Tudo sobre pisos de mezanino

Contente
  1. O que é isso?
  2. Tipos de estruturas
  3. Tipos por propósito
  4. Visão geral dos projetos
  5. Normas de construção e aprovação
  6. Características do arranjo
  7. Exemplos no interior

Nem todos os apartamentos possuem imagens suficientes para acomodar tudo o que é necessário. E então faz sentido equipar o piso de mezanino, mas primeiro você deve descobrir tudo sobre os pisos de mezanino: as nuances de seus equipamentos, tipos de design, questões técnicas.

O que é isso?

O mezanino permite aumentar a área útil da divisão, ao mesmo tempo que confere ao espaço um aspecto original, se tudo for decorado com bom gosto. Basta considerar que um mezanino completo é possível em um apartamento com teto alto. Freqüentemente, esses cômodos de altura adequada podem ser encontrados em um prédio residencial de um andar, em um estúdio ou em um apartamento composto por vários cômodos localizados em prédios novos.

É preciso dizer desde já que os “Khrushchevs” de tetos baixos não permitirão organizar um lugar onde seja possível equipar algo global. Na melhor das hipóteses, será um compartimento de armazenamento ou um dormitório muito compacto.

No SNiP (31-03-2001) existe uma definição que diz que o mezanino é um local dentro de um edifício onde salas de diferentes direções podem ser localizadas... Na maioria das vezes, esse acréscimo permite a colocação de espaços domésticos de produção ou administrativos nesse local. Mas com o tempo, as pessoas adaptaram este suplemento conveniente às suas próprias necessidades. E aqui o principal não é só arrumar tudo de forma bonita e funcional, mas também cumprir certas condições para que esta extensão não danifique o apartamento e as dependências vizinhas, e também seja absolutamente segura durante o funcionamento.

As vantagens deste design:

  • a capacidade de equipar espaço adicional, enquanto libera espaço na parte inferior;
  • se tudo estiver bem organizado, a sala parecerá muito interessante;
  • a chance de fornecer espaço pessoal a todos os membros da família com falta de metros quadrados;
  • você pode criar esse mezanino com suas próprias mãos, sem o custo de convidar construtores ou carpinteiros;
  • os custos serão pequenos se tudo for bem pensado e opções de orçamento para os materiais forem selecionadas.

Contras também devem ser levados em consideração:

  • um piso totalmente desenvolvido em crescimento total é possível em casos raros, apenas com tetos muito altos;
  • o projeto deve necessariamente ser coordenado com instituições de arquitetura e todos os documentos necessários devem ser elaborados;
  • tais locais nem sempre são totalmente seguros, portanto, vale a pena considerar com especial atenção o sistema de cercas e o projeto da própria escada.

Tipos de estruturas

Você pode construir um mezanino de diferentes maneiras. Nesse caso, é necessário levar em consideração o grau de carga que cairá sobre o mezanino. Com base nisso, você pode escolher o design ideal.

  • Ao usar uma estrutura de viga, a moldura é feita de vigas, enquanto os próprios elementos de suporte da estrutura servem de suporte para ela - paredes ou colunas. São usados ​​concreto armado e vigas de madeira. Painéis, placas, placas, placas de cerâmica, folhas de metal são usados ​​como piso.

Esta é uma opção mais confiável e sólida.

  • Design sem costura implica que a laje leve será a sobreposição. É suportado pelos elementos de suporte de carga do edifício.

Este design leve não foi projetado para pesos pesados. Isso deve ser levado em consideração ao operar esse mezanino.

  • Tipo combinado de construção frequentemente usado em uma casa particular devido ao seu peso impressionante.Ao mesmo tempo, a estrutura de metal é suportada por suportes de carga. A sobreposição é realizada a partir de uma laje de concreto armado. Ao mesmo tempo, muitas vezes são montadas formas, nas quais o concreto é despejado.

Esta construção sólida oferece uma escolha mais ampla de organização do headspace. Tudo depende da altura dos tetos.

Como regra, em casas antigas é melhor usar uma versão leve, em edifícios privados e novos, você pode considerar opções mais sólidas, consultando previamente os especialistas, para não danificar o seu próprio apartamento e vizinhos.

Tipos por propósito

O segundo andar em mezanino pode ter diversas opções de uso. O design, é claro, deve se sobrepor ao estilo geral da sala. Se for um loft, o mezanino deve se encaixar harmoniosamente no projeto geral. Se o estilo for moderno, o espaço do teto deve ser decorado com o mesmo espírito.

Quarto

O mezanino do quarto é uma solução muito inteligente se você tiver um cômodo pequeno.... Você não precisa se encaixar tão pouco nele, e o espaço nem sempre permite que você faça isso. Portanto, você pode considerar várias opções para organizar o mezanino.

Se você colocar uma cama no andar de cima, então haverá metros suficientes abaixo para colocar um closet sobre ela, colocar uma mesa feminina com espelho e todos os acessórios, equipar uma área de relaxamento com mesa de centro, poltronas confortáveis ​​ou apenas pufes. Até mesmo um sofá-cama com almofadas perto da janela é um lugar aconchegante para ler e relaxar.

O segundo andar também pode ser um bom lugar para um camarim. Nesse caso, a cama permanece na parte inferior e os sistemas de armazenamento são criados na parte superior. Você só precisa se certificar de que o peso das prateleiras não é muito pesado.

Não é necessário colocar armários ou cômodas volumosos no segundo andar. É melhor limitar-se a estruturas leves e ocultá-las com belas telas ou divisórias leves.

Acontece também que há apenas um quarto no apartamento, e adultos e crianças precisam ser acomodados nesta área de alguma forma. Assim, as crianças podem dormir no segundo andar e os adultos no andar de baixo, ou vice-versa. Também pode ser um piso "convidado", onde os hóspedes podem pernoitar em caso de necessidade. Isso é especialmente verdadeiro quando os convidados vêm e passam a noite com frequência.

Estudo ou biblioteca

Uma opção igualmente vantajosa é equipar uma biblioteca ou um estúdio no andar de cima se o espaço do apartamento for insuficiente. Mas, ao mesmo tempo, você deve escolher um projeto confiável e atender a todas as nuances de sua construção. Afinal, uma mesa com uma poltrona e outros acessórios e estantes com livros têm um peso considerável.

Se o espaço no andar de cima permitir, seria bom colocar uma cadeira confortável e, possivelmente, uma mesinha além das estantes com livros. Além disso, a iluminação deve ser bem pensada.

No quarto das crianças

Numa divisão para criança ou adolescente, o mezanino será muito útil. Afinal, um dormitório no segundo andar parece uma opção muito interessante para muitas crianças. Na parte inferior, uma área de recreação ou de estudo pode ser localizada se a criança já for um aluno. Há também espaço para uma área de esportes.

Outra opção pode ser preferida. Deixe o local de dormir no andar de baixo, e equipe o espaço para jogos e relaxamento no segundo andar. Se duas crianças dividem um quarto para duas, o mezanino é uma oportunidade de criar um espaço pessoal para cada criança. O mezanino do quarto das crianças também pode ser utilizado como local de armazenamento. Isso economizará espaço na parte inferior e permitirá que seja ocupado por outra coisa mais importante.

Espaço de armazenamento

Este espaço é o mais fácil de organizar. Não requer estruturas muito pesadas e caras. Nesse caso, resta pensar no sistema de armazenamento: cestos leves, caixas, caixas, estantes, etc. Tudo depende do que vai ser guardado e de onde fica esse mezanino.Afinal, ele pode estar em qualquer lugar - na cozinha, no corredor, na sala, no quarto, no berçário, na varanda.

Estufa

Existem opções inesperadas e muito originais. Por exemplo, pode decorar qualquer apartamento com uma mini-estufa no andar de cima. Deve-se ter em mente que as plantas precisam de luz e ar, e o próprio espaço deve ser adaptado para uma maior quantidade de umidade.... Se todas essas nuances forem pensadas, essa opção trará muitas emoções positivas para os proprietários dos apartamentos.

Frigobar

Um frigobar também pode se tornar uma personificação original da ideia de melhorar o piso do mezanino.... Como regra, os jovens casais ou aqueles que frequentemente recebem hóspedes podem oferecer uma opção tão incomum para o zoneamento de um quarto em seu apartamento.

Uma área tão interessante pode ser arranjada na cozinha ou na sala de estar. O espaço comum só se beneficiará com essa ideia.

Visão geral dos projetos

Deve-se notar imediatamente que não importa o quanto alguém queira organizar uma sala adicional sob o teto do Khrushchev, esta opção é impossível. Na melhor das hipóteses, lá você só pode organizar um espaço de armazenamento ou um local de dormir bem compacto onde você só pode passar a noite, não se fala em outras conveniências.

É possível considerar a disposição de um mezanino completo apenas se houver tetos altos. Caso contrário, a sala ficará estranha. E o espaço inferior será roubado e o superior não terá espaço suficiente.

Considere as opções comuns para organizar o espaço sob o teto.

  • Uma opção bastante popular quando há uma sala de estar no andar de baixo e um quarto no andar de cima.... Nesse caso, o espaço organizado parece orgânico. Você pode relaxar no andar de baixo e receber hóspedes; há um dormitório completo no segundo andar.
  • Uma opção muito boa para a localização de uma cama compacta no mezanino em um quarto pequeno. Ao mesmo tempo, a escada é projetada e projetada de forma que seja também um sistema de armazenamento.
  • Um exemplo interessante de organização de uma cama logo acima da cozinha. A altura dos tectos permite-lhe dispor as duas divisões de forma a que haja espaço suficiente tanto no primeiro andar como no mezanino. O quarto é também um espaço fechado com a ajuda de um sistema de correr, que torna o descanso confortável em quaisquer condições.

Normas de construção e aprovação

Se for tomada a decisão de construir uma superestrutura, você não deve começar a implementar o plano imediatamente. Primeiro, você tem que concordar em todas as questões com as autoridades regulatórias. O mezanino é considerado uma reforma, o que significa que você não pode prescindir de toda a papelada.

  1. Primeiro você precisa exame de condição técnica todas as estruturas de suporte que podem estar envolvidas na construção do mezanino.
  2. Depois que o exame estiver pronto, com conclusão positiva, será possível obtenha uma conclusão que lhe permita construir uma extensão.
  3. O próximo passo será solicitar um projeto complementar e aprová-lo em todas as autoridades competentes, lidar com questões arquitetônicas e, em particular, redesenvolvimento.

A partir de tudo isso, fica claro que não funcionará apenas para você vir com sua própria estrutura e construí-la. Caso contrário, pode simplesmente ser forçado a demolir e devolver o apartamento à sua aparência original.

Além disso, no caso de uma venda, também será um momento problemático para a lavratura de todos os documentos, podendo não ser recebida a aprovação depois de erguido o objeto.

Características do arranjo

Quando se decide de que forma está prevista a construção do piso do mezanino, vale a pena considerar muitos outros detalhes igualmente importantes. Se você tiver algumas habilidades, a construção pode ser feita à mão.

Vale a pena considerar que dois andares completos, onde uma pessoa pode estar em pleno crescimento, só podem ser equipados se a altura do teto for de 5 ou pelo menos 4 metros... Isso só é possível em uma casa particular, e mesmo assim na fase de projeto e construção de acordo com o seu próprio plano. Em apartamentos, esses tetos são extremamente difíceis de encontrar. Portanto, na maioria das vezes, quando se trata de uma superestrutura de mezanino, entende-se que uma pessoa pode estar ali sentada ou deitada.

A área do mezanino não deve ocupar mais de 40% de toda a área da sala. O mezanino pode ter qualquer configuração: quadrada, retangular, até triangular e semicircular. Tudo vai depender do que exatamente está planejado para ser colocado ali.

O dispositivo do segundo andar implica necessariamente uma escada. E aqui também podem surgir problemas. Idealmente, esta deve ser uma estrutura confortável e segura, com corrimãos com degraus de pelo menos 30 cm de profundidade. Mas a escada vai ocupar muito espaço adicional, que já fica um pouco no apartamento. Portanto, as escadas geralmente são feitas sem grades, com degraus estreitos (como um adicional). Às vezes, uma escada retrátil também é usada. Mas essas opções são razoáveis ​​apenas para adolescentes e adultos que não apresentam problemas de saúde. Para as crianças pequenas, bem como os idosos ou com certas doenças, apenas são necessárias escadas confortáveis, sempre com gradeamento.

As cercas neste projeto também são um elemento obrigatório. É bom se for uma estrutura em forma de parede leve ou sistema deslizante. Para adultos, pode ser apenas uma grade. Se a estrutura for feita para crianças, é necessário fazer cercas de tal altura que a criança não possa pular por cima.

Como estamos falando de uma sala sob o teto, muitas vezes haverá falta de luz natural. Na melhor das hipóteses, apenas uma pequena parte da janela pode ser localizada lá. Portanto, vale a pena considerar a colocação de dispositivos de iluminação que não sejam muito volumosos, mas forneçam luz suficiente, principalmente se for um local de estudo ou trabalho. Ao arrumar uma cama, uma lâmpada de leitura e lâmpadas serão o bastante.

A ventilação vale a pena considerar, pois pode ficar muito quente no andar de cima, especialmente no verão. Nesse caso, a instalação de um sistema dividido não muito poderoso ajudará.

Exemplos no interior

Para entender como equipar um mezanino em um apartamento e como deveria ser, exemplos prontos ajudarão.

  • Esse lugar compacto para dormir pode ser colocado no mezanino de um apartamento comum com tetos padrão.
  • A opção de duas dessas instalações só é possível em uma casa privada com tectos altos. Neste caso, tudo está pensado de forma a que originalmente os pisos do mezanino estivessem incluídos na planta. O espaço parece elegante e bonito, e as escadas são uma adição interessante.
  • Uma versão interessante e bem equipada de uma cama em estilo loft. Todos os detalhes são pensados. E mesmo uma pequena sala é funcional.
  • Uma boa solução para um espaço pequeno. O local para dormir se encaixa perfeitamente no interior geral e parece harmonioso.
  • Uma opção interessante para arranjar outra divisão, quase isolada, por cima da zona da cozinha. Mas esse tipo de mezanino exige tetos altos.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário