Tudo sobre âncoras de cunha
A âncora em cunha é um elemento de fixação do tipo pino. Essa peça pode suportar cargas pesadas e, portanto, fornece a máxima confiabilidade de fixação. Detenhamo-nos na descrição da âncora com mais detalhes, falemos sobre como essa cunha funciona e como prender a braçadeira de maneira adequada, além de dar conselhos sobre como escolher o hardware ideal.
Descrição
Ao realizar trabalhos de construção e acabamento, às vezes torna-se necessário fixar com segurança qualquer estrutura em uma base sólida. Se for feito de madeira ou drywall, você pode usar parafusos ou pregos simples. Se for necessário fixar este ou aquele bloco de construção sobre uma base, por exemplo, de concreto, tais meios simples serão inadequados. Isso exigirá o uso de ferragens mais complexas - grampos. A indústria moderna oferece uma ampla gama de diferentes tipos de dispositivos de ancoragem:
- martelar;
- hipoteca
- haste;
- parafuso;
- cunha.
Os parafusos de cunha são usados para fixar estruturas pesadas em pedra, bem como em alvenaria ou concreto. A âncora em cunha é feita de aço de alto carbono. Ele se parece com um pino de metal comum, que tem uma rosca de um lado e um mecanismo de cunha embutido do outro. Inclui uma manga que, durante o processo de expansão, garante que o grampo pode ser fixado o mais firmemente possível na base.
Ao contrário de todos os outros dispositivos de ancoragem, o mecanismo de cunha não possui uma capa protetora. A conveniência de trabalhar com âncoras de cunha reside no fato de que trabalhar com elas permite não controlar a profundidade de perfuração: ao realizar muitos trabalhos, é simplesmente impossível fazer isso.
Também é importante notar que ao realizar qualquer trabalho de instalação de objetos pesados, é sempre necessário levar em consideração os parâmetros de pressão, que afetarão ainda mais os fixadores. Isso é importante para calcular corretamente o número de âncoras e seu tamanho.
Para que a fixação seja o mais forte e segura possível, todos os cálculos devem ser realizados apenas por pessoa com experiência em construção e acabamento e de acordo com tabela especial.
Áreas de uso
O uso de um parafuso de cunha é comum na construção de capital, bem como na execução de alguns trabalhos de reparo doméstico. Ferragens deste tipo são indispensáveis para a fixação de estruturas dimensionais nas paredes, no chão, no teto e outros planos feitos de materiais especialmente resistentes. Sabe-se que o aço de alta resistência, processado por galvanização, é usado para criar âncoras em cunha. Esse processamento permite que os fechos resistam a poços de elevador em geral, bem como escadas congestionadas e rotas de cabos volumosos.
As âncoras de cunha de teto podem ser usadas para ancorar lustres pesados e algumas outras estruturas de teto maciço. A demanda por fixadores é natural, uma vez que as âncoras em cunha apresentam vantagens indiscutíveis:
- segurança da estrutura;
- resistência ao estresse mecânico;
- parâmetros mínimos do furo para fixadores;
- uma ampla seleção de âncoras, para que não haja nenhum problema em escolher o elemento de fixação ideal;
- facilidade de instalação: a instalação de blocos com âncoras não leva muito tempo e não requer nenhuma habilidade especial e ferramentas especiais do mestre que executa o trabalho;
- custo acessível.
Claro, a âncora em cunha também tem suas desvantagens:
- escopo de uso limitado: tal peça deve ser instalada em bases fortes, o que significa que não pode ser usada para fixar módulos em uma superfície feita de madeira ou drywall;
- a âncora não pode ser desmontada e reutilizada.
O que eles são?
As âncoras em cunha estão disponíveis em diferentes tamanhos, são indicadas por marcação. Por exemplo, os parâmetros de um parafuso para concreto 15x12x100 significam o seguinte:
- 15 - diâmetro do corpo, respectivamente, deve ser selecionada a broca do mesmo tamanho;
- 12 - o tamanho do próprio prisioneiro, de acordo com o tamanho do qual a porca é selecionada;
- 100 - o tamanho da própria âncora, ele é selecionado em função da espessura da parede.
Os mais exigidos são as âncoras, cujo diâmetro do corpo e o comprimento dos fixadores são: 6x40, 10x100, 12x100, 6x60, 8x80, 12x120, 10x120, M12, bem como 10x95 e 12x150. Prendedores de vários comprimentos são fixados na profundidade ideal. Portanto, os fixadores reforçados, com comprimento de 40 mm, devem ser montados em um orifício com profundidade de 25 mm ou mais. É muito importante entender que o comprimento do hardware deve depender da espessura do módulo que será fixado com este fixador.
De acordo com o GOST atual, o menor comprimento da âncora em cunha é de 40 mm, o resto das peças são aumentadas em incrementos de 5 mm. O tamanho máximo é assumido como 100 mm, itens mais longos são extremamente raros.
As âncoras apresentadas para venda têm características diferentes da carga mecânica máxima admissível e do indicador de carga de nivelamento mais alto. No entanto, ambos os indicadores são diretamente dependentes um do outro: o primeiro parâmetro para âncoras pode exceder o segundo em não mais do que 1/4. Ao escolher um produto, você deve levar em consideração a carga máxima permitida. A base de concreto, pelas suas características técnicas e operacionais, é muito forte e densa, necessitando de uma âncora mais armada.
Como escolher?
Ao comprar uma âncora, é muito importante que ela atenda exatamente aos requisitos estabelecidos pela GOST. Para garantir a alta qualidade do produto, é imprescindível solicitar um certificado do produto ao representante da empresa comercial: se a documentação estiver em ordem, você pode fazer uma compra com segurança. Essa verificação não deve ser negligenciada, pois a este pequeno mecanismo é atribuído um papel bastante significativo, e a segurança de vida dos usuários dependerá inteiramente da qualidade da fixação.
A indústria moderna oferece uma grande seleção de análogos de parafusos em cunha, que também podem ser usados em trabalhos de acabamento. Os mais comuns são:
- Âncoras de estrutura típica: são ferragens universais e amplamente exigidas para qualquer trabalho de reparação e acabamento;
- grampos de haste: indispensáveis nos trabalhos quando os furos de fixação têm profundidade suficiente;
- fechos de latão: indispensáveis quando é necessário fixar vários objetos com base em estruturas de concreto e tijolo;
- fechos químicos.
Para instalar o último tipo de hardware, você não precisa fazer nenhum esforço físico especial. O princípio de funcionamento dessas pinças é que uma pequena cápsula com uma base adesiva seja colocada nos orifícios destinados à montagem dos fechos. Um pino de metal aparafusado no orifício rompe a casca externa da cápsula e também esmaga sua partição interna. Como resultado, o adesivo é misturado ao endurecedor e a solução resultante passa para a cavidade do orifício. À medida que cura, esta solução forma um vínculo muito confiável e muito forte.
Todos os fechos listados diferem uns dos outros, uma vez que o design de cada um deles é desenvolvido especificamente para resolver um problema específico de fixação de estruturas de diferentes pesos, diferentes formas e tamanhos em bases de diferentes tipos. Os fixadores devem ser selecionados exatamente de acordo com sua finalidade principal, somente neste caso eles serão capazes de fornecer a máxima resistência e estabilidade de fixação.
Via de regra, as âncoras são vendidas individualmente ou a granel. Quanto mais curta for a peça, mais hardware haverá no pacote. Se muitas âncoras forem necessárias para fixar o módulo, será muito mais fácil comprar um pacote grande: em qualquer caso, todos os elementos restantes mais cedo ou mais tarde serão úteis no futuro.
Características de operação
A instalação de uma âncora de cunha não é difícil, portanto, mesmo os artesãos que nunca encontraram esse tipo de trabalho antes podem executar a instalação. A única parte complicada é escolher o diâmetro correto do furo. Durante a instalação, é extremamente importante controlar sua profundidade. É aconselhável preparar o furo com antecedência, caso contrário a estrutura ficará frágil. O hardware da cunha difere porque, no processo de aperto da porca, o acoplamento se move ao longo da haste e aciona o mecanismo espaçador - por isso, a peça é fixada com segurança na base.
Em geral, a instalação de um dispositivo de cunha inclui uma série de etapas sequenciais.
- Primeiro você precisa preparar furos com o diâmetro do tamanho desejado.
- Todos os detritos e poeira de construção devem ser removidos do orifício. A superfície não requer limpeza e desengorduramento mais minuciosos.
- Após a preparação preliminar, você precisa dirigir a âncora. Para fazer isso, você pode usar um martelo simples, que está sempre disponível no arsenal de qualquer mestre.
- A âncora é fixada ao elemento de apoio e os fechos são fixados com uma porca.
- A porca é apertada com força e o elemento de superfície é pressionado tanto quanto possível. Depois disso, a braçadeira interna é lançada, ela se abre e se conecta às paredes internas do furo.
Ao instalar uma âncora em cunha, é importante lembrar que mais cedo ou mais tarde pode ser necessário desmontar toda a estrutura. Para fazer isso, o hardware deverá ser removido com o máximo de cuidado possível, sem danificar a superfície de concreto ao redor. Portanto, faz sentido fazer furos com antecedência com uma profundidade maior do que o comprimento do próprio hardware. Esta medida permitirá que você torça cuidadosamente a porca superior. Depois disso, você pode martelar a estrutura até o topo e consertar os furos com cimento ou massa de vidraceiro.
O que se segue pode ser visto sobre os tipos de âncoras e sua aplicação.
O comentário foi enviado com sucesso.