Tudo sobre suportes de âncora
A vida moderna não pode ser imaginada sem eletricidade, mas requer a instalação de cabos autossustentáveis para a transmissão e redistribuição de eletricidade na iluminação aérea e nas redes de energia. Ele é conectado com a fixação de fios em postes e edifícios, e tais fixadores devem ser o mais confiáveis possível. Os suportes de ancoragem emparelhados com uma braçadeira para linhas de cabo são projetados para fixação forte, eliminando quebras e flacidez. No entanto, eles encontraram aplicação em outras áreas também.
Peculiaridades
O suporte da âncora é um monobloco de metal ou bloco composto e é necessário para instalar a braçadeira da âncora. Ambos os dispositivos são fornecidos em um conjunto, sua finalidade é fixar com segurança as linhas aéreas dos cabos em diferentes tipos de postes. A essência da instalação se resume a fixar o suporte e pendurar uma braçadeira para cabos autossustentáveis nele.
Vamos considerar os recursos característicos do suporte âncora:
- o elemento é feito de ligas de alumínio de alta qualidade com alta resistência;
- o produto é resistente à deformação mecânica e pode suportar cargas pesadas, incluindo um alto grau de tensão;
- o material do dispositivo distingue-se pelas suas propriedades anticorrosivas, que permitem operar a peça em diferentes condições climatéricas e climáticas;
- a consola pode ser fixada em suportes pivotantes, de canto, de extremidade e de passagem, mas também está prevista para a sua fixação em superfícies verticais: paredes de vários edifícios, estruturas e edifícios;
- a fixação da peça, via de regra, é realizada com fita de fixação perfurada de aço galvanizado ou por meio de parafusos (porém, também existem elementos que são fixados com compostos de endurecimento rápido);
- existem pinos de travamento no anel de fixação do produto, que garantem a limitação do deslocamento lateral da pinça de ancoragem sob carregamento lateral.
Além do fato de que os suportes podem ser fixados em quase qualquer superfície, alguns de seus tipos permitem a montagem sem remover o suporte da braçadeira.
Variedades
Os colchetes deste tipo são classificados de acordo com muitas características:
- pelo seu design, são compostos e monolíticos;
- por material de âncoras - polímero, metal e fibra de vidro;
- Existem produtos bloqueadores e não bloqueadores, bem como modelos que são fixados com uma composição de cimento e polímero.
Os tipos mais comuns são os seguintes.
- Produtos CS 10.3 para colocar fios de tronco - são dispositivos de alta resistência e à prova de umidade. Fixe 1-2 grampos de ancoragem.
- CA-1500 - um suporte que pode suportar a tensão máxima admissível de 1500 kgf. Também existe um dispositivo UPB universal com o mesmo índice de tensão.
- Suportes de ancoragem usados em paralelo com grampos, marcados com 4x16 mm, 2x16 mm, 4x25 mm, são necessários para linhas de assinante. Nesse caso, esses números significam o número de núcleos e o diâmetro dos fios. Essas estruturas não têm medo de temperaturas extremas, corrosão e os efeitos negativos dos raios ultravioleta.
Um tipo plano especial de produto de ancoragem é fixado com um pino de plástico e se destina à instalação na parede de radiadores de material composto (bimetal), ferro fundido ou alumínio.
O suporte do radiador suporta calmamente o peso da estrutura com água, não deforma sob a influência de altas temperaturas. Ao mesmo tempo, ele fornece um encaixe seguro sem pesar o dispositivo de aquecimento.
Requerimentos técnicos
Qualquer tipo de reforço linear, que inclui suportes de ancoragem, deve estar de acordo com os padrões GOST. Aqui estão os requisitos técnicos básicos para elementos de fixação:
- vida útil - 10 anos;
- vida útil - 2 anos;
- capacidade de carga em rochas de qualquer dureza - 50 kN;
- resistência do fixador em um modo compatível - 70-80%;
- resistência à tração final das hastes para uma âncora de aço - 240 MPa;
- resistência à tração - não inferior a 70%.
Requisitos específicos são impostos sobre o diâmetro e o comprimento da haste da âncora, inclusive com a rosca.
Além disso, os parâmetros das normas são definidos para tipos de dispositivos sem bloqueio, suportes com um tipo químico de fixação e produtos de diferentes materiais. Todos esses requisitos devem ser atendidos para uma instalação segura e operação máxima de longo prazo da válvula.
Métodos de aplicação
O tipo de fixação dos suportes de fixação pode ser diferente dependendo da finalidade do produto:
- para fixação da braçadeira de arame isolado autoportante, o dispositivo é fixado com a fita de montagem F 207 ao redor do suporte em uma volta, bem como com um parafuso e um prendedor (é fixado na parede com um pino de cunha de metal ou parafuso );
- quando colocado em postes e suportes de madeira, a perfuração e fixação em uma âncora de cunha são realizadas preliminarmente;
- em suportes de concreto, os suportes são fixados com cintas com fixadores, soluções de endurecimento rápido, mas também podem ser fixados com buchas e parafusos.
Com o auxílio de suportes, diferentes em material, peso e parâmetros técnicos, é possível montar baterias de aquecimento de parede e piso. Para radiadores pesados de ferro fundido, são selecionados modelos de consoles reforçados, levando em consideração as dimensões da estrutura, completos com buchas. Simultaneamente com eles, ganchos roscados de ferro especial de grande diâmetro são usados.
As baterias de alumínio e bimetálicas são montadas em suportes menores semelhantes.
O suporte de âncora é um elemento popular para a fixação confiável de comunicações, eletrodomésticos e dutos para diversos fins. Porém, somente um elemento de fixação que atenda integralmente a esses requisitos e normas técnicas pode proporcionar um serviço prolongado dessas estruturas, excluindo acidentes e avarias.
O vídeo a seguir é sobre o suporte de âncora.
O comentário foi enviado com sucesso.