- Autores: A.V. Isachkin, N.V. Agafonov, B.N. Vorobiev, V.I.Susov (Moscow Agricultural Academy em homenagem a K.A.Timiryazev)
- Ano de aprovação: 2004
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Período de amadurecimento: média
- Autofertilidade: auto-infértil
- Tamanho da fruta: ampla
- Produção: médio
- Compromisso: universal
- Peso do fruto, g: 37
- Forma de fruta: oval arredondado, alinhado
Os jardineiros começaram a cultivar ameixa cereja em seus terrenos não faz muito tempo. Ao escolher uma variedade, na maioria das vezes a preferência é dada a subespécies resistentes ao inverno e despretensiosas. Essa é precisamente a variedade de Cleópatra.
História de criação
Uma variedade com um nome tão bonito foi incluída no Registro Estadual da Federação Russa em 2004. A planta foi criada na Academia de Agricultura de Moscou em homenagem a K.A.Timiryazev. O trabalho foi realizado sob a liderança de A.V. Isachkin, N.V. Agafonov, B.N. e Susov V.I. Uma muda obtida por polinização livre da cultura do cometa Kuban foi tomada como base.
Descrição da variedade
Cleópatra tem estatura mediana. A árvore não é particularmente alta, geralmente sua altura é de 2,5-3 metros, em casos raros chega a 4. A copa parece um cone largo, seu espessamento é baixo. Os rebentos crescem retos, são finos, de cor castanha. As folhas são verde-escuras, ovais, seu bordo é grande serrilhado, e a superfície é lisa, com um belo brilho lustroso.
Características da fruta
A variedade descrita é única na medida em que produz grandes frutos de uma espetacular cor vermelho-violeta escuro. Os espécimes redondos ovais pesam 37 gramas. Há uma sutura abdominal, é bem visível.
A casca da ameixa cereja é densa, de espessura média. A peculiaridade do revestimento é uma densa camada de placa de cera cinza. A polpa é um pouco gristosa, de cor vermelha. Um osso de tamanho médio é separado com esforço.
Qualidades de sabor
A safra colhida de Cleópatra terá um sabor agridoce. Vale a pena considerar que o sol terá um efeito direto sobre ele. Quando cultivado em áreas iluminadas, o açúcar predomina nos frutos e a acidez se a árvore estiver sombreada. O gosto de Cleópatra foi avaliado por especialistas. Eles deram a ele uma avaliação de 4,7 pontos.
A ameixa cereja tem um propósito universal. A maioria das vitaminas pode ser obtida no caso de consumo fresco e, no inverno, as frutas costumam ser congeladas. E também compotas e geléias são feitas com eles, enrolados em potes.
Amadurecimento e frutificação
Cleópatra é uma variedade de maturidade precoce média. Os primeiros frutos dessas árvores são retirados no 4º ano após o plantio. A cultura da floração começa depois de meados de maio, e os frutos amadurecem no final do verão, às vezes podem amadurecer no início do outono. Dessa forma, a planta possui um período de maturação médio.
Produção
A ameixa cereja da variedade descrita apresenta rendimento médio. De uma árvore, você pode obter de 25 a 40 quilos de frutas. Eles armazenam bem, então eles vão durar um mês ou um mês e meio. A frutificação na árvore é estável e sua vida útil é de pelo menos 45 anos. Também há centenários capazes de produzir safras até 60 anos.
Regiões em crescimento
Principalmente a Cleópatra é cultivada na Região Central. No entanto, ele cresce silenciosamente em áreas mais frias.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A cultura pertence a subespécies auto-inférteis, então os polinizadores são necessários sem falta. Para isso, outras variedades de ameixas e cerejas com os mesmos períodos de floração são adequadas. As variedades da ameixa chinesa provaram-se especialmente bem.
Crescendo e cuidando
A cerejeira Cleopatra é geralmente plantada em áreas ensolaradas, desprovidas de árvores próximas com copas grandes. As plantas não têm medo da água subterrânea perto da superfície, porque amam a umidade. Rajadas de vento são indesejáveis, especialmente para árvores jovens. O solo é selecionado de terra preta ou arenosa.Não plante maçãs, peras ou outras frutas com caroço perto de Cleópatra.
Para que a planta cresça rapidamente, os fertilizantes são aplicados na cova, mesmo na fase de plantio. Normalmente é húmus ou composto, bem como complexos minerais. Solos ácidos são calcários. No plantio, o solo está bem compactado e regado, a cobertura morta também será obrigatória. As árvores precisarão ser imediatamente amarradas às estacas. A distância entre as mudas é de pelo menos 3 metros.
Não é difícil cuidar das plantas plantadas. O foco está no solo: as ervas daninhas emergentes são arrancadas e o solo é freqüentemente solto para permitir o fluxo de oxigênio. A cobertura morta pode ser continuada nos próximos anos de vida da árvore, especialmente se a região estiver seca.
A cultura é bastante higrófila, aliás, ela cresce ao sol. Nessas condições, o solo seca rapidamente. Árvores novas recém-plantadas são irrigadas pelo menos 5 vezes por temporada e ainda mais freqüentemente em períodos de seca severa. As árvores maduras precisarão de no mínimo três regas. Ao mesmo tempo, cada planta recebe cerca de 20 litros de água por ano de vida. Regar Cleópatra não deve ser pela raiz, mas com a ajuda de sulcos cavados nas proximidades. Em outubro, é realizada a última irrigação com cobrança de água.
Eles começam a alimentar a ameixa cereja no segundo ano. Uma vez a cada poucos anos, a matéria orgânica é introduzida no círculo do tronco e, em seguida, o solo é desenterrado. Os fertilizantes minerais são administrados anualmente. Antes da floração, haverá nitrogênio e, no primeiro mês do verão, Cleópatra precisará de um suplemento de fósforo e potássio. Nos meses de maio e junho também é realizada a pulverização foliar. Para isso, são utilizadas composições complexas minerais para frutas de caroço.
A poda sanitária de Cleópatra é realizada na primavera. Após o inverno, a árvore é examinada, os ramos que foram feridos pela geada, bem como aqueles que secaram ou estão infectados com um fungo, são removidos. A poda formativa é geralmente realizada no outono. Os brotos frescos que completaram seu crescimento são encurtados em 0,2 m. Eles começam a rejuvenescer a ameixa cereja em 10 anos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade possui boa imunidade às principais doenças dos frutos de caroço, mas ainda não está imune a doenças. Pode ser afetado por manchas perfuradas e moniliose. As doenças podem não aparecer se o tratamento preventivo com fungicidas for realizado na primavera e outros cuidados adequados com a cultura forem realizados. É muito importante usar ferramentas de jardim higienizadas também.
Os ataques de pragas são combatidos com métodos populares e inseticidas potentes. Os principais "invasores" são a mariposa, o pulgão e a mosca-da-ameixa amarela. Vale lembrar que quaisquer inseticidas são proibidos na época da colheita.
Requisitos de solo e condições climáticas
Cleópatra é muito resistente. Um momento particularmente agradável é que os botões não congelam, mesmo que a geada volte na primavera. A resistência da cultura à seca também é alta, por isso é perfeitamente possível cultivá-la em um clima árido e quente.