Anêmona Dubravnaya: variedades populares, regras de plantio e cuidados
Anêmona (anêmona de carvalho) é considerada uma das mais belas plantas silvestres, que imediatamente na primavera começa a florescer e se deliciar com sua aparência incomum... Esta flor é popular entre os jardineiros não apenas por causa de suas propriedades decorativas e medicinais, mas também pelo cultivo despretensioso. Infelizmente, esta planta está à beira da extinção, ela está listada no Livro Vermelho.
descrição geral
A anêmona de carvalho (anêmona) é uma planta herbácea que geralmente atinge uma altura não superior a 30 cm. O sistema radicular desta flor é fibroso, por isso ela cresce rapidamente em algumas áreas e assume a forma de um tapete branco como a neve. As plantas selvagens desta espécie podem ser encontradas com mais frequência na Europa Ocidental, na parte europeia da Rússia e no Mediterrâneo. A anêmona prefere crescer em florestas decíduas, onde há muitas áreas sombreadas e solo fértil solto. Como a planta geralmente cresce em grupos, ela forma extensos matagais em áreas.
A anêmona é uma flor perene que floresce anualmente por 40-50 anos. Sua reprodução ocorre tanto por sementes quanto por brotações de raízes. A anêmona do carvalho tem um caule ereto, no qual apenas uma flor rosa, púrpura pálida ou branca é formada. A flor é composta por 6 pétalas, devido à ausência das sépalas, elas começam a brincar à mais leve rajada de vento. O período de floração da anêmona começa em abril e dura cerca de um mês, em julho, a planta forma um fruto em forma de caixa com inúmeras sementes pretas.
A anêmona também é considerada uma planta medicinal, conhecida pelas seguintes propriedades curativas:
- bactericida;
- analgésico;
- antifúngico;
- sudorífico;
- expectorante;
- sedativo.
Deve ser lembrado que esta planta selvagem é venenosa, portanto, todas as preparações, decocções e infusões com base nela podem ser usados somente após consulta com médicos.
As matérias-primas medicinais são recolhidas durante o período de floração da planta, depois são secas em salas protegidas do sol e armazenadas em recipiente especial de vidro.
As principais vantagens do cultivo de anêmona do carvalho incluem o fato de ter alta resistência à geada e suportar perfeitamente temperaturas de até -30 ° C. A única coisa é que ao plantar uma planta em campo aberto, é necessário cobrir o solo para o inverno. Isso protegerá a flor do congelamento no inverno com pouca neve. Além disso, a anêmona é despretensiosa de cuidar, basta plantá-la em uma área com solo leve e levemente ácido e às vezes regá-la (geralmente a planta tem bastante umidade natural na forma de chuva e neve derretida).
Quanto ao uso de uma flor no projeto paisagístico de uma casa de veraneio, é considerada uma decoração original de qualquer canteiro de flores. A planta fica especialmente bonita em composições com veronicastrum, acônito, áster e ervas ornamentais. Porém, antes de plantar uma anêmona no jardim, você precisa se lembrar de seu crescimento ativo e escolher os "vizinhos" certos.
Revisão das melhores variedades
Até o momento, na natureza, a anêmona do carvalho está sob ameaça de extinção completa, então você não pode cavar suas plantações em uma floresta com rizoma para plantá-la em sua casa de campo.Você pode decorar o local com esta flor de outra forma - compre sementes na loja e plante-as. A anêmona é representada por várias espécies, já que os criadores conseguiram criar variedades incomuns com flores duplas e simples nas cores rosa claro, azul e branco. As melhores variedades de plantas incluem o seguinte.
- Rosea. É uma variedade de floração abundante com flores pequenas e de cor rosa brilhante.
- Gelo azul. Esta é uma anêmona terry com grandes flores brancas como a neve e um "olho" azul.
- Robinsoniana... É considerada uma das variedades de plantas mais comuns, muitas vezes escolhida para o plantio em chalés de verão. Distingue-se por grandes flores roxas simples.
- Royal Blue. Uma variedade incrivelmente bela com lindas flores azuis. Resistente a doenças e geadas.
- Alba Plena. Este tipo de anêmona é uma decoração digna de qualquer jardim. Pequenas flores brancas como a neve são originalmente combinadas em composições decorativas com outras plantas perenes.
- Kentish Pink. Uma flor muito delicada com grandes flores rosas. A inflorescência desta variedade é simples.
- Beleza azul... Esta anêmona tem folhas com um leve tom de bronze, as flores são grandes, de cor azul.
Além disso, os amantes de maravilhas incomuns do jardim podem comprar variedades incríveis como Monstrosa, Viridiformis, Virescens. Ao contrário das variedades comuns da planta, essas flores têm botões verdes exóticos. Uma vez que a anêmona é representada por uma grande variedade, ao escolher uma determinada variedade, é importante levar em consideração suas condições de cultivo e certos requisitos de cuidado.
Regras de pouso
A anêmona é ótima para cultivar os jardineiros que preferem decorar seu terreno em um estilo natural. Pode ser plantada ao ar livre sob árvores caducas e arbustos, permitindo que cresça. Se você escolher um local para esta flor entre a grama ou no gramado, é importante considerar que a roçada de espaços verdes só pode ser realizada depois que as folhas morrem. Caso contrário, você pode enfraquecer o rizoma da planta, o que no futuro levará à sua morte.
Como a época de cultivo das anêmonas é na primavera, o melhor é escolher a época do plantio no outono, isso se aplica tanto ao método de plantio com segmentos de rizomas quanto por sementes.
Plantar uma flor é recomendado a uma profundidade não superior a 10 cm, é aconselhável fazê-lo no final de agosto, quando a parte terrestre da perene já morreu. Pelo fato de a anêmona do carvalho não ter medo do frio, pode ser plantada em áreas abertas. Neste caso, os abrigos não são necessários para o inverno. É preciso começar o plantio de uma planta com o preparo de sementes, adquirindo sementes de alta qualidade em lojas especializadas (isso vai garantir um alto percentual de mudas).
Então você precisa escolher o local certo para a semeadura. Se for realizado na primavera, é aconselhável dar preferência a áreas bem iluminadas pelo sol, enquanto no verão é melhor escolher áreas sombreadas, ao longo das orlas de arbustos ou sob a copa das árvores jovens. Anêmona adora solo fértil e solto, com umidade moderada, excluindo água estagnada. A flor também cresce bem em áreas onde o solo é de alta acidez, já que na natureza ela pode ser freqüentemente encontrada em áreas pantanosas.
Ao mesmo tempo, algumas variedades de plantas são mais exigentes para crescer e precisam ser semeadas apenas em solo com uma reação neutra.
Também é importante levar em consideração o fato de que o rizoma da flor continua a se desenvolver e crescer mesmo depois que a parte do solo morre. Portanto, você precisa escolher áreas onde o solo permanece úmido durante todo o verão.
Ao decorar um canteiro de jardim, é necessário selecionar vizinhos perenes, como prímulas primitivas, hepáticas, prímulas variegadas e Pushkinia.Nessa combinação, as plantas ajudarão a criar um projeto paisagístico incomum.
Já o processo de plantio em si é realizado da seguinte forma.
- Primeiro, você deve cavar um pequeno buraco de até 30 cm de diâmetro e não mais de 15 cm de profundidade, depois despeje uma mistura de cinza de madeira e húmus em seu fundo.
- Em seguida, você precisa colocar cuidadosamente o rizoma da planta, cobri-lo com solo fértil e água.
- O plantio termina com cobertura morta do círculo do tronco. Isso ajudará a manter a umidade no solo no futuro. Se o desembarque ocorrer no outono, a anêmona é adicionalmente coberta com ramos de abeto.
Recursos de cuidados
A anêmona não exige cuidados, mas, como qualquer outra planta, precisa de alguma atenção. Se o jardineiro escolheu o local certo para o plantio, com o tempo a planta vai criar raízes e se deliciar no início da primavera com sua cor encantadora, lembrando o despertar da natureza da hibernação. A anêmona não precisa de rega adicional, ela só precisa ser realizada se a primavera estiver sem chuva ou durante uma seca no verão.
Rachaduras na superfície do solo não devem ser permitidas, caso contrário a planta morrerá. A cobertura morta, que deve ser realizada imediatamente após o plantio de uma flor, usando folhas secas de árvores frutíferas, também ajudará a evitar o incômodo extra de regar.
Para cultivar uma planta saudável e bonita, não se esqueça da fertilização.
Os especialistas recomendam o uso apenas de fertilizantes orgânicos líquidos.
A alimentação é geralmente realizada no início da primavera com o aparecimento da primeira folhagem da planta e no início do verão, quando a flor entra em estado de dormência.
É indesejável remover ervas daninhas dos arbustos da anêmona do carvalho, uma vez que seus rizomas estão localizados muito próximos à superfície da terra. O solo pode ser solto apenas imediatamente após a chuva, removendo ervas daninhas grandes que interferem no crescimento da flor. A anêmona é caracterizada por uma alta resistência à geada, já que os botões das flores são colocados em seus rizomas no verão e no outono estão totalmente formados. Se o inverno for muito gelado, existe o risco de esses botões morrerem e a floração ser muito pobre.
Proteger os botões de flores e todo o sistema radicular de uma flor de geadas severas ajudará a adormecer com uma camada de húmus e turfa, mas não deve exceder 5 cm. Além disso, as folhas caídas das árvores podem ser colocadas no topo. No inverno, no local onde a perene cresce, você deve tentar salvar o máximo possível de montes de neve.
Métodos de reprodução
Até o momento, os jardineiros usam métodos vegetativos para propagar a anêmona do carvalho. Eles são simples de executar e adequados até mesmo para jardineiros novatos. Os métodos de propagação de plantas mais comuns incluem o seguinte.
- Com a ajuda de segmentos de rizomas. Para fazer isso, você deve primeiro cortar as raízes em pequenos pedaços, deixando vários botões neles. O procedimento é melhor realizado em julho ou no final de agosto, quando o verde da flor desaparece. O desembarque é realizado em área previamente preparada, em covas de até 10 cm de profundidade.
- Ao dividir o arbusto. Esta é uma forma muito simples de reproduzir anêmonas, pois acontece ao desenterrar os rizomas e dividi-los em partes. Normalmente, a divisão é feita no final de julho, quando ainda há algumas folhas no mato. As raízes divididas não devem ser muito profundas no solo, uma profundidade de 10 cm é adequada, é importante atentar para o fato de que o colo da raiz está colocado exatamente no nível do solo. A planta perene criará raízes rapidamente e na próxima temporada será capaz de agradar com folhagem fresca e hastes de flores.
Além do mais, alguns jardineiros propagam a planta com sementes, pré-escolhendo um local permanente no local para plantá-las. Isso deve ser feito imediatamente após a coleta da semente, pois as sementes são muito pequenas, presas a um guarda-chuva fofo e podem se espalhar sozinhas com uma rajada de vento.
No outono, o local da semeadura deve ser coberto com ramos de abeto, serragem ou húmus. Isso criará um ambiente natural para o crescimento das sementes, que brotarão na primavera.
A reprodução de anêmonas e mudas não é menos popular. Para cultivá-lo, é necessário semear 5-7 sementes em vasos de turfa. Uma vez que a germinação pode ser pobre, geralmente várias sementes germinam, das quais apenas 2 plantas precisam ser deixadas. Os potes de turfa são colocados em local fresco por alguns meses e aguardam que as primeiras folhas apareçam nos caules após a germinação. Então você pode transplantar flores futuras para um terreno aberto, escolhendo o lugar certo.
Doenças e pragas
A anêmona do carvalho é altamente resistente a doenças e insetos nocivos, mas às vezes podem ocorrer problemas com o cultivo de uma planta em chalés de verão. Assim, por exemplo, devido à alta umidade do solo, a anêmona pode ser afetada por lesmas. Para evitar a morte da flor, é recomendável realizar o controle de pragas em tempo hábil. Nesse caso, recipientes com água clorada são colocados ao lado das plantas - eles espantam as lesmas.
Às vezes, arbustos perenes são afetados nematóide. Isso geralmente acontece no plantio em áreas com solo contaminado. Esta doença se manifesta por uma mudança na forma dos caules e folhas, após o que a flor começa a murchar. Quando tal doença se manifesta, é recomendável remover imediatamente as plantas doentes do local e não plantar uma anêmona por vários anos.
Para obter mais informações sobre variedades e características de cuidados, consulte abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.