Escolhendo âncoras de quadro
Âncora de quadro - fixadores projetados para conectar a estrutura do quadro (principalmente janelas ou portas) com o material da parede principal (tijolo, concreto, etc.). Estruturalmente, esse fixador está próximo de outros, os chamados pinos de ancoragem, mas tem uma série de diferenças. O artigo considerará os recursos dos fixadores de quadro.
Peculiaridades
As principais diferenças entre uma âncora de estrutura e qualquer outro tipo de fixador de âncora são grampo de cabelo estendido com cabeça cônica escareada... Tudo isso é necessário para poder fixar a estrutura volumétrica de uma moldura de janela ou batente de porta ao material da parede geralmente encorpado. Os fechos são excelentes para a instalação de estruturas ocas, como caixilhos modernos de janelas de metal-plástico ou batentes de portas de metal.
A tarefa de fixação é fixar com segurança a moldura na abertura... Uma vez que tais estruturas, além de cargas constantes, sofrem constantemente efeitos dinâmicos variáveis (decorrentes de sua funcionalidade), requisitos especiais são impostos aos fechos destinados à sua instalação. Deve ser forte contra rasgos e dobras, ao mesmo tempo que tolera vibrações.
É por esta razão que os populares plugues de expansão com manga de polietileno ou plástico são inaceitáveis. Com o tempo, o plástico pode entrar em colapso precisamente devido à mudança dos vetores de aplicação de forças.
O chumbador de metal e a bucha espaçadora tornam possível combinar todos os requisitos para tal fixador, o que expandiu significativamente o escopo de aplicação das âncoras de estrutura. Atualmente, são adquiridos não só para instalar uma janela ou porta, mas também para instalar vários tipos de estruturas, decoração ou pendurar equipamentos pouco pesados.
O surgimento das âncoras de estrutura tem ocasionado a necessidade de sua padronização, via de regra, eles correspondem a TU, uma vez que durante o desenvolvimento de GOSTs tais fixadores não existiam. Mas as ligas (aço, aço inoxidável, latão, alumínio) utilizadas para a sua fabricação devem cumprir rigorosamente o GOST, segundo o qual os produtos das empresas metalúrgicas são padronizados.
Dimensões (editar)
Além do material de que são feitos os fechos da moldura, seu tamanho - comprimento e diâmetro - também é padronizado. Devido às peculiaridades da fixação, na qual são formadas abas de metal que prendem o fixador, ela não pode ser muito curta. O calçamento nas proximidades imediatas da superfície do material - não importa se é tijolo ou concreto - pode causar sua destruição e, conseqüentemente, a conexão perde suas propriedades principais. Isso é mais relevante, é claro, para estruturas de tijolos. Por isso, o comprimento mínimo é de 72 mm.
Buchas com este comprimento estão disponíveis em dois diâmetros padrão: 8x72 mm e 10x72 mm. A primeira amostra pode suportar um padrão de 30 kg para fratura e a segunda é projetada para a instalação de estruturas mais pesadas. O passador de ancoragem menos longo é projetado para a instalação de estruturas sem moldura, tem um tamanho modesto de 10x32 mm; Este produto é bastante raro, uma vez que as tarefas para as quais foi desenvolvido são resolvidas com sucesso com fechos mais baratos com manga de plástico ou polietileno.
O seguinte grupo de tamanho tem um comprimento padrão de 92 mm. Assim, é possível adquirir âncoras de 8x92 mm e 10x92 mm, dependendo do esforço a que este fixador deve resistir.É muito problemático usar os dois primeiros grupos de tamanho para a instalação de caixilhos de janelas ou caixilhos de portas devido ao seu pequeno comprimento, parte do qual será coberto pela estrutura de caixilhos mais montada. A sua área de aplicação é um pouco diferente: elementos de fachada, decoração, estruturas não ocas de pequena espessura. Cavilhas com comprimento de 100 mm ou mais podem ser consideradas como estruturas. Eles também são divididos em dois grupos, dependendo do diâmetro: 8x100 mm e 10x100 mm.
O próximo grupo de tamanho padrão com os mesmos diâmetros tem um comprimento 8х112 mm e 10х112 mm. Essas âncoras são bastante adequadas para a instalação de estruturas de janela padrão e, se não tiverem caixilhos de abertura, este fixador pode ser considerado ideal.
No caso em que o tamanho da estrutura é maior que o padrão, e mesmo ao mesmo tempo, grandes faixas são montadas nela, que afetam seriamente o centro de gravidade ao serem abertas, você terá que escolher âncoras alongadas: 8x132 mm e 10x132 mm... Eles também podem ser considerados mínimos ao instalar portas de metal. Na família dos fechos de moldura também existem "monstros" reais usados na instalação de estruturas de grande massa e tamanho: 8x152 mm e 10x152 mm.
Os primeiros são bastante raros, uma vez que produtos deste comprimento são usados principalmente para estruturas de grande porte que são pesadas, a versão reforçada de fixadores é ainda mais popular entre os usuários. Âncoras muito específicas também são raras. 10x202 mm.
Nem todos os fabricantes incluem produtos de grande porte em seu sortimento, pois são menos populares.
Como escolher?
Ao escolher as âncoras de quadro, deve-se proceder desde as tarefas que precisam ser resolvidas. Se o fixador envolver pouco esforço, dificilmente vale a pena pagar a mais por âncoras reforçadas e alongadas, que podem ser muito mais caras. Obviamente, você deve prestar atenção ao material do qual os fixadores são feitos. O latão pode servir bem em um ambiente agressivo, especialmente em alta umidade, mas tem pouca resistência. Os mesmos prós e contras dos fechos de alumínio.
O aço galvanizado continua sendo o material mais popular, mas corrói e é improvável que dure muito em condições de alta umidade. O aço inoxidável provou ser bom. Mas com todas as qualidades positivas de um produto feito dele, é muito mais caro. Como você pode ver, a escolha do material a partir do qual a âncora deve ser feita não é nada fácil.
É importante estudar os produtos apresentados na loja antes de comprar e instalar. Preste atenção especial à luva espaçadora.
Se as paredes tiverem menos de 0,8 mm de espessura, muito provavelmente, esses fechos não serão capazes de criar resistência suficiente ao instalar as janelas, e ainda mais os batentes das portas. Ao ficar calçada em um orifício dentro de um material sólido, sob a ação das forças aplicadas, a manga é deformada ou mesmo destruída, o que pode ter consequências muito desagradáveis, até o colapso da estrutura montada.
Deve-se tomar cuidado especial ao selecionar fixadores para materiais incompletos. Portanto, a âncora para tijolos vazados não pode ser curta, é melhor escolher o comprimento máximo. Além disso, esse pino deve ter várias zonas espaçadoras. Os mesmos requisitos se aplicam ao selecionar fixadores para concreto aerado. Qualquer forma, se o material estiver em dúvida, é melhor comprar fixadores em lojas especializadas, onde há a oportunidade de obter orientação de especialistas.
Como corrigi-lo?
Para instalar uma moldura ou batente de porta, além de um conjunto de âncoras, você não pode prescindir de algumas ferramentas:
- martelo perfurador com um conjunto de brocas para perfurar o material da parede e para fazer um orifício numa estrutura metálica;
- martelo;
- Chave de fenda Phillips ou uma broca correspondente para instalação em uma chave de fenda, alguns artesãos conseguem com o mesmo perfurador no modo de perfuração em baixas velocidades;
- nível de construção;
- lápis.
Fixar o quadro com âncoras passo a passo é assim.
- A estrutura deve ser fixada no lugar, certifique-se de ajustar o nível vertical e horizontal. As cunhas podem ser feitas de madeira ou plástico. Você precisará de um martelo para instalá-los.
- Marcação de quadro para orifícios... Costuma-se furar a uma distância de 30 cm dos cantos, mas isso não é uma verdade inabalável, às vezes você tem que levar em consideração as características da parede e alterar as distâncias padrão, via de regra, isso não afeta o qualidade da instalação do quadro. Nos locais escolhidos para a perfuração, é necessário fazer uma varredura para a cabeça da âncora.
- Em lugares designados buracos perfurados... Além disso, depois de mudar a broca, é necessário perfurar o material da parede a uma profundidade suficiente para instalar os fixadores.
- Furo perfurado limpe removendo detritos, poeira e detritos.
- Insira a âncora no orifício perfurado. Você pode ter que usar um martelo, isso deve ser feito sem esforço excessivo.
- Usando uma chave de fenda Phillips ou broca aperte a âncora.
- Ao instalar a próxima âncora verifique a posição da estrutura com um nível - se nenhum deslocamento ocorreu, faça todas as operações descritas acima.
Para a instalação de um pequeno quadro não giratório com um lado inferior a 1 m, 4 buchas são suficientes. Normalmente, duas âncoras são usadas para instalar estruturas em cada lado da estrutura.
As armações não padronizadas de grande comprimento ou altura requerem mais âncoras.
No próximo vídeo, você encontrará exemplos de instalação de várias âncoras.
O comentário foi enviado com sucesso.