Lascas de madeira para concreto de madeira: o que é, a escolha de um triturador e produção

Contente
  1. O que é isso?
  2. Do que eles são feitos?
  3. Quais devem ser os chips?
  4. Seleção de equipamentos para fabricação
  5. Princípio de produção
  6. Como fazer um cortador de aparas de madeira com as próprias mãos?

O Arbolite como material de construção foi patenteado na primeira metade do século XX. Em nosso país, tornou-se amplamente utilizado nos últimos anos.

Arbolit ou concreto de madeira (concreto aparado) é produzido na forma de blocos. Utilizado para a construção de edifícios baixos. Como o nome sugere, as aparas de madeira são usadas como enchimento. Árvores residuais de espécies coníferas e decíduas são usadas.

Arbolit pertence a materiais de construção baratos, caracterizados por alto respeito ao meio ambiente, baixo peso dos blocos e excelente capacidade de reter calor. O desperdício de madeira na mistura de madeira e concreto é superior a três quartos - de 75 a 90 por cento.

O que é isso?

Resíduos de madeira são um valioso material de construção. Depois de serem triturados até um determinado tamanho, eles se tornam um enchimento para misturas de concreto. Chips são usados ​​para concreto de madeira ou como é chamado de concreto lascado. Os blocos Arbolite têm muitas vantagens. O custo acessível desempenha um papel significativo. Além disso, uma casa construída com concreto de madeira praticamente não requer isolamento adicional.

Lascas de madeira também apresentam outras vantagens. O material é adequado para uso como:

  • Combustíveis de fornalha - na forma pura ou na forma de grânulos;
  • decoração - designers oferecem em uma forma pintada e natural para decorar chalés de verão e até parques;
  • componente para fabricação e decoração de móveis;
  • um ingrediente usado na defumação de vários produtos alimentícios.

Na produção, pequenas frações são utilizadas para a fabricação de outros materiais de construção: papelão, drywall, aglomerado e fibra.

Do que eles são feitos?

Quase qualquer madeira é adequada para a produção de concreto aparado. No entanto, é preferível usar coníferas, por exemplo, abetos ou pinheiros. Das folhas caducas, lascas de melhor qualidade são obtidas da bétula. Outras madeiras nobres também são adequadas: álamo, carvalho e choupo.

Ao escolher madeira para concreto de madeira, você precisa saber sua composição. Portanto, o larício não é adequado para este material de construção devido ao alto teor de substâncias que afetam negativamente o cimento. O açúcar é um veneno para o cimento. Além do lariço, são abundantes na madeira de faia. Portanto, os resíduos desta árvore também não podem ser aproveitados.

Um ponto muito importante é o momento da derrubada. Os chips não devem ser feitos imediatamente após o corte. O material deve ser envelhecido de três a quatro meses.

Quase todos os resíduos podem se tornar fontes para a fabricação de chips.

  • ramos e galhos;
  • copas das árvores;
  • croaker;
  • restos mortais e detritos;
  • resíduos secundários.

    É permitida a presença na massa total da madeira para a produção de cavacos de agulhas e folhas - não mais que 5%, e casca - não mais que 10%.

    Na maioria das vezes, as aparas de madeira são feitas de abetos e pinheiros. A escolha pelas agulhas de pinheiro não é acidental. O fato é que toda madeira contém substâncias como amido, açúcares e outras substâncias que podem afetar significativamente a diminuição da qualidade do concreto da madeira. No processo de produção, os componentes nocivos devem ser removidos. Por terem menos agulhas nas agulhas, são essas espécies que apresentam menor esforço, tempo e custo de material para o preparo dos cavacos.

    Quais devem ser os chips?

    O enchimento de madeira para concreto de madeira tem seu próprio GOST. No nível do padrão estadual, requisitos estritos são definidos para aparas de madeira.

    Três parâmetros principais são destacados:

    • comprimento não superior a 30 mm;
    • largura não superior a 10 mm;
    • espessura não é superior a 5 mm.

    As dimensões ideais em largura e comprimento também são indicadas:

    • comprimento - 20 mm;
    • largura - 5 mm.

      Novos requisitos surgiram com a adoção do GOST 54854-2011. Antes disso, havia outro GOST com menos requisitos. Em seguida, foi permitido o uso de cavacos mais longos - até 40 mm. Em 2018, "liberdades" no tamanho do filler não são permitidas.

      A norma também regula a presença de impurezas: cascas, folhas, agulhas. O material deve ser limpo de terra, areia, argila e no inverno - da neve. Molde e decomposição são inaceitáveis.

      Seleção de equipamentos para fabricação

      O equipamento mais adequado para a obtenção de cavacos com a forma e o tamanho necessários é uma trituradora especial para marcenaria. No entanto, o custo da máquina é tão alto que outras opções precisam ser procuradas fora da produção.

      Arbolite é perfeitamente possível fazer em casa. Para fazer isso, você precisa fazer os chips sozinho. Um picador de madeira em uma fazenda subsidiária torna-se um picador de madeira. Os cortadores de cavacos são de três tipos.

      • Os picadores de disco processam madeira de vários formatos. Ajustando a inclinação da ferramenta de corte, peças de trabalho do tamanho necessário podem ser obtidas.
      • Nos picadores de tambor, todos os tipos de resíduos são triturados: corte de madeira, produção de móveis, resíduos após a construção. A matéria-prima é carregada em uma tremonha volumétrica, de onde entra na câmara e é cortada por facas com lâmina dupla-face.
      • Os britadores de impacto do tipo martelo estão disponíveis com dois ou um eixo. Os principais elementos do dispositivo são martelos e picadores. Primeiro, a madeira é esmagada por um método de impacto e, em seguida, o produto acabado é peneirado por uma peneira. O tamanho dos cavacos resultantes depende do tamanho da malha da peneira.

      Todos os dispositivos listados fornecem apenas carregamento manual de material.

      Princípio de produção

      O princípio de funcionamento das aparas de madeira é reduzido a várias etapas.

      Primeiro, os resíduos - tábuas, placas, aparas, nós e outras matérias-primas - são colocados na tremonha. A partir daí, tudo isso é alimentado em uma câmara fechada, onde um poderoso disco gira no eixo. O disco plano possui slots. Além disso, várias facas estão anexadas a ele. As facas se movem em ângulo. Isso divide a madeira a ser processada em pequenas placas de corte chanfrado.

      Através das ranhuras do disco, as placas penetram no tambor, onde os dedos de aço realizam mais retificação. Os pinos e placas são montados no mesmo eixo do disco. As placas são instaladas muito próximas ao tambor. Eles movem os cavacos triturados ao longo da superfície interna do tambor.

      A parte inferior do tambor é equipada com uma malha com células que fornecem os tamanhos de cavacos especificados. O tamanho da célula varia de 10 a 15 mm de diâmetro. Assim que os cavacos prontos para uso alcançam a zona inferior na direção vertical, eles passam através da rede para o palete. As partículas restantes giram, seguradas pelas placas, outro círculo. Neste momento, sua posição está mudando constantemente. Tendo chegado ao fundo na direção desejada, eles também acabam no pallet.

      Os cortadores de cavacos podem ser elétricos ou movidos a gasolina. A potência do motor de um dispositivo pequeno está na faixa de quatro a seis quilowatts, nos mais sólidos chega a 10-15 kW. A capacidade do dispositivo depende da potência. Com o seu aumento, o volume de produção por hora de funcionamento do mecanismo aumenta.

      Como fazer um cortador de aparas de madeira com as próprias mãos?

      Aqueles que desejam fazer seu próprio cortador de aparas de madeira precisarão de um desenho do dispositivo, dos materiais, de certos conhecimentos e habilidades. O desenho pode ser encontrado na Internet, por exemplo, aquele que está em anexo.

      As unidades e peças deverão ser feitas e montadas por você.

      Um dos elementos principais do mecanismo é um disco com um diâmetro de cerca de 350 mm e uma espessura de cerca de 20 mm. Se não houver nada adequado na fazenda, você terá que triturá-lo da folha. Para encaixar no eixo, você precisará fazer um furo bem centralizado com uma ranhura.Além disso, você precisará cortar três ranhuras através das quais a madeira cairá sob os martelos e o número necessário de orifícios de montagem.

      A situação com facas é um pouco mais simples. Eles são feitos de molas de carro. Dois orifícios são feitos nas facas para os fixadores. Além da furadeira, você precisará de um rebaixador. O escareador permitirá que as cabeças escareadas dos fixadores sejam rebaixadas. Não será difícil para nenhum homem adulto prender firmemente as facas ao disco.

      Os martelos são placas de aço comuns com uma espessura de cerca de 5 mm. Eles são fixados ao rotor com um passo de 24 mm. Você pode comprar martelos na loja.

      Uma peneira de corte de cavacos é um cilindro longo (cerca de 1100 mm) (D = 350 mm), laminado e soldado a partir de uma folha. Vale ressaltar que os orifícios na peneira não devem ter bordas regulares, mas rasgadas. Portanto, não são furados, mas cortados, por exemplo, com um punção de 8 a 12 mm de diâmetro.

      Todas as peças de corte e rotação devem ser cobertas com uma tampa. A caixa, assim como a tremonha de recepção, é feita de chapa de aço. As peças individuais são cortadas de acordo com modelos de papelão e soldadas entre si. Para a rigidez da estrutura, reforços de tubos ou cantos são soldados às folhas. Todas as aberturas devem ser previstas na carcaça: para o eixo, a tremonha de carregamento e para a saída de cavacos.

      As peças acabadas são montadas em um mecanismo. Um disco, martelos e rolamentos são montados no eixo de trabalho. Toda a estrutura é coberta por um invólucro. O disco nunca deve tocar na caixa. A folga deve ser de cerca de 30 mm.

      A unidade é montada na fase final. Um cortador de lascas de madeira artesanal pode ser movido por um motor elétrico com tensão de 220 ou 380 V. É permitido trabalhar com motor a gasolina ou diesel.

      Os motores elétricos têm baixa potência, mas são mais silenciosos e mais ecológicos. Os motores de combustão interna são mais eficientes, mas seu trabalho é acompanhado pela liberação de gases de escape prejudiciais.

      Cortadores de lascas de madeira caseiros são benéficos ao fazer concreto de madeira para construção privada.

      Para obter informações sobre como fazer um cortador de aparas de madeira com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário