Composição e proporções do concreto de madeira
Não é difícil fazer arbolita (concreto de madeira) com as próprias mãos. A principal comodidade desse processo é que ele é realizado diretamente no canteiro de obras. No entanto, em nenhum caso devemos esquecer que a produção independente de concreto de madeira pressupõe o cumprimento de um conjunto de requisitos. Em primeiro lugar, é necessário determinar corretamente em que componentes consiste o material apresentado, suas proporções e a receita de fabricação.
O que é isso?
O concreto de madeira é uma das variedades de concreto leve, cuja estrutura inclui cavacos de madeira (triturados), cimento de alta qualidade, aditivos químicos e água. A necessidade de aditivos químicos na estrutura dos blocos de concreto de madeira está associada ao fato de que no componente orgânico é necessário nivelar o polissacarídeo residual para aumentar a ligação entre a trituração e o cimento, e também para melhorar ainda mais as características do material de construção acabado, como celularidade, endurecimento forçado, capacidade de matar bactérias, etc. O efeito econômico da utilização desse tipo de resíduo foi comprovado por empresas líderes na produção de concreto de madeira. Um papel significativo nesta questão é desempenhado pelo racionalismo do consumo de madeira.
O principal componente para a produção de concreto de madeira são os resíduos de madeira de empresas de móveis e carpintaria, a partir dos quais são obtidas peças trituradas do tamanho necessário. As características tecnológicas do concreto de madeira dependem de aditivos químicos. Junto com o cloreto de cálcio, pode ser vidro de água, sulfato de alumínio, cal hidratada, eles permitem melhorar arboblocks e adicionar características a eles.
Os parâmetros técnicos do concreto de madeira, em cuja estrutura existe um aditivo (aparas de resíduos), são os seguintes.
- Densidade média. 400-850 kg / m3.
- Resistência à compressão. 0,5-1,0 MPa.
- Resistência à fratura. 0,7-1,0 MPa.
- Condutividade térmica do concreto de madeira. 0,008-0,17 W / (m * s).
- Resistência à geada. 25-50 ciclos.
- Absorção de umidade: 40-85%.
- Contração. 0,4-0,5%.
- O grau de bioestabilidade. Grupo V.
- Refratariedade. 0,75-1,50 horas
- Absorção de som. 0,17-0,80 126-2000 Hz.
Composição
Como todo concreto, o material contém um aglutinante e enchimento - exclusivamente orgânico, além de todos os tipos de aditivos. A origem e as características dos componentes têm grande influência na qualidade do produto acabado. Os aditivos orgânicos fornecem à arbolita características de isolamento acústico e térmico muito significativas.
Em termos de resistência, o material de construção praticamente não é pior do que o concreto com parâmetros de densidade semelhantes. Essa combinação de vantagens só é obtida com a seleção correta das matérias-primas.
Aditivos químicos
O cimento tem uma adesão extremamente baixa à madeira devido à presença de vários polissacarídeos e açúcares. Os polissacarídeos, encontrando-se em meio alcalino, como a mistura de cimento, devido ao processo de decomposição, tornam-se açúcares facilmente solúveis em água, considerados "matadores de concreto". Todos os açúcares solúveis, uma vez em solução aquosa de cimento, destroem os processos de endurecimento químico, cujo efeito deveria ser uma pedra de cimento completa.
Quanto mais polissacarídeos na água, menos o adstringente se transforma em pedra no período de tempo necessário.O fruto dessas ações não será um monolítico, mas uma pedra de cimento de fluxo livre. Não tem alta resistência e é incapaz de ligar o aditivo de madeira em um material integral.
Existe apenas um método para resistir a isso - a lavagem dos açúcares da polpa da madeira; para isso, composições de diferentes reagentes são utilizadas na água aquecida. Esses reagentes incluem:
- sulfato de alumínio;
- silicato de potássio e (ou) sódio (vidro líquido);
- cloreto de cálcio;
- cal apagada.
Ingredientes orgânicos
Vários tipos de matérias-primas são usados como aditivo de madeira. Nem todo cavaco de madeira é adequado como matéria-prima - você não deve associar concreto de madeira com concreto serragem. O último GOST estabelece claramente as dimensões e a forma das inclusões misturadas ao concreto de madeira.
- A madeira triturada é feita pela trituração de madeira ilíquida - nós, lajes, topos, etc. Para criar concreto de madeira, o material triturado é usado: comprimento - 15-20 milímetros - não mais que 40 milímetros, largura - 10 milímetros e espessura 2-3 milímetros . Em escala industrial, a moagem é realizada por unidades especializadas. A prática mostra que, para obter a qualidade ideal na produção, o concreto de madeira britada deve ter uma configuração de agulhas e ser menor em seus parâmetros: o comprimento não ultrapassa 25 milímetros, a largura é de 5-10 milímetros e a espessura é 3-5 milímetros.
O resultado final é que a madeira absorve umidade de maneira desigual através e ao longo das fibras, e os parâmetros acima equilibram essa diferença.
- Nem toda árvore é adequada para trituração: você pode usar pinheiro, árvore de Natal, choupo, faia, bétula, mas a madeira de lariço não é adequada. Antes do uso, a madeira deve ser desinfetada com anti-sépticos para evitar a formação de fungos ou mofo.
- Cascas quebradas e agulhas para árvores de Natal também podem ser usadas. Mas seu percentual é menor: a casca não pode ultrapassar 10% do peso do produto, e as agulhas da árvore de Natal - não pode ultrapassar 5%.
- Palha de arroz, cannabis lignificada e caules de linho e caules de algodão lignificados também servem como matéria-prima. Eles são triturados: o comprimento não é superior a 40 milímetros, a largura é de 2-5 milímetros. As tiras (resíduos da limpeza de material fibroso) e o cânhamo, se entrarem na mistura, não devem exceder 5% do peso. GOST 19222-84 regula os parâmetros das frações obtidas no processo de trituração de vários tipos de matérias-primas. E mesmo que sejam possíveis desvios na proporção dos componentes, é proibido desviar-se dos padrões de matérias-primas.
O linho contém um acúmulo significativo de açúcares que, entrando em interação química com o cimento, o destroem. Para evitar isso, as partes lignificadas do caule do linho são inicialmente embebidas em cal apagada por 1-2 dias ou mantidas do lado de fora por 3-4 meses.
Substâncias inorgânicas
Os seguintes ingredientes são cimentícios na arbolita:
- O cimento Portland é um material clássico, especialmente popular;
- Cimento Portland com elementos minerais auxiliares - via de regra, este método aumenta a resistência ao gelo dos blocos;
- o cimento resistente a sulfatos, além de pozolânico, garante resistência a produtos químicos agressivos;
- de acordo com as condições do GOST, apenas um material de um grau que atenda às seguintes condições pode ser usado: não menos de 300 (isso se aplica a concreto de madeira com isolamento térmico) ou não menos de 400 (para estruturais).
Água
GOST regula o indicador de pureza da água, mas na verdade eles usam diferentes - do sistema de abastecimento de água central, poços, poços. A temperatura da água é considerada determinante para a boa qualidade do concreto de madeira. É misturado à mistura junto com os componentes auxiliares.
Para que a taxa de endurecimento da argamassa seja ideal, é necessária água aquecida de pelo menos +15 C. Já em torno de +7 +8 C, a taxa de endurecimento do cimento é significativamente reduzida.
Proporções de mistura
Vamos analisar a relação da argamassa adicional por 1 m3 de concreto de madeira com nossas próprias mãos.Para a opção, cloreto de cálcio mais sulfato de alumínio por 1 cu. m de argamassa pronta: 500 quilos de cimento Portland M400, a mesma quantidade em peso ou um pouco mais de aparas, 6,5 quilos de cada tipo de produto químico, cerca de 300 litros de água. Se você for usar cal com copo de água, a proporção será de 9 mais 2,5 kg, todas as outras coisas sendo iguais.
Para maior clareza, não é necessário usar tabelas, basta contar com 1 metro cúbico. m estas proporções para misturar em baldes de 10 litros:
- cimento - 80;
- desfiado - 160;
- enchimentos - cálcio e cloro um pouco mais de meio balde;
- óxido de alumínio - a terceira parte.
Misturando tudo isso, obtemos um pouco mais de 1m3 de cavacos de madeira bruta, e após socar e assentar na fôrma - 1m3 de concreto de madeira grau 25.
Correção da composição
Se você usar um grau diferente de cimento, a proporção é calculada usando o coeficiente: para M300 será 1,05, para M500 - 0,96, para M600 - 0,93. A taxa de esmagamento é dada para matérias-primas completamente secas. Basicamente, uma raridade. Nesse sentido, sua quantidade deve ser ajustada de acordo com o grau de umidade - adicionar uma pequena quantidade. Para calcular o volume adicional, multiplicamos a massa acima por um coeficiente calculado como a porcentagem de umidade britada dividida por 100%.
Receita
Muitas receitas para fazer concreto monolítico de madeira com as próprias mãos em casa são praticadas. Em algumas receitas, a madeira é preparada e processada, em outras, um elemento químico é misturado. De acordo com um dos métodos, o material triturado é embebido em cal (80 quilos de cal por 1 m3 de madeira) e, em seguida, espremido. Em seguida, polvilhe por cima com cal virgem em pó (80 kg), mexa, nivele, seque e acrescente à composição. Assim, eles eliminam a sacarose lenhosa, o que afeta a qualidade do concreto monolítico da madeira.
Mexer em trituradores triturados, e ainda mais em tais volumes, é uma tarefa bastante demorada que requer espaço. Nesse sentido, o uso de cloreto de cálcio ou sulfato de alumínio se tornará uma maneira rápida de fazer concreto de madeira. E então o triturado não pode ser processado, mas será melhor se você deixá-lo deitado do lado de fora, na chuva e no sol por alguns meses. Se possível, molhe em água e seque na véspera do preparo da solução. A imersão e a cura são apenas uma preparação rotineira da polpa da madeira, permitindo a retirada de um pouco de açúcar.
Na fase de preparação de uma mistura de concreto de madeira, cloreto de cálcio ou sulfato de alumínio é misturado em - 2-5% do peso do cimento. Então, qual é a proporção de aditivos químicos para concreto de madeira 2% ou 5%? Depende do grau e das propriedades do cimento. A composição de uma classe (por exemplo, M500) somente de fabricantes diferentes pode diferir nas características de qualidade. A este respeito, é aconselhável realizar um lote de teste.
Se, ao adicionar cloreto de cálcio, 5% da massa total da substância cimentícia, aparecer uma camada de sal branco no material endurecido (eflorescência, eflorescência), então a proporção do teor do elemento químico deve ser reduzida. A proporção exata do componente químico para o concreto monolítico de madeira não existe. Necessita constantemente de ser instalado de forma independente de acordo com a qualidade do cimento e da trituração utilizada.
Alguém não quer mexer com a seleção da proporção de cloreto de cálcio. E, para que não apareça eflorescência, o silicato de sódio é misturado à mistura. Por exemplo, 2% de cloreto de cálcio e 3% de silicato de sódio em peso de cimento. Mas o silicato de sódio é bastante caro, nesse sentido, é mais barato para a maioria realizar alguns lotes de teste e descobrir a proporção de cloreto de cálcio. Para dar à arbolita várias propriedades adicionais, é praticado o uso de cal viva e apagada, vidro líquido, sulfato de alumínio e cálcio.
Para os prós e contras do concreto de madeira, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.