Buttercup anemone: descrição e dicas para o cultivo
Se você já caminhou em uma floresta de primavera, provavelmente já viu pequenas flores amarelas chamando a atenção entre a grama mal quebrada. Provavelmente, você encontrou uma planta conhecida como anêmona ou anêmona de botão de ouro. Nosso material de hoje será dedicado a ela: descreveremos a aparência da planta e suas características, falaremos sobre métodos de criação, regras de cuidado, doenças e pragas e uso em paisagismo.
Descrição da planta
A anêmona do botão de ouro (anêmona) é uma planta da família do botão de ouro. Nas pessoas comuns, é chamado de cabra, uma poção de sapo. Freqüentemente, uma anêmona é erroneamente chamada de botão-de-ouro, embora sejam plantas diferentes que diferem na forma do perianto: no botão-de-ouro do jardim é duplo, com sépalas e pétalas, na anêmona é comum, pétala.
A planta vive em países europeus (a exceção é a Grã-Bretanha, o sul da Grécia e a Itália, o norte da Escandinávia), na Rússia ela se encontra a oeste, até os montes Urais.
Anêmona - herbácea perene-efêmero... Este conceito denota um grupo de plantas que passa a maior parte de sua vida no subsolo na forma de uma raiz rasteira poderosa e espessa. As folhas e flores da anêmona do botão de ouro eclodem no início da primavera por um período muito curto, e então (no início do verão) toda a massa verde acima do solo murcha e morre. No final de agosto, começa o crescimento e a colocação de novos brotos verdes no subsolo, para agradar a todos com suas flores brilhantes novamente na próxima primavera.
O início da floração das anêmonas cai em em meados de abril. O rápido crescimento continua por cerca de 14 dias. A folhagem e as flores desabrocham ao mesmo tempo.
A aparência da planta inclui um único caule, com cerca de 30 centímetros de altura, com folhas triplo-dissecadas em forma de diamante. Pedúnculo, como regra, um, às vezes há 2-3 deles. As inflorescências são amarelas brilhantes, ligeiramente pubescentes abaixo. Se for um dia ensolarado lá fora, flores de anêmonas são abertas para polinização, produzidas por pequenos insetos, moscas, às vezes abelhas... No mau tempo, as pétalas ficam bem comprimidas.
A duração do período vegetativo das anêmonas depende das condições ambientais. Se ela cresce no Extremo Norte, floresce tão rapidamente quanto no verão polar. Se seu habitat for semidesértico, a vida acima do solo continuará enquanto houver umidade no solo. Na floresta, a anêmona floresce até que a folhagem apareça nas árvores.
Depois que o arbusto da superfície verde morre, as sementes permanecem em seu lugar. Eles são carregados por formigas, ajudando a anêmona a expandir seu alcance. De uma semente a uma planta adulta, o caminho é muito longo (cerca de 10 anos), mas uma anêmona cultivada é capaz de crescer mais rápido (após 2-3 anos). Falaremos mais detalhadamente sobre sua reprodução a seguir.
A anêmona Buttercup é um fígado longo. Ela consegue viver 50 anos, também havia espécimes mais velhos. A razão para isso é a raiz ramificada que forma áreas independentes das quais crescem plantas "clones" praticamente autônomas. Uma clareira na floresta, repleta de flores douradas em forma de estrela, pode muito bem ser formada por um desses rizomas de "polvo".
Embora a estação de crescimento das anêmonas seja muito curta, elas costumam ser cultivadas no jardim. Também existem espécies cultivadas com flores duplas e folhas decorativas.
Como a anêmona se reproduz?
Existem 3 maneiras de criar anêmona de botão de ouro:
- seminal;
- tuberoso;
- rizoma (arbusto).
A propagação da anêmona por sementes não é um processo fácil. Como mencionado acima, em condições naturais de crescimento, as sementes da anêmona do botão de ouro são carregadas por formigas, e lá se chocam ou não depende das condições climáticas. Se quiser cultivar uma planta no jardim, você precisa coletar o material da semente e plantá-lo imediatamente. Não há necessidade de armazenar as sementes - elas perdem sua viabilidade muito rapidamente.
Para a semeadura, é necessário preparar recipientes com solo solto e enriquecido com nutrientes. As sementes devem ser enterradas no solo e cobertas com cobertura morta para evitar o ressecamento do material da semente. Se você fizer tudo certo, a planta brotará na próxima primavera. No entanto, lembre-se que a taxa de germinação das sementes de anêmona é bastante baixa - cerca de 25%. Aqueles que sobreviverem irão deliciá-lo com flores em 2-3 anos.
Um método de criação muito mais bem-sucedido é dividindo a raiz ou arbusto. Existem 2 opções para implementar este procedimento:
- de forma natural;
- artificialmente.
A divisão natural ocorre frequentemente na natureza, quando o rizoma principal espalha seus "tentáculos" por uma ampla área, e brotos viáveis e órgãos reprodutivos aparecem neles, dando vida a um novo arbusto independente. Acontece que uma parte do rizoma entre a planta “cabeça” e o arbusto “noviço” morre e se transforma em uma unidade vegetal autônoma.
A divisão artificial envolve desenterrar a anêmona no início da primavera junto com sua raiz e dividi-la em partes para que cada uma delas tenha um botão vivo. Após a realização deste procedimento, é necessário plantar imediatamente as "crianças" recebidas em solo previamente preparado com seu aprofundamento em 5 cm; a raiz é colocada na posição horizontal.
Recursos crescentes
Buttercup anemone é uma planta perene, o que significa que você planta uma planta por mais de um ano. Portanto, é muito importante escolher o local certo para o plantio, o tipo de solo, saber regar e fertilizar corretamente a anêmona. Vamos considerar cada fator com mais detalhes.
Local de entrega
Na natureza, a anêmona do botão de ouro prefere sombra parcial moderada, então tente encontrar um lugar no local onde a luz do sol difusa caia sobre ela. No entanto, não se esqueça que o seu período de crescimento é curto, pelo que o mato seco não o incomoda com o seu aspecto durante todo o verão, plante a anêmona ao lado de arbustos baixos que cobrem o vazio com sua folhagem verde.
Transferir
Se o local de pouso foi escolhido corretamente, a anêmona crescerá muito em breve, preenchendo tudo ao seu redor com sua folhagem. Para evitar densidade excessiva, O plantio deve ser desbastado, separando-se os novos arbustos e transferindo-os para outros canteiros. O melhor período para o transplante de anêmonas para um novo local é o final da floração, quando a parte do solo da planta morre. Deve-se arrancar o arbusto, separar parte da raiz com gomos jovens e depois plantar em novo local, aprofundando cerca de 5 cm, sem necessidade de regar.
Recomenda-se fertilizar a anêmona transplantada adicionando turfa ou húmus ao solo. Você pode adicionar folhas caídas (carvalho, bordo, maçã). Isso criará a aparência de uma "serapilheira" natural como em uma floresta, o que é muito comum para a anêmona do botão-de-ouro que cresce na natureza sob tais condições. Quando aparecem inflorescências na planta, é aconselhável alimentá-la. A anêmona também deve hibernar sob um "tapete" decíduo.
Fertilizantes e seleção de solo
A anêmona Buttercup cresce muito bem em solos leves que absorvem umidade. Portanto, prepare o terreno para o plantio com a adição de areia de rio e pedrinhas. Se o solo for ácido, adicione um pouco de cal seca. Durante o período de floração, mime a anêmona com a introdução de fertilizantes complexos... Isso ajudará a aumentar a massa da flor e estender a estação de crescimento.
Rega
A anêmona precisa ser regada regularmente quando suas partes aéreas e inflorescências são formadas. Ao mesmo tempo, é necessário monitorar a quantidade de líquido aplicado para evitar o encharcamento do solo. A anêmona Buttercup reage negativamente ao excesso de umidade.
Regime de temperatura
A anêmona tolera bem o frio do inverno em climas temperados. No final do outono, é necessário cobrir o local onde a planta cresce com ramos de abeto, uma mistura de turfa e folhas, formando uma camada de cerca de 3 cm. Se você mora mais perto do norte com invernos mais rigorosos, é melhor desenterrar a anêmona e armazená-la em um quarto escuro e fresco até o desembarque na primavera.
Doenças, pragas, tratamento
A anêmona Buttercup é uma planta com boa imunidade e resistência a pragas. No entanto, mesmo ela não é imortal. Na maioria das vezes, é atacado por nemátodos das folhas, o que se expressa no aparecimento de manchas amarelas nas folhas. Os arbustos doentes devem ser desenterrados e destruídos. Mude o solo antes de plantar novas plantas nesta área.
A anêmona também gosta muito de caracóis e lesmas. Se você notá-los no arbusto, recolha-os manualmente e destrua, e trate o solo ao redor com uma solução de "Metaldeído".
Uso em paisagismo
A anêmona decora o jardim na primavera. Enquanto outras plantas ainda estão praticamente "nuas", a anêmona agrada os donos do sítio com flores amarelas brilhantes - "estrelas" e um arbusto exuberante de folhagem verde. É por isso que é freqüentemente usado em paisagismo:
- ao decorar slides alpinos;
- em combinação com colheitas de floração precoce: scilla, primrose, muscari e outros;
- caminhos próximos por seu belo enquadramento;
- sob árvores e pequenos arbustos;
- em combinação com variedades cultivadas de anêmona de botão de ouro com flores duplas e folhas esculpidas.
A anêmona parece simples, está longe de ser uma planta ornamental brilhante, mas é essa beleza natural que atrai os jardineiros. A cada primavera, o local é transformado quando a anêmona do botão-de-ouro cresce nele.
Tudo sobre a anêmona do botão de ouro, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.