Em que a amarílis é diferente do hippeastrum?

É difícil para o olho distinguir duas plantas externas semelhantes com flores grandes e bonitas - hippeastrum e amarílis. A partir daqui, podem surgir erros ao cuidar dessas plantas de interior. Para evitá-los, vamos determinar as principais características da amarílis e do hippeastro, descobrir como são semelhantes, qual a diferença e se existe diferença no atendimento.



Características da amarílis
Amaryllis do gênero de mesmo nome Amaryllis pertence à família das plantas perenes com flores bulbosas. Da África do Sul, chega à Europa, onde a amarílis já era mencionada na segunda metade do século XVIII, onde a flor se chama lileonarcissus ou lírio.
Por muito tempo, a única espécie de planta foi Amarillis belladonna, e na linguagem comum, Amaryllis é chamada de belladonna (mulher bonita), indicando sua envenenamento e beleza.
No entanto, desde o final do século 20, várias outras variedades de amarílis foram cultivadas.

Amarílis é caracterizada por folhas altas (60-70 cm) retas de até 3 cm de largura, formam 2 fileiras e têm uma rica cor verde. Normalmente, a amarílis floresce uma vez por ano., raramente os representantes com um bulbo grande (até 4-5 cm) podem florescer 2-3 vezes por ano com excelente cuidado. Primeiro, uma flecha carnuda com cerca de 60 cm de comprimento é lançada, no final da qual um botão de guarda-chuva é formado, consistindo de 7-8, e às vezes até 12 flores. As folhas da planta geralmente morrem durante a floração.
Flores grandes (6-12 cm de diâmetro) em forma de sino têm 6 pétalas, afinando em direção ao final. Sua cor depende do tipo de seleção e pode variar de tons de branco, rosado, lilás intercalados com vermelho escuro ou roxo.
Dentro de cada flor existem estames em uma perna alta com grandes anteras e um ovário, no qual, após a polinização, amadurecem caixas triangulares de frutas com sementes.
A planta pode ser propagada a partir dessas sementes ou vegetativamente, tomando precauções ao trabalhar com amarílis venenosa.



Descrição do hippeastrum
O parente mais próximo e mais famoso da amarílis é o hippeastrum, daí sua semelhança. Acredita-se que o hippeastrum seja derivado da amarílis silvestre das florestas tropicais da América do Sul, hoje esse gênero reúne mais de 90 subespécies e cerca de duas mil variedades. Os jardineiros conhecem a flor bulbosa desde o século XVIII.
Hippeastrum, que também é chamado de nenúfar, pode atingir uma altura de 80-85 cm, com menos frequência seu crescimento chega a 100 cm.
Do centro do bulbo escamoso do hippeastro, a flecha florida cresce primeiro, para lâmpadas grandes, de 7 a 10 cm de diâmetro, pode haver várias dessas setas. Simultaneamente com a flecha ou depois dela, surgem das escamas bulbosas da planta longas folhas em forma de flecha, de cor verde escura, densas e lisas ao toque.

O pedúnculo possui até seis botões, dos quais flores grandes em forma de funil florescem com 12-14 cm de diâmetro, e o diâmetro de algumas variedades pode chegar a 25 cm As pétalas da flor do hippeastrum também chegam a seis pedaços, podendo ser de formato diferente - arredondado, pontiagudo, oval. As cores, tonalidades e formas das pétalas e folhas são variadas e dependem da variedade da planta.
A floração do hippeastro ocorre no final do inverno e até meados da primavera, após o qual a planta inicia sua estação de descanso, durante a qual ocorre geralmente a seca na terra natal da flor.
Quando as sementes amadurecem, o fruto da caixa tricúspide do hippeastro pode estourar. As sementes frescas da planta proporcionam uma germinação melhor do que as sementes plantadas.



Principais diferenças
Um florista experiente pode facilmente determinar se há um hippeastro na sua frente ou uma amarílis. Vamos definir as principais diferenças entre esses dois parentes.
Entre o parto
Embora as plantas sejam da mesma família, é um erro classificá-las como um gênero. Amaryllis difere do hippeastrum na monotonia de sua aparência (Amarillis belladonna). Os tipos de hippeastrum são notáveis em sua variedade e um grande número de variedades. E também os continentes nativos das duas flores são diferentes: o sul da África para a amarílis e os trópicos da América Latina para sua congênere. Amaryllis foi a primeira a se tornar conhecida, enquanto o hippeastrum foi descoberto mais tarde.

Na aparencia
Existem muitas diferenças externas entre as duas plantas - do bulbo ao número de flores. Vamos listá-los.
- Bulbo de Amaryllis É semelhante em aparência a uma pêra, coberta com escamas e cascas na parte superior, pubescente por dentro, freqüentemente forma bulbos-filhas. Ao dividir as placas internas desta lâmpada, você pode ver os fios de teia de aranha. O bulbo do hippeastro tem forma esférica, ligeiramente achatada na parte inferior. A casca de um espécime saudável é leve, sem pubescência.
- Atirando um pedúnculo-flecha de uma amarílis começa na lâmpada nua, sem folhas. As folhas são formadas após a floração da amarílis, apresentam uma forma arredondada em forma de calha, lisa ao tacto e não larga. A amarílis em flor nunca é cercada por folhagens.
- Folhas hipeastrum 1,5-2 vezes mais largas que as folhas de um parente oponente, aparecem simultaneamente ou antes do pedúnculo. A dureza e a suavidade das folhas do hippeastrum variam conforme a variedade, mas são sempre longas, em forma de cinturão.
Se a planta tem um pedúnculo-flecha, oco por dentro - este é um hippeastro típico, o caule carnudo pertence ao amarílis.
- Na inflorescência de amarílis São 2 a 12 flores soltas com diâmetro médio de 6 a 10 cm e tons predominantes de branco, roxo, rosa, vermelho, podendo haver manchas. Hippeastrum tem menos flores - de 2 a 6, elas são muito maiores (12-25 cm), e a gama de cores das pétalas é muito mais diversa (amarelo, laranja, até preto). O número de pétalas em cada flor dessas duas plantas é o mesmo - seis.
- Aroma de flores de Amaryllis finas e delicadas, as flores do hippeastro não exalam odor.

Por crescimento e floração
Como a maioria dos bulbos, ambas as plantas são propagadas por bulbos, sementes, escamas com parte da raiz e filhos. A germinação das sementes nas plantas é diferente. Sementes de amarílis eclodem em 7-8 semanas, sementes de hippeastrum crescem em 12-15 dias.
Hippeastrum floresce com mais freqüência do que amarílis - de 2 a 5 vezes por ano, com os cuidados adequados. Seus botões podem deliciar o cultivador por até 8 semanas começando na primavera ou no inverno, dependendo da força do bulbo.
A estação de floração da amarílis geralmente ocorre no final do verão - início do outono e, como mencionado acima, ocorre uma vez por ano durante 2-6 semanas.
O período de floração do hippeastro pode ser ajustado à vontade para a data desejada, durante o qual o período de descanso de seus bulbos é encurtado ou alongado, e o forçamento é feito em casa de vegetação com alta temperatura e umidade. Após o período vegetativo (floração e formação das folhas), a amarílis geralmente repousa, perde as folhas. O resto pode durar cerca de três meses. O hippeastro também precisa de sossego, às vezes um florista atencioso o cria artificialmente, parando de regar, diminuindo a temperatura e a iluminação.

Diferenças no cuidado
Muitas vezes, o hippeastrum é cultivado não apenas dentro de casa, mas também no jardim, em contraste com o residente permanente do peitoril da janela - amarílis. Para o cultivo doméstico, é melhor comprar os bulbos da família da amarílis de um fabricante confiável em embalagens de fábrica. Deve ser lembrado que o hippeastrum é mais comum e os vendedores costumam considerá-lo uma amarílis mais rara. Ambas as plantas não são caprichosas nem demoradas para cuidar.
O bulbo da amarílis deve ser enraizado imediatamente em um recipiente permanente, uma panela, adicionando-se o tempero. A parte superior da cebola, cerca de um terço, é deixada aberta.A capacidade não deve ser grande para que haja floração abundante, a distância do bulbo à parede do prato deve ser de 2 a 2,5 cm. Enquanto se mantém uma temperatura constante de 21-25 ° C de calor, após cerca de 24 meses (em Março-abril), o bulbo ejetará o pedúnculo. Deita-se amarílis nas paredes dos pratos, evitando-se que a água entre na cebola, raramente.

Após o aparecimento do pedicelo, a rega é totalmente limitada até atingir 10 cm e florescer.
O final do ciclo vegetativo é indicado pela secagem das flores e pelo aparecimento de folhas que não necessitam de corte.
Durante este período, a amarílis é alimentada e irrigada por dois meses, regando cada vez com menos frequência. Final do outono e inverno até o final de fevereiro é o período de descanso da planta, que é mantida fresca (+ 10,12 ° C) e sem rega. Então a estação de crescimento começa novamente, a flor precisa de boa iluminação e calor.
Hippeastrum floresce após o plantio em solo úmido em 1,5-2 meses. Não precisa ser regado até que apareça o pedicelo. O principal é fornecer boa luz e calor (+ 21,25 ° C) sem gotas. Cebolas grandes crescem mais rápido e produzem mais inflorescências. O caule e as folhas que cresceram 3-5 cm são regados ao longo da parede do vaso, sem que o bulbo fique com água. A cada 2 semanas, a planta é alimentada com qualquer fertilizante para plantas de interior com flores.

Após a floração, as folhas e o pedúnculo do hippeastro são cortados sem parar de se alimentar por 6 semanas, e então são colocados em temperatura baixa (+ 10,12 ° C) por um tempo - de 2 a 8 semanas. Antes de uma nova estação de crescimento, no hipeastro, a parte superior do solo é substituída ou transplantada para outra, fornecida com luz e calor. Se a cebola deu "filhos", eles precisam ser divididos.
Para prevenção de doenças, os bulbos dessas plantas com flores devem ser desinfetados em solução de manganês antes do plantio, e os cortes polvilhados com cinza ou carvão ativado triturado.
Eles são freqüentemente afetados pela derrota de fungos, podridão, por isso é importante não permitir a estagnação da água na panela e tratá-los com agentes antifúngicos - fungicidas. Se a infecção não pôde ser evitada, as plantas são isoladas, as áreas danificadas são cortadas, tratadas com uma mistura de bordeaux, preparações fungicidas.
As pragas que vivem no solo podem espalhar o fungo. Eles podem ser carrapatos, vermes, escudos falsos. O combate é feito com uma solução de sabão ou inseticidas.
Para dicas sobre como cuidar do amaraliss, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.