Arbolit: características e finalidade do material de construção
Muitos tipos de materiais foram criados para construções baixas. Alguns deles são usados com mais frequência, outros com menos frequência.
Apesar do concreto de madeira não ser uma novidade no mercado de construção, muitos consumidores desconhecem sua tecnologia de produção, suas características, vantagens e desvantagens.
O que é isso?
Arbolit é um material de concreto leve feito com cargas orgânicas. É mais leve do que a maioria dos materiais de construção estruturais. Por exemplo, ele tem uma massa menor em comparação com o tijolo clássico ou pedra artificial.
A tecnologia de produção de blocos de concreto de madeira determina em grande parte suas características técnicas e desempenho. O material deve ser produzido em estrita conformidade com os padrões GOST.
No entanto, alguns fabricantes utilizam matérias-primas de baixa qualidade, por isso recebem blocos que não atendem às características declaradas.
Composição
Vários componentes podem ser incluídos na mistura de concreto de madeira. De acordo com GOST 19222-84, o concreto de madeira deve consistir em vários componentes.
Massa orgânica - aparas de madeira. Para a obtenção de blocos de qualidade, devem ser utilizadas partículas de madeira com dimensões não superiores a 30, 10 e 5 mm de comprimento, largura e espessura, respectivamente. Além disso, o conteúdo de polissacarídeos na madeira não deve exceder 2%. O enchimento orgânico não deve conter elementos afetados por fungos ou várias impurezas mecânicas. Dependendo do tipo de concreto de madeira, o conteúdo de cavacos varia de 75 a 90%.
Aglutinante de cimento. O cimento Portland com um grau de pelo menos M400 deve ser usado como tal agregado. Alguns fabricantes oferecem blocos à base de cimento resistente ao gelo. Ressalta-se que durante o armazenamento a longo prazo, os blocos de cimento perdem suas características originais, razão pela qual podem não atender aos requisitos estabelecidos pelo fabricante.
Para não enfrentar tal problema, construtores experientes recomendam comprar concreto de madeira feito de cimento não inferior à marca M500.
Componentes de origem química. Os blocos de Arbolite são parcialmente compostos por agregados orgânicos, que tendem a apodrecer. Para evitar danos causados por fungos às aparas de madeira, vários aditivos químicos são adicionados à mistura. Estes podem ser cloretos de cálcio ou amônio, sulfato de alumínio ou outras substâncias inorgânicas. Esses componentes são inofensivos para a saúde humana. Permitem não só proteger os cavacos de madeira de danos prematuros, mas também acelerar o processo de adesão dos componentes da mistura madeira-concreto, ao mesmo tempo que reduzem o tempo de secagem dos blocos.
A água também é usada para criar concreto de madeira. Sua qualidade é regulamentada pela GOST 23732-79. A água não deve conter gorduras e derivados lipídicos, componentes corantes. Apenas líquido fresco é usado para a produção de blocos.
Antes de iniciar o processo tecnológico, a água e os constituintes químicos são submetidos a pesquisas laboratoriais. Eles são realizados regularmente para cada lote recém-chegado.
Variedades
Os fabricantes produzem vários tipos dessa classe de concreto. Eles serão discutidos a seguir.
- Blocos de construção. Este grupo inclui isolamento térmico e materiais de construção. Esses componentes são usados em vários campos. O primeiro é de baixa densidade, pelo que se destina ao assentamento de uma base termo-isolante na montagem de tectos interiores. A variante de construção tem uma densidade de aproximadamente 800 kg / cu. m (devido ao maior teor de cimento). Devido à sua maior resistência, esse concreto de madeira é utilizado para a construção de paredes de suporte e estruturas de suporte.
- Placas Arbolite. Eles são usados como material isolante de calor. Sua densidade não excede 500 kg / metro cúbico. m.
- Blocos com revestimento decorativo. Esses produtos podem ser acabados com lascas de mármore ou ladrilhos. Esses materiais são muito mais caros do que os blocos convencionais. No entanto, a estrutura com a qual foi erguida não necessita de mais trabalhos de acabamento decorativo da parte da fachada.
- Solução. É preparado diretamente no canteiro de obras e não pode ser armazenado. A solução é usada para criar produtos monolíticos. Na maioria das vezes, é usado para isolar áreas residenciais, muito menos frequentemente para a construção de pequenas estruturas. Além disso, é utilizado para fazer fôrmas permanentes para estruturas cuja altura não ultrapasse 3 andares.
- Betão de gesso de madeira. Sua diferença com o usual é o uso na produção de gesso, ao invés de cimento Portland. Possui vantagens significativas: não requer o uso de componentes químicos e endurece rapidamente.
Como qualquer material de construção certificado, o concreto em blocos de madeira é produzido em determinados tamanhos. Os mais "populares" são os produtos em forma de paralelepípedo com parâmetros de comprimento, largura e altura iguais a 500, 300 e 200 mm, respectivamente.
Tecnologia de manufatura
A produção de concreto de madeira em blocos em grandes empresas é automatizada. O processo de fabricação inclui várias etapas, que são descritas a seguir.
- Carregando o enchimento orgânico no dispensador. O dispositivo de dosagem é fixado a uma talha que entrega o componente ao recipiente do equipamento de mistura.
- Carregamento de reagentes químicos.
- Adicionando um determinado tipo de cimento Portland.
- Mistura bem os componentes da mistura até obter uma massa homogênea. A solução resultante é enviada para uma mesa vibratória com dispositivo de vibrocompressão.
- Nivelando a massa nas formas. Nesta fase, os produtos são comprimidos com o uso de uma prensa. Se for necessário obter blocos de formatos não padronizados, placas especiais são inseridas manualmente nas células. O resultado são produtos triangulares ou trapezoidais.
- Envio de blocos para câmaras de secagem. A temperatura na qual os produtos devem ser secos não é regulamentada pelo GOST. No entanto, os materiais podem ser deixados na célula por no máximo 24 horas.
Você pode fazer blocos de concreto de madeira em casa. A autocriação de material é um processo complexo. Isso exigirá uma preparação cuidadosa de todos os componentes.
Uma atenção especial deve ser dada aqui às aparas de madeira. De todas as madeiras, as coníferas, como o abeto ou o pinheiro, são as preferidas. A presença de casca ou agulhas não deve ser superior a 5% em relação à massa total.
Ao criar blocos em casa, nem todo construtor pode ter aditivos químicos à mão. Sem eles, o processo de adesão será significativamente difícil e o tempo de endurecimento dos produtos também aumentará (às vezes leva várias semanas para secar). A autoprodução de material de alta qualidade com suas próprias mãos é improvável. Na maioria das vezes, em casa, são criados produtos em bloco para a construção de estruturas com baixos requisitos operacionais.
Escopo de uso
Os blocos Arbolite são um material de construção utilizado ativamente na construção privada. Casas e chalés, vários edifícios domésticos são construídos a partir dele.Os produtos Block retêm perfeitamente o calor, por isso podem ser usados mesmo em condições climáticas adversas. Além disso, o material é bastante durável, por isso é popular em áreas sismicamente ativas.
Na construção baixa, o concreto de madeira é usado para a construção de edifícios "do zero"e para isolamento de estruturas de parede e superfícies de piso. Os blocos Arbolite encontraram a sua aplicação na construção de armazéns, instalações industriais e agrícolas. Garagens aquecidas, saunas, galpões e vários edifícios auxiliares são obtidos a partir dele.
Vantagens
Para decidir se deve escolher o concreto de madeira como o principal material de construção, você deve estudar suas propriedades com antecedência, bem como os prós e os contras. As vantagens dos produtos em bloco são discutidas abaixo.
- Limpeza ecológica. Na produção do material não são utilizados componentes químicos que emitam substâncias nocivas à saúde humana durante a construção ou posterior operação da estrutura.
- Alta resistência à flexão. Quando o solo se assenta ou ocorrem movimentos sazonais do solo, a maioria dos materiais de construção racha, o que leva à formação de rachaduras no revestimento decorativo interno. Blocos Arbolite - outros produtos. Eles são capazes de se deformar, evitando rachaduras.
- Peso leve. Peso 1 filhote. m de concreto de madeira não é mais do que 700 kg. O mesmo volume de tijolos tem massa de 2 mil kg. O baixo peso do material permite que os construtores abandonem a construção de uma fundação maciça, o que economiza tempo, esforço e dinheiro.
- Colocação rápida. Na construção de estruturas, a preferência é na maioria das vezes dada a blocos de grande porte (500 × 300 × 200 mm). Devido ao grande tamanho do material, é possível criar uma estrutura intensiva em calor em um curto período de tempo.
- Baixo consumo de mistura areia-cimento.
- Excelentes propriedades de isolamento térmico. Os blocos Arbolite têm baixa condutividade térmica, pelo que não deixam passar o frio do exterior e não libertam o calor acumulado na divisão.
- Segurança contra incêndios. Arbolite é praticamente um material incombustível. Os aditivos químicos incluídos na mistura de concreto de madeira aumentam a refratariedade dos blocos em até 3 horas. Quando expostos a chamas de fogo, os produtos não emitem fumaça corrosiva.
- Boa permeabilidade ao vapor. A alvenaria Arbolite é capaz de "respirar". Promove a circulação natural do ar, o que garante um bom microclima em qualquer ambiente.
- Estabilidade biológica. Tendo erguido uma estrutura de concreto de madeira, você não pode temer que seu teto ou paredes sejam afetados por mofo ou outros tipos de fungos. Isso economiza dinheiro na compra de anti-sépticos.
- Durabilidade mecânica. Blocos de concreto de madeira são bastante duráveis. Eles não têm medo de golpes, quedas e outras influências mecânicas. Essa estabilidade foi comprovada experimentalmente: os produtos são quebrados com dificuldade com uma marreta e mantêm sua integridade quando caídos de uma altura de até 18 metros.
- Excelente absorção de ruído. O isolamento acústico do material é melhor do que a absorção acústica de madeira ou tijolo.
- Possibilidade de processamento. Se necessário, os blocos podem ser serrados com uma motosserra normal, obtendo-se o tamanho desejado do produto.
- Fácil montagem de fixadores. Parafusos ou pregos auto-roscantes são cravados nos blocos de concreto de madeira sem muito esforço.
Apesar das inúmeras vantagens, nem todo construtor escolhe concreto de madeira. A razão é simples - são falhas materiais. Para alguns, eles são insignificantes, enquanto para outros, são um motivo sério para se recusar a comprar blocos de concreto de madeira.
desvantagens
Arbolit tem muitas vantagens, um pouco menos - desvantagens. A principal desvantagem é o alto risco de aquisição de módulos de artesanato. O fato é que blocos de alta qualidade são produzidos em grandes empreendimentos industriais que não existem na região.
Em pequenas cidades e algumas áreas metropolitanas, existem “arbustos” ou empresas de um dia. Para reduzir o custo dos produtos acabados, muitas vezes usam matérias-primas baratas e de baixa qualidade.
Esses fabricantes não pensam no desempenho dos materiais de construção produzidos. Eles fazem módulos interrompendo o processo de fabricação. Como resultado, eles vendem concreto de madeira, cujas características técnicas são significativamente inferiores às declaradas.
Outra desvantagem é a baixa densidade do material. Por um lado, este é um momento positivo, uma vez que a carga sobre a fundação é reduzida e, por outro, tais blocos não podem ser utilizados para a construção de estruturas de vários pisos.
Existem várias outras desvantagens deste material.
- Desvios dimensionais. Os blocos acabados podem variar significativamente em termos de tamanhos padrão prescritos pelos regulamentos. Às vezes, devido a uma incompatibilidade nos parâmetros, os construtores precisam aumentar a espessura das costuras. Isso leva à formação de "pontes frias" e ao congelamento das costuras no frio.
- Instabilidade biológica. Blocos de concreto de madeira são produtos que os roedores "amam". Camundongos e ratos fazem inúmeras tocas e passagens neles, o que reduz significativamente a vida útil do edifício. Para proteger a estrutura de tais pragas, você precisará fazer um porão de concreto. E isso é um desperdício monetário adicional em materiais de construção e na contratação de uma equipe de construção.
- A necessidade de um acabamento decorativo na fachada. Arbolit é um material de construção esteticamente pouco atraente (se não estamos falando de produtos com revestimento). Para melhorar a aparência do edifício, você não pode prescindir dos acabamentos. Isso implicará no custo de aquisição de revestimento e contratação de mão de obra.
- Fraca resistência à alta umidade. Os blocos Arbolite são capazes de acumular umidade, que com o tempo destrói o material. Para que a estrutura de concreto de madeira dure o máximo possível, é necessário fazer uma base de fundação com uma boa capa impermeabilizante e rebocar a parte externa da parede.
- Preço Alto. Não estamos falando de blocos de produção artesanal de baixa qualidade. Produtos que atendem aos padrões GOST não são baratos. Seu preço é cerca de 1,5 vezes mais alto em comparação com o custo de concreto aerado ou bloco de espuma.
Algumas desvantagens do concreto de madeira estão associadas à violação da tecnologia de sua produção ou ao uso de componentes de baixa qualidade. Para não adquirir blocos inadequados para construção, é necessário seguir algumas recomendações.
Critérios de qualidade do produto
A escolha do concreto de madeira é um processo responsável, uma vez que a vida útil da futura estrutura, bem como o microclima no seu interior, dependerá em grande parte dela. Na hora de comprar um material, construtores experientes aconselham, antes de mais nada, a atenção ao seu custo. É improvável que o fabricante trabalhe em seu próprio detrimento e venda blocos de concreto de madeira de alta qualidade abaixo do preço de mercado.
Para se proteger contra a falsificação, é necessário solicitar ao vendedor os documentos apropriados para as mercadorias (certificados de qualidade e conformidade).
Ao escolher o concreto de madeira, é importante avaliá-lo visualmente. Abaixo estão os indicadores da qualidade desse material.
- Uniformidade de composição. Se a mistura de concreto de madeira for heterogênea, os blocos acabados irão delaminar com o tempo. De acordo com a regulamentação, a taxa de estratificação deve ser inferior a 10%.
- Forma geométrica correta. Suas violações são observadas quando as condições de armazenamento dos produtos acabados ou da tecnologia de produção não são observadas.
- Cor cinza uniforme. A cor irregular dos blocos ou inclusões estranhas indicam a baixa qualidade dos produtos. Por exemplo, a presença de tons verdes ou marrons é um sinal de produtos mal secos. Vale a pena considerar que os materiais podem ter várias inclusões (palha, serragem, agulhas, casca), mas não mais do que 5%.
- Chips do mesmo tamanho (a presença de partículas com dimensões superiores às normas estabelecidas é inaceitável). Frações de madeira muito grandes não podem ser completamente saturadas com reagentes químicos. Por causa disso, eles não se misturam bem com o concreto e reduzem a resistência do material de construção acabado.
É preciso abandonar a compra de blocos feitos à base de serragem, e não de aparas. Esses blocos têm menor resistência devido à fraca ligação de reforço.
Para ter certeza da qualidade do concreto de madeira, você deve concordar com o fabricante sobre a possibilidade de testes laboratoriais de amostras selecionadas de material de um lote liberado.
Avaliações
Para descobrir quais casas são feitas de concreto de madeira, as avaliações de seus proprietários ajudarão. Existem respostas positivas e negativas na web.
Entre as vantagens, os compradores notaram:
- a rapidez e facilidade de construção da estrutura;
- excelente isolamento acústico;
- manter-se aquecido no inverno e no outono.
Os consumidores também perceberam a oportunidade de economizar no aluguel de equipamentos especiais na hora de construir uma casa, já que os blocos são movimentados manualmente devido ao seu baixo peso.
A julgar pelas respostas, apenas os compradores que compraram o material de grandes e conhecidos fabricantes falam positivamente sobre a arbolita. No entanto, também existem opiniões negativas na Internet. A maioria deles é deixada por pessoas que produzem blocos de concreto de madeira com as próprias mãos. Eles observaram os seguintes fatores negativos:
- umidade e frio dentro da sala;
- um cheiro desagradável que não desaparece;
- congelamento de costuras interbloqueadas;
- alto consumo de mistura de gesso.
Os blocos Arbolite são a escolha de quem pretende construir de forma rápida e económica um edifício anexo ou residencial. Para manter o ambiente aquecido, seco e silencioso, você só deve comprar produtos de construção de alta qualidade a um preço justo de mercado.
Para os prós e contras do concreto de madeira, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.