Características da produção de blocos de concreto de madeira com as próprias mãos
Arbolit é descrito com entusiasmo em muitas publicações, os anunciantes não se cansam de atribuir várias vantagens a ele. Mas mesmo com os truques de marketing de lado, está claro que esse material merece um exame minucioso. É bom saber como fazer você mesmo.
Tipos e tamanhos de blocos
Os painéis Arbolite são divididos em vários tipos:
- blocos de grande formato (destinados a alvenaria de capitel de parede);
- produtos ocos de vários tamanhos;
- placas para reforço do isolamento térmico.
Também concreto de madeira é usado para fazer misturas líquidas, com o qual as estruturas de fechamento são derramadas. Mas na maioria das vezes, na prática, a palavra "arbolit" é entendida como elementos de alvenaria com ou sem revestimento. Na maioria das vezes são fabricados blocos com tamanho de 50x30x20 cm, porém, cada vez mais a nomenclatura está se expandindo e os fabricantes estão dominando novas posições. As características técnicas dos blocos produzidos são fornecidas apenas na ausência total de impurezas.
Elementos com densidade de 500 kg por 1 cu. m. e mais são tradicionalmente considerados estruturais, menos densos - destinados ao isolamento térmico. Eles podem ser usados onde a carga de cima é assumida por outras partes da estrutura. Normalmente, a densidade é medida somente depois que o bloco perdeu todo o excesso de umidade.
De concreto moldado de madeira com uma densidade de 300 kg por 1 cu. m. paredes também podem ser erguidas, embora em termos de resistência não sejam inferiores às estruturas feitas de materiais mais pesados.
Para construir operadoras paredes de casas térreas, cuja altura não ultrapasse 3 m, é necessária a utilização de blocos de, no mínimo, categoria B 1.0... Se as estruturas forem acima, os produtos da categoria 1.5 são obrigatórios e mais alto. Mas os edifícios de dois e três andares devem ser construídos com concreto de madeira do grupo B 2.0 ou B 2.5, respectivamente.
De acordo com o GOST russo, as estruturas de fechamento de madeira e concreto em uma zona climática temperada devem ter uma espessura de 38 cm.
Na verdade, geralmente as paredes de edifícios residenciais de blocos de 50x30x20 cm são dispostas em uma fileira, estritamente plana. Se você precisar formar um isolamento térmico auxiliar, um sistema chamado de gesso quente é feito de concreto de madeira... É preparado adicionando perlite e criando uma camada de 1,5 a 2 cm.
Quando as instalações não são aquecidas ou são aquecidas de vez em quando, use o método de alvenaria na borda. Os blocos de concreto de madeira com proteção térmica têm um coeficiente de absorção de água de no máximo 85%. Para elementos estruturais, o valor permitido é 10% menor.
É comum dividir blocos de concreto de madeira em três categorias de acordo com a proteção contra incêndio:
- D1 (difícil de pegar fogo);
- EM 1 (altamente inflamável);
- D1 (elementos de baixa emissão de fumaça).
A necessidade de produzir concreto de madeira em casa deve-se em grande parte ao fato de que os fabricantes existentes costumam produzir produtos de baixa qualidade. Os problemas podem estar associados principalmente a resistência insuficiente, resistência fraca à transferência de calor ou violação de parâmetros geométricos. Blocos de qualquer tipo devem ser cobertos com gesso.... Ele protege de forma confiável contra o vento. Apenas revestimentos de acabamento capazes de "respirar" são combinados com concreto de madeira..
Existem 6 marcas de blocos de concreto de madeira, que se distinguem pelo nível de resistência ao gelo (de M5 a M50). O número após a letra M mostra quantos ciclos de transição através de zero grau esses blocos podem transferir.
A resistência mínima ao gelo significa que os produtos devem ser usados apenas para divisórias internas.
Na maioria das vezes, seu tamanho é de 40x20x30 cm Dependendo do dispositivo do sistema groove-comb, a área da alvenaria e a condutividade térmica das paredes dependem.
Falando sobre as dimensões e características dos blocos de concreto de madeira de acordo com o GOST, não se pode deixar de dizer que ele regula estritamente os desvios máximos das dimensões. Então, o comprimento de todas as costelas pode diferir dos indicadores declarados em não mais do que 0,5 cm... A maior diferença diagonal é de 1 cm. violação da retidão dos perfis de cada superfície não deve ser superior a 0,3 cm... Quanto mais alta a estrutura, menos costuras haverá durante a instalação e menor será o número de costuras.
Em alguns casos, os blocos de 60x30x20 cm são os mais convenientes, sendo necessários quando o comprimento das paredes é múltiplo de 60 cm, o que dispensa o corte dos blocos.
Por vezes, encontra-se a chamada "arbolita do norte", cujo comprimento não ultrapassa 41 cm. Em algumas das fiadas, ao enfaixar, a largura da parede coincide com o comprimento do bloco e, na outra parte, é a soma das duas larguras e a costura que as separa.
Quase todos os fabricantes fazem blocos defletores. Na linha de cada empresa, o tamanho desses produtos é de 50% do tamanho padrão. Ocasionalmente, encontram-se construções de 50x37x20 cm, o que permite erguer paredes exatamente 37 cm sem recorrer a blocos de bandagem ou aplicação de painéis.
Em algumas regiões, podem ocorrer tamanhos completamente diferentes, isso deve ser especificado adicionalmente. Em caso de autoprodução, devem ser selecionados a seu critério.
Composição e proporções da mistura
Ao preparar a produção de painéis de madeira e concreto, é necessário selecionar cuidadosamente a composição da mistura e a relação entre suas partes. Os resíduos do processamento da madeira atuam invariavelmente como enchimento. Mas, como o concreto de madeira é um tipo de concreto, ele contém cimento.
Graças aos componentes orgânicos, o material retém perfeitamente o calor e não permite a passagem de sons estranhos. No entanto, se as proporções básicas forem violadas, essas qualidades serão violadas.
Deve ser entendido que apenas alguns tipos de aparas podem ser usados para a produção de concreto de madeira. Esta é a diferença essencial do concreto serragem. De acordo com o GOST atual, as dimensões e características geométricas de todas as frações do material são estritamente regulamentadas.
As lascas são feitas por esmagamento de madeira não comercializável. O comprimento dos cavacos varia de 1,5 a 4 cm, sua largura máxima é de 1 cm e a espessura não deve ser superior a 0,2 - 0,3 cm.
Como resultado de pesquisas científicas e práticas especiais, descobriu-se que os melhores cavacos de madeira:
- assemelha-se ao formato de uma agulha de alfaiate;
- tem comprimento de até 2,5 cm;
- tem uma largura de 0,5 a 1 e uma espessura de 0,3 a 0,5 cm.
O motivo é simples: a madeira com diferentes proporções absorve a umidade de maneiras diferentes. O cumprimento das dimensões recomendadas pelos pesquisadores permite compensar a diferença.
Além do tamanho, as espécies de madeira devem ser cuidadosamente selecionadas. Abeto vermelho e faia funcionam, mas o lariço não. Você pode usar madeira de bétula e álamo tremedor.
Independentemente da raça escolhida, é imprescindível o uso de misturas anti-sépticas.
Eles permitem que você evite a ocorrência de ninhos de fungos ou danos às matérias-primas por outros fungos patológicos.
Na produção de concreto de madeira, às vezes são utilizadas cascas e agulhas, mas sua participação máxima é de 10 e 5%, respectivamente.
Às vezes, eles também levam:
- fogo de linho e cânhamo;
- palha de arroz;
- hastes de algodão.
O melhor o comprimento de tais componentes é de no máximo 4 cm, e a largura não deve ser maior que 0,2 - 0,5 cm. É proibido usar reboque e reboque mais de 5% da massa enchimento usado. Se for utilizada linhaça, deverá ser embebida em leite de cal por 24-48 horas. Isso é muito mais prático do que exposição ao ar livre de 3 ou 4 meses. Se você não recorrer a esse processamento, o açúcar contido no linho vai destruir o cimento.
Quanto ao cimento em si, O cimento Portland é mais frequentemente usado para a produção de concreto de madeira... Foi ele quem começou a ser usado para esse fim há várias décadas. Às vezes, substâncias auxiliares são adicionadas ao cimento Portland, que aumentam a resistência ao gelo das estruturas e melhoram suas outras características. Além disso, em alguns casos, o cimento resistente ao sulfato pode ser usado. Resiste eficazmente aos efeitos de várias substâncias agressivas.
GOST exige que apenas o grau de cimento M-300 e superior seja adicionado ao concreto de madeira com isolamento térmico. Para blocos estruturais, apenas cimento de uma categoria não inferior a M-400 é usado. Já para os aditivos auxiliares, seu peso pode ser de 2 a 4% do peso total do cimento. O número de componentes introduzidos é determinado pela marca dos blocos de concreto de madeira. O cloreto de cálcio e o sulfato de alumínio são consumidos em um volume não superior a 4%.
O mesmo é a quantidade limite de uma mistura de cloreto de cálcio com sulfato de sódio. Existem também algumas combinações em que o cloreto de alumínio é combinado com sulfato de alumínio e cloreto de cálcio. Essas duas composições são utilizadas em uma quantidade de até 2% da massa total do cimento aplicado. Em qualquer caso, a proporção entre os aditivos auxiliares é de 1: 1... Mas para que os componentes adstringentes funcionem com eficácia, você precisa usar água.
O GOST prescreve requisitos estritos para a pureza do líquido usado. No entanto, na produção real de concreto de madeira, muitas vezes eles levam qualquer água que seja adequada para as necessidades técnicas. A configuração normal do cimento requer aquecimento até +15 graus... Se a temperatura da água cair para 7 a 8 graus Celsius, as reações químicas são muito mais lentas. A proporção dos componentes é selecionada de modo a fornecer a necessária resistência e densidade do concreto de madeira.
Os produtos Arbolite podem ser reforçados com telas e hastes de aço. O principal é que cumpram os padrões da indústria.
A norma exige que os fabricantes testem a mistura preparada duas vezes por turno ou mais frequentemente para conformidade com os seguintes indicadores:
- densidade;
- facilidade de estilização;
- tendência à delaminação;
- o número e o tamanho dos vazios que separam os grãos.
O teste é realizado em um laboratório especial. É realizada para cada lote da mistura aos 7 e 28 dias após o endurecimento. A resistência ao gelo deve ser determinada para as camadas decorativas e de apoio.
Para descobrir a condutividade térmica, eles medem em amostras selecionadas de acordo com um algoritmo especial. A determinação do teor de umidade é realizada em amostras retiradas de blocos de pedra acabados.
Equipamento necessário
Somente no caso em que todos os requisitos do GOST são atendidos, é possível lançar uma certa marca de concreto de madeira em produção. Mas para garantir o cumprimento estrito dos padrões e liberar a quantidade necessária da mistura, e então bloqueá-la, apenas equipamentos especiais ajudam. Os chips são divididos em partes usando trituradores industriais. Além disso, ele, junto com outros componentes, entra no dispositivo que agita a solução.
Você também precisará de:
- aparelhos para dosear e formar blocos de concreto de madeira;
- mesa vibratória, que lhes dará as qualidades necessárias;
- dispositivos de secagem de aparas e blocos cozidos;
- bunkers onde areia e cimento são colocados;
- linhas de fornecimento de matéria-prima.
Você não deve usar dispositivos feitos em casa se planeja produzir grandes lotes de concreto de madeira. Eles não são produtivos o suficiente, porque a lucratividade da empresa cai.
É útil considerar as características de cada tipo de equipamento. Os dispositivos de corte de cavacos têm um tambor especial com "facas" feitas de aço para ferramentas de alta qualidade. Além disso, o tambor é equipado com martelos, que permitem automatizar o abastecimento de matéria-prima para posterior britagem.
Para que a matéria-prima passe para dentro, o tambor é perfurado, é circundado por vários. Um tambor maior (externo) do mesmo formato, que evita a dispersão de detritos.Normalmente o dispositivo é montado em estruturas com motores elétricos trifásicos. Após a divisão, os cavacos são transferidos para a secadora. É a qualidade deste dispositivo que mais afeta a perfeição do produto acabado..
O secador também é feito em forma de tambor duplo, seu diâmetro é de aproximadamente 2 m. O tambor externo é perfurado, o que permite o fornecimento de ar quente. É alimentado com um tubo de amianto ou uma mangueira flexível à prova de fogo. A torção do tambor interno permite que os cavacos se mexam e evita que a matéria-prima entre em combustão. A secagem de alta qualidade será capaz de trazer 90 ou 100 blocos à condição desejada em 8 horas... O valor exato depende não apenas de sua potência, mas também das dimensões das estruturas processadas.
O agitador é uma grande cuba cilíndrica. Todas as matérias-primas necessárias são carregadas pela lateral e a composição mista sai pela parte inferior. Normalmente, os motores elétricos e suas caixas de engrenagens estão localizados no topo do misturador de argamassa. Esses motores são equipados com conjuntos de lâminas. A capacidade do tanque é determinada pela capacidade diária da linha. A produção em miniatura produz no máximo 1000 desenhos por turno do dia, enquanto são utilizadas cubas com capacidade de 5 metros cúbicos. m.
Tecnologia de produção
Para preparar blocos de concreto de madeira para uma casa particular com suas próprias mãos, você precisa usar 1 parte de aparas e 2 partes de serragem (embora em alguns casos uma proporção de 1: 1 seja preferida). Periodicamente, tudo isso é devidamente seco. Eles são mantidos ao ar livre por 3 ou 4 meses. A madeira picada periodicamente é tratada com cal, virada. Normalmente 1 metro cúbico. Os chips m. consomem cerca de 200 litros de cal em uma concentração de 15%.
A próxima etapa da fabricação de blocos de concreto de madeira em casa envolve a mistura de aparas de madeira com:
- Cimento Portland;
- cal apagada;
- Cloreto de Potássio;
- vidro líquido.
É melhor fazer blocos de 25x25x50 cm em casa.... São essas dimensões que são ideais para construção residencial e industrial.
A compactação da argamassa requer o uso de prensas vibratórias ou compactadores manuais. Se um grande número de peças não for necessário, uma máquina em miniatura pode ser usada. Formas especiais ajudam a definir o tamanho exato do produto acabado.
Formando lajes
Você pode fazer um concreto de madeira monolítico despejando a mistura preparada nesta forma manualmente. Se o vidro líquido for adicionado, o produto acabado ficará mais duro, mas ao mesmo tempo sua fragilidade aumentará. É aconselhável amassar os componentes sequencialmente e não todos juntos. Então, há menos perigo de caroços. A obtenção de uma construção leve é muito simples - basta colocar um bloco de madeira no molde.
É necessário manter a peça em forma por pelo menos 24 horas... Em seguida, a secagem ao ar começa sob um dossel. O tempo de secagem é determinado pela temperatura do ar e, se for muito baixa, às vezes leva 14 dias. E a hidratação subsequente a 15 graus dura 10 dias. Nesta fase, o bloco é mantido sob o filme.
Para que a placa de concreto de madeira dure mais, ela não deve ser resfriada a uma temperatura negativa. O concreto de madeira quase inevitavelmente seca em um dia quente de verão. No entanto, isso pode ser evitado recorrendo a pulverizações periódicas de água. O método mais seguro é processá-lo sob condições totalmente controladas em uma câmara de secagem. Parâmetros desejados - aquecimento até 40 graus com umidade do ar de 50 a 60%.
Para obter informações sobre como fazer blocos de concreto de madeira com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.