- Autores: Eremin G.V., Zabrodina S.N., Matveev V.A., Malyukevich M.P.
- Sinônimos de nomes: Prunus cerasifera Naidyona
- Apareceu ao cruzar: Sobremesa de ameixa chinesa antecipada x sobremesa de ameixa russa
- Ano de aprovação: 1993
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Autofertilidade: auto-infértil
- Tamanho da fruta: médio ou grande
- Produção: Alto
- Compromisso: universal
A ameixa cereja é uma árvore frutífera especialmente difundida na Crimeia. Os jardineiros já cultivam essa árvore há muito tempo e conseguiram identificar as variedades de maior sucesso. Um deles é Nayden.
História de criação
Found foi desenvolvido pelas forças conjuntas da Crimean Experimental Breeding Station do All-Russian Research Institute of Plant Production. NI Vavilov e o Instituto Bielorrusso de Pesquisa de Fruticultura. Eremin, Zabrodina, Matveev e Malyukevich participaram do experimento. A nova variedade foi obtida a partir do cruzamento da ameixa chinesa Skoroplodnaya com a russa Dessertnaya. Os testes de qualidades da variedade começaram em 1987, e já em 1993 os criadores conseguiram sua introdução no cadastro estadual. Um sinônimo para o nome encontrado - Prunus cerasifera Naidyona.
Descrição da variedade
Encontrado cresce baixo - de 2,5 a 3 metros. A coroa não difere no aumento do espessamento, sua forma se assemelha a uma esfera plana.
O tronco da árvore tem uma espessura padrão para a ameixa cereja, é reto, a casca é cinza. As lentilhas são grandes, mas existem algumas delas.
Os rebentos do Found são bastante grossos, até 4 mm de diâmetro, mal ramificados e têm um tipo de crescimento horizontal. A parte superior do broto é verde, e a lignificada é marrom com uma tonalidade vermelha. Os ramos dos ramalhetes crescem ativamente, mas sua vida útil é de no máximo três anos.
A folhagem da variedade descrita é muito grande, de configuração oval. A base se assemelha a uma cunha, e a ponta é caracterizada pela presença de uma ponta afiada. A folhagem é pintada em um tom verde claro, a superfície das placas brilha lindamente. O serrilhado da crenata é observado ao longo das bordas das folhas.
Ovários encontrados sem pubescência. As flores têm pequenas pétalas, mas contêm muitos estames. A xícara tem o formato de um sino. As flores são pintadas em um tom clássico de branco, têm um cheiro forte.
Características da fruta
Após a floração, Nayden forma frutos médios a grandes medindo 30x33 mm. O peso de uma única amostra é de cerca de 30 gramas. A cor principal dos frutos ovais é o amarelo, mas o tegumentar será vermelho-violeta. A colheita resultante é coberta com uma camada média de flor de cera.
No fruto retirado da árvore, numerosos pontos subcutâneos de cor amarela são claramente visíveis, embora não haja tantos traços na superfície. Não há sutura abdominal.
Casca de fruta encontrada em espessura média. Ele se estende bem e é muito fácil separá-lo do próprio feto. Uma bela polpa de laranja com firmeza média fica escondida sob a casca. Possui muitas fibras e a suculência deixa muito a desejar. É difícil separar o caroço de tamanho médio da polpa.
Qualidades de sabor
As frutas encontradas quando cultivadas nas condições certas serão muito doces. A acidez praticamente não é sentida, principalmente a pele a confere. Compotas, compotas e compotas são feitas a partir da colheita colhida. As frutas são muito saborosas e frescas. Avaliação do gosto por especialistas - 4.3.
Amadurecimento e frutificação
Se o encontrado for cultivado em um estoque de sementes, os primeiros frutos podem ser esperados por 2 a 3 anos. A ameixa cereja floresce em abril, floresce por cerca de uma semana, às vezes um pouco mais. No momento do amadurecimento Mid-early encontrado, frutas claramente no meio do período de verão. A colheita geralmente é possível até o final de julho.
Produção
Plus Found - excelente rendimento. Cada árvore produz até 50 kg de frutos e a frutificação é regular. Os frutos maduros podem ficar pendurados por muito tempo sem cair, além disso, apresentam indicadores de transportabilidade decentes.
Regiões em crescimento
Descoberto para cultivo na região central da Terra Negra e nas regiões do Baixo Volga. No entanto, pode ser cultivado não só aqui. Outra variedade enraíza-se bem na Crimeia, na maioria dos territórios da Ucrânia e da Bielo-Rússia.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A falta de autopolinização é uma das principais desvantagens desta cultura. No entanto, é fácil resolver o problema simplesmente plantando polinizadores no local. A melhor escolha seria ameixa de cereja selvagem. E você também pode plantar ao lado de variedades como Mara, Vitba, Traveller. Se o local tiver uma área muito limitada, o problema será resolvido da seguinte maneira: um galho é retirado de uma das espécies acima e simplesmente enxertado em Naydenu.
Crescendo e cuidando
Encontrado - uma planta muito amante da luz. Quanto mais ao sol, mais doces são seus frutos. O local deve ser protegido de ventos cortantes. O solo requer umidade fértil e bem condutora. Uma boa opção seria solos de floresta cinza, chernozem, substrato de cascalho rochoso. Deve-se ter em mente que a proximidade máxima das águas subterrâneas à superfície é de um metro e meio. O plantio é realizado no início da primavera, se as raízes estiverem abertas, e de abril a meados do outono, se estiverem fechadas.
A resistência à seca da cultura é média, portanto é necessário organizar o regime alimentar correto. Se a precipitação for moderada, você terá que regar com pouca frequência. Então, isso definitivamente precisará ser feito após o final da floração, durante o aparecimento dos ovários, bem como na hora de despejar os frutos. A última rega é realizada após a colheita.
Se o tempo estiver muito quente e seco, as árvores são regadas com mais frequência, na chuva, ao contrário, a irrigação é interrompida. As mudas dos primeiros anos de vida são regadas duas vezes por mês. O cálculo da água é simples: o ano de vida de uma árvore é de 1,5 baldes.
Alguns anos após o plantio, eles começam a dar cobertura. Na primavera, o nitrogênio é adicionado, o que permitirá que a cereja adquira rapidamente uma folhagem abundante e saudável. O potássio é fornecido no verão pela doçura e qualidade da fruta. No outono, o superfosfato é necessário, o que ajudará as árvores a sobreviver ao inverno com facilidade. Uma vez a cada três anos, o solo é bem fertilizado com compostos orgânicos.
Poda encontrada não é difícil, mesmo para jardineiros iniciantes. Se a cultura tiver raízes próprias, geralmente é cultivada na forma de um arbusto. Costuma-se formar uma ameixa cereja enxertada com uma tigela. A coroa de Naydena não é particularmente densa, por isso praticamente não precisa de poda desbaste. Mas você precisa fazer um sanitário na primavera. A ameixa cereja começa a rejuvenescer aos 10 anos.
Resistência a doenças e pragas
Encontrado para lidar bem com várias doenças e parasitas. É especialmente protegido da doença de clasterosporium. Mas os tratamentos preventivos não devem ser ignorados. Os jardineiros recomendam pulverizar o Nayden no início da primavera com uma mistura de fungicidas e inseticidas.
Requisitos de solo e condições climáticas
A árvore não tolera muito bem a seca, por isso deve ser plantada em regiões com clima estável ou constantemente monitorada para irrigação. A ameixa cereja tolera invernos facilmente, desde que seja abrigada. Antes do procedimento, certifique-se de coletar as folhas caídas e fazer uma escavação profunda no solo. Além disso, os baús são caiados de branco e embrulhados com sacos ou outro material. E também certifique-se de colocar uma rede de ratos.
Visão geral da revisão
Encontrada - uma das melhores variedades de ameixa cereja, de acordo com os jardineiros. A cultura primitiva produz frutas deliciosas e lindas que podem ser utilizadas na culinária. A árvore não requer difícil plantio e manutenção e não apresenta tendência a doenças. Quase não atacado por pragas.
No entanto, alguns jardineiros tiveram dificuldade em dar forma. Não entendendo o tipo de árvore, os jardineiros a modelaram incorretamente, o que ocasionou baixa produtividade e diminuição da robustez invernal da cultura.