- Autores: G.V. Eremin, S.N. Zabrodina (estação de seleção experimental da Crimeia do Instituto de Pesquisa da Indústria Vegetal da Rússia em homenagem a N.I. Vavilov)
- Sinônimos de nomes: Prunus cerasifera Gek
- Apareceu ao cruzar: Ameixa chinesa Early x ameixa cereja Excelente aluno
- Ano de aprovação: 1995
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Período de amadurecimento: termo médio
- Autofertilidade: auto-infértil
- Tamanho da fruta: ampla
- Produção: Alto
- Compromisso: para enlatados, para consumo fresco
Entre todas as variedades de ameixa cereja, as variedades de frutos amarelos são especialmente apreciadas. Uma das melhores nesta categoria é a variedade doméstica de frutos grandes Gek (Prunus cerasifera Gek).
História de criação
A ameixa de cereja com o nostálgico nome soviético Gek, como o pequeno herói da maravilhosa história de Arkady Gaidar, foi criada na estação de seleção experimental da Criméia VNIIR, inaugurada na fábrica de conservas, famosa em todo o país. Em 1937, no vilarejo de Krymskaya, Território de Krasnodar, um local de teste para plantações de frutas foi organizado. Em 1940 foi fundida com uma horta e criada uma estação experimental.
Os autores da variedade eram funcionários importantes: Eremin G.V. (posteriormente chefe da estação experimental, acadêmico da Academia Russa de Ciências e da Academia Russa de Ciências Agrárias, professor da Universidade Kuban) e Zabrodina S.N. Os criadores receberam uma patente para esta conquista de seleção. O pedido de admissão foi apresentado em 1990, desde 1991 foram realizados ensaios de variedades e, em 1995, a variedade foi incluída pelo Registro do Estado na lista de cultivadas permitidas na região do Cáucaso do Norte.
Esta variedade é um representante da chamada ameixa russa (Prunus rossica) - um grupo único de híbridos complexos com grandes frutos doces, que foi criado por criadores russos.
Descrição da variedade
A ameixa cereja Gek é uma variedade de frutos grandes, de alto rendimento, despretensiosa e relativamente resistente a doenças, com um período médio de frutificação tardia. Forma uma árvore de tamanho médio com uma copa redonda achatada em um tronco cinza uniforme com lenticelas (formações de pontas convexas texturizadas no tronco).
Os brotos têm um tom rico de antocianina, conforme a planta se desenvolve, eles mudam a posição de crescimento da vertical para a horizontal. As folhas são ovais, grandes, com brilho. Os frutos são amarelos, com cobertura cerosa e sabor agridoce. A variedade é autofértil.
Características da fruta
Externamente, os frutos de ameixa cereja muito atraentes Gek têm uma forma ovóide, um tamanho médio de cerca de 4 cm e um peso de 28-31 g. Alguns jardineiros, graças à cuidadosa tecnologia agrícola e na presença de condições climáticas favoráveis, alcançam indicadores recordes em 45-70 g. A pele suficientemente densa e elástica de cor amarelo-brilhante saturada adquire um blush rosa claro com plena maturação. Na superfície do feto, uma costura lateral é claramente visível e alguns pontos subcutâneos são visíveis, há uma camada cerosa característica e não muito espessa.
A polpa amarela de grão fino é ligeiramente seca, na maioria das vezes ligeiramente suculenta, o corte praticamente não muda de cor. Como a maioria dos tipos de ameixa cereja, é difícil separar o osso da polpa, especialmente se a fruta não atingiu a maturação completa.
Qualidades de sabor
O teor de açúcares nas frutas é médio - cerca de 8,3%, vitamina C - pouco mais de 5%. Frutas perfumadas ganham muito conteúdo de açúcar com a exposição ao sol. O sabor agridoce equilibrado torna esta variedade uma variedade versátil. A ameixa de cereja Gek é adequada para consumo in natura, adequada para várias preparações: sucos, compotas, conservas, confeitaria. Alguns provadores notaram um gosto residual de damasco.
Amadurecimento e frutificação
Esta variedade meio tardia pode ser colhida a partir de 15 de julho. A frutificação do sinal ocorre já no 2º ano de vida da árvore, e aos 3-4 anos eles recebem uma coleção abundante completa. Huck frutifica por 30-45 dias, até o final do verão.
Produção
A ameixa cereja Gek traz consistentemente um alto rendimento de 30-45 kg por árvore adulta. Os rebentos estão densamente cobertos por grandes frutos dourados. Mesmo as frutas mais maduras e maduras não caem dos galhos. A variedade tem uma boa apresentação, mantendo qualidade e transportabilidade.
Regiões em crescimento
Esta ameixa cereja foi cultivada por quase três décadas em jardins privados e grandes plantações industriais no norte do Cáucaso russo. Apesar do zoneamento não ter sido obtido em outras regiões, Huck é plantado e criado com sucesso no Baixo e Médio Volga, na Região Central da Terra Negra. A variedade é muito difundida e popular na Ucrânia.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
A variedade não é autofértil, requer a proximidade de variedades de ameixa cereja ou ameixa chinesa com as mesmas datas de floração. Começa a florir cedo, na primeira década de abril (dependendo da região). Um representante do mesmo grupo híbrido de ameixas diplóides russas, a ameixa cereja Traveller, é ideal para o papel de polinizador.
Crescendo e cuidando
Um cuidado muito simples para Huck de ameixa cereja está disponível até mesmo para um jardineiro novato. A árvore é propagada por brotos, estacas de raízes, enxertos no estoque. Esta cerejeira tolera bem temperaturas abaixo de zero e a cobertura morta da zona da raiz, o isolamento do caule e o uso de material de cobertura ajudam a sobreviver a geadas severas e a proteger a árvore do vento.
Existem nuances que permitirão que você cresça uma árvore saudável e obtenha uma boa colheita.
- Época de plantio de mudas. A escolha das datas de plantio depende da região de cultivo: nas regiões sul é feito no outono, e nas áreas com invernos mais rigorosos - na primavera.
- Esquema de pouso. Para que a árvore se desenvolva adequadamente, ela precisa de um espaço de cerca de 3x4 m.
- Escolhendo um lugar. A ameixa cereja adora crescer em pequenas encostas. É melhor escolher a parte sul ou sudoeste do local. Na planície, a ameixa cereja é colocada em um pequeno aterro criado artificialmente. É necessário garantir que o colar da raiz não seja enterrado.
- Qualidade do solo. A variedade prefere solos férteis leves com acidez baixa a média. Não é recomendado colocar a árvore onde o lençol freático é alto (acima de 1,5 m).
- Rega. Huck tem uma tolerância média à seca e tolera apenas um déficit de umidade de curto prazo sem problemas. A árvore requer água regularmente, cerca de 6 vezes por temporada, 15 litros por ano de vida. A rega abundante com carregamento de água é realizada no outono.
- Top dress. No início da primavera e durante a formação dos ovários - nitrogênio, nos meses de verão - potássio e fósforo, no outono - orgânico.
- Poda. O crescimento desta ameixa cereja é bastante intenso, portanto, a copa é desbastada, seca e os ramos afetados devem ser removidos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade apresenta boa imunidade a uma série de doenças de árvores frutíferas. Com o espessamento da copa e o tempo úmido prolongado, pode ser afetado pela podridão cinzenta.
O tratamento oportuno com inseticida fornecerá a proteção necessária contra pragas (por exemplo, curuquerê da ameixa).