- Sinônimos de nomes: Lodva
- Apareceu ao cruzar: Vento x Olímpico
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Autofertilidade: auto-infértil
- Tamanho da fruta: ampla
- Produção: frutífero
- Compromisso: para consumo fresco
- Peso do fruto, g: 36
- Forma de fruta: arredondado
- Cor de fruta: amarelo
A variedade Lodva é uma variedade de frutos grandes de ameixa russa, também chamada de ameixa diplóide ou ameixa cereja híbrida. Difere no início da maturidade e frutado grande, robustez de inverno e alto rendimento. Os frutos são consumidos frescos, secos, utilizados na preparação de compotas e vinhos, compotas, confitures, pastilhas, marmeladas.
História de criação
Um híbrido da seleção bielorrussa apareceu com base no RPU "Institute of Fruit Growing" como resultado da polinização cruzada das variedades Vetraz e olímpica. Os autores são V. Matveev, M. Kastritskaya, N. Karpenko. Incluído no Registro Estadual em 2011.
Descrição da variedade
A árvore é de tamanho médio, podendo atingir 4 a 5 m, a altura da planta muitas vezes depende do tipo de porta-enxerto. Espessamento médio piramidal redondo de Crohn. A casca do tronco e dos ramos é lisa, cinzenta. Os rebentos são finos, retos, castanho-acastanhados. As folhas são pequenas, alongadas-ovais, lisas, brilhantes, verde-escuras. As flores são pequenas, brancas, duplas.
Floresce em maio, as flores não sofrem de geadas recorrentes. A árvore tem uma vida útil de cerca de 25-30 anos. A variedade tem uma alta capacidade de autorregeneração.
Características da fruta
Os frutos são grandes, pesam em média 36 g, são arredondados, de cor amarela brilhante com uma depressão profunda que divide a ameixa cereja em duas metades idênticas. A polpa é macia, muito suculenta, com aroma a caramelo, o caroço é pequeno, bem separado. Pele com flor de cera esbranquiçada, densa. Bem transportado, armazenado por cerca de 5 dias em local fresco e seco.
Qualidades de sabor
Sabor da sobremesa, doce, com ligeiro azedume. As frutas contêm muito caroteno. Pontuação de degustação - 4,9 pontos.
Amadurecimento e frutificação
O híbrido começa a dar frutos por 2 a 3 anos após o plantio, então a safra dá frutos regularmente. É considerado maduro precocemente em termos de maturação - começa no final de julho e vai até meados de agosto, sendo colhido em várias etapas. A ameixa cereja madura começa a desmoronar.
Produção
A produtividade é boa: por 3-4 anos, uma árvore pode trazer 4-5 kg, 35-40 kg são retirados de uma criança de 5-6 anos.
Regiões em crescimento
Adequado para o plantio na Rússia central, pode ser cultivado na Sibéria. O híbrido dá frutos com sucesso na Bielo-Rússia e na Ucrânia, bem como nos países bálticos.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Uma variedade auto-fértil, replantando outras variedades polinizadoras é necessária - Mara, Asaloda, Traveller.
Crescendo e cuidando
O plantio é realizado no início da primavera, antes do surgimento dos botões, as mudas com sistema de raiz fechado podem ser plantadas durante toda a temporada até o final de setembro. O local para a muda é escolhido ensolarado, ao abrigo do vento, no lado sul ou sudoeste do local, de preferência próximo a uma casa ou cerca em branco.
A água subterrânea não deve estar localizada a menos de 2 metros da superfície. A ameixa cereja prefere o sol, mas cresce bem na sombra parcial. O sol desempenha um papel decisivo no amadurecimento dos frutos: quanto mais cai sobre os ramos, mais rápido a colheita amadurece e os frutos ficam mais doces.
É feita uma cova de plantio de 60x60 cm de tamanho por 60 de profundidade.É plantada de acordo com o esquema de 5x3m.Um substrato fértil é despejado no fundo. O solo azedo é desoxidado com farinha de dolomita.O resto do plantio é feito da mesma forma que para outros tipos de ameixa cereja híbrida de frutos grandes.
Híbrido despretensioso, não requer cuidados especiais. A rega moderada é recomendada. Alimentam-se 3 vezes ao longo do ano: no início da primavera, enquanto a neve ainda não derreteu, durante o crescimento dos ovários - em junho, durante a postura dos botões dos frutos para a próxima colheita - em julho.
A coroa deve ser formada. Nos primeiros anos, eles são podados, deixando fortes ramos do esqueleto. A taxa de crescimento anual é reduzida a cada ano. Em agosto, as pontas dos brotos em crescimento são pinçadas.
Resistência a doenças e pragas
A variedade tem boa imunidade à doença de clasterosporium. É propenso a se surpreender com moniliose e coccomicose, para profilaxia, é tratado com Hórus em várias etapas: antes da floração, depois durante a formação dos botões. Para o oídio e crosta, use a droga "Skor".
As pragas incluem pulgões, mariposas e moscas-serra. Para proteção contra insetos, "cintos de captura" são colocados nas árvores.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A variedade é considerada resistente ao inverno e tolera geadas de até -35 graus. A safra é afetada negativamente pelas mudanças repentinas de temperatura de fevereiro a abril, que podem danificar a madeira e os botões das flores. O híbrido é moderadamente resistente à seca; em um verão muito quente e seco, a irrigação regular será necessária. Pode crescer em qualquer tipo de solo, mas recomenda-se solo argiloso fértil e solto com acidez neutra.
Visão geral da revisão
Alguns jardineiros chamam essa variedade de ameixa de damasco por sua cor amarela característica e sabor agridoce. Lodva traz muitas safras todos os anos e tolera bem invernos gelados. Entre as desvantagens está a tendência à queda e o aparecimento de podridão na ameixa cereja em ruínas.