- Autores: G.V. Eremin, S.N. Zabrodin (estação de seleção experimental da Crimeia do Instituto de Pesquisa da Indústria Vegetal da Rússia em homenagem a N.I. Vavilov)
- Sinônimos de nomes: Prunus cerasifera Cubanckaya Kometa
- Apareceu ao cruzar: Ameixa chinesa Early x cereja Pionerka
- Ano de aprovação: 1987
- Tipo de crescimento: subdimensionado
- Período de amadurecimento: cedo
- Autofertilidade: parcialmente autofértil
- Tamanho da fruta: ampla
- Produção: Alto
- Compromisso: para enlatados, para consumo fresco
O cometa Kuban Cherry Plum é uma variedade inicial de frutos grandes que os jardineiros gostam muito. Além dessas características, também é apreciado por seu alto rendimento.
Descrição da variedade
O cometa Kuban é uma cultura original, perfeitamente adaptada às condições climáticas desfavoráveis. Uma planta pode produzir até 100 kg de frutos. Os ramos às vezes não suportam o peso e se partem, por isso é recomendável fazer apoios para eles. A árvore tem copa esparsa e arredondada, cresce até 2,8-3 m, e o tronco é de superfície lisa, de cor cinza. As folhas são alongadas, lisas, de um verde suculento.
A variedade de cometa Kuban tem vantagens claras: excelentes características de sabor, frutas grandes, alto rendimento, solo pouco exigente. Os frutos são bem transportados. A ameixa cereja é parcialmente autofértil. No entanto, ela tem um nível médio de resistência a doenças.
Características da fruta
Os frutos são grandes, cada um pesando 30 g. A cor da fruta varia do vermelho ao bordô e roxo. As fibras da polpa são de estrutura delicada, de cor amarela ou dourada. Existe uma costura fraca na superfície. A resistência à queda é garantida por um caule curto, próximo ao fruto. Devido à densa casca, os frutos são armazenados por muito tempo (até 25 dias). O caroço do meio não se separa bem da polpa.
Qualidades de sabor
Os frutos desta casta apresentam um sabor agridoce original com um final de boca delicado a damasco. Os frutos são relativamente suculentos. Eles também têm um aroma agradável. A variedade ganhou reconhecimento na culinária. A partir das frutas, os pratos são preparados de acordo com diversas receitas culinárias: geléia, suco com polpa, geléia, compota, geléia, marshmallow, recheio para tortas, marmelada e muito mais.
Amadurecimento e frutificação
Os frutos amadurecem na segunda quinzena de julho. A planta é considerada com maturação precoce em termos de maturação. Os frutos maduros são presos com firmeza nos galhos e praticamente não há rachaduras.
Produção
Com os devidos cuidados, a variedade produz grandes safras. Até 100 kg podem ser colhidos de uma planta. O rendimento depende da idade da árvore, cuidados e condições de crescimento. O indicador médio de plantas que acabaram de entrar em frutificação é de 30-50 kg. Uma árvore jovem pode produzir até 10 kg de frutos.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A ameixa cereja Kubanskaya é uma variedade parcialmente autofértil. Para aumentar o rendimento, outros tipos de ameixa cereja podem ser cultivados nas proximidades. As variedades mais adequadas serão Mara, Pramen, Traveller, Gift to St. Petersburg. De acordo com uma série de recomendações, a ameixa chinesa Skoroplodnaya se junta com sucesso.
Crescendo e cuidando
A planta é bastante despretensiosa de cuidar. O cumprimento de recomendações simples permitirá que você mantenha o rendimento e a aparência esteticamente projetada. Em condições climáticas favoráveis, é melhor plantar uma muda no outono. Se a região for fria, as mudas devem ser plantadas na primavera.
Quase qualquer tipo de solo é aceitável para o cometa Kuban. Cresce mal em solos argilosos e pantanosos. O solo deve ser neutro em acidez.Para o plantio, é melhor escolher um local bem iluminado, bem aquecido e protegido do vento. A opção ideal seria a encosta sul do morro, neste caso a planta ficará protegida dos ventos frios do norte. Com uma ocorrência próxima de água subterrânea, um monte deve ser preparado para o plantio com uma altura de 60-70 cm.
Os poços devem ser formados com antecedência, com algumas semanas de antecedência. Sua profundidade é de 90 cm. Uma mistura de húmus, superfosfato e sulfeto de potássio é colocada no fundo. Cal ou cinza são adequados para desoxidar o solo da fossa. Durante o plantio de outono, é melhor levar esterco ou húmus para a alimentação.
Escolha uma muda adequada (1-1,3 m). Não deve haver arranhões, as raízes devem ser moderadamente ramificadas, botões inchados são permitidos nos galhos. Raízes quebradas ou secas devem ser cortadas. Você deve escolher mudas zoneadas com dois anos de idade, elas serão mais bem adaptadas às condições criadas. Antes do plantio, é necessário embeber o sistema radicular em uma pasta de argila (2-3 horas). Você pode usar um estimulante de raiz.
Uma vara de madeira deve ser cravada em um pequeno rolo preparado na base da cova de plantio. Ao colocar uma muda, o colo da raiz deve ficar de 6 a 7 cm acima da superfície, em seguida, preencher o buraco e compactar cuidadosamente o solo. A árvore deve ser amarrada a um stick instalado. Despeje bem com 20-30 litros de água.
O cuidado subsequente com a planta é descomplicado. Inicialmente, as plantas jovens são regadas de 6 a 7 vezes por temporada e depois de 3 a 4 vezes. Devido ao sistema radicular da variedade ser superficial, o solo deve ser umedecido a uma profundidade de 35-40 cm, sendo que a freqüência das regas também depende da freqüência das precipitações, não sendo permitido o encharcamento.
A fertilização é simples. Aplique fertilizantes com nitrogênio na primavera e com fósforo e potássio no verão. Uma vez a cada 2-3 anos, realize a fertilização no outono ou na primavera com fertilizantes orgânicos. Afrouxe o solo ao redor da planta regularmente para garantir a troca de ar ideal e evitar a compactação.
A formação correta da coroa contribui para dar uma aparência decorativa e também garante um aumento no rendimento. Para esta variedade, não se deve fazer uma formação de líder da copa, pois a árvore pode congelar. Essa forma implica uma distribuição uniforme dos ramos do esqueleto a uma distância considerável e corte do condutor principal.
A forma da copa durante a poda é escolhida com base nas características climáticas da região. Em regiões quentes, a melhor opção seria o formato da tigela, em que uma camada de três a quatro ramos do esqueleto é deixada, o condutor pode ser removido. Na faixa do meio, é feita a formação do arbusto. Implica uma altura de haste de 20 cm e 3-4 ramos de quadro separados. Para as latitudes do norte, a formação de creeping (xisto) será mais adequada. Proporcionará um inverno ideal e proteção dos brotos da geada e do vento. No norte, os galhos não diminuem muito.