- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Período de amadurecimento: meio-tarde
- Autofertilidade: auto-infértil
- Tamanho da fruta: ampla
- Produção: Alto
- Compromisso: para enlatados, para consumo fresco
- Transportabilidade: Boa
- Peso do fruto, g: 40
- Forma de fruta: oval
- Cor de fruta: vermelho escuro, com uma flor cerosa média
A ameixa cereja é uma planta do sul que habita os jardins do centro da Rússia e do sul da Sibéria. A planta distingue-se pela despretensão no plantio, facilidade no cuidado, excelente frutificação. Tudo isso, e ainda mais, pode ser dito sobre a variedade universal de ameixa cereja Kolonovidnaya.
A planta tem um aspecto muito atraente, dá frutos saborosos e perfumados, que são consumidos frescos, compotas, conservas, compotas e geleias são cozinhadas com eles e ultracongeladas. A baga é rica em vitaminas, oligoelementos e outras substâncias úteis, tem boa transportabilidade, portanto a cultura pode ser cultivada em escala industrial.
História de criação
A pátria da ameixa cereja em forma de coluna é a Estação de Reprodução Experimental da Crimeia de V.I. NI Vavilov, onde uma equipe de criadores trabalhou na obtenção de uma nova variedade sob a liderança do Acadêmico da Academia Russa de Ciências, Professor G.V. Eremin. O Columnar foi aprovado para uso em 2002.
Descrição da variedade
Árvore de tamanho médio (até 3 m) com copa compacta, colunar e esparsa de não mais de 1,2–2 metros de volume, sem ramos esqueléticos pronunciados, uniformemente coberta por frutos em todo o seu volume. A força de crescimento depende do porta-enxerto - é o seu vigor que é capaz de dar à ameixa cereja a oportunidade de atingir a sua altura máxima.
As vantagens da variedade:
- compacidade;
- maturidade precoce;
- despretensão;
- imunidade forte;
- alta produtividade;
- frutas saborosas e perfumadas;
- resistência à geada, seca, ventos fortes.
Durante e após o transporte, as frutas mantêm sua beleza, integridade, frescor, sabor e aroma. Outra característica da variedade é um longo período de dormência, a fase de floração ocorre mais tarde do que outras variedades de ameixa cereja.
Características da fruta
Frutos grandes (até 40 g) ovais com casca densa e elástica, não podendo rachar. A fruta madura é colorida em uma paleta vermelha escura com uma flor azulada de ameixa. Um osso de tamanho médio é facilmente separado da polpa. Com uma boa organização de armazenamento, a manutenção da qualidade dos frutos chega a três meses.
Qualidades de sabor
A bela polpa de tonalidade rosa intensa tem um aroma delicado, densidade média e um sabor doce de sobremesa com um toque de acidez.
Amadurecimento e frutificação
A variedade de frutificação precoce pertence à categoria de maturação intermediária a tardia - a colheita é feita no final de junho na faixa do meio, um pouco mais cedo na região sul. A frutificação regular ocorre no terceiro ano após a brotação.
Produção
A ameixa cereja colunar dá altos rendimentos - até 40 kg por árvore.
Regiões em crescimento
A variedade foi criada e adaptada ao clima da Crimeia, mas a durabilidade da planta permite o cultivo de uma safra na faixa do meio e no sudoeste da Sibéria, por exemplo, em Altai.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A variedade é autofértil, a presença de um polinizador nas proximidades (Kubanskaya Kometa) garante altos rendimentos.
Crescendo e cuidando
A ameixa cereja é um produto da seleção sulista, portanto, necessita de iluminação constante. O local ideal para o plantio são encostas ao sul e áreas ensolaradas com solo fértil. A planta não tolera áreas úmidas e a proximidade de lençóis freáticos. Se não houver tal local, é possível formar um aterro artificial de 40-50 cm de altura e até um metro e meio de diâmetro.
Quanto ao solo, para a ameixa cereja, são preferíveis solos férteis respiráveis com um rico enchimento de húmus e microelementos. O nível de acidez deve ser neutro. O solo azedo está sujeito à desoxidação obrigatória com farinha de dolomita, giz, cal, cinza de madeira - 2 kg por 5 sq. m. Se o local de pouso contiver solo argiloso pesado, ele será retirado ao organizar o fosso de pouso e substituído pela composição necessária preparada com uma quantidade igual:
- areia de rio;
- terra frondosa;
- húmus ou composto;
- a camada fértil superior.
A época de plantio é padrão - primavera ou outono, a escolha é individual, mas um jardineiro experiente sempre prefere a estação do outono. Períodos de primavera - de 18 de abril a 9 de maio, outono - de 25 de agosto a 10 de outubro. Os números podem ser ajustados com base nas condições climáticas locais, mas em qualquer caso, a planta precisa de pelo menos um mês para se adaptar.
O tamanho ideal da cova de plantio é 50x50x60 cm. É necessária uma camada de drenagem de 10 cm no fundo, um suporte para o caule jovem é imediatamente instalado. O espaço restante é preenchido por? mistura de solo preparada, defina a muda e cubra com o restante da terra. Ao plantar, é necessário monitorar o colo da raiz, que deve estar alinhado com a superfície. O círculo do tronco é abundantemente (20 l) regado com água morna. Depois que a umidade for absorvida, cubra com uma camada de 5 centímetros de turfa ou palha.
A fertilização nos anos subsequentes é realizada três vezes por temporada. Na primavera, a ameixa cereja precisa de fertilizantes de nitrogênio para formar uma massa verde. Antes da floração, a árvore é alimentada com uma infusão de verbasco líquido (1:10) após rega abundante. No outono, os círculos próximos ao caule são fertilizados com composições minerais complexas para plantas de frutas e bagas, por exemplo, "Outono Kemira". Uma árvore adulta precisa de cálcio, portanto, em maio, junho, a rega é realizada com a adição de cloreto de cálcio - 3 colheres de sopa. eu. 10 litros de água.
A rega é realizada 2 vezes por mês a uma taxa de 30 litros sob a raiz. Para árvores maduras, a irrigação é reduzida para 1 vez por mês, mas a taxa é aumentada para 60 litros para cada tronco. A planta não necessita de poda formativa, na primavera realiza-se a sua versão sanitária para retirar os rebentos secos, danificados e fracos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade possui alta resistência a doenças e pragas, mas ainda não apresenta 100% de proteção contra pulgão-cereja, ácaro marrom da fruta, curuquerê e falso escudo. Os tratamentos preventivos com inseticidas e fungicidas devem ser obrigatórios. A casca fina é um verdadeiro deleite para roedores no inverno, por isso os troncos também precisam de proteção sazonal especial.
Requisitos de solo e condições climáticas
A ameixa cereja colunar é altamente resistente ao inverno e pode suportar temperaturas de até -28ºC.Mesmo com um leve congelamento, a planta é capaz de uma rápida reabilitação durante uma estação de cultivo.