- Apareceu ao cruzar: Mudas 9-250 (Pr. Cerasifera var. Pissardii) x Uma mistura de pólen de híbridos promissores do cruzamento de P. ussuriensis x (P. salicina x P. cerasifera)
- Período de amadurecimento: meio-tarde
- Autofertilidade: auto-infértil
- Tamanho da fruta: ampla
- Produção: frutífero
- Compromisso: para consumo fresco
- Peso do fruto, g: 30
- Forma de fruta: oval arredondado
- Cor de fruta: roxo escuro, quase preto
- Pele : com um revestimento ceroso forte
Os trabalhos de melhoramento estão constantemente reabastecendo os catálogos de safras de frutas e bagas com novas variedades com propriedades incomuns. Isso inclui a variedade universal de Lama de ameixa cereja, que tem um alto efeito decorativo. Obtido pela combinação de mudas 9-250 (Pr. Cerasifera var. Pissardii) e uma mistura de pólen de híbridos promissores do cruzamento de P. ussuriensis e (P. salicina x P. cerasifera).
A variedade apaixonou-se imediatamente pelo jardineiro devido à sua alta robustez no inverno, produções surpreendentemente grandes e excelente sabor. O âmbito de utilização dos frutos é bastante extenso - são consumidos frescos, são adequados para ultracongelação, após o que não perdem as suas qualidades. Compotas, compotas, conservas e compotas são feitas de ameixa cereja. Utilizado na confeitaria (marmelada), na culinária (molhos, assados).
Descrição da variedade
Uma árvore de tamanho médio (1,5-2 m) com uma copa achatada e espalhada, propensa a engrossar, tem altas qualidades decorativas em qualquer época do ano e uma frutificação poderosa. A coroa é coberta em tons de vermelho profundo com uma gama completa de tons de azul-violeta. A tonalidade avermelhada da casca jovem da planta escurece com o tempo. O Lama floresce com flores perfumadas de um rosa profundo.
Características da fruta
Frutos grandes (30 g) arredondados e ovais são coloridos em uma paleta roxa escura, quase preta no sol forte. A casca com muitos pontos subcutâneos de cor cinza é coberta por uma densa flor de pruína, o osso está bem separado da polpa.
Qualidades de sabor
A polpa suculenta, vermelho-escura, tem consistência fibrosa, sabor surpreendentemente doce, equilibrado com acidez moderada. A variedade recebeu uma avaliação relativamente alta dos provadores - 4,4 pontos em 5 possíveis.
Amadurecimento e frutificação
A lama pertence à categoria de maturação tardia - o início da colheita é em agosto. A frutificação começa 2-3 anos após a floração no viveiro.
Produção
O rendimento declarado da variedade é médio - até 25 toneladas por hectare, no entanto, a prática tem mostrado que as condições agrotécnicas ideais são capazes de elevar o rendimento de uma árvore adulta para 300 kg.
Regiões em crescimento
Graças à seleção da ameixa cereja, Lama tem uma robustez de inverno incrível para um sulista e a capacidade de produzir safras mesmo em um verão curto; sua área de cultivo se expandiu da região da Terra Negra Central e da zona média para os Urais, sudoeste e sudeste da Sibéria.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A auto-infertilidade do Lama requer proximidade com variedades de polinização - Mara, Asaloda.
Crescendo e cuidando
Para que a árvore se desenvolva bem e dê colheitas completas, deve-se dar atenção à vizinhança com uma série de colheitas em crescimento. A ameixa cereja favorece a "cooperação" com groselha e tomilho, uma vez que os arbustos resistem com sucesso à propagação de ervas daninhas. Flores como tulipas, prímulas e outras prímulas não apenas adornam o círculo do tronco, mas também murcham muito mais cedo do que a ameixa cereja, não competindo com ela na luta por nutrientes. Mas os antagonistas são nozes, avelãs, bétulas, coníferas, choupos, peras. Todos eles consomem muita matéria orgânica e microelementos, além de secretarem substâncias pouco toleradas pela cereja.
A planta é plantada na primavera e no outono em áreas bem iluminadas do sul com solo fértil e respirável. Para a variedade, solo ácido, áreas de planície pantanosa, proximidade com o lençol freático (não mais próximo do que 1,5 m da superfície) são contra-indicados. O aumento da acidez é neutralizado com farinha de dolomita, giz, penugem de lima a uma taxa de 2 kg por metro quadrado.
A cova de plantio é preparada com base nas dimensões padrão - 50x50x60 cm.No fundo, uma camada de drenagem de pelo menos 10 cm de altura é disposta. Paralelamente, é instalado um suporte para mudas jovens. A camada fértil removida é enriquecida com matéria orgânica (húmus, composto), areia de rio e solo frondoso é adicionado. O espaço livre na cova é preenchido com ⅓ da mistura resultante, uma muda é instalada, as raízes são suavemente esticadas, se for um ACS, e cobertas com o restante do solo, compactando-o e despejando 20 litros de água morna. Depois que a umidade foi absorvida pelo solo, o círculo do tronco deve ser coberto com uma camada de 5 cm de palha de turfa. A turfa pode ser substituída por palha ou grama cortada. O cuidado adicional com a cultura consiste em regar, alimentar, tratar preventivamente e podar em tempo hábil.
A rega de uma planta jovem é realizada em intervalos de 1 vez em 2 semanas, excluindo o tempo chuvoso prolongado. Uma planta com mais de dois anos precisa de irrigação adicional apenas durante o período de seca. O alagamento regular ameaça o aparecimento de pulgões, amortecimento da casca e frutificação fraca. Ao contrário de muitas árvores frutíferas, a ameixa cereja não é regada para o inverno.
A introdução de nutrientes adicionais é realizada três vezes durante a temporada:
na primavera, a cultura é alimentada com fertilizantes nitrogenados, estimulando o crescimento da massa vegetativa;
antes da floração, a ameixa cereja é alimentada com infusão envelhecida de verbasco (1:10), realizando o procedimento após a rega para não queimar as raízes;
o outono é a época para a introdução de fertilizantes minerais complexos, projetados especificamente para as culturas hortícolas de frutas e bagas.
A poda formativa é usada para aumentar os rendimentos. Ao mesmo tempo, são removidos até 10 ramos esqueléticos, os brotos são encurtados anualmente, obtendo-se um arbusto bem formado. Tendo em conta que a ameixa cereja tem tendência para produzir um grande número de rebentos, não se deve deixar a copa engrossar - a planta deve ter livre acesso ao sol e ao ar.
A poda sanitária é feita na primavera. Nesse momento, os brotos congelados, danificados, quebrados, deformados e secos são removidos.
Durante uma seca prolongada, deve-se tomar cuidado para cobrir o círculo do tronco com uma camada espessa de cobertura morta. Durante a troca de cobertura morta, a camada anterior é desenterrada junto com o solo, imergindo a baioneta da pá em no máximo 5 cm, uma vez que o sistema radicular está localizado bem próximo à superfície. No outono, os troncos e parte dos ramos esqueléticos são branqueados com uma composição especialmente preparada - uma mistura de cal, sulfato de cobre, cola de caseína. Essa técnica ajudará a lidar com algumas das pragas, proteger a casca de queimaduras por luz solar agressiva no início da primavera. A casca fina atrai roedores no inverno, por isso é necessário organizar a proteção da parte inferior do tronco. Para fazer isso, você pode usar uma malha especial, um invólucro de lã embrulhado em cima com uma folha de ferro e embrulhado em estopa. A parte inferior da proteção deve ser submersa no solo.
Resistência a doenças e pragas
A variedade é bem resistente a doenças fúngicas e ataques de pragas. Foi notado que os frutos da ameixa cereja não são danificados pelos gourmands emplumados. Um pouco pior Lama resiste à doença de clasterosporium. Um perigo particular é representado por agressores como:
pulgão cereja;
ácaro da fruta marrom;
rolo de folhas e escudo falso.
Na luta contra eles, os tratamentos preventivos com inseticidas e fungicidas ajudarão.
Requisitos de solo e condições climáticas
Lama de ameixa cereja tem alta robustez invernal (até -36ºC), resiste bem a extremos de temperatura, mudança de degelos e geadas, seca, resistente ao calor (até + 40ºC).