- Autores: V.A. Matveev, M.P. Malyukevich, Z.A. Kozlovskaya, M.G. Maksimenko (Instituto de Pesquisa de Fruticultura da Bielo-Rússia)
- Sinônimos de nomes: Prunus cerasifera Mara
- Ano de aprovação: 2002
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Período de amadurecimento: atrasado
- Autofertilidade: auto-infértil
- Tamanho da fruta: média
- Produção: Alto
- Compromisso: universal
- Peso do fruto, g: 25
Cereja ameixa - esta bela palavra oriental esconde um dos tipos de ameixa doméstica familiar para todos desde a infância. A pátria desta cultura é a quente Ásia Menor e Transcaucásia, e seus frutos, ao contrário das ameixas comuns, não são roxos, mas amarelos.
Este artigo incidirá sobre a variedade de ameixa cereja Mara, também conhecida como "ameixa russa".
História de criação
A variedade híbrida foi cultivada por criadores bielorrussos no final dos anos 80 do século passado através da polinização livre de ameixa cereja e ameixa de salgueiro selvagem, também conhecida como ameixa chinesa. Na Rússia, a variedade Mara está oficialmente autorizada a crescer desde 2002, assim que a planta foi inscrita no Registro do Estado, e foi incluída no Registro do Estado da Bielo-Rússia desde 1999.
Descrição da variedade
A árvore é alta, com copa arredondada e meio espessa. Ela cresce muito rapidamente, já 5 anos após o plantio, sua altura é de cerca de 3-4 metros. A casca é castanha escura, nos ramos jovens apresenta uma tonalidade bordô. As folhas são verdes brilhantes, brilhantes, têm a forma de um oval alongado com uma ponta afiada e bordas recortadas. As flores da ameixa cereja Mara são únicas, brancas e pequenas, a floração é exuberante e abundante - na primavera essas árvores vão se tornar uma verdadeira decoração do jardim.
Características da fruta
Os frutos são amarelos brilhantes, redondos, ligeiramente achatados nas pontas. O peso de uma baga é de 25 gramas. A polpa é solta e suculenta, protegida por uma película densa. No meio há um osso de tamanho médio que cresceu e se transformou em carne, o que torna difícil a separação. As frutas não estragam por muito tempo - na temperatura normal, a ameixa de cereja pode ser armazenada por um mês.
Qualidades de sabor
O sabor da ameixa cereja Mara é doce e azedo e muito agradável, um pouco parecido com as variedades de uvas ácidas. Os degustadores profissionais avaliam-no com 4 pontos em 5. As frutas podem ser consumidas frescas e como conservas, compotas e vários molhos.
Amadurecimento e frutificação
A frutificação ocorre em 2-3 anos. Amadurecimento ocorre no final de agosto - início de setembro, dependendo da região de cultivo.
Produção
A variedade Mara atinge suas taxas máximas de frutificação a partir de 6-7 anos - então o rendimento de uma árvore é de cerca de 40 kg de drupa. Com grande número de frutos, alguns deles são removidos ligeiramente verdes e deixados para amadurecer em local fresco.
Regiões em crescimento
A variedade Mara é recomendada para cultivo nas regiões Central, Noroeste e Volgo-Vyatka. Porém, a prática mostra que a cultura pode ser cultivada em quase todas as regiões do nosso país, exceto no Extremo Norte. Tem uma elevada robustez invernal, o que permite ser plantada mesmo em zonas onde a temperatura atinge os -33 ... 35. A resistência à seca também é bastante boa, mas durante os longos períodos de seca as árvores precisam de rega abundante.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A ameixa cereja da variedade Mara, como a maioria das ameixas, é uma cultura autofértil, ou seja, é necessária a polinização cruzada para se obter uma safra. Portanto, é recomendável plantar ameixa cereja Vitba ou uma ameixa comum de crescimento selvagem ao lado de Mara. A própria Mara também é uma polinizadora eficaz para outras espécies.
Crescendo e cuidando
A ameixa cereja é uma planta que ama a luz, portanto, essas árvores devem ser plantadas no lado sul ou sudoeste do terreno do jardim, protegidas de ventos fortes. A opção ideal seria um local entre dois edifícios.
O solo deve estar solto e saturado com nutrientes, e o nível do lençol freático não deve estar localizado a menos de 1,5-2 metros da superfície da terra.
Recomenda-se a compra de mudas em viveiros especiais para eliminar o risco de compra de material de jardim de baixa qualidade. O melhor de tudo é que as árvores de Maria criam raízes aos 2 anos de idade. Você deve comprar apenas as mudas que foram cultivadas em sua área, caso contrário, há um grande risco de a árvore morrer.
A ameixa cereja é plantada na primavera para reduzir o risco de congelamento das raízes das plantas. Nas regiões do sul, você pode fazer isso no outono.
O esquema de pouso passo a passo é bastante tradicional. O principal é não esquecer de instalar uma estaca para amarrar a jovem cerejeira e deixar o colarinho da raiz de Maria ao nível do solo.
Ao plantar várias árvores da variedade, a distância entre elas deve ser de 3 a 4 metros, para que no futuro as copas das plantas adultas não interfiram entre si.
Cuidar da ameixa cereja Mara também é tradicional.
No final de março - início de abril, é necessário cavar pequenos sulcos no solo para que a água da neve derretida não fique estagnada no local.
Em abril, partes mortas da casca são retiradas da superfície do tronco de Maria e as árvores são podadas, o solo é desenterrado, fertilizado com fertilizantes de nitrogênio, as mudas são enxertadas e realizado tratamento sanitário e preventivo contra fungos e parasitas Fora.
Em maio, a ameixa cereja Mara é alimentada com fertilizantes minerais. No verão, as árvores precisam ser regadas regularmente (1-2 vezes por mês) e, em seguida, afrouxá-las perto do círculo do tronco e remover as ervas daninhas.
Se a colheita for abundante, os adereços devem ser instalados com antecedência.
Em setembro, quando ocorre a frutificação e os botões são colocados para o próximo ano, os cuidados com a ameixa cereja Mara devem ser especialmente cuidadosos e incluir alimentação com fertilizantes orgânicos ou potássio-fósforo, soltura e capina.
No outono, após a colheita dos frutos, o solo é escavado e saturado com fertilizantes minerais. Antes que as folhas caiam, a árvore precisa de bastante rega.
Além de uma camada de cobertura morta, a variedade Mara não precisa de isolamento adicional, pois é resistente ao gelo, mas se a região for muito fria é melhor cobrir as mudas jovens. Para preparar a cultura para o inverno, a madeira morta é limpa, e o caule e a base são caiados com cal apagada com adição de sulfato de cobre. Todos os buracos devem ser selados, os brotos das raízes novas devem ser cortados, as folhas caídas devem ser removidas com um ancinho e queimadas.
É importante lembrar que a ameixa cereja da variedade Mara cresce rapidamente e requer podas mais freqüentes do que as outras variedades. Com uma poda correta e oportuna, a Mara frutifica melhor e adquire imunidade às doenças.
Resistência a doenças e pragas
A variedade Mara é extremamente resistente a pragas e doenças fúngicas, incluindo a clotterosporia, mas as medidas preventivas nunca são supérfluas. Como proteção, as árvores devem ser regularmente pulverizadas com inseticidas e fungicidas.
Requisitos de solo e condições climáticas
Para o cultivo desta ameixa cereja, solo neutro ou ligeiramente ácido é o mais preferível. Se o solo no local for pesado e argiloso, uma cova de plantio preenchida com uma mistura de um tipo adequado de solo e fertilizantes pode ajudar neste caso.
Quanto ao clima, a variedade Mara geralmente tolera bem as baixas temperaturas, mas em geadas severas ela precisa ser coberta com esterco podre.
Visão geral da revisão
Os jardineiros elogiam a variedade Mara por sua resistência a condições adversas e pelo agradável sabor azedo da fruta. Os usuários de sites de culinária recomendam preparar molho tkemali georgiano, geléia e compotas dessa ameixa cereja. Das deficiências, muitos notam a dificuldade de separar o osso da polpa, o que nem sempre é conveniente.
Como a variedade tem alto rendimento, jardineiros experientes são aconselhados a cuidar dos galhos e instalar suportes a tempo para que a árvore não se quebre com o peso dos frutos.