Tudo sobre como ajustar âncoras
As âncoras de ajuste são elementos indispensáveis do batente que permitem compensar o encolhimento da madeira e de outras madeiras naturais. Os seus tipos e tamanhos são bastante diversos, permitindo determinar a opção adequada para a instalação de estruturas provisórias e permanentes. O uso de chumbadores para madeira, para um piso com altura ajustável, pode ser uma boa solução se você precisar encolher o material sem arriscar todo o edifício.
Peculiaridades
Uma âncora ajustável é um produto de metal com uma estrutura pré-fabricada. Ele contém um suporte e uma contraparte, uma luva roscada e prendedores aparafusados nele. Para compensar o encolhimento, basta simplesmente alterar a âncora de ajuste em altura, aumentando ou diminuindo-a. As partes de suporte das placas possuem orifícios no seu desenho, com o auxílio dos quais são fixadas à superfície de estruturas de madeira. Às vezes, existem elementos tubulares de orientação na plataforma recíproca.
A regra básica para escolher uma âncora de ajuste é a seguinte: suas plataformas de suporte devem corresponder em tamanho à seção da tora ou madeira que devem segurar. O princípio de operação do compensador de contração é bastante simples. É instalado estritamente nas áreas que foram planejadas durante o projeto, sob o poste ou viga de suporte, com a fixação da contraparte nas vigas do piso, na estrutura do telhado e outro elemento de sustentação do edifício ou estrutura.
A fabricação deste tipo de ferragem é realizada em liga de aço ou aço carbono. O revestimento de zinco aplicado a quente é usado para proteger contra a corrosão. O parafuso prisioneiro e a porca têm um design padrão com um passo bastante largo. Ao mover o elemento de travamento, é possível reduzir o espaço entre as placas.
A conexão é considerada destacável - pode ser desmontada da estrutura ao final do processo de retração.
Formulários
O principal objetivo do uso de âncoras ajustáveis é preservação dos parâmetros geométricos especificados da estrutura de madeira após seu encolhimento... A instalação de um elemento espaçador permite eliminar as distorções que surgem quando o teor de umidade da tora e da madeira muda. A madeira não trinca sob pressão, não há alterações de deformação que se manifestam no empenamento de caixilhos, portadas, formação de fissuras e fendas. A retração média pode chegar a 50-150 mm, e às vezes chega a 300 mm, portanto, o uso de compensadores de retração é quase obrigatório na construção de casas e banhos de barra, toras.
As âncoras de ajuste são mais procuradas na montagem de quadros de edifícios e estruturas, instalação de pilares de suporte, colunas, sistemas de viga... Tanto para a barra quanto para o tronco redondo, são utilizadas plataformas de base quadrada. Esta medida é especialmente relevante durante os primeiros 3 anos após a construção da instalação.
É durante este período que a madeira natural continua a perder a humidade natural acumulada ao longo dos anos de crescimento.
As juntas e reforços são os mais vulneráveis às cargas de deformação. Isso é importante para o piso, para a defasagem da estrutura do telhado, pilares e colunas sobre os quais as paredes do edifício repousam. Em alguns casos, o uso de uma pinça de latão martelado e um pino de aço é possível mesmo sem placas. Por exemplo, ao instalar pisos ajustáveis sobre uma base de concreto, basta colocar a pinça no monólito e o elemento roscado na tora.
Pisos ajustáveis e sistemas de vigas são adequados para uso sazonal. Os materiais em folha são usados como piso em pisos ajustáveis - na maioria das vezes, contraplacado espesso de pelo menos 18 mm para uma instalação de camada única e de 12 mm para uma estrutura dupla.
Claro, âncoras especiais em tais estruturas são mais apropriadas, mas devido ao seu alto custo, elas são frequentemente substituídas por contrapartes de ajuste.
O que eles são?
O chumbador, com o qual o ajuste e a compensação da contração são realizados, não é muito diversificado em design. O hardware pode ser padrão e atípico, feito sob medida. As opções básicas não excedem 150 mm de comprimento e variam de tamanho de M20 a M30. Todos os diâmetros atípicos e características dimensionais dos materiais são geralmente feitos sob encomenda.
Pelo tipo de projeto, as âncoras de ajuste são mais frequentemente inseridas. Eles envolvem o uso de uma luva de aço inoxidável de latão instalada em um orifício pré-perfurado.
O pino pode ser galvanizado, aço carbono ou liga de aço.
Dimensões (editar)
A faixa de tamanho das âncoras de ajuste é bastante ampla. Inclui produtos padrão - sua altura é limitada a um intervalo de 10-15 cm. Versões maiores têm um diâmetro aumentado do próprio parafuso - pelo menos 30 mm. Sua altura pode chegar a 300 mm, os produtos são instalados em plataformas de suporte de maior espessura - até 10 mm e dimensões (no mínimo 150x150 mm). Esse suporte lida facilmente com a compensação de carga em toras grossas ou toras grandes.
Os diâmetros padrão das âncoras de ajuste também incluem indicadores de 15 mm, 20 mm, 24 mm. Este parâmetro corresponde às dimensões externas das roscas. É sobre eles que são orientados quando é necessário preparar um orifício para a instalação de fixadores. Além da seção transversal do pino, as dimensões dos elementos de suporte são importantes. Quanto mais pressão o hardware experimenta durante a operação, maior deve ser. A faixa de tamanho padrão varia de 10x10 a 25x25 cm com espessura de 6 mm.
Instalação
O procedimento de instalação das âncoras de ajuste é bastante simples. O produto é selecionado de acordo com o tamanho da base, sua plataforma de suporte e contrapartida estão equipadas com fechos adequados. Vamos considerar o procedimento seguinte.
- Corte de viga / tora com uma broca de penas... Leva em consideração o comprimento do parafuso. Então você pode instalar a placa.
- A contraparte é fixada à base do edifício, na maioria das vezes à fundação de concreto, usando uma âncora... A perfuração também é feita de antemão.
- Um prisioneiro de elevador com uma porca é instalado. Para começar, é virado do avesso em todo o seu comprimento. Em seguida, eles são instalados no final ou lag horizontal, fundação. Deve-se notar que a localização da junta de dilatação não é muito importante, mas para conveniência de ajuste posterior, a instalação geralmente é realizada a partir da parte inferior do suporte.
- Com a ajuda de um mecanismo de elevação, o suporte vertical é empurrado para o regulador. É ideal fixar a estrutura no terço superior do pino e, em seguida, ajustar o tamanho da folga com uma porca. Para o período em que nenhuma alteração de altura é necessária, recomenda-se o uso de uma cobertura decorativa.
- Mudança na altura de elevação... Durante o período de retração ativa do edifício, é necessário em intervalos de 1 vez em 3-6 meses. O tempo médio necessário para alterar a altura do suporte não é superior a 15 minutos.
A instalação das âncoras de ajuste é realizada exclusivamente em conformidade com as normas de segurança. Um pré-requisito é a participação de pelo menos 2 trabalhadores neste procedimento. Isso evita o colapso acidental da estrutura e evita lesões. Durante a fase de construção, a instalação deve ser realizada exclusivamente por um grupo de trabalhadores, com seguro de todos os elementos.
Você pode descobrir como funciona a âncora de ajuste no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.