- Autores: G.V. Eremin, S.N. Zabrodin (estação de seleção experimental da Crimeia do Instituto de Pesquisa da Indústria Vegetal da Rússia em homenagem a N.I. Vavilov)
- Sinônimos de nomes: Rosa de junho, cometa adiantado
- Ano de aprovação: 1999
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Período de amadurecimento: cedo
- Autofertilidade: parcialmente autofértil
- Tamanho da fruta: médio ou grande
- Produção: Alto
- Compromisso: para enlatados, para consumo fresco
- Marketability: Boa
A variedade de ameixa cereja rosa de julho existe há mais de uma dúzia de anos. Ele ganhou popularidade entre os jardineiros devido à sua alta adaptabilidade às condições de cultivo. Quanto ao nome, essa variedade também é conhecida como Rosa Junina e Kometa Early.
História de criação
Ele nasceu no início dos anos 90 do século passado na estação experimental da Criméia do Instituto de Pesquisa da Indústria Vegetal de toda a Rússia com o nome de V.I. N.I. Vavilov agradece aos criadores G.V. Eremin e S.N. Zabrodina. A ameixa cereja foi criada com a ajuda da polinização livre do já existente na época e bastante popular cometa Kuban. No Registro Estadual desde 1999. Ao contrário de seu "pai", as bagas de rosa de julho amadurecem cedo.
Descrição da variedade
Pelo tipo de crescimento, a árvore é de tamanho médio com caule regular e cinza de espessura média. Tem um tamanho modesto. A coroa é caracterizada por densidade média, plana e redonda. Os rebentos têm espessura média, de 25 a 35 milímetros, localizados horizontalmente, ramificando-se fracamente. As folhas são ovais, muito grandes. A face superior da folha é de cor verde, lisa e brilhante ao toque.
Características da fruta
Na forma, as bagas são semelhantes a um ovo, o tamanho varia de médio a grande - 41x37x37 mm. As frutas pesam cerca de 32 gramas, e você pode ver uma leve camada de cera sobre elas. As bagas da rosa de julho são de cor amarela, a cor tegumentar é escarlate com uma tonalidade rosa. Existe um número médio de manchas amarelas sob a pele. A sutura abdominal é quase invisível. A pele é elástica.
A polpa apresenta cor solarenga, consistência granulo-fibrosa, medianamente densa e ligeiramente suculenta. Além disso, não escurece imediatamente no ar. O aroma é fraco. As sementes não estão completamente separadas da polpa e são de tamanho médio. Os frutos têm acidez média e o mesmo teor de açúcar.
As bagas contêm 9,80% de substâncias secas: açúcares - 7,0%, ácidos - 2,3%, ácido ascórbico - 6,67 mg / 100g. Sugar acid index 3.0.
Qualidades de sabor
Os fãs desta variedade de ameixa cereja notam que os frutos silvestres são doces, com uma acidez agradável. Os provadores profissionais avaliam o sabor das frutas frescas em 4,4 pontos. Reunindo uma colheita abundante da rosa de julho, as donas de casa fazem preparações saborosas e úteis para o inverno - engarrafamento, compota, suco com polpa.
Amadurecimento e frutificação
A frutificação é regular e sem saltos, ocorre em pequenos ramos, cuja vida dura alguns anos. A rosa de julho floresce na primavera - início de abril. As flores são pequenas, cada uma com 18-20 mm de tamanho. O surgimento dos frutos silvestres também não tardou a chegar, sua estação cai no final de junho.
Produção
Nota-se que a produção da ameixa cereja de julho é abundante e regular. Chegando aos 8 anos, a árvore é capaz de produzir pelo menos 10 quilos de frutos silvestres.
Regiões em crescimento
Esta variedade é mais difundida na região do Cáucaso do Norte (Crimeia, Alânia, região de Rostov e outras áreas).
A necessidade de polinizadores
Este tipo de ameixa cereja é referido como parcialmente autofértil.Isso sugere que, para aumentar a produtividade e a qualidade dos frutos, a árvore deve ser polinizada. O polinizador pode ser outra variedade de ameixa cereja, que floresce com ela ao mesmo tempo (Nayden, Traveller).
Crescendo e cuidando
A planta é plantada em local protegido por algum tipo de barreira dos ventos frios, mas a sombra da barreira não deve cair na árvore. O solo deve ser escolhido solto, com reação neutra. A presença de pântanos próximos é estritamente proibida. A variedade de rosa de julho é plantada no início da primavera. De acordo com as regras, você precisa cavar um buraco, colocar uma muda lá e amarrá-la a uma estaca de madeira. Depois disso, a terra é fertilizada e regada abundantemente.
Essa variedade tem uma imunidade poderosa a doenças.
No entanto, os especialistas aconselham não esquecer as medidas preventivas destinadas a combater as infecções fúngicas.
No caso de verões secos, esta variedade requer rega adicional.
No caso da ameixa cereja, a rosa de julho caracteriza-se pela elevada robustez invernal, mas a resistência da variedade à seca é média, o que por vezes é atribuído às deficiências da variedade.
Visão geral da revisão
Comentários sobre esta variedade de ameixa cereja podem ser descritos como geralmente positivos. Os jardineiros observam que a baga é saborosa, suculenta, dá uma grande colheita e não causa problemas desnecessários ao crescer.