Variedades e instalação de placas de ancoragem
Uma das maneiras de instalar estruturas de janelas é instalá-las por meio de placas de ancoragem. Isso é conveniente, uma vez que o processo não envolve a remoção do enchimento de vedação e puxar a unidade de vidro para fora da moldura, enquanto a fixação com parafusos autoatarraxantes requer a desmontagem completa.
Uma vantagem adicional da utilização de placas é a possibilidade de realizar o trabalho por conta própria, sem recorrer ao serviço de profissionais.
O que é isso?
Só é possível comprar o suporte necessário com um bom conhecimento do que constitui uma placa de ancoragem. É uma peça metálica plana com vários orifícios de fixação. Via de regra, é feito de aço que foi submetido a um processo de galvanização, que protege o material contra corrosão e outras influências externas.
O uso de placas de ancoragem oferece uma série de vantagens.
- Permite o uso de fixadores em alta umidade.
- A placa é fácil de disfarçar com elementos decorativos, um peitoril de janela ou um declive, e não será notável.
- Não é necessário furar o perfil da moldura, como acontece com os parafusos auto-roscantes.
- As peças de metal protegem as janelas de forma confiável contra ventos fortes e deformações causadas por temperaturas extremas. Este tipo de conexão é o mais durável e ao mesmo tempo permanece elástico.
- As janelas são fáceis de nivelar ou inclinar.
- Remoção descomplicada dos fixadores, se necessário - eles são facilmente desparafusados. Possibilidade de selecionar os pontos de fixação à vontade.
- Você sempre pode reinstalar a folha da janela.
- A instalação em placas é mais econômica em termos de tempo e custos - o hardware tem um preço acessível.
Essa montagem é considerada ideal, quando o perfil da janela é montado em parede de adobe, tijolo oco, madeira, ou seja, tem base solta. No entanto, deve-se lembrar que é melhor fixar as estruturas das janelas grandes em buchas especiais através do perfil da moldura, uma vez que as placas não são capazes de suportar o seu peso. É por isso o uso é apropriado apenas para janelas de tamanho médio.
Talvez este seja um certo inconveniente da contenção popular, bem como o facto de ser melhor utilizá-la em caso de abertura pouco frequente dos caixilhos ou para janela cega. Mas se for necessário instalar um produto de formato não padronizado, um modelo poligonal, trapezoidal ou arqueado, ao invés da âncora usual, é sempre melhor usar ferragens rotativas.
Visão geral da espécie
Hoje, você pode encontrar um grande número de tipos de placas à venda com vários métodos de fixação: com travas, saliências serrilhadas para fixação com parafusos e parafusos auto-roscantes. Na compra de sistemas de janela complexos, peças de fixação com orelhas, projetadas especificamente para sua instalação, são fornecidas com os produtos. As peças intercambiáveis e versáteis costumam ser incluídas nos kits de janelas de PVC.
Os mais comuns são dois tipos.
- Swivel... Placas que são fixadas firmemente durante a instalação girando.
- Fixo:
- fechos equipados com anéis especiais para uma aderência confiável;
- não rotativo, instalado em diferentes ângulos e proporcionando assim uma forte fixação.
Além disso, existem fechos de madeira adequados apenas para sistemas de janelas de madeira.... Os grampos de ancoragem são adequados para trabalhar com qualquer revestimento de parede, para estruturas de plástico e alumínio sem desembalá-los, o que é importante se o instalador não tiver habilidades especiais.Este método é muito mais fácil do que a montagem com parafusos, e produtos universais de PVC também podem ser usados para portas, molduras de madeira e outras estruturas de PVC. Em contraste com as tiras de metal perfuradas universais, as peças especializadas com fixação dentada são altamente confiáveis.
Vários modelos de ferragens com nó giratório são especialmente solicitados quando não é possível realizar os fechos na própria abertura da janela. Mas sem desmontar a unidade de vidro e caixilhos, a instalação por meio de placas é feita pelo lado externo.
Dimensões (editar)
Normalmente, o hardware de fixação da âncora é feito de chapas de aço galvanizado, cuja espessura não excede 1,5 mm. Para uma janela de tamanho e forma padrão, são necessárias pelo menos 5 placas: 1 - para a parte central, 2 - para as laterais, 2 - para as partes superior e inferior da moldura. Os detalhes são marcados com a espessura e comprimento da tira, por exemplo, 150x1,2, mas às vezes existem produtos em que você pode ver a distância entre seu "bigode". Então, a marcação ficará assim - 150x1,2x31. O comprimento dos diferentes modelos pode variar de 10 a 25 cm, espessura - 1,2–1,5 mm, largura - 25–50 mm.
As placas são fixadas ao bloco da janela por meio de parafusos com comprimento de pelo menos 40 mm e diâmetro de 5 mm ou mais. Para a fixação ao plano interno das paredes, utilizam-se cavilhas-pregos (comprimento - 50 mm, diâmetro - 6 mm). Para estruturas de plástico, incluindo janelas de folha única, basculantes e outros tipos de janelas, recomenda-se o uso de placas de ancoragem. São ideais para uma sapata de 120 x 60 cm. Na maioria dos casos, você não precisa procurá-los adicionalmente - eles vêm com o sistema de janelas.
Recursos de instalação
Para um bloco de janela, a fixação por meio de placas é a mais segura, e as peças metálicas podem ser escondidas durante o processo de acabamento.
Mas antes de iniciar uma instalação independente, você precisará estudar as regras para trabalhar com placas de ancoragem.
- Rigidez de fixação qualquer barra de metal é ligeiramente menor do que as âncoras. Se a janela for cega, apenas as placas são suficientes. Ao instalar um produto grande com faixas pesadas, é necessária uma compensação de carga uniforme, então você não só precisará inserir a peça na ranhura e encaixá-la no lugar, mas também se assegurar com um parafuso auto-roscante, que deve penetrar profundamente o perfil do quadro.
- Os fechos nas laterais são montados a uma distância de 25 cm dos cantos, nas partes superior e inferior, e na parte superior, a conexão é colocada estritamente no meio. É importante manter um intervalo de pelo menos 50 cm e não mais que 1 m entre as placas.
- Precisa seguir por trás da dobra correta das peças (apenas em um ângulo agudo), o que minimiza o deslocamento horizontal e proporciona uma rigidez articular ideal.
- Na abertura primeiro você precisa fazer um furo para o pino de ancorageme, em seguida, coloque-o de forma que o pescoço largo pressione a tira de metal contra a superfície da abertura. Para fixar uma peça, use 1 ou 2 buchas de 6–8 mm de tamanho. A fixação final é feita com parafuso de travamento cônico.
- Apesar do fato de que a conexão é ainda mais mascarada pelo corte da encosta ou gesso, é aconselhável fazer ranhuras de até 2 mm ao preparar os pontos de fixação - isso irá garantir que as placas fiquem alinhadas com a superfície de abertura.
Considere o algoritmo para instalar um sistema de janela usando o exemplo de produtos de PVC.
- Necessário liberte a moldura da janela do filme de embalagem, a seguir é necessário retirar o caixilho das dobradiças, instalar os perfis adicionais e de ligação.
- Um cálculo preciso é feito, onde os fechos serão montados. As placas são inseridas na moldura e colocadas na abertura. A localização dos pontos é marcada na parede com giz ou lápis.
- A moldura deve ser colada por dentro e no exterior com fita de montagem, barreira ao vapor e permeável ao vapor, para garantir a impermeabilização.
- Os elementos dentados da placa ("pés") são inseridos nas ranhuras no perfil no ângulo necessário para que eles se encaixem perfeitamente contra a inclinação. Além disso, você pode fixar a peça com um parafuso auto-roscante especial.
- Observando a distância da âncora até a borda de 20-25 cm, aparafuse todas as placas à volta da abertura.
- É importante que a dobra correta do fixador esteja presente em dois pontos de contato: para a abertura e moldura.
- Cada prancha deve fixado com um parafuso auto-roscante e torça através de um bico de plástico em um perfil de reforço. A profundidade do furo deve ser 10 mm maior que o comprimento do pino.
- O quadro é instalado de modo que de modo que sob cada seção da estrutura e nos cantos existam vedações rígidas. Depois disso, a estrutura é fixada verticalmente usando cunhas de montagem.
- Antes de finalmente fixar as peças com rigidez, é necessário ajustar a posição do bloco por meio de um nível de edifício.
Trabalho final - confecção de uma costura de montagem, umedecendo-a com água por meio de pistola, isolamento térmico com espuma de poliuretano... É aconselhável não permitir sua superabundância. Para isso, você pode usar uma fita de butil de barreira de vapor, mastique de vedação de construção. No final, acabam-se as encostas - com mistura de gesso, revestimento de azulejos de pedra-polímero, materiais de fachada. Se você escolher entre dois métodos de instalação de janelas, na falta de experiência, os profissionais aconselham o uso de placas.
Ao usar buchas de ancoragem, é necessária ajuda adicional, o processo em si é muito demorado e sempre existe o risco de o vidro ser danificado. Além disso, equipamentos caros serão necessários - um perfurador de alta potência e buchas especiais de 10x132 mm. Se uma janela de PVC for fixada com parafusos, então sua despressurização é possível, além disso, sem o conhecimento das sutilezas e instalação inadequada, a geometria da moldura é violada, e ela se estende ao longo do tempo.
Nesse caso, só há uma saída - a estrutura deve ser reinstalada. Portanto, para a automontagem, é mais aconselhável comprar placas ou envolver profissionais no processo de trabalho.
No próximo vídeo, você encontrará a instalação de janelas de PVC em placas de ancoragem.
O comentário foi enviado com sucesso.