Anêmona da floresta: descrição, plantio e cuidados

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Distribuição na natureza
  3. Como plantar?
  4. Métodos de reprodução
  5. Como cuidar bem dele?
  6. Doenças e pragas
  7. Como usar no paisagismo?

A anêmona da floresta é uma prímula que floresce na primavera. Seu segundo nome é anêmona (do latim anemos significa "vento"). A planta está listada no Livro Vermelho, pois está desaparecendo lentamente de nosso planeta. Encontrar uma anêmona na natureza é considerado um sinal de boa sorte, e ver belas flores balançando ao vento com um tapete exuberante é um prazer em si. É por isso que muitos jardineiros se deliciam escolhendo uma anêmona como planta para seu terreno.

Peculiaridades

A anêmona da floresta é uma erva perene que pertence à família Buttercup. O sistema radicular da planta é um grande rizoma, para o inverno permanece no solo, transferindo com sucesso a geada.

Além disso, o rizoma cresce ativamente em largura, razão pela qual é impossível encontrar uma única anêmona, essas flores cobrem áreas bastante extensas.

A anêmona atinge a altura de 25 cm, mas também existem flores que crescem até 40 cm. As folhas estão localizadas no topo, a parte inferior do caule está nua. Os entalhes podem ser encontrados nas bordas da folhagem, e a cor varia de acordo com a região. Basicamente, as folhas das anêmonas têm uma cor verde brilhante.

Quanto às flores, são muito delicadas, em geral brancas, embora as variedades criadas artificialmente possam ter até cores azuis ou roxas. O meio da flor será amarelo brilhante, cada espécime tem 6 pétalas. Existe apenas uma flor em um caule.

A anêmona da floresta floresce em meados de maio e floresce por cerca de um mês. Quando chega o mês de julho, o agricultor pode começar a coletar as sementes da planta. Em agosto, a anêmona volta a florescer. Porém, vale lembrar que quando cultivadas em jardim, as flores não desabrocham imediatamente, no primeiro ano. Normalmente, a primeira floração pode ser alcançada apenas no terceiro ano após o plantio.

A descrição de uma planta tão interessante como a anêmona da floresta não estará completa sem mencionar suas propriedades benéficas. Na cultura, existem muitos ácidos, a vitamina C, por isso é tão frequentemente usada em decocções e infusões. É um excelente agente bactericida, antiinflamatório e sedativo. No entanto, se você decidir preparar uma decocção por conta própria, é melhor primeiro consultar um fitoterapeuta. Afinal, a anêmona é venenosa e seu uso descontrolado pode levar a consequências imprevisíveis.

Distribuição na natureza

Na natureza, a anêmona da floresta é encontrada nas planícies e colinas, cobrindo-as abundantemente com um tapete de flores delicadas e delicadas. Também pode ser encontrado perto de falésias, em prados e clareiras na floresta. Nos assentamentos, a anêmona praticamente não cresce.

Quanto aos habitats, podemos dizer com segurança que as anêmonas selvagens são comuns na Bielo-Rússia, Ucrânia e Yakutia. Cresce abundantemente no Cáucaso, nas regiões de Smolensk e Amur. Muitas vezes, a anêmona pode ser encontrada em algumas regiões da Sibéria, bem como na região de Moscou.

Como plantar?

Se você deseja cultivar uma anêmona em seu site, primeiro é necessário prepará-la adequadamente.

O primeiro passo é escolher um local. Vamos fazer uma ressalva desde já que só deve ser em terreno aberto, pois devido às peculiaridades do sistema radicular a planta não vai poder crescer em cuba ou vaso. O local de pouso não deve ser raso; sombra parcial também é muito importante.

Os especialistas recomendam o plantio de uma anêmona à sombra das árvores, onde os raios de sol serão espalhados.

A anêmona da floresta prefere solos macios, soltos e bem arejados. mas é despretensioso e pode muito bem crescer na areia.

Como vizinhos da cultura, você pode colher cerejas, freixos de montanha, espinheiro-marinhos. A cultura se dá bem com botões de ouro.

Antes do plantio, o solo deve ser devidamente preparado:

  • em outubro, a terra é desenterrada, alimentada com fertilizantes orgânicos;
  • se o solo for pesado, afrouxe-o bem e acrescente um pouco de areia;
  • solos ácidos devem ser calosos.

    Além disso, é importante que o jardineiro tome cuidado para que não haja água estagnada. Para isso, o local de pouso deve ser "abastecido" com drenagem. Podem ser seixos, tijolos quebrados e outras variedades populares.

    Existem várias maneiras de plantar e propagar uma anêmona. O plantio de rizomas é o mais usado. O material de plantio é examinado em busca de doenças, o impróprio é descartado e, a seguir, embrulhado em um pano embebido em estimulantes de crescimento (um dos melhores é o "Epin"). Depois de cerca de oito horas, os tubérculos precisarão ser removidos e colocados em um recipiente com areia umedecida de rio.

    Por cima é coberto com vidro, que deve ser removido de vez em quando para que o material de plantio possa acessar o oxigênio. Em 10-11 dias, as mudas já aparecerão. Os tubérculos são cuidadosamente desenterrados e plantados em vasos. Quando os matagais passam, as plantas são plantadas em terreno aberto.

    Falaremos sobre outros métodos de plantio e reprodução abaixo.

    Métodos de reprodução

    Além de plantar com rizomas, existem mais três métodos disponíveis para os jardineiros:

    • parcelas;
    • sementes;
    • mudas.

    Reprodução por parcelas

    Para ter sucesso nesta técnica, o arbusto mais forte e bonito é desenterrado. Sua raiz precisará ser dividida em cinco partes iguais e o arbusto deverá ser enterrado novamente. As parcelas são tratadas com estimulantes e, em seguida, plantadas em solo previamente preparado com areia e turfa. Depois disso, o material de plantio é regado e coberto com vidro ou filme. O recipiente é transferido para um local aquecido.

    A cada três dias, o abrigo precisará ser removido para regar as parcelas. Assim que vir os primeiros brotos, você precisará regar com mais frequência. E quando as raízes aparecem, o abrigo é removido. As anêmonas obtidas desta forma são plantadas no ano seguinte.

    Sementes

    A anêmona da floresta pode ser cultivada com sucesso a partir de sementes, mas é importante levar em consideração que ela não florescerá antes do terceiro ano. O método é incrivelmente fácil: basta borrifar as sementes na área escolhida e depois cobri-las com uma camada de palha de 15 cm. Isso é feito no final do outono. Assim, as sementes vão "alcançar" a si mesmas e no próximo ano você terá brotos maravilhosos sem nenhum esforço.

    Mudas

    Se os primeiros métodos não forem adequados para você ou se você não estiver procurando maneiras fáceis, então você pode usar a técnica da muda, que inclui várias etapas importantes. Vamos considerar esse método em detalhes.

    1. O primeiro passo é preparar o terreno (todas as atividades preparatórias são realizadas no inverno). Como no caso das parcelas, será uma mistura de areia de rio e turfa. Para cada parte das sementes, deve haver cerca de três partes do substrato. O solo é misturado com sementes e abundantemente umedecido.
    2. A mistura resultante é colocada no fundo do recipiente, de preferência se for uma caixa de madeira espaçosa. É umedecido uma vez ao dia, mas não dá para regar, é melhor usar um borrifador.
    3. Depois de um tempo, as sementes aumentarão ligeiramente de tamanho, incharão. Isso significa que você precisa cobri-los com solo composto de solo de jardim e húmus em proporções iguais. A espessura do novo revestimento não é superior a 3 centímetros.
    4. As caixas acabadas precisam ser movidas para um local fresco onde a temperatura não suba acima de 5 graus Celsius.
    5. Em algumas semanas, os brotos eclodirão.As caixas com sementes deverão ser levadas para a rua, cobertas com neve ou solo frio. Em seguida, uma camada de dez centímetros de serragem é colocada no solo.
    6. Nesta posição, a caixa permanece por 1-2 meses. Em seguida, ele é removido sob a neve ou solo e trazido de volta para a casa.
    7. Quando a segunda folha aparecer no broto, você pode plantar as mudas em um lugar permanente.

    Veja abaixo para mais detalhes.

    Como cuidar bem dele?

    A anêmona é a flor preferida dos jardineiros, não só por sua beleza e sofisticação. Também é muito despretensioso de cuidar, por isso pode ser cultivado mesmo por jardineiros novatos. Os cuidados básicos incluem várias posições.

    Rega

    Na natureza, as situações podem ser diferentes: chuvas fortes e períodos de seca prolongada. Anemone lida com tudo com sucesso, mas é indesejável experimentar no local.

    E se na maioria das vezes a anêmona receberá água da precipitação, então, durante o crescimento ativo e a formação dos botões, será necessário fornecer água adicional.

    Depois de regar, o solo não pode ser afrouxado: o sistema radicular da planta é raso e você pode facilmente danificá-lo. Todas as ervas daninhas são removidas manualmente. Além disso, não se deve esquecer que tudo deve ser feito com moderação, pelo que também não há necessidade de encher as plantas. Uma abundância de água leva à decomposição e à formação de fungos.

    Top curativo

    Durante o primeiro ano e meio, você não precisa pensar em nenhum adubo: a anêmona da floresta extrairá tudo de que precisa do próprio solo. Então, quando os botões começam a se formar, você pode aplicar fertilizante orgânico líquido... Para isso, 1 kg de esterco deve ser diluído em 10 litros de água (um balde) e defendido por 7 dias. Depois disso, um litro é retirado do balde e rediluído em 10. Você pode regar, enquanto você precisa deitar apenas pela raiz.

    Importante: a anêmona não tolera alimentação orgânica fresca.

    Se você não quer mexer com estrume e esperar que a mistura infunda, pode sempre recorrer aos complexos minerais, eles são ainda mais eficazes. Quaisquer complexos para botões de ouro são adequados, as instruções para os mesmos estão sempre indicadas nas embalagens. Esses curativos também são usados ​​durante o período de ovário, bem como durante a floração.

    Conselho: não exceda a taxa indicada nas instruções. Não pense que quanto mais, melhor e mais abundantemente a anêmona florescerá. Pelo contrário, a abundância de temperos e seu cálculo incorreto levarão à completa cessação da floração.

    Wintering

    Se os invernos em sua área forem caracterizados por uma pequena quantidade de neve, a anêmona provavelmente não sobreviverá a eles. O rizoma deve ser desenterrado e colocado em um recipiente com areia. Deve ser armazenado em temperatura baixa, mas seco, caso contrário apodrecerá. Na primavera, o material é retirado e embrulhado em um pano úmido. Depois de várias horas, eles são plantados em campo aberto.

    No caso de invernos com muita neve, você não precisa se preocupar com a planta. A anêmona da floresta é cortada sob a espinha e coberta com ramos de abeto.

    Doenças e pragas

    A anêmona da floresta é uma planta muito resistente a doenças, raramente é afetada. Mas vale a pena examinar algumas doenças comuns.

    • Esclerotiníase, também conhecida como podridão branca. Provoca o apodrecimento das raízes, resultando em que absolutamente todas as plantas podem morrer. Eles lutam assim: os espécimes já afetados são desenterrados, o resto é tratado com o agente "Rovral".
    • Antracnose. Doença de natureza fúngica, por isso as plantas ficam deformadas, atrofiadas, as folhas ficam encaracoladas. "Euparen" ajuda bem contra essa doença.
    • Podridão cinzenta. Doença perigosa e muito prejudicial, devido à qual os caules apodrecem e ficam aquosos. Se espalha rapidamente no calor e na umidade. Tal como acontece com a podridão branca, as plantas doentes devem ser arrancadas e as restantes devem ser pulverizadas com "Rovral", "Skor" ou "Fundazol".

    Como você pode ver, as doenças das anêmonas são bastante desagradáveis, mas ainda piores quando as pragas aparecem no local. Um deles é o nemátodo das folhas, do qual é muito difícil livrar-se.Sob a influência de um nematóide, aparecem manchas secas na folhagem, que com o tempo aumentam de tamanho, causando a morte da cultura.

      É impossível combater a praga: você terá que destruir anêmonas doentes e repor cerca de 2 centímetros da camada de solo. Se isso não ajudar, as plantas são plantadas em outro local.

      Outra praga que os jardineiros não gostam é a lesma. Lesmas preferem lugares escuros e isolados, onde há muita umidade. Sua presença pode ser facilmente adivinhada pelas pegadas que deixam enquanto rastejam para as plantas em busca de alimento. Existem várias maneiras bem-sucedidas de lidar com eles.

      • Espalhe algo afiado perto das plantas, algo que facilmente fere o abdômen mole do parasita. Podem ser cascas de ovo esmagadas, cascalho, areia e até sabão em pó.
      • Use armadilhas. Por exemplo, lesmas podem cair facilmente em pequenos copos de iogurte ou tigelas cheias de vinho, suco ou limonada. Não se esqueça de tapar o recipiente apenas para que as abelhas não voem até a isca.

      Como usar no paisagismo?

      Apesar do fato de que a anêmona desaparece rapidamente, durante seu apogeu ela é capaz de ofuscar o resto da cultura do jardim. Eles ficam lindos sob as árvores, dando a sensação de que você está em algum tipo de floresta de fadas. Requintadas anêmonas da floresta podem facilmente decorar caminhos e bancos, o jardim parecerá arejado e efêmero.

        Anêmonas vão muito bem com botões de ouro, prímulas, peônias. A combinação com tulipas e íris, bem como pequenas flores de tons vivos, não parece menos impressionante. E as próprias anêmonas não precisam ser brancas. Por exemplo, no projeto de canteiros de flores, delicadas variedades de cultura lilás são frequentemente utilizadas.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário