Casa Arbolite: prós, contras e características de construção

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Projeto
  3. Tecnologia de construção
  4. Avaliações

Hoje, quem vai construir sua própria casa tem que fazer uma escolha muito difícil. O fato é que uma grande variedade dos materiais de construção mais modernos e já conhecidos pode colocar um leigo em uma posição desesperadora. Mesmo construtores altamente profissionais de vez em quando discutem entre si sobre a escolha do material de construção chave para a construção das paredes de qualquer estrutura.

Neste artigo, vamos falar sobre outro material de construção chamado arbolita (concreto de madeira). Não iremos admoestar a utilização obrigatória deste material de construção no processo de execução das obras, apenas falaremos das suas vantagens inerentes e desvantagens típicas.

Vantagens e desvantagens

Devido à sua estrutura e características, o arbolit (concreto de madeira) é dotado de uma série de qualidades positivas e algumas falhas.

As propriedades positivas permitem que os blocos de concreto de madeira concorram com os materiais de construção clássicos e as desvantagens tornam seu uso inaceitável em situações específicas (construção de vários andares, alta umidade).

Em geral, não pode haver material de construção com algumas vantagens, caso contrário, seria usado em todos os lugares, e o resto foi esquecido sem merecimento. As vantagens do concreto de madeira como material de construção são óbvias.

Portanto, um bloco de concreto de madeira tem muitas vantagens.

  • Condutividade térmica o concreto de madeira tem aproximadamente o mesmo coeficiente para o concreto celular leve (poroso) e torna possível não produzir isolamento adicional. No entanto, essa semelhança também pode se tornar negativa, já que em algumas áreas o material apresentado é mais caro em comparação com os concretos nomeados.
  • Ao seguir a tecnologia de fabricação de madeira-concreto o bloco é amigo do ambiente, que é especialmente importante para pessoas que se preocupam com a limpeza ambiental dos materiais de construção e com o estado da situação ambiental.
  • Material tem boa absorção de som, que oferece a máxima proteção a todos os habitantes da casa contra ruídos externos da rua e das instalações adjacentes.
  • Pelo lado positivo pode ser atribuído à alta permeabilidade ao vapor, o que torna possível que as paredes "respirem", mas a vantagem torna-se imediatamente uma desvantagem assim que a conversa se volta para áreas com uma saturação consistentemente alta da atmosfera com umidade e condições climáticas frias. Tudo se explica pelo fato de que, na versão apresentada, a eficiência térmica de um material de construção é capaz de mudar drasticamente para pior.
  • Devido ao baixo peso volumétrico bloqueios de pulmão, e ao trabalhar com eles, o uso de uma ordem de magnitude menos esforço físico é necessário em comparação com materiais de construção mais densos, e a necessidade de equipamento de elevação é significativamente reduzida.
  • Dimensões (editar) o bloco de concreto de madeira possibilita a construção de estruturas a uma velocidade muito maior do que com o mesmo tijolo.
  • Com concreto de madeira muito fácil de trabalhar, pode ser serrado sem problemas com qualquer ferramenta de serra. Além disso, você pode cravar pregos e aparafusar parafusos autorroscantes.
  • Devido à estrutura do material e sua resistência à flexão muito alta, é possível não reforçar as paredes e não instalar correias reforçadas, o que reduz ainda mais o consumo de recursos e o tempo de operação. Há um ponto positivo semelhante apenas na construção de prédios baixos.
  • Bloco de concreto de madeira não inflamávelportanto, não há necessidade de se preocupar com sua resistência ao fogo.

As desvantagens dos blocos de concreto de madeira incluem algumas nuances.

  • Capacidade do fabricante de lucrar com o cimento utilizado na produção dos blocos. Neste caso, o material de construção perde bruscamente a sua resistência, assim, este menos também elimina algumas das vantagens apresentadas anteriormente.
  • Da mesma forma, uma desvantagem que pode anular uma série de vantagens é a permissibilidade do fabricante alterar a fração de partículas de madeira na estrutura. Daqui decorre que é provável a libertação de produtos com uma fracção demasiado grosseira de aparas ou, pelo contrário, a serradura pode constituir a principal parte do componente de madeira. Ambas as opções têm um grande impacto nas características de qualidade do bloco acabado e, portanto, na estrutura construída a partir dele.
  • O concreto de madeira devido à madeira em sua estrutura é capaz de absorver água em volumes significativos, por isso, deve-se atentar para a proteção de estruturas feitas de concreto de madeira da penetração de água.
  • Outra desvantagem são os erros frequentes na geometria dos blocos de madeira-concreto, eles, via de regra, não são muito resistentes, mas podem levar a um consumo excessivo de argamassa de alvenaria de cimento. E aumenta ainda mais a condutividade térmica da parede reconstruída, o que também é difícil de chamar de vantagem.

Tendo examinado todas as vantagens e desvantagens dos blocos de madeira-concreto, pode-se tirar as devidas conclusões.

O concreto de madeira é um material ecologicamente correto a partir do qual você pode construir uma casa com eficiência energética de forma muito rápida e completa.

O material de construção deve ser usado com cuidado em edifícios com alto nível de umidade ou massas de ar no interior.

Antes de comprar, é imprescindível verificar o material e certificar-se de suas características de qualidade. É necessário avaliar o tamanho e o entrelaçamento das partículas de madeira na estrutura, para verificar a ausência de formação excessiva de argamassa de cimento congelada ou componentes fracamente acoplados dos componentes dos produtos.

Projeto

No processo de elaboração de um projeto, são estabelecidas a composição e as características do solo de forma a calcular as características da fundação de acordo com essas informações. Em seguida, são estabelecidas a forma da casa, a espessura das paredes, a presença ou ausência de isolamento térmico, a colocação de janelas e portas, bem como outras características necessárias. Além disso, no processo de criação de um projeto, a quantidade e o tipo de material de construção são estabelecidos.

Por exemplo, na periferia da cidade de Sochi, uma espessura de parede de 20 centímetros permite prescindir do isolamento térmico, enquanto na zona de Omsk a menor espessura de parede, o que permite prescindir do uso de isolamento térmico, tem 50 centímetros.

Um projeto bem elaborado evitará o consumo desnecessário de materiais e a capacidade de reconstruir algumas áreas ou detalhes durante a construção da casa.

Observação: todos os projetos de casas padrão variam de 100 m² a 150 m². m será adaptado para a área de construção (solos e condições climáticas locais da área).

Projetos de casas de concreto de madeira com área de 100 a 150 m2. m pode ser de um ou dois andares e ter um sótão, uma garagem e até mesmo porão ou subsolo em sua estrutura.

Tecnologia de construção

A casa pode ser construída de duas maneiras.

  • Construção de blocos de madeira-concreto... Nessa situação, blocos de madeira-concreto prontos são usados ​​industrialmente. Freqüentemente, é tomada a decisão de fazer concreto de madeira com as próprias mãos. Antes de iniciar o trabalho, você precisa se certificar de que os blocos alcançaram a qualidade necessária para o trabalho.
  • Construção monolítica de concreto de madeira... A aplicação desta prática prevê a criação de uma fôrma não removível com posterior vazamento de uma solução de arbolita nela. Para construir uma casa de concreto monolítico de madeira, é necessário estudar o método de organização de paredes monolíticas. Outras fases serão semelhantes à construção de blocos.

Preparação da mistura

Na fabricação de concreto de madeira existem alguns truques, sem saber quais não se consegue a qualidade adequada. Na verdade, aqui está basicamente o motivo da atitude suspeita de construtores individuais em relação a este material.

À primeira vista, tudo é claro - misture serragem com cimento e água. Só em breve descobre-se que o que foi recebido não quer endurecer e, quando endurece, descasca e racha. Portanto, conclui-se que toda a conversa sobre as vantagens do concreto de madeira não compensa a serragem gasta.

Na realidade, nem tudo é tão primitivo. Existem diferentes tipos de açúcares nas células das árvores (hemicelulose, glicose, sacarose e outros). Os listados são elementos solúveis em água que afetam negativamente o componente de cimento do material. Eles atrasam e às vezes interrompem completamente o endurecimento, afetando adversamente a composição do cimento.

Felizmente para nós, é possível combater isso.

Muito é mais fácil deixar a matéria-prima da madeira ao ar livre por dois anos... Durante este período, todos os compostos indesejáveis ​​para o cimento são lavados, transformam-se em substâncias que não podem ser dissolvidas ou se desintegram.

Mas, como um processo tão longo nem sempre é possível, vários ingredientes são misturados ao concreto de madeira para bloquear os açúcares. Deles para a produção de concreto de madeira com suas próprias mãos, uma combinação de cal apagada com vidro de água ou cloreto de cálcio e sulfato de alumínio fará (sulfato de alumínio).

A primeira forma é mais econômica. Além disso, alguns especialistas acreditam que ele seja o mais fiel e menos caprichoso em relação à qualidade do material de origem. O segundo atrai com uma aceleração significativa do endurecimento da solução.

Fundação

Devido à pequena massa, as paredes de arbolita exercem muito menos pressão sobre o solo do que as estruturas de tijolo, concreto ou pedra, portanto, para essas casas, são usados ​​parafusos de estaca, fitas rasas ou fundações combinadas. Isso permite reduzir significativamente o custo e mão-de-obra da obra, quando comparada com a construção da fundação para casas de concreto ou alvenaria.

Na construção de uma fundação, deve-se prestar muita atenção à proteção do edifício da água e do isolamento térmico, pois no inverno a base isolada tem um efeito muito menor na temperatura dos pisos. Para isolamento da umidade, é usado material de telhado ou material de telhado e, para isolamento térmico, espuma de plástico.

Se você pretende criar um piso isolado ou quente, não há necessidade de isolar a base.

Walling

Devido ao fato de que o cimento é usado como um elemento de conexão na criação de blocos de madeira-concreto, diferentes misturas à base de cimento são usadas para o assentamento de blocos arbóreos. Você pode usar tanto uma argamassa clássica na proporção de 1: 3 de cimento e areia, quanto qualquer cola ou compostos de alvenaria destinados a blocos à base de cimento. Os blocos de madeira podem ser serrados sem esforço com uma simples serra manual, bem como uma serra elétrica ou motosserra, portanto, a instalação no local não é um problema.

Tal como na construção de habitações em pedra, cada 3ª ou 4ª carreiras são fixadas por meio de armadura colocada em todos os arboblocos sob uma camada de mistura de alvenaria ou cola.

Devido à boa resistência dos blocos de madeira-concreto, a instalação de janelas e painéis das portas não causa problemas - eles são fixados por meio de chumbadores.

A construção das paredes é iniciada pelos cantoscom a utilização de um fio de prumo nivelado e de uma corda que passa entre os últimos blocos, é possível colocar outros blocos ao longo de uma linha precisa.Nisto, a colocação de blocos de arbustos não difere em nada da colocação de tijolos, blocos de concreto, blocos de espuma ou blocos de silicato de gás. A mistura de alvenaria deve ter a consistência correta para que o bloco de madeira-concreto desloque o excesso de argamassa com sua própria massa. As paredes devem ser erguidas a uma temperatura do ar de mais de + 10 ° C... Antes do assentamento, os blocos de madeira-concreto não precisam ser encharcados ou encharcados.

Os fabricantes costumam trazer para o cliente blocos de madeira úmida-concreto que não acumularam as características de resistência exigidas. As paredes não devem ser construídas com tais blocos, pois as fileiras inferiores serão esmagadas pelas superiores e a configuração da parede será alterada. Se os blocos úmidos foram entregues, é necessário colocá-los de lado e deixá-los descansar por 15-20 dias, após os quais estarão absolutamente prontos para o assentamento.

Paralelamente à alvenaria de blocos, são praticados dois métodos de despejar paredes de suporte de carga feitas de concreto de madeira com as próprias mãos.

1. Tecnologia de compactação para despejar concreto de madeira, sem moldura

Uma corda é puxada ao longo do eixo da base da casa. Guiados por ele, são instalados os painéis de fôrma.

A solução é misturada, despejada na fôrma permanente em camadas de 20 centímetros e compactada, a solução é adicionada até encher a caixa da fôrma até o topo. A embalagem é coberta com celofane e deixada para endurecer.

No dia seguinte, é verificado o quanto a argamassa ganhou resistência, a fôrma é desmontada, instalada em outro local ou elevada para a próxima fileira. A fôrma é novamente preenchida com a mistura e a argamassa é compactada. Isso continua até que a parede esteja pronta.

2. Método de moldura para despejar concreto de madeira

Um esqueleto das futuras paredes é feito de uma barra de 50x60 ou 50x70 mm, os racks da estrutura são alinhados ao longo do cordão de forma que os planos externo e interno das paredes sejam formados.

Em seguida, o pórtico resultante é preenchido com concreto de madeira semelhante à primeira opção, movimentando a fôrma ao longo das barras do pórtico.

Esse método de fundição é mais caro, mas fornece a maior precisão e é mais conveniente, uma vez que você não precisa controlar como a fôrma é posicionada corretamente todas as vezes. Simplesmente movemos a cofragem ao longo das barras verticais da estrutura, como se fosse ao longo das guias.

Nota: se não quiser mexer sozinho, está à venda um conjunto de painéis de madeira e betão pronto a usar.

Aquecimento

Existem agora muitas maneiras de construir paredes de uma casa individual feita de concreto de madeira. Em regiões quentes, uma parede de arbolita pode ser construída de 30 centímetros sem isolamento térmico adicional. Em regiões frias, uma parede externa de 30, e às vezes até 40 cm, não será eficaz o suficiente para economizar calor. Com o objetivo de, para evitar o congelamento da estrutura e para proteger a caixa de possíveis perdas de calor, é necessário cobri-la com uma camada de isolamento térmico da rua.

Isolamento térmico de paredes de concreto de madeira com poliestireno expandido

Polyfoam deve ser usado exclusivamente para o isolamento térmico do exterior da casa de concreto de madeira. Nesse caso, será necessário melhorar o sistema de ventilação das massas de ar da casa, uma vez que o uso de espuma levará a uma diminuição da permeabilidade ao vapor das paredes. As lajes são fixadas à fachada por meio de cola e, além disso, são fixadas com buchas de disco, os vãos entre as lajes devem ser bem espumados para eliminar as pontes de temperatura.

Isolamento térmico de paredes de madeira-concreto com lã mineral

Os fabricantes de lã de rocha aconselham a utilização de uma camada de isolamento de pelo menos 10 centímetros para o isolamento térmico da fachada. É melhor colocar lajes de lã mineral em duas camadas para excluir as pontes frias na estrutura.

Para não faltar na seleção da espessura do isolamento térmico, utilize a calculadora de isolamento e não se esqueça de fechar o isolamento da fibra com uma película de barreira de vapor.

Isolamento térmico de concreto de madeira com isolamento de serragem e celulose (ecowool)

Os materiais apresentados referem-se a materiais isolantes naturais constituídos por celulose.A serragem e a ecowool são preenchidas durante a construção das paredes entre a parede de suporte e a alvenaria de acabamento. Na função de isolamento térmico no interior das paredes, é permitida a utilização de placas de argila expandida, espuma de poliuretano ou poliestireno expandido.

Cobertura

Em paredes de concreto armado, é permitida a montagem de sistema de vigas de qualquer projeto. Mauerlat pode ser feito de uma barra de 15x15 centímetros, vigas de uma tábua de 50x200 mm, racks de uma barra de 150x200 mm, uma cama de uma barra de 200x200 mm. A escolha dos materiais de cobertura também não é regulamentada.

Os especialistas também recomendam o uso de telhas betuminosas (macias, flexíveis) para telhados. Eles explicam sua própria escolha pelo fato de que as telhas flexíveis são capazes de perceber pequenas oscilações de paredes de madeira-concreto sem defeitos significativos.

O aspecto fundamental na construção da cobertura será o cumprimento da regra - a retirada da cobertura em 300-500 milímetros da parede, o que permitirá protegê-la da penetração direta de água descongelada e da chuva.

Acabamento

O encolhimento de uma estrutura de madeira-concreto é de apenas 0,4%. Isso permite começar a facear as obras imediatamente após a conclusão da construção.

Devido à forte absorção de umidade do concreto de madeira (de 40 a 80%), as paredes devem ser protegidas de alta umidade. Isso também é exigido pela aparência pouco atraente das paredes de madeira-concreto.

Para revestimento de parede externa, é possível usar qualquer material de construção: revestimento, forro, tijolo etc. Na maioria dos casos gesso é aplicado... Se for reboco, então na hora de escolher não se deve esquecer que a permeabilidade ao vapor do material utilizado deve ser semelhante ao concreto de madeira. Para embainhar a ripa ou o revestimento, é necessário realizar uma impermeabilização e arejamento da parede.

Nota: surgiu um novo tipo de material no mercado da construção - o concreto em madeira com guarnições decorativas. Torna possível fazer sem enfrentar as paredes da casa de concreto de madeira do lado de fora.

Uma casa feita de concreto de madeira não precisa de revestimento interno da parede. A condição mais importante é que o nível de umidade na casa usada não seja superior a 75%. Em outro caso, em particular para um banho, é necessário levar em consideração a barreira de vapor adicional das paredes.

Avaliações

Nos fóruns da Internet dedicados à construção de casas com todos os tipos de materiais de construção, você pode ver comentários sobre edifícios de madeira-concreto. Alguns deles levantam questões de construção, erros de cálculo e problemas ocultos, a segunda parte - os residentes tocam na experiência de viver em tais casas.

Mas há outro tipo de críticas, não são sobre edifícios feitos de concreto de madeira, mas representam certas propriedades do próprio material de construção.

Quem constrói uma casa em concreto de madeira com as próprias mãos fala da acessibilidade e facilidade de se trabalhar com esse material, pois é muito mais confortável e fácil de usar do que qualquer outro tipo de bloco à base de cimento. Os blocos de concreto de madeira são muito leves, portanto, seu assentamento não gera tanto cansaço quanto trabalhar com pedras de construção, gás e concreto espumoso.

Os proprietários de casas de arbolita afirmam um nível bastante baixo de perda de calor, portanto, os custos de aquecimento são muito menores do que em casas de pedra ou tijolo sem isolamento térmico.

Arbolite tem boas propriedades de absorção de som, portanto, quando as janelas estão fechadas, os sons estranhos não entram na casa pela rua. Nessas casas, é constantemente moderadamente seco, já que os blocos absorvem o excesso de umidade, dão-nos para fora ou voltam para a sala à medida que a umidade diminui.

Para os prós e contras do concreto de madeira, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário