- Autores: G.V. Eremin, S.N. Zabrodina, A.V. Isachkin (estação de cultivo experimental da Crimeia do Instituto de Pesquisa da Indústria Vegetal de toda a Rússia em homenagem a N.I. Vavilov)
- Apareceu ao cruzar: Abundante x híbrido 2 (cereja cultural vermelho x damasco)
- Ano de aprovação: 2002
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Período de amadurecimento: termo médio
- Autofertilidade: auto-infértil
- Tamanho da fruta: muito grande
- Produção: Alto
- Compromisso: para enlatados, para consumo fresco
- Transportabilidade: Boa
A compota de ameixa cereja é uma das iguarias preferidas das crianças. A variedade Globus cresce bem em um terreno particular e dá uma colheita estável, mas para isso precisa de bons cuidados.
Descrição da variedade
A árvore descrita está incluída no grupo dos híbridos. Esta cultura de frutas com caroço foi criada na Crimeia. A casta distingue-se pela elevada produtividade e excelente sabor a fruta.
O globo é uma planta vigorosa, sua copa é larga e redonda, não muito densa.
Características da fruta
A variedade descrita apresenta frutos grandes com casca vermelho-violeta. Por dentro, a polpa é amarela, bastante densa.
O osso separa notavelmente. A ameixa cereja desta variedade apresenta excelente transportabilidade. Os frutos são adequados para conservação, são muito saborosos e frescos.
Qualidades de sabor
Os frutos da ameixa cereja Globus são doces, há um ligeiro azedume. Existe um cheiro.
Amadurecimento e frutificação
Globus amadurece no final de agosto. Floresce no início de maio. Começa a frutificar 3 anos após o plantio.
Produção
O rendimento é alto.
Regiões em crescimento
Esta variedade de ameixa cereja é cultivada no norte do Cáucaso e na região do Baixo Volga.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Esta variedade de ameixa cereja é autofértil, pois contém apenas flores masculinas.
Crescendo e cuidando
A ameixa cereja não é muito exigente com o solo, cresce bem tanto em solos úmidos, com grande quantidade de água no solo, quanto em secos. Esta árvore realmente não gosta de terrenos de jardim ácidos, embora seja bastante tolerante ao nível de pH. O globo resiste bem a secas e geadas, apenas a ausência de neve durante os invernos frios pode causar o congelamento do sistema radicular.
Cresce melhor em local protegido do vento e bem iluminado. A planta raramente sofre de doenças e pragas. Esta variedade pode crescer individualmente ou em grupo.
A cerejeira pode ser plantada tanto no outono, a partir da segunda quinzena de outubro, quanto na primavera, de março a abril. Mas ainda é melhor realizar o procedimento antes do início da geada, então as condições do solo são ideais para o plantio. Nesse caso, a sobrevivência da planta é melhor, pois a temperatura do ar é mais baixa e há mais água no solo. O pouso só deve ser feito em um dia nublado.
Para o plantio, é feito um buraco e colocado fertilizante orgânico no fundo. O composto funciona bem, mas estrume podre também pode ser usado. É aconselhável cobri-los com uma camada de solo fértil.
Antes do plantio, recomenda-se colocar as mudas na água com estimulador de crescimento e mantê-las por várias horas. Um procedimento tão simples aumentará a chance de sobrevivência do Globus no local de pouso. A árvore deve ser colocada na mesma profundidade em que cresceu no viveiro. Após o plantio, deve-se formar um pequeno sulco ao redor das mudas e regar abundantemente a ameixa cereja.
O globo é freqüentemente plantado em duas fileiras. São 4 mudas por metro quadrado.Se a ameixa cereja for plantada em uma cerca viva, é melhor podar e transformar o globo em arbustos baixos, mas largos. O crescimento médio anual das mudas é de 80-100 cm.
Imediatamente após o plantio, a árvore deve ser podada até uma altura de 20-25 cm, para que futuramente a copa seja mais espessa. A poda é feita duas vezes por ano: em junho e agosto. Na primeira safra após o plantio, é necessário retirar os brotos laterais emergentes, cortar o restante em um comprimento de 70-90 cm, formando-se assim a primeira fileira da copa do globo. Nos anos subsequentes, a poda é limitada à poda da copa e poda dos ramos que crescem mais fundo. Este procedimento deve ser realizado a cada 2-3 anos. Os rebentos de raiz que crescem na base do tronco são removidos anualmente.
Após o plantio da muda no solo no primeiro ano, não são aplicados fertilizantes, pois foi feito cobertura durante o plantio. Árvores com mais de dois anos são alimentadas na primavera. Antes de a árvore dar cor, adiciona-se nitrato de amônio (90 g por m2) e, no início do período de verão, potássio (até 50 gramas), superfosfato (até 180 g).
Na primavera, a casca velha é retirada e o tronco é tratado com sulfato de cobre a 3%. Em abril, é possível realizar tratamento preventivo contra insetos.
No primeiro ano de vida da ameixa cereja, o Globo precisa de regas abundantes. A partir do segundo ano, a frequência de hidratação diminui. Se houver muita umidade e nitrogênio no solo, a planta começa a crescer e o risco de infecção por pulgões aumenta. Neste caso, os rebentos amadurecem mal, estão sujeitos ao envelhecimento. Em agosto, termina a umidade do solo. É indesejável regar para o inverno.
Resistência a doenças e pragas
A ameixa cereja desta variedade apresenta boa resistência a vários tipos de doenças, mas isso não significa que valha a pena abandonar o tratamento preventivo com fungicidas e inseticidas.
Requisitos de solo e condições climáticas
O globo tem uma robustez média de inverno, mas mesmo durante o período de floração, não cai com a geada.