Quais são as doenças das folhas de antúrio e como tratá-las?

Contente
  1. Os principais erros ao sair
  2. Doenças
  3. Como restaurar folhas?
  4. Profilaxia

Há uma lista das principais doenças com as quais os melhoristas de plantas devem lidar. Na maioria das vezes, sua aparência é consequência de um cuidado inadequado, mas para entender qual é o erro, é necessário mergulhar mais fundo no tema a estudar.

Os principais erros ao sair

Parece que as flores devem se sentir bem em casa, na verdade, isso não é totalmente verdade. Se o antúrio for mal cuidado, começa a doer, principalmente no inverno, quando a temperatura ambiente muda. Os amantes de flores devem prestar atenção ao seguinte, os erros mais comuns:

  • uma onda de frio repentina em uma sala com a qual a flor não consegue lidar - se o antúrio estiver acostumado às condições adequadas, quando a temperatura cai, as folhas ficam amarelas e às vezes caem, tal estresse leva a uma diminuição no sistema imunológico e, como resultado, a infecções fúngicas; você não pode colocar uma flor perto de uma bateria ou de um ar condicionado, você precisa fornecer um nível de calor o tempo todo;
  • a corrente de ar de uma janela ou porta também costuma ser a razão pela qual a planta começa a ficar doente, pontos incompreensíveis aparecem em sua superfície;
  • não só o frio, mas também o calor intenso faz com que a folhagem fique preta, seca, podem aparecer queimaduras; neste caso, vale a pena mudar de posição, talvez retirando-o da janela ou colocando-o atrás de uma cortina;
  • muita água muitas vezes causa amarelecimento das folhas, a formação subsequente de raiz e podridão da raiz;
  • o solo seco é o motivo pelo qual o antúrio precisa perder sua folhagem para manter a força; neste caso, o processo de mudança da cor do verde para o amarelo pode ocorrer muito rapidamente, porque a umidade deve fluir regularmente, especialmente no verão;
  • em quase 100% dos casos, se você mudar a planta para um novo local, você pode ver o amarelecimento das folhas; a flor só precisa de tempo para entrar em sintonia, você não deve enchê-la de água, fertilizá-la adicionalmente;
  • a propósito, uma grande quantidade de fertilizantes também é um erro popular, não apenas para produtores novatos; neste caso, a planta se intoxica novamente, surgem queimaduras na forma não só de amarelecimento, mas também manchas marrons na folhagem;
  • o último, mas não menos popular, erro é a poda com uma ferramenta bruta ou a ausência de tratamento subsequente com uma solução de carvão ativado de danos através do qual as bactérias e outros patógenos penetram.

Doenças

Existem muitas doenças que danificam as folhas. Para saber com o que lutar, você precisa ser capaz de distingui-los corretamente.

Requeima

A requeima é o problema número um, quando uma pessoa não monitora alta umidade... Essa doença fúngica pode causar danos significativos. Poucas pessoas sabem, mas a requeima foi uma das culpadas pela fome da batata na Irlanda. Esta doença fúngica é um problema sério para muitos agricultores e criadores de plantas. Os patógenos podem hibernar entre as estações nas raízes e tubérculos. Quando as condições ficam quentes e úmidas, o fungo começa a se multiplicar, geralmente muito rapidamente. Também produz uma grande quantidade de esporos, que são facilmente transportados pelo ar e infectam plantas vizinhas.

Na maioria dos casos de requeima, os sintomas começam a aparecer. antes da floração. Em folhas mais velhas, manchas verde-acinzentadas se desenvolvem embaixo. Se nada for feito, eles literalmente comem a folhagem, na qual uma flor branca se forma embaixo.

Ao contrário de outros tipos de doenças fúngicas, a requeima não hiberna nos restos do jardim ou no solo, mas é introduzida por meio de sementes, enxertos ou tubérculos doentes.

A melhor maneira de lidar com a requeima é use sementes certificadas, mudas, não compre plantas doentes. Se forem encontradas plantas infectadas, elas devem ser tratadas imediatamente com um fungicida e, após a estação de crescimento, o solo deve ser peneirado minuciosamente para remover raízes e tubérculos para que o fungo não hiberne e reapareça no próximo ano.

Como profilaxia contra a doença, vale fornecer a planta ventilação de alta qualidade, não molhe demais o solo.

Septoríase

Esta doença fúngica ocorre em condições quentes e úmidas que persistem por vários dias. Danos nas folhas começam com pequenas manchas amarelas que gradualmente se tornam marrons. Com o tempo, eles se tornam redondos com margens marrom-escuras, com escurecimento no centro. Eles podem ou não ter um halo amarelo. A doença se espalha de baixo para cima. As folhas ficam ligeiramente amarelas, depois marrons, depois secam, morrem e caem. O caule e os frutos geralmente não são afetados.

Esporos de fungos geralmente se espalham pela água e pelo ar. As hifas entram na planta por meio de rachaduras e feridas no tecido. O fungo hiberna bem em restos de plantas decompostas e forma novos esporos a cada primavera. As seguintes medidas devem ser tomadas como controle e prevenção orgânica:

  • remova e destrua as folhas infectadas assim que aparecerem; verifique se há sinais de doença nas folhas inferior e interna;
  • melhorar a circulação de ar ao redor;
  • não use irrigação aérea;
  • limpar as ferramentas após o uso.

Importante! Os fungicidas não curam a doença, mas podem ajudar a preveni-la ou interromper sua disseminação.

Ferrugem

A doença da ferrugem é causada por um parasita fúngico que precisa de plantas vivas para sobreviver. É transmitido por esporos que são transportados de plantas infectadas para plantas saudáveis. A alta umidade é a principal condição para o aparecimento da doença. Para identificar o problema, vale a pena procurar por sinais como:

  • manchas amarelas ou brancas que se formam nas folhas superiores da planta;
  • espinhas secas ou protuberâncias se formam nas folhas;
  • às vezes a folhagem fica vermelha nas bordas;
  • protuberâncias com bolhas avermelhadas ou alaranjadas chamadas pústulas na parte inferior das folhas;
  • manchas ou listras laranja ou amarelas aparecendo na parte inferior;
  • geralmente ocorre distorção e desfolha das folhas.

Como medida preventiva, as seguintes etapas devem ser tomadas:

  • remova todas as partes nas quais o fungo possa ter se formado e destrua-as;
  • não derrame água na planta;
  • borrife o arbusto com enxofre no início da estação para prevenir a infecção ou evitar que se espalhe na fase inicial;
  • posicione a flor corretamente para garantir uma boa circulação de ar.

Importante! Mesmo que tenha ocorrido uma infecção, hoje existem muitos fungicidas eficazes que podem ajudar a lidar com esse problema.

Antracnose

A antracnose é uma doença causada por uma infecção fúngica. Os sintomas variam dependendo da planta e espécie. Flores, folhas e brotos costumam ser danificados. Existem vários métodos para ajudar a controlar e prevenir a antracnose. Usualmente, essa infecção se espalha em climas quentes e úmidos, geralmente na primavera, quando a planta está se desenvolvendo ativamente. O fungo ataca botões e brotos em crescimento, fazendo com que fiquem marrom ou enegrecem. Se a flor for pequena ou não muito resistente, pode começar a secar e a folhagem murchará.

O processo de infecção envolve fungos como Stegophora, Colletotrochium, Gloeosporium, Discula e Apiognomonia. A infecção é específica, o que significa que, se ocorrer em uma planta, não significa necessariamente que se espalhe para outras flores. Os fungos são geralmente incubados no solo, aproveitando as mudanças nas condições ambientais.

Uma das melhores maneiras de prevenir a infecção é cuidar do antúrio. Se necessário, aumente a quantidade de luz e melhore a circulação do ar. Os fungicidas podem ser aplicados na primavera para prevenir o crescimento de fungos. Se a planta ficar infectada, as partes danificadas da planta devem ser cortadas e destruídas.

Fusarium murcha

A murcha de Fusarium é uma doença generalizada causada por muitas formas de fungos que vivem no solo do gênero Fusarium oxysporum. Várias centenas de espécies de plantas são suscetíveis a esse problema. F. oxysporum adora solos com temperaturas acima de + 24ºC e pode viver muito tempo sem acesso à planta, portanto não é aconselhável retirar solo do jardim que não esteja desinfectado. As plantas afetadas são geralmente raquíticas e mudam de verde para amarelo dourado. O agricultor percebe que eles estão murchando, morrendo.

Estrias escuras aparecem nas raízes e na parte inferior do caule. O apodrecimento do sistema radicular é possível. As mudas infectadas sempre murcham e morrem. A disseminação do patógeno pode ser controlada usando sementes limpas e removendo tecido vegetal infectado, embora o plantio de variedades resistentes seja a estratégia mais eficaz. Dependendo do formulário especialis a doença pode ser controlada por fungicidas, embora algumas formas tenham desenvolvido resistência a eles.

Míldio

O míldio na "felicidade masculina" é uma infecção fúngica biótica que se ativa em climas frios e úmidos. É mais frequentemente reconhecido por manchas amarelas ou descoloridas nas folhas. Não deve ser confundido com oídio, que é outra infecção fúngica comum. Essa infecção geralmente aparece primeiro nas folhas mais velhas e mais baixas. Se não for tratada, a folhagem ficará marrom com o tempo e o antúrio morrerá.

Inicialmente, uma planta infestada de míldio desenvolve manchas marrons ou amarelas. Esse dano se expande e a parte de baixo da folha parece estar encharcada de água, então buracos se formam. Em baixas temperaturas, a doença pode se espalhar muito rapidamente.

O principal remédio é um fungicida. É imperativo eliminar o excesso de umidade que alimenta a infecção.

Como restaurar folhas?

Para salvar o antúrio, em primeiro lugar, será necessário melhorar imediatamente as condições de detenção, nomeadamente, eliminar a elevada humidade e aumentar a quantidade de calor na sala. Não faz sentido tratar folhas já infectadas, elas devem ser removidas e descartadas antes que a infecção se torne global e se espalhe para outros arbustos.

O tratamento da flor é reduzido de outra forma para tratamento com fungicida, essa ressuscitação logo dará um resultado positivo. Com o tempo, a planta, desenvolvendo-se ainda mais em condições normais, com os devidos cuidados, ele acumulará massa verde de forma independente.

Profilaxia

A prevenção ajuda a eliminar muitos problemas futuros. Começa muito antes do plantio, com preparo do solo, criação de condições e seleção do material de plantio. As doenças das plantas costumam fornecer pistas sobre os problemas subjacentes que tornaram a flor suscetível ao patógeno. Isso pode ser uma seleção inadequada do solo, desequilíbrios de nutrientes, estresse hídrico ou cobertura, irrigação ou poda inadequada. Se a causa raiz dos problemas da planta puder ser resolvida, não haverá nenhuma doença futura para tratar.

A doença se desenvolverá apenas na presença de três condições como:

  • a presença de um fungo;
  • a flor está enfraquecida;
  • condições favoráveis ​​para o desenvolvimento da doença.

A presença de um patógeno é a primeira condição, portanto, é necessário cultivar a terra, ferramentas, monitorar novos arbustos que foram adquiridos recentemente.

          O antúrio, comprado recentemente em uma loja, deve ser colocado em quarentena. A probabilidade de doenças em uma planta resistente é significativamente menor, portanto, a reprodução pode ser um fator-chave no manejo de problemas de fungos.

          Finalmente, as condições ambientais devem ser propícias ao aparecimento da doença. Se você excluí-los, o antúrio parecerá normal. Por exemplo, uma planta que ama o sol cultivada na sombra será menos vigorosa e, portanto, mais suscetível a ataques se o período de umidade for estendido, criando condições favoráveis ​​para doenças. A melhor abordagem para prevenção é descartar qualquer uma das três condições.

          Importante! É sempre mais fácil proteger uma planta de uma infecção fúngica do que combatê-la mais tarde, especialmente porque muitas espécies mutantes de fungos surgiram na natureza.

          Para mais informações sobre como curar antúrio, veja o próximo vídeo.

          sem comentários

          O comentário foi enviado com sucesso.

          Cozinha

          Quarto

          Mobiliário