Blocos Arbolite: descrição, prós e contras, escolha

Contente
  1. O que é isso?
  2. Como isso é feito?
  3. Especificações
  4. prós
  5. Minuses
  6. Visualizações
  7. Como escolher?
  8. Como determinar o número de peças em 1 cubo e palete?
  9. Críticas do proprietário

A construção de edifícios residenciais com blocos de concreto de madeira é uma abordagem moderna para a construção de prédios baixos e está se tornando cada vez mais popular. O material se compara favoravelmente com tijolo e concreto e os ignora em muitos indicadores de desempenho.

O que é isso?

O Arbolite é um tipo de concreto leve e começou a ser utilizado na construção civil há cerca de 60 anos. Na União Soviética, havia mais de 100 empresas especializadas na produção deste material de construção durável e de alta qualidade. Então, a demanda por concreto de madeira diminuiu ligeiramente e, até recentemente, não era usado com tanta frequência na construção.

Levando em consideração as últimas tendências e a crescente demanda por habitações de alta qualidade, aconchegantes e pré-fabricadas, os blocos de concreto de madeira voltaram a ser lembrados, e hoje o material é legitimamente considerado um dos principais tipos de materiais de construção usados ​​na construção de edifícios baixos.

Para entender porque o material tem tantos ventiladores, vale referir-se à sua composição, da qual se constata que os cavacos de madeira ocupam quase 90% do volume total. Para a fabricação de blocos, apenas são utilizadas matérias-primas selecionadas e limpas: sem galhos, folhas e demais resíduos associados à marcenaria.... Os 10% restantes são representados por cimento de alta qualidade, aditivos químicos e compostos de ligação.

Externamente, o concreto de madeira é representado por blocos volumétricos quadrados equipados com uma concha especial que consiste em um fichário. A estrutura do material é bastante porosa, o que contribui para as trocas normais de ar no ambiente e mantém um nível ideal de umidade. Em termos de características operacionais, a arbolita é o mais próximo possível da madeira comercial e, em muitos aspectos, supera o tijolo e o concreto armado.

O âmbito de aplicação dos blocos de concreto de madeira é bastante extenso.

O material é utilizado ativamente na construção de edifícios residenciais e estruturas industriais. Em edifícios com altura não superior a 7 metros, a partir dele são erguidas estruturas autoportantes internas e externas, utilizadas também para a construção de divisórias externas de cortina.

De acordo com os padrões existentes, os blocos de concreto de madeira podem ser usados ​​com segurança para a construção de edifícios com até dois andares. O material é utilizado para o fabrico de painéis de parede e tectos, bem como de estruturas de isolamento acústico e térmico na construção de habitações privadas e chalés de veraneio.

Como você pode ver pela descrição, o concreto de madeira pode ser chamado com segurança de um material de construção universal, o que, junto com sua alta resistência e ampla disponibilidade para o consumidor, o torna um material verdadeiramente popular.

Como isso é feito?

Os blocos Arbolite apresentam características de altíssima performance, o que se deve a matérias-primas cuidadosamente selecionadas para sua fabricação. Por exemplo, cavacos de madeira, que são o principal componente dos blocos, têm uma transparência dimensões recomendadas, que não devem exceder 40x10x5 mm.

Em geral, a escolha do filler é determinada pela região de fabricação do material. Nas regiões do Norte, por exemplo, bem como na faixa do meio, onde não existe qualquer problema na falta de resíduos de marcenaria, principalmente abetos, aparas de pinheiro e abeto, além de se utilizar lascas de choupo, faia, bétula e álamo tremedor.Nas regiões do Sul, o fogo do cânhamo, a palha do arroz e o caule do algodão são usados ​​como principais matérias-primas.

Quanto aos aditivos e cargas, para reduzir a condutividade térmica do material, são adicionados à composição componentes que aumentam sua porosidade, e bactericidas e inseticidas para proteger os cavacos da decomposição.

Dos produtos químicos presentes na composição do concreto de madeira, deve-se observar o cloreto de cálcio, o sulfato de alumina e o calcário. Devido à presença desses componentes na matéria-prima, foi possível obter uma diminuição perceptível na permeabilidade à água e na condutividade térmica do material. Cimento para a produção de concreto de madeira também é levado bastante alta qualidade.

Por exemplo, para a produção de blocos estruturais, o grau 500 é usado, com menos frequência - 400, enquanto para concreto de madeira com isolamento térmico, a versão mais barata do M300 é freqüentemente usada.

Um pré-requisito para a fabricação de blocos, que determina suas características técnicas no futuro, é a conformação rápida. O procedimento é realizado nos primeiros 15 minutos após a amassamento e é realizado em máquinas especiais ou manualmente... A massa é formada em blocos por meio de tecnologia de vibração, que garante alta densidade e durabilidade do futuro produto.

A compactação da matéria-prima em moldes é realizada em várias etapas, com formação alternada de três camadas. A temperatura ideal para secar blocos acabados é considerada 30-40 graus.... Nessas condições, o material ficará pronto em um dia. Se a temperatura do ar não ultrapassar 20 graus, a solidificação completa da composição levará de 3 a 5 dias.

Quando as temperaturas externas caem abaixo de 5 graus, o endurecimento da mistura de concreto para.

A fabricação de blocos de concreto de madeira em empresas especializadas é estritamente regulamentada e a composição é determinada pelo GOST correspondente. No método de produção da fábrica, o desvio nas proporções é considerado mínimo e geralmente não passa de 2 a 5%.

Outro indicador importante que posteriormente afeta as propriedades operacionais do material é a umidade e a temperatura da solução de trabalho. A umidade ideal é considerada inferior a 25%., bem como a temperatura, que não deve ser inferior a 15 graus.

Somente o cumprimento estrito da formulação da solução, bem como o cumprimento estrito da tecnologia de fabricação de blocos de concreto de madeira, podem garantir altas qualidades de trabalho do material e sua capacidade de servir por muitos anos.

Especificações

O principal indicador técnico do concreto de madeira é a sua condutividade térmica, bem como a resistência, a resistência ao gelo e o isolamento acústico.

  • Condutividade térmica o concreto de madeira é bastante baixo e atinge cerca de 0,07-0,18 W / (m * C). Isso permite que a parede externa do prédio, erguida com blocos, retenha calor na mesma quantidade que uma alvenaria com espessura de um metro é capaz de reter.
  • Força bloco de concreto de madeira também é bastante alto e varia dependendo da composição na faixa de 21-45 kgf / cm². Espuma e concreto aerado, que também são frequentemente usados ​​em construções baixas, têm aproximadamente o mesmo indicador de resistência. Por exemplo, o grau M25, correspondente às classes B1.5 e B2, tem uma resistência à compressão igual a 21-27 kgf / cm², enquanto que para M50 atinge 45 kgf / cm². Graças a isso, os blocos não racham e toleram bem o transporte e armazenamento.
  • Arbolite é caracterizado por maior resistência ao gelo e é capaz de suportar de 25 a 50 ciclos de congelamento e descongelamento sem perder suas propriedades operacionais. Isso permite que as casas construídas com blocos de concreto de madeira permaneçam em climas frios por 50 anos ou mais. Em áreas quentes, a vida útil do material aumenta em cerca de metade a cerca de 75 anos.
  • Coeficiente de isolamento acústico também é um importante indicador de desempenho do material e determina seu uso como blindagem à prova de som.O isolamento acústico de blocos está na faixa de 0,17 a 0,6 unidades, o que é cerca de 4 vezes mais do que indicadores semelhantes de tijolos. Para garantir a absorção de ruídos, utiliza-se material com densidade de pelo menos 500 kg / m³, enquanto para a construção de paredes utiliza-se concreto de madeira com indicador de 550 a 850 kg / m³.
  • Uma característica técnica igualmente importante do material é a sua O peso... De acordo com esse critério, o concreto de madeira também supera uma série de outros materiais de construção, o que o torna mais procurado. Por exemplo, o peso de um metro cúbico de alvenaria de blocos de concreto de madeira é cerca de três vezes menor que o mesmo volume de tijolos de silicato e uma vez e meia menor que o mesmo volume de concreto de argila expandida.
  • Incombustibilidade também é uma característica de desempenho importante. Apesar do alto teor de aparas de madeira no material, o concreto de madeira não se queima e praticamente não suporta a combustão. De acordo com os regulamentos do GOST 12.1.0044-89, o concreto de madeira pertence ao grupo dos materiais pouco inflamáveis ​​(G1), dificilmente inflamáveis ​​(B1) e com baixo teor de fumaça (D1).

Os blocos Arbolite para construção de paredes externas são normalmente produzidos nas dimensões de 300x250x500 e 500x300x200 mm, e os blocos para a construção de divisórias internas são produzidos nas dimensões de 200x250x500 mm.

prós

A alta demanda por blocos de concreto de madeira se deve a uma série de vantagens indiscutíveis desse material de construção.

  • A total segurança ambiental do concreto de madeira se deve à ausência de impurezas nocivas e aditivos tóxicos em sua composição. O material consiste principalmente de componentes naturais, e os reagentes químicos presentes em pequenas quantidades são completamente inofensivos para o homem e não emitem substâncias tóxicas para o meio ambiente.
  • A incombustibilidade do material se deve aos respectivos aditivos, que muitas vezes aumentam a segurança contra incêndio de habitações construídas em concreto de madeira.
  • O peso leve do concreto de madeira torna a estrutura muito mais leve e reduz a carga na fundação. Além disso, as dimensões universais dos blocos os tornam muito convenientes para construção e transporte.
  • A baixa condutividade térmica e as altas propriedades de economia de calor do material permitem que você economize em materiais isolantes e ajudam a manter um microclima favorável no ambiente. Além disso, o concreto de madeira é bem ventilado, por isso as paredes do prédio podem respirar.
  • O material é um excelente isolante de som e protege de forma confiável a sala contra a penetração de ruídos estranhos da rua ou espaços adjacentes.
  • A capacidade de cravar um prego em uma parede de arbolita ou aparafusar um parafuso autorroscante também distingue o material de outros análogos de construção.
  • Devido à estrutura porosa e alta elasticidade, os blocos de concreto de madeira são facilmente cortados e divididos em partes. Ao mesmo tempo, o material não racha, desintegra ou desintegra.
  • Arbolite não é interessante para roedores e insetos, e também não é um ambiente favorável ao aparecimento de fungos e formação de mofo.
  • A superfície dos blocos tem altas propriedades de adesão e não necessita de medidas adicionais para melhorar a adesão entre o revestimento decorativo e o material de construção da parede.
  • Edifícios feitos de concreto de madeira encolhem rapidamente, e o encolhimento máximo é de apenas 0,4%. Esta qualidade permite que a decoração de interiores seja realizada quase imediatamente após a montagem das paredes.

Minuses

No entanto, junto com as vantagens óbvias, a arbolita ainda tem desvantagens. Em primeiro lugar, existe uma grande probabilidade de falsificação de blocos. Fabricantes inescrupulosos usam resíduos de construção, serragem de baixa qualidade e até mesmo vidros quebrados como principal enchimento. Isso leva à liberação de material de qualidade nojenta, o que posteriormente resulta em grandes problemas durante o funcionamento da estrutura.

Em segundo lugar, o concreto de madeira tem baixa proteção contra umidade. Isso, por sua vez, exige o revestimento obrigatório das paredes e a aplicação de um acabamento protetor.

As desvantagens incluem falhas na geometria.Comparado com tijolo ou bloco de espuma o desvio dos tamanhos padrão é bastante grande e pode chegar a um centímetro e meio. Isso causa certas dificuldades durante a construção. e requer seleção cuidadosa de materiais e alta habilidade do pedreiro.

Você também deve prestar atenção ao preço bastante alto dos blocos de concreto de madeira, que é muito mais alto do que o custo de um bloco de espuma e concreto aerado.

As desvantagens incluem incapacidade de usar material para a construção de edifícios altos, bem como a instabilidade geral do material a gases agressivos.

Ao construir uma casa de arbolita em regiões com grande quantidade de precipitação, é necessário equipar um sistema de drenagem, e nos meses de inverno para livrar o porão da neve. Nesse sentido, o uso de blocos de concreto de madeira para a construção de paredes de porão, cornijas e pedestais não é recomendado.

Visualizações

A classificação dos blocos de concreto de madeira ocorre de acordo com vários critérios, sendo o fundamental a finalidade funcional do material.

Por este critério existem dois tipos de blocos: isolamento estrutural e térmico... Os nomes das categorias falam por si. Por exemplo, os primeiros distinguem-se por uma maior densidade, que pode chegar a 850 kg por metro cúbico, e destinam-se à construção de paredes externas de edifícios baixos. A resistência à compressão de tais produtos pertence às classes altas B1.5, B2, B2.5 e B3.5, que correspondem às classes M25, M35 e M50, que incluem estruturas, em cujo projeto ST SEV 1406-78 é não levado em consideração.

Os blocos termo-isolantes têm uma densidade média de 500 kg / m³ e são usados ​​como uma camada adicional para arranjar o isolamento térmico e acústico de edifícios. Os indicadores de resistência à compressão de tais amostras correspondem às classes B0.35, B1 e B0.75, o que indica que pertencem às marcas M5, M10 e M15 sem levar em consideração o ST SEV 1406-78.

O segundo critério para a classificação de blocos de concreto de madeira é a presença de cargas adicionais e uma camada protetora e decorativa.

Com base nisso, três tipos de material são distinguidos.

  1. Blocos revestidos amplamente utilizado para a construção de paredes exteriores. Na fase de fabricação, a parte frontal dos blanks é coberta com uma argamassa de cimento-areia, acabada com ladrilhos de fachada, ou é formado um revestimento de lascas de granito. Externamente, esse concreto de madeira parece bastante sólido e bonito, e a camada de cimento não permite que a umidade penetre dentro.
  2. Blocos feitos de dropout, compara-se favoravelmente com os modelos tradicionais feitos com aparas de madeira. Nesses modelos, a serragem é completamente triturada em uma trituradora especial, depois é separada dos restos de impurezas mecânicas sólidas e peneirada. Esses produtos são caracterizados por características de desempenho superior e estão em alta demanda.
  3. Os modelos de construção também têm uma camada protetora de um lado pelo menos um centímetro e meio de espessura. Como revestimento, é utilizada uma argamassa de cimento-cal que, durante o processo de aplicação, é misturada com areia de alta porosidade. Esses blocos são usados ​​como estruturas de proteção que ajudam a proteger os elementos metálicos do edifício de processos corrosivos.

    E o último critério pelo qual os blocos são divididos em tipos é a forma geométrica dos produtos. Com base nisso, os modelos tradicionais e macho e fêmea são diferenciados. E se tudo estiver muito claro com o primeiro, então o segundo é uma solução de design bastante interessante.

    Esses blocos são equipados com uma montagem "groove-comb", que permite erguer rapidamente divisórias interiores a partir deles, montando-as de acordo com o princípio de um designer infantil. As dimensões de tais modelos são ligeiramente diferentes das dimensões dos blocos retangulares tradicionais e são 100x200x500 mm.

    Como escolher?

    O principal critério para escolher um bloco de concreto de madeira é encontrar um fabricante confiável. A melhor opção seria adquirir materiais de empresas conhecidas e presentes no mercado. materiais de construção há muitos anos e valorizando sua reputação. Isso se deve ao surgimento de um grande número de indústrias privadas, muitas das quais violam a tecnologia de fabricação e produzem produtos que não estão em conformidade com o GOST.

    De acordo com especialistas, metade de todos os produtos que entram no mercado não atendem aos requisitos estabelecidos por um motivo ou outro. Portanto, a compra de material de alta qualidade será a chave para o sucesso da construção e não trará problemas com a operação do edifício no futuro.

    A principal coisa que você precisa prestar atenção ao escolher blocos de concreto de madeira é seu preço.

    Se o material for suspeitamente barato, isso significa que componentes baratos e possivelmente insalubres foram incluídos em sua composição, portanto, não vale a pena comprar tal produto.

    Muitas vezes, fabricantes inescrupulosos substituem aparas de madeira de espécies nobres por serragem de baixa qualidade, o que reduz sensivelmente o custo do material, enquanto a qualidade deixa muito a desejar.

    A segunda coisa que deve alertar o comprador é heterogeneidade de bloco. Não deve ter várias camadas visíveis, pois isso pode posteriormente levar à delaminação do material.

    Você também precisa ficar atento à violação da forma geométrica dos produtos. Isso geralmente acontece quando os produtos são lançados em equipamentos de má qualidade, bem como quando se utilizam chips de diferentes tamanhos.

    Você deve prestar atenção especial à cor dos blocos. Um produto de alta qualidade e totalmente seco tem sempre uma cor cinza. Se o material tiver tons de verde ou marrom, isso significa que não secou bem na fase de fabricação. Além disso, não deve haver palha, galhos ou folhas saindo do bloco. Também é melhor recusar-se a comprar esse material.

    Você precisa olhar para volumes vazios - eles não devem exceder 3%... O bloco deve parecer bem tricotado e não solto.

    E a última coisa à qual você também precisa prestar atenção especial é o comprimento dos chips. Via de regra, é bem visível na estrutura do material e não será difícil determinar seu tamanho médio.

    Por exemplo, se houver muitos elementos pequenos no bloco, isso significa que as qualidades de reforço dos cavacos são significativamente reduzidas e a resistência de tal material será bastante baixa. Para corrigir de alguma forma a situação, muitos fabricantes aumentam significativamente a participação do cimento, razão pela qual o coeficiente de condutividade térmica de tal bloco aumenta significativamente.

    Como determinar o número de peças em 1 cubo e palete?

    Antes de descobrir o número de blocos em um metro cúbico e um palete, você precisa explicar por que essas informações podem ser necessárias e o que isso pode afetar. Primeiro, esse conhecimento é necessário para calcular o custo ideal. Os fabricantes indicam o custo de seus produtos de maneiras diferentes: alguém nomeia o preço de um bloco e alguém - um cubo ou palete inteiro.

    Portanto, para navegar pelos preços ficou mais fácil, você precisa saber a quantidade exata de blocos de diferentes tamanhos em um metro cúbico. Por exemplo, um cubo de produtos com dimensões padrão de 500 × 300 × 200 mm conterá 33,3 peças, enquanto o volume de cada uma delas é 0,5x0,3x0,2 = 0,03 m³.

    Com um tamanho de bloco de 300x250x500 mm utilizado para a construção de paredes externas, um cubo será composto por 27 peças, enquanto em um metro cúbico de material utilizado para a construção de divisórias internas dimensões 200x250x500 mm, haverá 40 peças.

    Em segundo lugar, saber o número exato de blocos por metro cúbico e palete é necessário para calcular a quantidade de material necessária para a construção. Quanto ao número de blocos em um palete, então com dimensões padrão de 500 × 300 × 200 mm, comporta 48 peças.

    Críticas do proprietário

    A julgar pelos comentários dos proprietários, os blocos de concreto de madeira são bastante fáceis de usar e práticos de usar.De acordo com especialistas, a principal qualidade de trabalho do concreto de madeira é que, embora mantenha quase todas as propriedades operacionais da madeira, ele é praticamente não inflamável e construir a partir dele é muito mais fácil do que cortar uma casa de madeira.

    Se o compararmos com o tijolo, então as estruturas de arbolita são muito mais leves e não requerem a construção de paredes grossas com um metro de altura. Em comparação com o concreto armado, o concreto de madeira também ganha: a audibilidade em casas feitas de painéis de concreto armado é várias vezes maior do que em casas construídas com blocos de concreto de madeira.

    Além disso, muitos proprietários observam a capacidade do concreto de madeira de manter de forma independente o nível necessário de conforto no cômodo: não faz calor nessas casas no verão e não faz frio no inverno.

    Das desvantagens, nota-se o alto custo do material e a impossibilidade de seu uso no clima marinho e subtropical.

    Você aprenderá sobre os prós e os contras dos blocos de concreto de madeira no próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário