacto.

  • Espuma de concreto... É um concreto poroso constituído por cimento, areia, água e um agente espumante. Blocos feitos com ele têm uma boa margem de segurança, porém, ao contrário do concreto de madeira, eles praticamente não funcionam na dobra e apresentam grande retração. O coeficiente de condutividade térmica é melhor do que o do concreto de argila expandida (0,14 - 0,5 W / m · K), mas pior do que o do concreto de madeira.
  • Serragem de concreto... Em composição, este material é muito semelhante ao concreto de madeira. Em ambos os casos, resíduos de madeira são usados.Assim como o concreto de madeira é considerado um material de construção ecologicamente correto, ele possui altas qualidades de blindagem térmica e é resistente a esticamentos, flexões e impactos.
  • Concreto aerado... A composição celular é composta por areia, cimento, água e um agente de expansão, devido ao qual surge a porosidade característica. Ao contrário do concreto de madeira, o bloco aerado tem uma geometria clara do produto. O material é caracterizado por alta resistência à água e fragilidade. Se compararmos este material e o concreto de madeira, então, em muitos aspectos, o concreto aerado vence.

No entanto, ao construir uma casa de 2 a 3 pisos com sótão, é preferível dar preferência à segunda componente, uma vez que é capaz de suportar cargas pesadas.

  • Concreto de poliestireno... Este é um tipo de concreto leve, consistindo de cimento Portland, grânulos de poliestireno expandido e aditivos incorporadores de ar. Distingue-se por sua alta resistência estrutural. Dá encolhimento, mas muito menos do que blocos de gás e blocos de espuma. Assim como o concreto de madeira, possui boas propriedades de isolamento térmico. Os blocos de concreto de poliestireno não precisam de isolamento adicional.
  • Blocos de palha... Eles são um material de construção que consiste em matérias-primas ecológicas - palha prensada. Os blocos de palha têm um índice de condutividade térmica melhor do que o concreto de madeira (0,05 - 0,065). Mas eles também têm desvantagens, como alta absorção de umidade e baixa resistência ao fogo.
  • feixes... É um material respirável altamente ecológico feito de pranchas coladas ou toras. Difere em um notável indicador de condutividade térmica e alta resistência. É um competidor digno para o concreto de madeira.
  • Silicato de gás... Este material celular é obtido a partir de uma solução de areia fina, cal, agentes de expansão e água. É semelhante em estrutura ao concreto aerado, mas há diferença na composição e, conseqüentemente, nas propriedades. É caracterizado por boa condutividade térmica, alta fragilidade e maior absorção de umidade.
  • Fibrolite... Este é um análogo do concreto de madeira com uma composição muito semelhante. Em ambos os casos, os resíduos de madeira atuam como componentes. Mas se na primeira versão há aparas, então se usa fibra de madeira no papelão, feito em forma de tiras finas e estreitas. Assim como o concreto de madeira, tem boa condutividade térmica (0,08 - 0,1 W / m · K) e precisa de proteção adicional contra umidade.
  • Sibit... Consiste em concreto, gesso, pó de alumínio com adição de surfactantes e água. É considerado um material ecologicamente correto, pois uma pedra artificial é formada como resultado de reações. Possui resistência ao gelo extremamente alta (até 250 ciclos de congelamento e degelo), mas baixa resistência à fratura. Normalmente não é usado para edifícios baixos.
  • Adobe... É o material de construção mais antigo, composto por matérias-primas ecológicas - solo argiloso e palha. Saman tem um excelente coeficiente de condutividade térmica (0,1 - 0,4). No entanto, tem uma desvantagem importante - maior permeabilidade à umidade.

Sobre os prós e contras do concreto de madeira, no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário