Betão monolítico de madeira: o que é e como construir uma casa a partir dele?

Betão monolítico de madeira: o que é e como construir uma casa a partir dele?
  1. Características principais
  2. Vantagens
  3. desvantagens
  4. Opções de moldura
  5. Métodos de construção e tecnologia
  6. Características do uso de concreto de madeira
  7. Avaliações

Até o momento, o mercado imobiliário suburbano russo ganhou uma experiência considerável no uso de todas as tecnologias conhecidas para a construção de prédios baixos. Cada método e material de construção tem seus próprios adeptos. O principal concurso para as populares casas de caixilho-painel era feito por estruturas de concreto monolítico com fôrma removível ou deslizante feita de arbolita (concreto de madeira). Este material de construção promissor, devido à presença de aparas de madeira em sua composição em combinação com cimento de alta qualidade, demonstra uma combinação bem-sucedida de todas as propriedades valiosas de ambos os materiais. Portanto, as casas de concreto de madeira são aconchegantes, ecologicamente corretas, fortes e duráveis. Vamos descobrir em detalhes o que é madeira concreto, quais são seus prós e contras, conhecer a tecnologia de instalação e as características de utilização deste material.

Características principais

O concreto monolítico de madeira está incluído no grupo dos concretos com agregados porosos. Sua composição inclui um ligante hidráulico, cimento Portland com / sem componentes minerais, vários tipos de cargas de madeira e modificadores que aumentam a resistência da massa de cimento. Existem três tipos de mistura de madeira e concreto:

  • isolamento térmico com densidade de 450 kg / m3;
  • isolamento estrutural e térmico - de 450 a 600 kg / m3;
  • estrutural - de 600 a 850 kg / m3.

    A tabela mostra as principais propriedades de desempenho do material de construção estrutural.

    Opções

    Significado

    Condutividade térmica, W / m * K

    0,08-0,17

    Permeabilidade ao vapor de água, mg / (m * h * Pa)

    0,11

    Força compressiva, MPa

    0,5-5,0

    Resistência à flexão, MPa

    0,7-1,0

    Elasticidade na compressão e tensão, MPa

    300-2250

    Absorção de ruído na faixa de 125-2000 Hz

    0,17-0,60

    Quantidade de absorção de água (%)

    45-85

    Encolhimento (%)

    0,4-0,5

    Resistência à geada (ciclo)

    25-50, classe F50

    Limite de resistência ao fogo (em horas)

    1,5

    Resistência biológica (classe)

    V

    Vantagens

    O interesse pela tecnologia de construção de moradias por meio do vazamento de paredes de arbolitas monolíticas deve-se principalmente à ausência de pontes de temperatura e à possibilidade de construção de elementos estruturais de geometria atípica. Entre outras vantagens do monólito merecem atenção:

    • respeito ao meio ambiente - não há compostos no material que possam prejudicar a saúde humana e poluir o meio ambiente;
    • higiene - o concreto da madeira tem resistência a fungos e processos de decomposição;
    • confiabilidade - as características de alta resistência permitem que o material resista à operação sob condições de cargas dinâmicas e estáticas aumentadas;
    • resistência ao desgaste - a capacidade de restaurar sua forma original quando a carga dinâmica máxima permitida é temporariamente excedida aumenta a vida útil do concreto de madeira;
    • elevada capacidade de isolamento térmico aliada a um excelente isolamento acústico;
    • segurança, devido à capacidade do concreto de madeira em resistir a altas temperaturas por um longo tempo e não suportar a propagação do fogo.

    desvantagens

    Todos os materiais de construção têm pontos fortes e fracos. Arbolit não é exceção.Suas principais desvantagens são o aumento da permeabilidade à umidade e a redução da resistência à umidade, que se deve à higroscopicidade da madeira na composição do material.

    A fim de neutralizar essas deficiências na construção monolítica desse material, vários pontos devem ser previstos.

    • Disposição de uma camada decorativa e protetora na fachada da casa para protegê-la da umidade capilar.
    • Organização de impermeabilização de alta qualidade da fundação.
    • Criação de grandes saliências para proteger as paredes da baía durante chuvas moderadas.

    As beiradas e / ou beirais do telhado devem ter uma dimensão mínima de 500-600 mm.

    Opções de moldura

    É permitido erguer estruturas compactas de blocos de concreto de madeira sem instalar uma moldura. Na construção de moradias monolíticas, os elementos estruturais são erguidos ao longo da estrutura.

    Para esses fins, são usados ​​dois tipos de estruturas de suporte.

    • De madeira. As armações de prancha são utilizadas no caso de construção de edifícios térreos. São montados em plano vertical com degrau de 1,2-1,5 me instalação obrigatória de elementos de suporte no lugar de aberturas de portas / janelas.
    • Metálico. O reforço feito de aço e fibra de vidro é usado para a construção de uma base de quadro deste tipo. As aberturas das janelas são formadas com vigas de metal. A estrutura metálica tem maior resistência, o que possibilita a montagem de monólitos de dois ou três pavimentos.

    Métodos de construção e tecnologia

    Considere em estágios a tecnologia de construção de moradias monolíticas a partir de concreto de madeira.

    Fundação e pedestal

    A escolha do tipo de fundação e o cálculo de seu tamanho dependem da composição e propriedades do solo, das condições climáticas locais, da profundidade de congelamento do solo e do nível do lençol freático. Uma das vantagens do concreto de madeira é o seu baixo peso, que permite organizar uma base de gradeamento de pilha ou uma base de faixa com pouca profundidade sob a fundação. Os valores mínimos permitidos para a altura da parte do embasamento para monólitos de arbolita variam na faixa de 500-800 mm. Ao despejar uma base de tira, recomenda-se torná-la monolítica, como continuação da estrutura de fundação.

    Instalação de cofragem

    A utilização de um sistema de cofragem não amovível aumenta o custo de construção. Portanto, na maioria das vezes, o painel descartável removível ou a cofragem de estoque são usados ​​na forma de blocos reutilizáveis ​​de placas, madeira compensada, plástico, metal. Os elementos de conformação são montados na estrutura de suporte da casa de modo que suas bordas inferiores se sobreponham. As blindagens são conectadas entre si por meio de jumpers de madeira com um passo de 0,5-0,8 me adicionalmente fixados com pinos de metal.

    As lacunas são fechadas com barras planas ou placas estreitas e com bordas finas.

    Preparação da solução de trabalho

    A proporção dos componentes na solução para a construção de estruturas de parede externa de uma casa térrea feita de concreto de madeira da classe B1 é assim:

    • componente orgânico - 200 kg;
    • mistura de cimento da marca M500 / M400 - 300-330 kg;
    • enchimentos ativos - 8 kg;
    • água - 350-390 litros.

    Na fabricação de concreto caseiro de madeira, em vez de ingredientes caros como o sulfato de alumínio, o uso de componentes mais facilmente disponíveis - cal ou vidro de água, misturados em proporções iguais - é praticado como aditivos ativos.

    Walling

    Hoje é conhecido três maneiras de despejar estruturas de parede de arbolita monolítica.

    • Por andares. O monólito é erguido com uma fôrma não removível de piso ou fundação pelo método de vazamento contínuo. A massa de cimento é fornecida por uma fábrica local de argamassa de concreto ou um misturador automático.
    • Pelos cintos. Todo o contorno da estrutura é dotado de fôrmas de até um metro de altura com movimentação sequencial de moldes para o vazamento da massa de cimento de baixo para cima.
    • Por segmento. Para um vazamento, é formada uma parte da estrutura da parede com comprimento, altura fixos e limitadores laterais.

    Se você planeja construir uma casa com suas próprias mãos sem envolver um profissional, então é melhor abandonar os dois primeiros métodos de preenchimento em vista de sua laboriosidade em favor da última opção. É perfeitamente possível implementá-lo por conta própria e sem usar um misturador de concreto.

    Ordem de serviço:

    • O segmento preparado é preenchido com mistura de concreto de madeira. Ao preencher a fôrma com argamassa, não se deve completar 4-5 cm na borda superior dos painéis de fôrma.
    • A mistura vazada é compactada manualmente por meio de um pino, com o qual a massa formada de concreto de madeira é sequencialmente baioneta para se livrar das bolhas de ar no interior do material.
    • Quando o segmento vazado da estrutura da parede endurece, a fôrma é desmontada e instalada no próximo trecho, repetindo os mesmos passos do vazamento anterior.
    • O rearranjo das placas e o vazamento são realizados primeiro em um plano, formando um contorno fechado do edifício, e então todo o sistema é elevado às camadas superiores.

    Após a conclusão da construção das paredes do rés-do-chão, proceder-se-á à execução da betonilha em betão de madeira.

    Arranjo do piso

    Isto pode ser feito de várias maneiras:

    • instalar a fôrma e preenchê-la com argamassa de concreto armado em duas camadas;
    • fazer uma cinta blindada em todo o perímetro das paredes sob as lajes de concreto armado e despejar a régua de nivelamento por cima;
    • para montar um piso pré-moldado monolítico (SMP) para despejar uma mistura de concreto.

    O SMP é um sistema de pórticos formado por vigas de concreto armado em combinação com blocos instalados entre elementos de concreto armado. Quando a massa de cimento, derramada na parte inferior da estrutura, se solidifica, o NSR torna-se um monólito selado.

    Instalação de paredes e tetos internos

    A construção de espaços entre pisos é efectuada segundo os mesmos métodos que foram utilizados para o piso. As divisórias podem ser erguidas de forma monolítica ou usadas para criar paredes internas de blocos macho e fêmea de arbolito. No final, são instalados o sistema de caibro e a cobertura, a fachada é revestida e a área cega é colocada.

    Características do uso de concreto de madeira

    Ao lançar paredes de arbolitas monolíticas no inverno alguns pontos devem ser levados em consideração para evitar perdas na qualidade da construção.

    • Usando modificadores. Para aumentar a plasticidade e, consequentemente, a trabalhabilidade do concreto de madeira, a mistura de concreto de madeira é combinada com plastificantes (cal, géis de polímero, dispersões). A resistência da argamassa pode ser aumentada usando aditivos de texturização ou reforço. É aconselhável não negligenciar a adição de aditivos anticongelantes (cloreto de cálcio) à mistura, que diminuem a taxa de cristalização da água.
    • Criação e manutenção das condições térmicas do canteiro de obras. Para isso, eles dispõem de estruturas de aquecimento chamadas de estufas. Na verdade, eles são uma espécie de pavilhão de estufa, erguido em torno de um canteiro de obras. Por fora, é coberto com náilon, lona, ​​filme e, por dentro, uma pistola de calor, aquecedor com ventilador, convetor ou aquecedor infravermelho está instalado.
    • Aquecimento por ondas elétricas da massa de concreto. Para esses fins, são usados ​​eletrodos de vários formatos. Os eletrodos de placa são colocados no lado interno dos painéis da fôrma, ambos os lados da fôrma podem ser equipados com eletrodos de tira, e o cimento pode ser aquecido com eletrodos de haste, colocando-os entre as barras de reforço da base de suporte. O aquecimento da argamassa no inverno garante a sua pega total e um conjunto de robustez de design.

    Devido à água resfriada, que passa do estado líquido ao sólido e cristaliza, as características de resistência do cimento são bastante reduzidas.

    Avaliações

          A maioria dos comentários sobre a arbolita monolítica foram deixados por aqueles que tiveram a oportunidade de trabalhar pessoalmente com este material de construção. Entre eles, há muitos artesãos autodidatas e proprietários em tempo parcial de várias estruturas feitas de concreto de madeira.Muitos artesãos notam que decidiram lidar com uma arbolita monolítica logo depois de aprenderem sobre a falta de exigência desse material de construção para o nível de profissionalismo do executor. Isso torna acessível construir uma casa de arbolita com suas próprias mãos. As dificuldades no processo de construção surgem principalmente devido à instalação do sistema de cofragem, que exige muito tempo e esforço.

          Há também avaliações de construtores experientes, que se concentram principalmente na conveniência de trabalhar com concreto de madeira., uma vez que pode ser processado sem problemas por qualquer meio. Pode ser serrado, cortado, furado. Todos os tipos de acabamentos estão disponíveis com o monólito de concreto de madeira: gesso, colagem, pintura, o que simplifica automaticamente a seleção da opção de revestimento ideal, levando em consideração as possibilidades orçamentárias. Quanto ao material em si, uma de suas vantagens na maioria das vezes menciona excelentes parâmetros de isolamento térmico, respeito ao meio ambiente e propriedades de alta resistência.

          Para obter informações sobre os erros que podem ser cometidos ao construir com concreto monolítico de madeira, veja o próximo vídeo.

          sem comentários

          O comentário foi enviado com sucesso.

          Cozinha

          Quarto

          Mobiliário