- Autores: G.V. Eremin, L.E. Velenchuk
- Ano de aprovação: 1986
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Período de amadurecimento: cedo
- Autofertilidade: auto-infértil
- Tamanho da fruta: tamanho médio
- Produção: Alto
- Compromisso: universal
- Peso do fruto, g: 18,5
- Forma de fruta: redondo achatado, desigual
A ameixa cereja é uma árvore frutífera popular, mas também exige muita manutenção. Não existem tantas variedades despretensiosas, uma delas é o Viajante. Qualquer residente de verão com certeza vai lidar com o cultivo desta variedade.
História de criação
O desenvolvimento do Traveller ocorreu na estação de seleção experimental da Crimeia do Vavilov All-Russian Research Institute of Plant Industry. Funcionários da empresa, como Eremin e Velenchuk, participaram dela. Para obter o Viajante, foram colhidas duas outras variedades: ameixa cereja Tavricheskaya e ameixa chinesa Burbank. A nova cultura teve permissão para ser usada em 1986.
Descrição da variedade
Fruticultura Traveller tem uma altura média de 3-3,5 metros, mas muitas árvores crescem até 400 cm. A copa das árvores de tamanho médio é oval-larga, com espessamento moderado. O caule da planta não é muito grande, coberto por uma casca lisa acinzentada, sobre a qual há muitas lentilhas.
As fotos do Viajante são do tipo excêntrico. São bastante grossos e retos, cobertos com casca verde-acastanhada. As lanças têm uma vida útil curta, mas são em sua maioria alongadas. Os botões têm formato oval e topo pontiagudo, quando se abrem tornam-se verdes.
A folhagem é bastante grande, de forma oval. O crescimento das placas de folhas verdes é direcionado para cima. O topo é pontiagudo e a base tem a forma de um arco. As folhas são brilhantes, sem fibras, são lisas no topo e uma penugem fraca embaixo. As bordas das placas apresentam uma leve ondulação.
As inflorescências do Viajante são geralmente de duas flores. As flores são grandes, pintadas de branco. As pétalas são fracamente fechadas, sua forma é oval.
Os jardineiros observaram as seguintes vantagens da variedade Traveller:
finalidade universal de frutas;
altas taxas de rendimento;
bom gosto e aroma de frutas;
alta resistência de inverno;
resistência decente a doenças fúngicas;
amadurecimento precoce;
frutificação estável.
Os contras serão os seguintes:
os frutos não são muito grandes e o caroço é removido com dificuldade;
a planta precisa de polinizadores;
as frutas ficam extremamente precárias e é muito difícil transportá-las;
a árvore não resiste ao clima árido e excessivamente quente.
Características da fruta
Os frutos do viajante não são grandes. Normalmente, o tamanho do fruto é de 2,9x3x2,8 cm. O peso médio, segundo o registro, é de 18,5 g, mas na prática costuma chegar a 28. O formato do fruto é achatado e redondo, não se traça simetria em eles. A base da fruta é mais larga.
A safra colhida tem uma casca brilhante vermelho-escura. É bastante denso, tem uma espessura média. Arrancá-lo da polpa é quase impossível. E também é coberto em grandes quantidades com pontos subcutâneos amarelos. A sutura abdominal média é imediatamente visível. Existe um revestimento ceroso, mas é bastante fraco.
A polpa é de consistência fibrosa, com boa suculência. Apresenta um esquema de cores laranja. O tamanho da pedra é médio, sendo impossível separá-la da polpa.
Qualidades de sabor
Cereja ameixa Traveller é uma variedade bastante perfumada.O paladar apresenta um ótimo equilíbrio entre doçura e acidez, mas na maioria das vezes, as frutas ainda são doces. Na degustação, a variedade foi avaliada em 4,2 pontos em uma escala de 5 pontos.
Amadurecimento e frutificação
Na maior parte do território da Rússia, o Viajante começa a florescer na 2ª década de abril. Se a primavera for fria, o aparecimento das flores pode demorar algumas semanas. Os frutos aparecem no início de junho. Em termos de amadurecimento, esta é uma cultura primitiva. Outra vantagem da variedade é a frutificação regular. O viajante frutifica com firmeza, sem anos de descanso.
Produção
A frutificação na variedade é longa, por isso os frutos não amadurecem todos de uma vez. Os maduros devem ser colhidos imediatamente, pois podem rapidamente se transformar em carniça. Uma árvore Traveller adulta rende de 35 a 40 quilos de frutas. É um número alto, mas é bastante real, pois há muitos ovários e os frutos são relativamente pequenos. Quanto à escala industrial, a coleta média por hectare de solo é de 501,4 centners.
Regiões em crescimento
Os criadores declararam as seguintes regiões de crescimento que são ideais para a cultura:
Central;
TsCHO;
Cáucaso do Norte;
Região Noroeste.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
Sem fontes adicionais de polinização, o Viajante simplesmente não dará frutos. Ao mesmo tempo, é inútil usar uma ameixa doméstica, a polinização não ocorrerá. Mas as variedades chinesas de ameixas permitirão que você obtenha uma rica colheita.
Crescendo e cuidando
O viajante costuma ser plantado na primavera, até que os botões desabrochem. O plantio de outono é permitido apenas em regiões de clima quente, devendo o tempo ser ajustado para que faltem pelo menos 60 dias antes das geadas. Esta variedade é plantada exclusivamente ao sol. Deve haver algum tipo de estrutura de proteção próxima para proteger a muda dos ventos cortantes. A profundidade mínima da água subterrânea é de 1 metro.
Os poços do Traveller são preparados 14 dias antes do pouso. Os fertilizantes são necessários neles. Eles pegam húmus e composto, misturam com cinzas de madeira e minerais. Neste último caso, o superfosfato (50 g) e o sal de potássio (60 g) são especialmente recomendados. O solo não deve ser ácido, portanto, se estiver exatamente assim no local, deve ser obrigatoriamente calcário.
Importante: levar para o plantio é apenas a muda que já foi cultivada inicialmente nesta região. Caso contrário, as chances de sobrevivência são muito baixas.
Depois de plantadas, as mudas do Traveller precisarão de manutenção. Estes são os seguintes pontos importantes.
Rega. Para ele, os sulcos são feitos ao lado da árvore. Água deve ser derramada ali. A variedade não tolera a seca, mas o solo muito úmido é prejudicial a ela. Para verificar o nível de umidade, você pode martelar um pedaço fino de reforço de 0,3 m de comprimento ao lado da árvore. Se estiver seco depois de retirado, é hora de regar. As árvores jovens precisam de 1 a 2 baldes, mas a cada ano esse número aumenta em 1 unidade.
Afrouxamento. O círculo do tronco do Viajante deve ser afrouxado pelo menos algumas vezes por temporada. E também este lugar deve ser limpo de ervas daninhas. A cobertura morta é opcional, mas pode ser de grande ajuda se você precisar conter a umidade.
Top dress. Tenha cuidado aqui, especialmente com nitrogênio. Você não pode dar muito dessa substância. Mas o Viajante percebe a fertilização foliar muito bem. Suas árvores são gastas em maio e no início do verão.
Poda. No sul, a coroa de ameixa cereja da variedade descrita tem uma forma esparsa em camadas. Mas na faixa do meio, uma formação sem líder é ideal (uma tigela sem um condutor central). As árvores crescem muito rapidamente, por isso os brotos precisam ser podados regularmente.
Prevenção de doença. O viajante raramente fica doente, mas ainda acontece. Para prevenir a propagação da infecção, na primavera as árvores são borrifadas com o líquido bordalês (1%). As pragas são eliminadas imediatamente com inseticidas.
Wintering. Árvores jovens precisam ser cobertas para o inverno. Antes disso, é realizada a caiação obrigatória dos troncos. As plantas são cobertas com ramos de abeto e estopa, e são colocadas redes de proteção de ratos.Assim que a primeira neve cai, ela é imediatamente empurrada para o lado a fim de fornecer ao solo um congelamento de alta qualidade. E quando a primavera chegar e a neve começar a derreter, certifique-se de cavar sulcos próximos para que a água derretida tenha um lugar para drenar.