Âncoras químicas para tijolos

Contente
  1. Característica
  2. Variedades
  3. Fabricantes populares
  4. Escolha
  5. Regras de instalação

As âncoras químicas para tijolos são um elemento de fixação importante que permite as fixações necessárias para elementos de suspensão pesados ​​a serem fixados na estrutura da parede. São produzidas composições para tijolos sólidos, vazados (com fenda), líquidos e outros. Antes de instalar uma âncora química na parede, é aconselhável estudar detalhadamente as recomendações para trabalhar com ela, para selecionar os componentes adequados.

Característica

Uma âncora de tijolo químico é uma conexão multicomponente que consiste em um parafuso ou pino e uma base de duas peças. A resina de poliéster utilizada em sua parte adesiva, após passar pelo estágio de endurecimento, não colapsa sob a influência das oscilações de temperatura e outras influências externas, podendo ser utilizada inclusive em meio aquoso. Como não há efeito negativo no material de base, a instalação de cada um dos elementos de fixação é permitida a uma pequena distância uns dos outros.

Depois que os dois componentes da âncora química - resina e endurecedor - são combinados, ocorre uma reação química. O processo de transformação da composição de um estado líquido de agregação em um sólido não leva mais de 20 minutos.

A ligação finalizada não carrega a estrutura, evita a ocorrência de tensões e deformações em seus trechos individuais.

Na fixação ocorre a adesão à alvenaria, uma vez que a mistura de componentes químicos é o mais próximo possível em suas propriedades. Areia de quartzo com granulometria fina, com aglutinante de cimento, é usada como enchimento da resina. A base da solução adesiva pode ser poliéster, poliacrílico ou poliuretano.

Variedades

De acordo com a forma de liberação, todos os tipos líquidos de âncoras podem ser divididos em 2 grandes grupos. Um é voltado para a aplicação local, o outro - na instalação em linha, é usado em ambiente profissional por reparadores, instalação de tetos tensos, acabamento de edifícios e estruturas. Cada opção vale a pena ser considerada com mais detalhes.

Em ampolas / cápsulas

Projetado para uso individual. As características dimensionais da cápsula correspondem ao diâmetro do fixador e ao orifício na parede. A ampola consiste em dois compartimentos, que contêm um endurecedor e uma base adesiva. É colocado em um furo perfurado, quando um pino ou outro fixador é instalado, ele é espremido, os componentes são misturados e o processo de endurecimento é iniciado.

Em tubos / cartuchos

Neste caso, ambos os componentes estão localizados dentro da embalagem geral, separados por um compartimento de partição. A mistura para a âncora química é preparada no processo de movimentação da massa do corpo do recipiente até a ponta, em seguida, o orifício preparado é preenchido com ela, os fixadores são instalados. O acessório de mistura e a extensão devem ser incluídos.

A escolha da forma de liberação depende unicamente do volume de trabalho. É fácil encontrar à venda ampolas e tubos com âncoras químicas.

Fabricantes populares

Existem muitas empresas estrangeiras conhecidas entre as marcas que produzem âncoras químicas.

  • Firma alemã Fischer produz ampolas para RG, pinos FCR-A, cápsulas para fechos de reforço, cartuchos para pistola selante convencional e um misturador especial.
  • Marca suíça mungo é especializada em ampolas, produz em diversas linhas e nos mais diversos tamanhos. Também no sortimento da empresa encontram-se cartuchos de um tipo especial para diversos bicos de pistolas, convenientes para grandes volumes de trabalho.
  • A Finlândia também produz âncoras químicas. A Sormat vende ampolas KEM, KEMLA, assim como cartuchos ITH de 150 e 380 ml no mercado russo, o bico varia de acordo com o volume.
  • As empresas alemãs TOX, KEW também são populares. - seus produtos não são tão conhecidos, mas de alta qualidade.

    Entre as marcas mais baratas estão a polonesa Technox e a turca INKA. A empresa italiana NOBEX produz exclusivamente cartuchos de injeção.

    Escolha

    Ao escolher uma âncora química para tijolos ocos, é importante determinar desde o início quanto trabalho precisa ser feito.... 2-3 buracos serão mais fáceis de preencher com ampolas de material oco prontas para uso. Se você precisar pendurar estruturas pesadas de fachada para um tipo de revestimento de tijolo com fenda, deve estocar imediatamente os cartuchos, pois precisará de mais de uma dúzia de âncoras.

    A escolha da marca também é importante. Os mais baratos serão os compostos turcos e poloneses, mas em termos de força de ligação, eles são inferiores aos homólogos alemães e russos. Se você não quiser pagar a mais, pode usar o habitual "Moment Fixture" ou o formato finlandês.

    A diferença média de preço entre as marcas turcas e nacionais é pequena. Os trens alemães e finlandeses custarão o dobro.

    O tamanho do pacote deve ser selecionado com base nas tarefas em mãos. As capacidades dos cartuchos de 150ml vêm com uma ponta convencional como selantes. As opções de 380 ml requerem 2 tubos separados com um misturador dispensador no final. Essa embalagem vai durar muito tempo.

    Regras de instalação

    Em uma parede de tijolos, as âncoras químicas são instaladas de acordo com certas regras. Independentemente do método de instalação escolhido, uma marcação é preliminarmente aplicada e, em seguida, um orifício com o diâmetro necessário é perfurado em um determinado ponto. É importante usar a furadeira no modo sem impacto, uma vez que os defletores com fenda e ocos são facilmente destruídos pela vibração.

    Ao instalar a ampola, a ordem de fixação será a seguinte.

    1. Preparação do furo. Seu diâmetro e profundidade devem corresponder aos parâmetros da ampola. Após a perfuração, os resíduos e fragmentos de tijolo restantes são removidos manualmente ou com aspirador de pó.
    2. Colocação da cápsula. Ele vai fundo no buraco preparado até que pare.
    3. Aparafusando o pino. Sob pressão, a cápsula estourará, começará o processo de mistura dos componentes em seus compartimentos.
    4. Endurecimento. A polimerização leva cerca de 20 minutos. A taxa de desenvolvimento de resistência depende da escolha dos componentes da âncora química e das condições para sua instalação.

      Ao usar formulações em cartuchos, o procedimento será um pouco diferente. Aqui, os componentes químicos da base e do endurecedor são isolados um do outro de forma confiável. Eles são misturados já durante a aplicação, em bicos espirais especiais, espremidos no orifício com uma pistola doseadora. Devido ao design especial dos cartuchos, a distribuição é automática.

      Com este método de preparação, as âncoras químicas podem ser usadas em orifícios de vários formatos e diâmetros.

      As âncoras de pino também podem ser combinadas com a ancoragem química. Nesse caso, suas malhas e buchas tornam-se fixadores adicionais. Isso facilita o uso de uma conexão roscada destacável, permite que você aparafuse e remova repetidamente um parafuso ou grampo de cabelo da superfície da parede ao desmontar as estruturas articuladas.

      Como instalar uma âncora química, veja abaixo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário