- Autores: Academia Agrícola Timiryazev
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Autofertilidade: parcialmente autofértil
- Tamanho da fruta: pequena
- Produção: Alto
- Compromisso: para consumo fresco
- Transportabilidade: Boa
- Marketability: Alto
- Peso do fruto, g: até 20
- Cor de fruta: amarelo
Você pode cultivar uma árvore com frutos saborosos, enquanto decora o jardim, colhendo um tipo de fruta despretensiosa, por exemplo, a ameixa cereja. Uma das variedades populares é a Tsarskaya, que representa a seleção doméstica.
História de criação
A ameixa de cereja Tsarskaya surgiu como resultado do trabalho meticuloso de criadores russos da Academia Agrícola de Moscou em homenagem a I. K. A. Timiryazeva. A cultura foi cultivada pelo método de polinização livre usando a variedade de cometa Kubanskaya.
Descrição da variedade
Tsarskaya é uma árvore de tamanho médio com uma forma de coroa semicircular, distribuição moderada dos ramos e um ligeiro espessamento das folhas verdes claras. Em condições favoráveis, a ameixa cereja cresce até 2,5, às vezes até 3 metros de altura e até 150 cm de diâmetro. Uma característica da cultura é um caule de cor castanho-acinzentado escuro, maciçamente coberto por pequenas fendas e lenticelas.
Durante o período de floração (final de abril - início de maio), a copa da árvore é simplesmente coberta com grandes flores brancas como a neve com pétalas suaves e um aroma perfumado brilhante. Graças à floração tardia, a árvore evita geadas recorrentes.
Características da fruta
A ameixa cereja Tsarskaya é um grupo de espécies de frutos médios. Em uma árvore saudável, os frutos ganham peso de até 20 gramas. A forma da ameixa cereja é perfeitamente correta - esférica com uma superfície lisa e brilhante, onde uma leve camada de cera é perceptível. Os frutos são unidimensionais, portanto a variedade possui altas qualidades comerciais. A pele da ameixa cereja é densa, não rígida, com sutura abdominal pouco pronunciada. Os frutos maduros são uniformemente coloridos de amarelo brilhante.
A ameixa cereja tem um propósito universal - os frutos são consumidos in natura, são amplamente utilizados na culinária, por exemplo, para molhos, processados em compotas, conservas, compotas, enlatados inteiros e secos. Além disso, a ameixa cereja colhida pode ser transportada por longas distâncias, bem como armazenada por um mês.
Qualidades de sabor
O nome da variedade diz muito. A ameixa cereja é caracterizada por um sabor harmonioso que lembra uma mistura de melão e damasco. O sabor é dominado por um equilíbrio entre doçura e acidez, complementado por um agradável aroma frutado. A polpa amarelo-claro é dotada de uma estrutura firme, carnuda, macia e ligeiramente fibrosa, com forte suculência. O caroço do fruto é pequeno, separando-se facilmente da polpa. Não há taninos na polpa da ameixa cereja, mas a frutose e o ácido cítrico estão presentes em grandes quantidades.
Amadurecimento e frutificação
A cerejeira Tsarskaya pode se orgulhar de amadurecimento precoce - a primeira colheita é observada no segundo ano após o plantio da muda. Você pode saborear as primeiras frutas no final de julho. A frutificação em massa ocorre no início de agosto. As frutas não são temperadas ao mesmo tempo. A árvore dá frutos de forma estável - anualmente. O período de frutificação se estende por um mês inteiro.
Produção
Os indicadores de rendimento da ameixa cereja são excelentes. Com tecnologia agrícola adequada, 20-25 kg da deliciosa ameixa cereja podem ser colhidos de uma árvore.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A ameixa Tsarskaya é parcialmente autofértil, portanto, precisa de árvores polinizadoras. As árvores doadoras, cujas épocas de floração coincidem com as épocas de floração da ameixa cereja do czar, são plantadas a uma distância de 2 a 5 metros. As seguintes variedades são polinizadores produtivos - cometa Pramen, Cleopatra, Traveller, Nayden e Kuban.
Crescendo e cuidando
Mudas de ameixa cereja são plantadas em março-abril.Para isso, são adequadas mudas de um / dois anos com sistema radicular desenvolvido, dotadas de 5-6 brotos com 25-30 cm de comprimento. É incômodo para uma árvore crescer perto de uma macieira, cereja, noz, pêra e cereja doce.
A tecnologia agrícola de culturas frutíferas e ornamentais inclui uma série de medidas padrão - rega regular, uma vez que a ameixa cereja é hidratante, introdução de fertilizantes orgânicos e minerais três vezes durante a estação de crescimento, afrouxamento e cobertura morta do solo, poda sanitária de ramos, formação de copas, desbaste de ramificações e outras formas de crescimento, prevenção de doenças e invasões de insetos ...
Enrolar o tronco com náilon ajudará a proteger a árvore de roedores no inverno. Como proteção do frio - cobertura morta com ramos de abeto ou palha, bem como envolver o tronco com estopa ou outro material adequado.
Resistência a doenças e pragas
Esta fruta é resistente a muitas doenças, fungos e insetos. Muito raramente a ameixa cereja Tsarskaya é afetada por oídio, clotterosporia, ferrugem e moniliose. Em relação às pragas que são atraídas pela ameixa cereja, vale destacar o bicho-da-seda, a mosca-da-serra, o tolstopod e a mariposa. Tratamentos preventivos com inseticidas e fungicidas ajudarão a proteger a árvore de doenças e ataques de insetos.
Requisitos de solo e condições climáticas
Um local ideal para o crescimento da ameixa cereja do czar será uma área plana com solo fértil, úmido, solto e respirável com acidez baixa ou neutra - margas leves. A passagem do lençol freático deve ser profunda, pois a umidade estagnada pode levar ao apodrecimento do sistema radicular da árvore. É melhor escolher um local na parte sudoeste do jardim, onde haja proteção do vento frio.
Devido à sua resistência ao estresse, a árvore frutífera ornamental sobrevive facilmente a uma queda brusca de temperatura para -30 graus. Além disso, a árvore não tem medo do calor e da sombra parcial. A seca prolongada, as correntes de ar e a umidade afetam negativamente o desenvolvimento da cultura.
Visão geral da revisão
A ameixa cereja Tsarskaya é uma variedade muito popular entre os residentes de verão amadores e agricultores que cultivam frutas em escala industrial. Isso porque a cultura não é caprichosa no cuidado, se adapta rapidamente às condições de cultivo, frutifica de forma estável, dando frutos saborosos e suculentos. Muitas donas de casa se encantam com a versatilidade da fruta, bem como com a valiosa composição da polpa, recheada de vitaminas úteis. Dentre as deficiências da cultura, vale destacar apenas a necessidade de freqüentes desbastes de ramos e remoção de sobrecrescimento.