- Autores: A.V. Isachkin, N.V. Agafonov, B.N. Vorobiev (Academia Agrícola de Moscou em homenagem a K.A.Timiryazev)
- Sinônimos de nomes: Prunus cerasifera Zlato Skifov
- Ano de aprovação: 2005
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Período de amadurecimento: cedo
- Autofertilidade: auto-infértil
- Tamanho da fruta: ampla
- Produção: médio
- Compromisso: universal
- Peso do fruto, g: 36
O artigo apresenta material sobre as características da variedade de ameixa cereja cita. Esta é uma variedade única que vem ganhando cada vez mais popularidade entre os jardineiros nos últimos anos.
História de criação
A variedade foi cultivada em 1997 por criadores da Academia Agrícola de Moscou em homenagem a K. A. Timiryazev. Em 2005 foi incluído no Cadastro Estadual. Para obter uma nova variedade, foram utilizadas ameixas cereja, cerejas de feltro, Ussuriyskaya, ameixas americanas e chinesas. A árvore é cultivada principalmente em latitudes temperadas e no sul. A variedade vem ganhando reconhecimento e popularidade nas apresentações de culturas agrícolas.
Descrição da variedade
As vantagens da ameixa cereja incluem aparência estética, sabor original, cuidado despretensioso e resistência à geada. A vantagem particular da variedade é a sua colheita precoce. A planta é usada com sucesso para o paisagismo de terrenos pessoais. Adquire um aspecto particularmente estético durante a floração. A abundância de flores delicadas, cintilando à luz em diferentes tons, atrai insetos. E também a ameixa cereja parece exótica durante a frutificação: a árvore parece estar coberta de ouro de frutos perfumados em massa.
A planta atinge uma altura de 3-4 metros. Esta variedade de ameixa cereja é resistente à geada, tolera geadas de até 30 graus negativos. Ao mesmo tempo, a qualidade da casca não sofre com a geada; no entanto, a árvore é sensível às repetidas geadas da primavera e as flores são especialmente sensíveis ao frio. A árvore é resistente a doenças fúngicas.
Características da fruta
Os frutos são grandes, de formato oval, pesando cada um de 35 a 40 gramas. A cor é dourada. O osso é médio, é separado com esforço. A sutura abdominal é pouco visível. Um revestimento ceroso é visível na pele densa. As frutas podem ser armazenadas por duas a três semanas em temperaturas de +5 graus.
Qualidades de sabor
Os frutos têm um sabor especial: a polpa é doce, mas com um toque de acidez. A fruta é utilizada não processada e como ingrediente em vários pratos. Você pode fazer geléias, conservas, compotas, geléias, marshmallow, recheios de tortas, marmelada e muito mais.
Amadurecimento e frutificação
A variedade traz safras ricas. Começa a frutificar no final de junho - meados de julho, que é um dos primeiros indicadores. O amadurecimento da fruta é desigual, consiste em 2-3 fases, que se alternam após 5-7 dias. A planta começa a dar frutos em 4-5 anos.
Produção
A árvore traz cerca de 20 kg de colheita. Em condições ideais, até 30 kg de frutas podem ser colhidos.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A planta é autofértil. As seguintes variedades são recomendadas para a polinização: Rubinovaya, Pavlovskaya yellow, Gift to St. Petersburg. A polinização com outras variedades de ameixa cereja e ameixa chinesa também é possível. Os períodos de floração do polinizador precisam ser combinados. A formação de flores na ameixa cereja descrita ocorre na última década de abril - primeira quinzena de maio.
Crescendo e cuidando
A fruticultura é despretensiosa de cuidar. Cresce bem em solo argiloso neutro. A variedade é termofílica, a ameixa cereja cresce melhor em um local aquecido pelo sol e protegido do vento. O plantio de mudas deve ser feito em abril, após o fim de fortes geadas e frio. Se a muda foi comprada no final do outono, ela deve ser escavada antes do inverno e plantada na primavera. O plantio de outono é aceitável nas latitudes do sul.
Em primeiro lugar, deve-se preparar um buraco com cerca de 60 cm de profundidade e um diâmetro de 65-70 cm. Depois, é necessário preparar o solo, composto de húmus, turfa e areia. Uma cova de plantio deve ser montada com uma ou duas semanas de antecedência. Além disso, fertilizantes orgânicos e minerais devem ser adicionados a ele.
A posição do colar da raiz durante o plantio deve ser 5 cm acima do solo. Em seguida, você precisa preencher o buraco com terra preparada e compactar intensamente. Se a muda estiver fraca, ela deve ser fixada em uma estaca próxima. O tronco deve ser circundado por um aterro. Em seguida, rega-se abundantemente com 2 a 3,5 baldes de dez litros de água. Em seguida, é importante cobrir o solo com cobertura morta; palha ou turfa são adequados para isso.
Regue a planta à medida que o solo seca. A rega moderada deve ser fornecida à planta durante a floração e a frutificação. Umedecimento frequente pode ser evitado durante as estações chuvosas. A taxa de irrigação é de 50-60 litros sob a árvore. Observe que a temperatura recomendada da água é de cerca de 25 graus. Em clima quente estável, a rega deve ser limitada a 3-4 vezes por temporada.
A fertilização deve ser aplicada regularmente durante o ciclo de vida. Antes do aparecimento das flores, o solo é alimentado com sal de potássio (40 g) e nitrato de amônio (25 g) por 1 m2. A escavação é realizada sob a planta. Em maio, a uréia deve ser adicionada sob a planta na proporção de 10 g por 5 l de água. Após a floração, a cobertura é feita com uma solução de esterco na proporção de 1: 3. Em seguida, deve-se adicionar superfosfato a essa mistura: dissolver 50 g em 10 litros (2 litros por 1 m2). Na primeira década de junho, a planta deve ser pulverizada com 4% de uréia.
No outono, a ameixa cereja deve ser regada com a composição preparada de fertilizantes. Para fazer isso, prepare uma solução de 2 colheres de sopa. l sulfureto de potássio, 3 colheres de sopa. l superfosfato e 10 l de água. A árvore frutífera é regada com 20 litros da solução resultante.
Uma etapa necessária para aumentar o rendimento é a formação de copas. A poda sanitária é realizada em março. A forma de coroa esparsa em camadas é uma opção adequada para poda. No primeiro ano, você precisa organizar três ramos com uma distância de 20 cm entre eles, o ângulo de inclinação exigido do tronco será de 45-60 graus. O ângulo entre os ramos é de 120 graus. Os ramos restantes são podados ao nível do anel. O condutor central é podado no nível 3 do ramo esquelético. As fatias são cuidadosamente cobertas com grama. A copa precisa ser formada por 3-4 anos a partir do segundo ano após o plantio.