O que são âncoras de concreto e como usá-las?
Para fixar estruturas ou objetos com peso superior a 50 kg de maneira firme e confiável a várias superfícies de concreto, você precisará usar fixadores especiais especialmente duráveis, chamados de âncoras de concreto. Seu uso também pode ser aconselhável nos casos em que os tipos convencionais de fixadores não podem ser usados devido à alta resistência monolítica da superfície do concreto. Com a ajuda de fixadores de ancoragem, elementos de fundação, pisos de concreto armado são conectados, com a ajuda deles são instaladas divisórias e paredes internas. A resistência da ancoragem é tão alta que pode suportar cargas bastante elevadas e permite uma montagem de fixadores rápida e altamente confiável.
Peculiaridades
A qualidade e as características técnicas de tal hardware como uma âncora para concreto são reguladas pelos padrões GOST. Na aparência, a âncora de trabalho de concreto parece uma estrutura de parafuso. Este hardware durável é feito de aço inoxidável ou de alta resistência e pode ter um revestimento galvanizado que protege o metal da corrosão. A forma da âncora é semelhante à de um cilindro com uma parte alargada em forma de cone em uma das extremidades.
A parte expansível é chamada de espaçador e, após a âncora ser instalada no orifício preparado, ela se expande, proporcionando, assim, um encaixe perfeito da estrutura no material de concreto.
Qualquer âncora é instalada em um orifício pré-preparado para ela, que corresponde ao diâmetro da ferragem. Após a instalação, a âncora é fixada dentro do furo de várias maneiras: pode ser presa devido à força de atrito que surge entre os fixadores e o concreto, e também pode ser fixada com um adesivo que é alimentado na cavidade do furo.
A ancoragem tem uma peça funcional em forma de haste, cujo comprimento varia na faixa de 45-200 mm. Na parte cônica da haste existe uma camada roscada interna, além disso, a estrutura inclui uma bucha equipada com recessos de perfil e uma porca de fixação. O dispositivo da âncora é explicado pelo princípio de seu funcionamento - durante a instalação, quando a ferragem é aparafusada no orifício, seus fechos se expandem e fixam a fixação no local de instalação.
A âncora de concreto pode ser aplicada para várias funções. No total, existem 2 variedades funcionais desse hardware.
- Função de transporte - consiste em realizar a instalação de produtos ou estruturas. Por exemplo, encaixe as lajes do teto, instale vigas ou colunas em seus lugares, fixe a saliência da varanda, organize a instalação de escadas ou patamares, fixe utilitários e equipamentos elétricos, e também pendure uma estrutura de lustre pesada, armários de cozinha, exaustores do teto para uso doméstico. etc. As conexões de âncora para estruturas ocas funcionam de forma não menos eficaz, por exemplo, são usadas para corrigir defasagens em pisos ocos ou de concreto.
- Função construtiva - a sua essência é evitar o deslocamento de elementos estruturais ou de uma unidade, mesmo no caso em que a estabilidade, ao que parece, é garantida por sua grande massa intrínseca. Além disso, as âncoras de concreto são usadas para endireitar durante o trabalho de construção.
De acordo com o GOST, as âncoras são marcadas com letras e números.
O primeiro parâmetro de valores denota o diâmetro do furo de trabalho, o segundo parâmetro determina o comprimento da âncora e o terceiro parâmetro é o tamanho de sua rosca. Todas as dimensões são em milímetros.
Visão geral da espécie
As conexões de ancoragem são usadas não apenas para superfícies de concreto denso, mas também para concreto aerado, bem como para concreto aerado. A classificação do hardware da âncora é subdividida de acordo com os seguintes parâmetros operacionais.
- Compromisso - Distinguir entre ferragens universais, de teto, de estrutura e de metal de fundação. Eles podem ser usados para fixar a madeira, fixar as toras ao chão, unir painéis de parede.
- Aparência - as âncoras de metal podem ser retas ou curvas com um gancho.
- Tipo de construção - âncoras pré-fabricadas ou maciças.
- Presença de discussão - haste de trabalho lisa ou roscada.
- Para que tipo de concreto - para um monólito ou material poroso.
- Tipo de fixação - por meio de fixação, martelagem, torção, fixação com adesivo.
A força de fixação depende do material do qual o hardware é feito. O nível de resistência do aço de alta resistência é 7,0 ou mais.
Este indicador pode suportar cargas brutas muito significativas.
As âncoras de concreto podem ser divididas em 2 grandes grupos de acordo com o tipo de instalação.
Mecânico
Os parafusos de ancoragem deste tipo são montados exclusivamente mecanicamente, dependendo do método de instalação.
- Âncora de expansão - este tipo de ferragem possui uma haste de trabalho em seu desenho, bem como uma ponta e um cone expansível com entalhes aplicados a ela. Em algumas versões da âncora, a haste roscada pode ser substituída por um anel de montagem ou um gancho, que serve para suspender itens de grande peso. Com as âncoras de expansão para concreto, o processo de retenção no furo ocorre devido à força de atrito da peça expansiva. Esses produtos podem ser aplicados em superfícies densas de concreto. Vale ressaltar que no caso de desmontagem, não é mais possível reaproveitar tal hardware.
- Âncora drop-in - o comprimento dessas ferragens é pequeno, a haste tem uma rosca e está equipada com um cone expansível. Durante a instalação, o cone executa a cunha. A ferragem é martelada no orifício preparado, é cunhada com um punção central e, em seguida, uma haste com uma rosca métrica cortada é aparafusada nela. Após a instalação, os fixadores não ficam salientes na superfície de trabalho - eles são rebaixados no orifício, portanto, tais âncoras são consideradas opções à prova de vandalismo e resistentes ao fogo. Uma âncora drop-in para concreto é usada para suspender dutos e dutos de ventilação do teto, tetos falsos e utilitários são montados.
- Âncora de cunha - a parte de trabalho da haste com a porca tem uma cabeça espaçadora e um batente cônico na haste. No processo de aperto da porca, a ponta da âncora é retraída e, assim, percebe a mobilidade das pétalas do cone - elas são deslocadas em relação aos limites do orifício da parede. É melhor usar tal ferragem apenas para concreto resistente, pois é impraticável em alvenaria de tijolo ou espuma de concreto, uma vez que a resistência de fixação em tal material não será atingida. A âncora desmontada não pode ser reutilizada.
As âncoras mecânicas são usadas para criar um tipo confiável de ancoragem em estruturas de concreto denso, uma vez que este tipo de hardware requer uma imersão profunda na superfície da parede.
Químico
Os parafusos de ancoragem deste tipo são montados usando um adesivo de polimerização rápida - é esta composição que é o elemento de fixação. O polímero adesivo contém resinas artificiais, componentes de cimento, areia fina de quartzo como enchimento e um endurecedor químico. Após o término do processo de polimerização, a parte útil da âncora em forma de base roscada torna-se um elemento de montagem da fixação, onde o parafuso é então inserido.Essa estrutura forma uma conexão forte e pode ser usada para concreto poroso com uma estrutura solta, bem como para alvenaria de tijolos com vazios.
As estruturas de âncora química são divididas em 2 tipos - ampola e injeção. Na âncora de ampola, o adesivo é embutido em uma cápsula especial, que é destruída no momento da instalação e vai para a cavidade do orifício. O tipo de injeção de âncora implica a introdução externa de cola na cavidade de ancoragem.
Dimensões (editar)
A marcação de produtos nas fábricas dos fabricantes é regulamentada pelos requisitos do GOST e padrões internos. Apesar disso, cada ferragem de âncora possui uma marcação comum, que está presente em absolutamente todos os produtos. Os parâmetros da âncora dependem do material da superfície da parede a ser trabalhado, bem como do peso e das dimensões da estrutura.
Hardware de âncora longa é usado quando elementos de peso pesado são montados.
Na âncora, indique seus parâmetros em uma designação digital e escreva que tipo de instalação é necessária para realizar os fixadores. Por exemplo, a designação "cunha 20/200" pode ser lida como um tipo de montagem em cunha, diâmetro de hardware 20 mm, comprimento 200 mm.
As âncoras de tipo químico são marcadas de acordo com o tamanho de suas cápsulas adesivas. O diâmetro da cápsula pode variar de 10 a 42 mm. O comprimento da âncora química é de 80-360 mm. Se você tiver uma âncora de injeção química à sua frente, ela incluirá uma composição adesiva, cujo volume depende do tamanho do hardware e pode ser de 150 a 825 mm. Além da cola, você encontrará na embalagem um adaptador e um mixer.
Em termos de diâmetro e comprimento, as âncoras são subdivididas em:
- pequena - seu diâmetro não exceda 8 mm e seu comprimento seja de 55 mm;
- média - seu diâmetro não excede 8-12 mm e o comprimento é de 55-120 mm;
- grande - seu diâmetro é de 24 mm e seu comprimento é de 220 mm.
Ao marcar a âncora, você pode ver 3 parâmetros, por exemplo, M8 10 / 60-120:
- a letra M e o número adjacente indicam o diâmetro da rosca - por exemplo, M8, M10, M12, M20 indicam que a ferragem tem uma rosca de 8, 10, 12 ou 20 mm, respectivamente;
- seguido de designações digitais indicadas através do sinal fracionário - o número à esquerda antes do sinal fracionário indica o diâmetro externo da ferragem em mm, corresponde ao diâmetro da broca que precisa fazer um furo na parede;
- o número à direita do sinal de fração indica o comprimento da âncora em mm;
- o número à direita, separado por um hífen, é a espessura da parte.
Na maioria das vezes, essas marcações têm âncoras de concreto usadas para trabalhos de fundação.
Marcas populares
O conceito de âncora teve origem na Alemanha, onde Fischer foi a primeira a fabricar essas ferragens - é daí que vêm todos os fixadores de âncora modernos. Hoje, o hardware de âncora é produzido em todo o mundo, inclusive em nosso país.
Este tipo de fixadores especialmente duráveis pode ser apresentado em redes de varejo com uma grande variedade, que se distingue pela qualidade de desempenho e marcas dos fabricantes.
Entre os fabricantes nacionais de âncoras para concreto de fixadores do tipo mecânico e químico, os mais populares são os produtos das marcas "Anker-NN" e "MKT". Além disso, são produzidas âncoras de concreto:
- Planta de estrutura de aço de Pribaikalsk;
- Ural Pipe Plant;
- Fábrica de Ramenskiy de estruturas metálicas;
- Planta Novosibirsk de estruturas metálicas;
- Empresa Anker - Vladivostok;
- Empresa Rusich;
- Empresa KERN - região de Moscou.
As seguintes marcas podem ser distinguidas de fabricantes estrangeiros:
- Fischer - Alemanha;
- HILTI - Alemanha;
- MUNGO - Suíça;
- Sormat - Finlândia;
- HIMTEX - Grã-Bretanha;
- Superbond - Alemanha.
Quando se trata de ancoragem química, Superbond e HILTI são as principais marcas.
Os fixadores destes fabricantes podem trabalhar em contato direto com a água, e também não perdem suas qualidades na faixa de -40 a + 150 ° C.
Esses fabricantes se anunciaram há 70 anos e ocupam com sucesso um segmento de mercado bastante grande devido à alta qualidade de seus produtos.
Instruções de uso
Para realizar uma fixação confiável e durável, antes de martelar a âncora, é necessário calcular sua resistência ao arrancamento da parede sob a influência da massa da estrutura. Você pode realizar esses cálculos se usar tabelas profissionais que contenham as características tecnológicas do hardware da âncora. Outro pré-requisito para fixadores de alta qualidade é instalá-los corretamente. A resistência da fixação é influenciada não apenas pelo peso da estrutura, mas também pela densidade do material da parede. A distância do furo, medida da borda externa na parede, também é importante durante a instalação.
Durante as obras, a instalação das âncoras é feita antes mesmo da concretagem ou, a seguir, sobre a base monolítica já concluída. Ao lançar o concreto, a estrutura de ancoragem deve ser fixada ao quadro de armadura por meio de uma junta de soldagem ou por meio de um arame de tricô, após o que a composição de concreto é vazada. Para proteger a conexão roscada, ela é envolvida em um filme plástico. As etapas de instalação a seguir são executadas após a superfície monolítica ter endurecido completamente.
Existem outras opções para fixar a âncora dentro da superfície de concreto. Preparar o orifício de montagem - antes de aparafusar a âncora na parede, pré-perfure um orifício.
Para fazer isso, faça uma marcação onde o hardware estará localizado. Em seguida, com uma furadeira elétrica ou punção, é feito um orifício que será 10 mm mais comprido que o comprimento da âncora. Já o diâmetro da âncora deve coincidir com o diâmetro da broca.
Depois que o buraco está pronto, a poeira e os detritos são removidos com um aspirador de pó. Quando existe um acabamento espesso na parede, o comprimento do furo deve ser aumentado pela espessura do acabamento, pois o acabamento não é uma estrutura monolítica densa. Ao fazer um furo para martelar a âncora o mais firmemente possível, o diâmetro da broca pode ser medido 0,5 mm menor que o diâmetro da ferragem. A forma mais cómoda de trabalhar neste caso é uma broca de percussão com broca, que tem uma ponta vitoriosa.
Instalação de um tipo mecânico de âncora com uma porca - a haste do parafuso é colocada no orifício da parede preparada e martelada nela com um martelo, então a porca deve ser apertada com uma chave inglesa. Isso deve ser feito com cuidado para não danificar a parte externa da âncora onde o fio está localizado. Quando for necessário puxar a ferragem da parede de concreto, será suficiente desparafusar a porca na direção oposta.
Se for necessário realizar fixações suspensas em uma superfície vertical, use âncoras equipadas com um suporte em forma de gancho em vez de uma porca. O suporte deverá ser aparafusado completamente na estrutura da âncora, certificando-se de que a cabeça do gancho esteja na posição correta para pendurar a estrutura. Cada âncora é fornecida com um manual do usuário que o acompanha. Antes da instalação, você precisa estudá-lo e descobrir quantas voltas do suporte podem ser realizadas durante a instalação.
Se for necessário aparafusar a âncora em uma superfície de concreto aerado solto ou espuma de concreto, o suporte não pode ser torcido o máximo que puder, pois esta ação fará com que o material da parede se desintegre.
Instalação de uma âncora química - em ferragens desse tipo, o adesivo pode ser localizado dentro da cápsula ou em um recipiente separado. A instalação de um tal acessório consiste em colocar a cápsula no orifício preparado e, em seguida, aparafusar o pino ou parafuso da âncora. Ao mesmo tempo, a cola sai pela cavidade do orifício e começa a polimerizar. É necessário aguardar a polimerização completa, cujo tempo está indicado nas instruções anexas à âncora química.Será impossível retirar a âncora da parede após o endurecimento do adesivo.
Se o adesivo estiver localizado em um recipiente separado, o cartucho de cola é instalado na pistola de construção e montagem e, pressionando o gatilho, esprema o conteúdo do recipiente no orifício, enchendo-o completamente. Em seguida, o hardware de âncora é parafusado na composição adesiva e aguarda a polimerização completa da composição. Depois disso, a estrutura de suspensão pode ser pendurada no suporte.
O que é um parafuso de ancoragem, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.