Por que você precisa de uma âncora de teto e como ela é instalada?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades e visão geral dos modelos
  3. Onde é usado?
  4. Como instalar?

Como você sabe, a fixação de estruturas internas é realizada em superfícies verticais, ou seja, paredes. Com menos frequência, mas ao mesmo tempo, é necessário instalar estruturas nas superfícies do teto, por exemplo, lustres, cadeiras suspensas, cordas em um conjunto de barras esportivas de parede, etc. Nestes casos, é utilizada uma âncora de teto.

Peculiaridades

A peculiaridade das âncoras de teto é que sua finalidade é suportar cargas de energia após a montagem de estruturas em tetos. Para a sua fabricação, é utilizada uma tecnologia especial, diferente das utilizadas para a fabricação de âncoras e buchas de outro tipo. A tarefa dos fixadores deste tipo inclui não apenas uma conexão confiável da estrutura com a superfície principal, mas também uma forte fixação do objeto montado.

No processo tecnológico de fabricação da âncora de teto são utilizados equipamentos de alta precisão, o material é aço inoxidável galvanizado, sendo obrigatória a galvanização de todos os elementos.

A ação da âncora é o calçamento da manga sob carga mecânica sob o peso da estrutura fixada.

Variedades e visão geral dos modelos

As âncoras de teto vêm em várias variedades, diferindo no tipo de aplicação para os diferentes itens montados.

  • Âncora de cunha de teto. Utilizado para a instalação de estruturas em base sólida, como pisos de concreto, tijolo e base de pedra. Uma característica deste tipo de âncoras é a substituição completa da soldagem, já que garantem uma conexão de alta resistência e visualmente mais atraentes. É necessário ao instalar material de folha de metal, trilhos e cantos de ferro. Consiste em uma cunha metálica com um espessamento na extremidade e uma bucha com uma ranhura para fixação.
  • A âncora de teto com ilhó é usada para pendurar lustres pesados, usado ao instalar um teto suspenso ou tenso. Assim como a âncora em cunha, ela é usada para fundações de concreto, tijolo e pedra. O tamanho padrão da saliência é 6,3 mm. O elemento de suspensão é rosqueado no olhal, o que torna extremamente conveniente trabalhar com este tipo de instalação.
  • Parafuso de ancoragem com gancho, anel ou muleta é utilizado para a instalação de objetos pesados ​​suspensos, se for necessária sua posterior remoção. O projeto inclui: um espaçador, um pino roscado métrico, um gancho aberto ou anel. Fácil de instalar, sem necessidade de habilidades especiais.
  • A âncora de muleta é usada para pendurar objetosonde a muleta atua como um gancho, como um aquecedor de água. O suspensor de teto de perfil é necessário para conectar os perfis de teto. A sua versatilidade torna-o imprescindível para trabalhar com diversos tipos de materiais perfilados: painéis de parede, drywall, etc. Podem ser necessários elementos adicionais na obra. Esta é uma extensão de perfil de teto, haste de suspensão, conector.
  • Cabide reto feito de placas de aço perfuradas maior força. A perfuração é feita para dobrar as pontas das placas para baixo. A parte central da suspensão possui orifícios para fixação na base do teto com buchas de fixação. Material de fabricação - aço galvanizado. Com comprimento de 36 cm, a suspensão tem 3 mm de espessura, 30 mm de largura e pesa 100 g.
  • Suspensão ajustável de teto perfil de âncora 60x27, 6x60 mm, 6x40 mm é usado nos casos em que o comprimento da suspensão direta não é suficiente.Este tipo de suspensão permite baixar o teto até uma distância de 1,2 metros do teto principal. A solução construtiva prevê a presença de elos superiores e inferiores com ganchos nas extremidades.

Um simples gancho com uma rosca métrica na ponta permite pendurar um lustre de até 10 kg.

As âncoras de martelo com um pino de metal são usadas para pendurar lustres, lâmpadas ou outras estruturas pesadas pesando 30 kg ou mais em pisos de concreto. A superfície de ancoragem tem corte diagonal e rosca métrica interna até a metade do comprimento, a outra metade tem quatro pétalas. A âncora drop-in M8 é capaz de suportar uma carga máxima de até 1350 kg.

Onde é usado?

Os fechos em forma de âncoras de tecto são utilizados na construção de habitações, na decoração de interiores das instalações, durante a ligação das comunicações - cablagem eléctrica, cabos, condutas e condutas de ar, estruturas hidráulicas. A instalação de sistemas de aquecimento também requer âncoras de teto - gancho de âncora. As renovações internas raramente são concluídas sem este tipo de fixador.

Todas as estruturas suspensas requerem âncoras de teto para instalação.

São necessários para um tecto falso, para a instalação de lustres e candeeiros, especialmente se se tratam de dispositivos que iluminam grandes espaços. As mansões de vários andares com um átrio em todos os andares exigem fechos especiais na forma de suportes para lustres que pesam centenas de quilos. O mesmo se aplica a instituições de alto perfil - em salas de teatro, corredores, prédios administrativos e de escritórios com tetos altos, lâmpadas pesadas pesando centenas de quilos são suspensas.

Hardware deste tipo é usado apenas em materiais densos: concreto, concreto armado, tijolo, pedra.

Além do acima os sistemas de suspensão do tipo cassete, cremalheira e pinhão e gesso cartonado são montados com fixadores de teto. Você não pode prescindir deles ao fixar cordames, correntes e cabos, se eles estiverem em um estado suspenso. Os aparelhos domésticos suspensos são fixados com ferragens de teto. Estes são condicionadores de ar, fornos e fornos, sistemas de sprinklers de segurança contra incêndio. Em pavilhões esportivos, as âncoras de teto de estruturas reforçadas especiais são usadas para a montagem de peras e cordas no teto.

Como instalar?

Para pendurar um lustre leve de até 10 kg em um teto de madeira, basta aparafusar um parafuso com gancho e uma linha na ponta. A gama de tais ganchos oferece diâmetros diferentes com o peso do projeto da estrutura - um diâmetro de haste de 2 mm suporta uma lâmpada pesando até 3 kg, 3 mm - 5 kg, 4 mm - 8 kg, 5 mm - 10 kg, respectivamente. Se o teto for uma laje de concreto, primeiro você precisa preparar um orifício, inserir um pino e, em seguida, aparafusar o gancho.

Para instalação de tetos falsos do sistema Armstrong, são utilizadas suspensões diretas e ajustáveis. Para fixar todo o sistema de suspensão para ser forte, o mestre monta os elementos na base na parte central em buchas de ancoragem, usando dois ou mais elementos em cada suspensão.

Com tetos principais particularmente altos, o sistema de suspensão é rebaixado muito abaixo do comprimento possível das suspensões retas. Neste caso, são utilizados elementos ajustáveis ​​com hastes e uma estrutura de fixação. Algoritmo de instalação: o link superior é fixado ao piso principal, e o link inferior é conectado à estrutura de suporte do sistema de teto falso. Às vezes, a placa central é comprimida e isso dá o efeito de deslocamento livre das hastes. Desta forma, consegue-se a distância pretendida do tecto falso ao tecto principal. Depois de ajustada a altura, a placa é solta e ocorre uma fixação firme.

Os suportes de teto são usados ​​para montar e prender um equipamento esportivo (bolsa, corda) ou TV, cadeira suspensa e outras estruturas pesadas. Esses fechos têm vários orifícios, geralmente quatro, mas pode haver mais.A placa de metal na qual o anel montado está localizado é aparafusada ao teto, fixada com segurança e, em seguida, a estrutura suspensa é enganchada no anel. Para obter uma fixação confiável, você deve seguir o procedimento correto.

O local de instalação do suporte é delineado, marcações são colocadas nos locais para os pinos. Em seguida, os locais marcados são perfurados e os parafusos de ancoragem são aparafusados. O tamanho da tomada deve ser exatamente igual ao diâmetro e comprimento da âncora de teto para que se encaixe firmemente na base. O orifício concluído é soprado para remover poeira e detritos.

Depois disso, o elemento é fixado da forma como é proporcionado pelo seu design - aparafusando, girando, martelando adicional para abrir as pétalas. Das ferramentas, você precisará de uma furadeira ou chave de fenda, um martelo e, possivelmente, uma furadeira de martelo se o teto for muito forte para uma furadeira.

Deve-se lembrar que a âncora não pode ser desmontada, ela é inserida como montada em produção.

Um tipo semelhante de fixador é usado em materiais sólidos e corpulentos: tijolo, pedra, concreto, não estamos falando de bases porosas para âncoras de teto, pois não suportam o peso de estruturas pesadas. A carga na âncora é determinada pelo tipo de material que servirá de base para o fixador. A carga na âncora de tamanho 6x60 popular não deve exceder 6 kN.

Você pode descobrir informações ainda mais úteis sobre âncoras no próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário