Descrição da ameixa cereja e as sutilezas de seu cultivo
A ameixa cereja é uma planta que também é conhecida como ameixa cereja ou ameixa espalmada. Uma árvore com frutos deliciosos pode ser encontrada em muitas áreas, porque os jardineiros gostam dessas plantas despretensiosas e bonitas.
Descrição
A ameixa cereja é um membro da família Pink. Sua forma de vida é uma árvore ou arbusto. A pátria desta planta é a Ásia Menor. A ameixa cereja pode crescer em altura até 3-7 metros em média. Os caules desta árvore são de cor verde-marrom. Eles são cobertos por uma casca fina. O sistema de raiz de tal árvore é poderoso.
As folhas da ameixa cereja são alongadas em comprimento e ligeiramente pontiagudas. Na primavera, a ameixa cereja, como outras árvores do jardim, floresce. Isso geralmente acontece nos primeiros dias de maio. Durante a floração, a planta parece uma ameixa ornamental. As flores de ameixa cereja podem ser pintadas de branco ou roxo. A ameixa cereja é uma excelente planta para mel, por isso atrai ativamente os polinizadores.
Os frutos da ameixa cereja podem ser amarelos, vermelhos, rosa ou até roxos. Cada baga é coberta por uma fina camada de cera. Os frutos são pequenos. Dentro de cada um deles há um pequeno osso. A ameixa cereja tem um sabor agradável e ligeiramente ácido. Como as frutas contêm uma quantidade mínima de açúcar, elas podem ser consumidas até por diabéticos ou pessoas com sobrepeso.
Deve-se notar que a maioria das variedades desta planta são autoférteis. Ou seja, para que os frutos apareçam na ameixa cereja, vale a pena plantar não uma, mas 2-3 árvores no local. É importante que floresçam ao mesmo tempo.
A ameixa cereja é uma árvore bastante despretensiosa. Anteriormente, só podia ser cultivado em regiões de clima quente. Mas agora existem híbridos resistentes à geada que dão bons frutos, mesmo em regiões frias.
Variedades
Existem muitas variedades diferentes de ameixa cereja, que diferem em suas características e sabor.
- "Huck"... Os frutos desta ameixa cereja amadurecem tarde. Eles são amarelos, doces e azedos. A planta distingue-se pela boa resistência a doenças e robustez no inverno. A árvore começa a dar frutos no 3º ano após o plantio. Esta variedade de ameixa cereja é ideal para o Kuban.
- "Caucasiano"... Esta é uma ameixa cereja selvagem, muito difundida na Ásia Menor. Seus frutos são amarelos e levemente azedos. Bagas escuras são raras. Na natureza, essas plantas formam matagais densos.
- "Oriental"... Na natureza, esta ameixa cereja pode ser encontrada no Irã ou no Afeganistão. Sua principal diferença são os frutos menores. Eles podem ser amarelos ou roxos. O sabor dessas frutas é mais adstringente.
- "Oriole"... Esta árvore tem lindos e brilhantes frutos amarelos. Ele tem alta resistência de inverno. Portanto, pode ser plantado em regiões frias.
- "Vitba"... Essa variedade é pequena em tamanho. Os frutos desta ameixa cereja são amarelos, com um tom brilhante. Seu sabor é doce. A árvore é caracterizada por uma boa resistência a doenças.
- "Cleopatra"... Os frutos dessa árvore são grandes e de cor roxa escura. A planta começa a frutificar no 4º ano após o plantio.
- "Mashenka"... Uma árvore de tamanho médio dá frutos na primeira metade do verão. Seus frutos são escuros, com tendência a rachar. O caroço da ameixa cereja separa-se bem da polpa. Os frutos silvestres têm um sabor agradável. Esta ameixa cereja pode ser plantada na Sibéria.
- "Veludo preto". Esta planta é um híbrido de damasco e ameixa cereja. Seus frutos são roxos escuros, cobertos com uma penugem curta. A cor da polpa do fruto é laranja.Seu aroma é semelhante ao de damasco real. Esta é uma das melhores variedades para o plantio na faixa do meio.
- "Sigma"... Esta árvore tem frutos amarelo-avermelhados. Seu sabor é doce. A árvore é pequena. Começa a dar frutos já no 2º ano após o desembarque. A planta é caracterizada por uma excelente resistência a doenças.
- "Hollywood". Os frutos dessa árvore são vermelhos. Sua polpa é rosa-amarelada e o sabor é ligeiramente ácido. A árvore frutifica apenas 4-5 anos após o plantio. As bagas amadurecem cedo o suficiente.
- "Viajante"... É uma das primeiras variedades de ameixa cereja com frutos vermelhos escuros. O cheiro das bagas é rico e a polpa é laranja. A planta tem boa robustez de inverno e resistência a doenças.
Todas essas variedades são caracterizadas por bons rendimentos e se encaixam perfeitamente no projeto paisagístico do local.
Aterrissagem
No plantio da ameixa cereja é importante levar em consideração as peculiaridades do clima local. Em regiões quentes, esse procedimento geralmente é realizado no outono. Em regiões com invernos gelados, é adiado até a primavera.
Antes de iniciar o plantio, o jardineiro precisa selecionar mudas saudáveis. Eles devem ter um ou dois anos de idade. Essas plantas criam raízes no local muito rapidamente. É melhor escolher mudas cultivadas em um viveiro local. Desta forma, eles poderão se adaptar rapidamente ao clima desejado.
Na hora de escolher as mudas, elas devem ser examinadas com cuidado. Eles não devem ser danificados de forma alguma. Se o sistema radicular da muda estiver aberto, a planta deve ser plantada no solo imediatamente após a compra. Se estiver em um recipiente, você pode demorar.
Depois de colher as mudas adequadas, você deve procurar um bom lugar para o plantio de ameixas cereja. No processo, você precisa prestar atenção aos seguintes pontos.
- O solo... A ameixa cereja adora solo nutriente não muito ácido. Cresce melhor em argila. Se a acidez do solo aumentar no local, primeiro deve ser desoxidado. Para isso, as cinzas de madeira são as mais utilizadas. Além disso, antes de plantar ameixa cereja, sideradas podem ser plantadas no local.
- Iluminação do site... Dada a atitude da ameixa cereja em relação à luz, recomenda-se plantá-la em local bem iluminado. Isso ajudará a aumentar o rendimento e também a tornar a fruta mais saborosa.
- À prova de vento... A planta deve estar bem protegida do vento. Isso é especialmente importante para mudas jovens. Portanto, a ameixa cereja é mais frequentemente plantada ao lado de uma cerca ou algum tipo de construção.
A próxima etapa do plantio da ameixa cereja é a preparação do caroço. Você precisa fazer isso na última semana de setembro. O buraco deve ser largo o suficiente para que o rizoma se encaixe completamente. No fundo do buraco cavado, você precisa derramar uma mistura de solo fértil com húmus e nitrofosfato. Se várias árvores estiverem planejadas para serem plantadas no local ao mesmo tempo, a distância entre elas deve ser de até 3 metros.
Após 8 a 10 dias, você pode começar a plantar a planta no solo. Recomenda-se colocar as raízes das mudas em uma pasta de argila antes do plantio. Alguns jardineiros também adicionam uma pequena quantidade de um estimulante de crescimento de raízes.
A planta assim preparada deve ser cuidadosamente colocada no centro da cova. Segurando-o com a mão, as raízes da muda devem ser cobertas com terra. Vale lembrar que uma planta plantada no solo precisa de muita rega. Depois de realizar este procedimento, é recomendado encher adicionalmente o solo próximo ao tronco com cobertura morta.
Se o jardineiro planeja um plantio de ameixa cereja na primavera, o caroço é preparado da mesma maneira no outono. Ao mesmo tempo, também são compradas mudas. Eles são mantidos frescos durante o inverno. Antes do plantio, o rizoma da planta deve ser examinado cuidadosamente. É necessário plantar ameixa cereja na primavera, antes mesmo do início do fluxo de seiva.
Recursos de cuidados
Para que a planta cresça e se desenvolva normalmente, é preciso cuidar bem dela. A ameixa cereja como um todo é bastante despretensiosa, portanto, cuidar dela leva muito pouco tempo.
Rega
Em primeiro lugar, a ameixa cereja deve ser regada.Apenas mudas jovens precisam de rega regular. As plantas maduras obtêm umidade suficiente quando chove. Mas se o verão for seco, a ameixa cereja terá de ser regada. Isso geralmente é feito três vezes durante toda a temporada.
É importante usar bastante água ao regar. O solo deve estar completamente saturado de umidade.
Top curativo
Um papel igualmente importante no processo de cultivo da ameixa cereja é desempenhado pelo tempero superior. No primeiro ano após o plantio da planta, não é necessário fertilizá-la. No futuro, os fertilizantes são aplicados ao solo várias vezes por temporada.
Na primavera, antes mesmo da floração, a árvore deve ser alimentada com fertilizante contendo nitrogênio. Isso é necessário para que cresça rapidamente. Em junho, a cereja pode ser alimentada com potássio e fósforo.
No outono, fertilizantes orgânicos são aplicados ao solo. A fertilização com húmus ou composto é feita após o final da colheita.
Poda
A maioria dos jardineiros prefere a poda de ameixa cereja na primavera. A colheita, como outras árvores ou arbustos, deve ser podada antes que os botões comecem a inchar nos galhos. Nesse momento, o produtor remove todos os galhos desnecessários. Graças a essa poda, a copa fica menos densa. Portanto, os frutos que se formam nos galhos recebem mais nutrientes e também ficam constantemente ao sol.
Se a planta for jovem, a poda da copa formativa também é realizada na primavera ou no outono.... Ao mesmo tempo, alguns dos ramos são removidos ou encurtados. Tornou-se muito mais fácil para os jardineiros cuidar da ameixa cereja com uma coroa bem cuidada. Além disso, é mais fácil colher dessa árvore. A poda formativa costuma ser feita nos primeiros dias de abril.
A poda sanitária pode ser feita no verão e no outono. No processo, todos os afetados por doenças ou pragas, bem como os ramos enfraquecidos, são removidos. Este procedimento ajuda a curar a planta. Nesse caso, todos os brotos cortados no processo devem ser queimados.
Independentemente da época do ano em que a planta é podada, este procedimento deve ser tratado com cuidado. Os rebentos são cortados apenas com tesouras afiadas ou tesouras de poda. Os locais de corte são tratados com grama. Todos os instrumentos estão bem desinfetados.
Preparando-se para o inverno
Algumas semanas antes da primeira geada, as plantas do jardim devem ser regadas abundantemente. Isso ajudará a endurecer suas raízes. A área do jardim deve ser limpa de resíduos de plantas. Recomenda-se cavar o solo.
As árvores maduras têm boa resistência ao frio. Mas as mudas jovens precisam de abrigo. Via de regra, o solo próximo ao tronco é coberto por uma espessa camada de turfa ou húmus. Esta cobertura protege perfeitamente as raízes da planta do frio.
Depois que a primeira neve cair no local, ela também deve ser usada como proteção adicional. Nessas condições, a ameixa cereja conseguirá sobreviver ao inverno sem problemas.
Reprodução
A cultura da ameixa cereja no país pode ser propagada de várias maneiras.
Vegetação rasteira
Este método é ótimo para jardineiros iniciantes.... Você precisa se preparar para este procedimento no outono. Nesta época do ano, a raiz da árvore-mãe deve ser cuidadosamente cortada de um lado. Os rebentos novos aparecerão neste local no próximo outono. Assim que crescer, precisará ser cuidadosamente separado da árvore e transplantado para um novo lugar.
O crescimento da ameixa cereja é forte o suficiente. Portanto, os rebentos jovens criam raízes no local muito rapidamente. As plantas começam a dar frutos em poucos anos.
Estacas de raiz
As estacas são o método mais popular de propagação da ameixa cereja. O material de plantio é separado da árvore no outono. Cada corte deve ter aproximadamente 25 centímetros de comprimento. As peças cortadas devem ser colocadas em um recipiente de madeira e polvilhadas com uma mistura de turfa, serragem e areia. Desta forma, as mudas são armazenadas durante todo o inverno.
Na primavera, as plantas precisam ser retiradas do recipiente com o substrato. Para facilitar a germinação das raízes dos brotos, suas bordas são tratadas com Kornevin. Em seguida, as mudas são plantadas em solo previamente preparado. Recomenda-se fazer isso na primeira quinzena de maio.Imediatamente após o plantio, as plantas devem ser bem regadas. Se as mudas forem plantadas na primavera, podem criar raízes antes da primeira geada.
Vacinação
A ameixa cereja é geralmente plantada no início da primavera ou no final do verão. Estacas verdes são usadas para enxertia. No processo, uma pequena incisão é feita no ramo. Um talo preparado com antecedência é anexado a esta parte do broto. A junção é fixada com uma corda. Após um mês, a fixação pode ser ligeiramente afrouxada; após mais dois - remova.
A ameixa cereja pode ser enxertada não apenas em uma árvore de outra variedade, mas também em uma ameixa. O esquema de vacinação parece o mesmo.
Underwire
Como muitas outras frutas e bagas, a ameixa cereja pode ser propagada por sementes. Para isso, ainda durante a frutificação, o jardineiro precisa escolher frutas maduras e suculentas sem vestígios de danos. É necessário remover os ossos deles.
Imediatamente após a extração, as sementes devem ser plantadas em solo previamente preparado. Os ossos devem estar separados pelo menos 5 cm. Imediatamente após o desembarque, o local deve ser bem coberto com cobertura morta.
A ameixa cereja é uma planta muito forte. Portanto, as sementes criam raízes bem. Os rebentos plantados naturalmente são bem adaptados às mudanças de temperatura, por isso crescem fortes e saudáveis.
Doenças e pragas
O perigo para a ameixa cereja é representado por doenças fúngicas. Eles se espalham rapidamente e infectam não apenas esta árvore, mas também outras. Para evitar a contaminação do local, recomenda-se tratá-lo com sulfato de cobre. É necessário pulverizar a área imediatamente após a poda primaveril dos rebentos.
Insetos como mariposas ou rolos de folhas também podem prejudicar as plantas. Para proteger o local dessas pragas, a ameixa cereja é pulverizada com inseticidas no início de abril. Árvores floridas não podem ser processadas.
Isso ajudará a proteger o local de pragas e a limpar o jardim em tempo hábil, bem como a podar os galhos.
É muito simples cultivar ameixa cereja em seu site. Basta colher mudas saudáveis e cuidar bem das mudas. Alguns anos após o plantio da ameixa cereja irão deliciar os proprietários do local com uma rica colheita de deliciosas frutas silvestres.
O comentário foi enviado com sucesso.