Tudo sobre âncoras de tijolo

Tudo sobre âncoras de tijolo
  1. O que é isso?
  2. Visão geral da espécie
  3. Materiais (editar)
  4. Dimensões (editar)
  5. Fixação

A realização de obras é parte integrante da vida de todos os habitantes do planeta. Este tipo de atividade permite criar as condições de vida mais confortáveis ​​e melhorar o dia a dia. Para a construção de edifícios residenciais e industriais, os especialistas usam uma grande quantidade de materiais de construção, mas o tijolo continua a ocupar uma posição de liderança por muitos anos. Apesar da facilidade de utilização deste material de construção, durante a construção das estruturas, os especialistas recomendam a utilização de fechos especiais - âncoras. Os fabricantes desenvolveram várias opções de produtos que diferem em tamanho e design.

O que é isso?

A âncora de tijolo é um tipo popular de elemento de fixação que pode ser usado tanto durante a construção quanto no processo de reparo e restauração. Este produto se parece externamente com um parafuso de construção comum, mas tem recursos de design que permitem conectar todos os elementos de tijolo de maneira confiável, bem como fixar peças de diferentes pesos em sua superfície.

O elemento de fixação deve ser colocado em um orifício pré-preparado, enquanto no processo de aprofundamento, a luva especial começa a aumentar, o que cria o nível máximo de adesão entre o objeto e a parede.

Os fabricantes aumentam artificialmente o nível de adesão das âncoras aplicando entalhes especiais.

Visão geral da espécie

O alto nível de demanda por elementos de fixação e sua ampla gama de aplicações obrigaram os fabricantes a desenvolver uma ampla gama de peças que diferem em tamanho, design e características técnicas. Esses recursos têm um impacto direto nas especificidades da operação dos elementos, e alguns detalhes são projetados para resolver uma gama restrita de problemas de complexidade aumentada. As âncoras de expansão para parede de tijolo e alvenaria podem ser usadas para material de construção sólido, oco e oco, bem como para sílico-calcário e tijolos de fachada. Para estudar todos os tipos mais profundamente, é melhor considerar cada um separadamente.

Espaçador duplo

Uma nova versão dos dispositivos de fixação - elementos de expansão dupla âncora, que têm uma bucha espaçadora que se abre em duas direções.

Esta característica permite potencializar o efeito de fixação não só na alvenaria convencional, mas também em produtos de material oco.

Martelado

O fixador mais comum usado para trabalhar com tijolos sólidos. O princípio de funcionamento da âncora acionada é a abertura do elemento espaçador em um orifício previamente preparado, seguido do aparafusamento da peça roscada na peça acionada.

Cunha

Os fechos em cunha são elementos de fixação especiais equipados com uma parte especial de separação.

Uma característica distintiva é a fixação confiável após a expansão total no orifício preparado, a presença de parafusos e uma cabeça recuada.

MSA

Os produtos do tipo MSA são dispositivos de travamento aprimorados, equipados com luvas de latão especiais. A característica do design é a presença de cortes longitudinais que dividem a superfície do produto em elementos expansíveis separados.

A parte interna é cilíndrica para maximizar a expansão da luva de expansão.

Parafusos de cabeça hexagonal

Os parafusos de ancoragem com cabeça sextavada são um elemento de fixação em que um parafuso clássico é usado em vez de uma haste e uma porca. Uma característica distintiva é a fixação do elemento na cavidade do tijolo no momento do aperto da porca, o que leva à deformação da bucha.

Os fabricantes também produzem modelos que podem ser apertados com uma chave de fenda.

Químico

Produtos de ancoragem, cujo princípio é baseado em uma reação química, é um dispositivo popular e popular para trabalhar com tijolos ocos e porosos. Diferenças - preencher o orifício perfurado com adesivo após colocar a âncora dentro dele. Vantagens - alto nível de fixação. A desvantagem é a impossibilidade de usar a estrutura até que a cola esteja completamente solidificada. Este período de tempo depende dos componentes e características da composição, deve ser indicado pelo fabricante nas instruções.

A cápsula com cola pode ser colocada tanto dentro do produto quanto em frasco separado.

Materiais (editar)

Devido ao fato de hastes de ancoragem em um revestimento monolítico serem utilizadas quando é impossível realizar uma cintagem com uma parede de carga, os fabricantes utilizam basalto e fibra de vidro para a fabricação de elementos de fixação. Esses materiais não têm apenas um alto nível de resistência, mas também são capazes de suportar uma ampla faixa de temperatura, e também têm um baixo coeficiente de condutividade térmica, o que reduz significativamente a probabilidade de formação de ilhas frias. Durante a operação, os produtos de fibra de vidro se comportam melhor de todos.

Os especialistas não recomendam a compra de âncoras de aço, que, durante a operação, são capazes de acumular condensado, o que inevitavelmente provocará processos corrosivos.

Dimensões (editar)

Nas prateleiras das lojas de ferragens, você pode ver uma grande variedade de chumbadores de vários diâmetros e tamanhos. A escolha de um modelo depende de sua finalidade e carga funcional.

Produtos de aço com roscas métricas com diâmetros que variam de 6 a 24 mm, e o comprimento varia muito, são usados ​​ao executar reparos padrão.

Fixação

Para criar estruturas confiáveis, os especialistas recomendam o reforço das estruturas com elementos de fixação especiais - âncoras. As peças de fixação da âncora são produtos simples, cuja instalação e fixação não devem causar dificuldades, mesmo para os construtores iniciantes. Apesar da simplicidade do procedimento, antes da fixação da peça é necessário fazer um cálculo para o arrancamento e seguir todas as recomendações dos especialistas para fixá-la com segurança.

Regras fundamentais

Para obter o máximo resultado, artesãos experientes recomendam levar em consideração uma série de regras e características tecnológicas durante a instalação das âncoras. O tamanho do furo perfurado deve corresponder estritamente ao diâmetro do fixador. Não instale âncoras pequenas em orifícios grandes.

É estritamente proibido instalar âncoras nas juntas entre os tijolos preenchidos com argamassa de cimento. Também é indesejável escolher áreas fracas com um grande número de rachaduras e cavacos para trabalhar.

Para proteger os fios da deformação, os especialistas recomendam evitar o contato direto do martelo com o metal e usar juntas de madeira ou borracha.

Antes de iniciar o trabalho, é necessário marcar com precisão a área de trabalho com a determinação da localização da âncora. É categoricamente impossível fazer furos próximos uns dos outros, pois a estrutura do tijolo é porosa e frágil, o que certamente provocará a destruição da estrutura. Ao realizar o trabalho de isolamento, as braçadeiras podem ser adquiridas separadamente.

Se necessário, pode-se realizar não apenas um reforço horizontal, mas também vertical - o principal é evitar o aparecimento de um chanfro mínimo.

Ao escolher um dispositivo de fixação, os especialistas recomendam aderir aos seguintes padrões:

  • o comprimento da manga não deve ser inferior a 6 cm;
  • o nível ideal de entrada da haste na parede é de 9 cm;
  • o número recomendado de âncoras por 1 m2 é 4;
  • áreas próximas a aberturas e juntas devem ser reforçadas.

A seleção inadequada do tamanho, tipo e material do elemento de fixação pode provocar o enfraquecimento da estrutura, bem como o aparecimento de fissuras e falhas nas paredes.

Escovas especiais, um aspirador de pó ou qualquer meio conveniente disponível ajudarão a remover detritos e poeira do recesso.

Tecnologia

Para obter um design confiável e durável, os especialistas recomendam observar a seguinte sequência de ações:

  • marcação do trabalho e determinação precisa da localização das pinças;
  • perfurar um orifício com o diâmetro necessário na área de trabalho selecionada;
  • limpeza completa da ranhura de poeira e detritos estranhos;
  • instalação da peça de fixação;
  • aperto total da cabeça do parafuso.

Um ponto importante é que a profundidade do furo não deve levar em consideração a espessura da camada de acabamento, o que não permitirá criar o nível máximo de fixação.

Você pode aprender como usar uma âncora química no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário