Características do alissum em crescimento
Alyssum é uma planta bastante bonita e é freqüentemente usada no paisagismo de terrenos domésticos. A popularidade da flor entre os residentes de verão e paisagistas se deve à boa taxa de sobrevivência das mudas, à facilidade de reprodução e ao cuidado pouco exigente.
Descrição
Alyssum, também conhecida como beterraba, pertence à família do repolho. O gênero consiste em 207 espécies, das quais mais de 40 crescem no território da ex-União Soviética. Na natureza, a planta é encontrada no Norte da África, Europa e Ásia, onde escolhe áreas abertas e ensolaradas e muitas vezes rochosas e encostas de montanhas. Segundo algumas fontes, a flor deve seu nome oficial à capacidade de algumas espécies de curar a raiva canina.
É assumido que o termo Alyssum veio do latim da língua grega e consiste no prefixo "a", que se traduz como negação, e o radical lyssa, que significa "raiva de cães"... No entanto, não há informações confiáveis e, mais ainda, estudos confirmados em laboratório, confirmando o efeito de uma flor sobre esta doença grave.
No mundo moderno, a planta é frequentemente utilizada exclusivamente para fins decorativos, é caracterizada por um agradável aroma persistente e belas flores.
Burachok inclui espécies perenes e anuais, representando um arbusto de baixo crescimento com rebentos semilignificados de 15-40 cm de altura e seus caules cobertos por folhas oblongo-lanceoladas ou obovadas de tamanho médio com uma leve borda, dando-lhes uma tonalidade cinza. As inflorescências são em forma de pincel e consistem em pequenas flores de 4 pétalas de cor branca, amarela, vermelha, rosa, lilás ou mesmo roxa com um persistente aroma de mel.
Variedades perenes de alyssum começam a florescer no final de maio e terminam em setembro-outubro. As plantas anuais florescem muito menos tempo, mas são altamente resistentes a baixas temperaturas. Os frutos de Alyssum apresentam-se em forma de vagens com sementes que permanecem viáveis por 3 anos. São 25% compostos por óleos graxos contendo ácidos linolênico, esteárico, araquídico, beênico, oleico, eicosênico e palmítico.
Na medicina alternativa, a beterraba é usada como laxante e diurético, bem como como medicamento cosmético para sardas e pigmentação. Na Sibéria e em Altai, alguns tipos de hérnia são tratados com uma planta e sua decocção é bebida para resfriados e urolitíase. No paisagismo, os arbustos são usados como decoração de borda para outras espécies, e também preenchem áreas vazias formadas após a floração de bulbos de floração precoce. Além do mais, Alyssum é muitas vezes cultivada em vasos de flores, decorando varandas e terraços de verão com ela.
Como plantar?
A borragem pertence à categoria das plantas despretensiosas e é adequada para iniciantes. Para que a planta se desenvolva corretamente e floresça na hora certa, é necessário seguir as regras de pouso, levando em consideração uma série de pontos importantes.
Tempo ideal
O momento do plantio de alyssum depende das condições climáticas da área e do método de plantio da flor. Na região Norte, a beterraba deve ser plantada a céu aberto exclusivamente no método de mudas, o que não deve ser feito antes do final de maio, após ter passado por completo a ameaça de volta das geadas. As sementes para as mudas podem ser semeadas em março, já que dois meses serão suficientes para germinar e ficar mais fortes.
Na região Sul, eles não lidam com mudas, plantando beterraba em campo aberto com sementes.
Ao escolher a época de semeadura, deve-se lembrar que leva cerca de um mês e meio desde o momento da germinação até a primeira floração. É por isso ao plantar sementes no início de maio, desde que o termômetro não caia abaixo de +10 graus, a floração do alyssum pode ser esperada em meados de junho... Além disso, as plantas perenes começam a florescer em meados de maio. Também é permitido o plantio de sementes de aliso no outono, que é realizado "antes do inverno" - em meados de novembro. A vantagem desse método é a possibilidade das sementes passarem pelo processo natural de estratificação, o que possibilita a obtenção de poderosos brotos primaveris.
Seleção de assento
Alyssum adora lugares ensolarados, sem água estagnada e com ocorrência próxima de água subterrânea. O solo do canteiro deve ser rico em húmus, ter acidez neutra e boa drenagem. No entanto, jardineiros experientes afirmam que o alissum cresce bem em solos ligeiramente alcalinos e também ligeiramente ácidos, onde floresce com o tempo e não sofre uma ligeira mudança na acidez em uma direção ou outra. A flor é frequentemente plantada em jardins de pedras, colocando-a em áreas ensolaradas entre as pedras.
Regras fundamentais
Alyssum pode ser cultivada de duas maneiras - por mudas e com a ajuda de sementes.
Caminho sem sementes
A semeadura na primavera de sementes de beterraba em campo aberto é realizada depois que o solo aquece até +10 graus Celsius e a ameaça de geadas noturnas passou completamente. As sementes são enterradas 1,5 cm no solo e suavemente regadas com água morna. No futuro, o plantio é umedecido conforme a necessidade e, após o surgimento de mudas amigáveis, rala. Ao plantar sementes na primavera, deve-se ter em mente que o florescimento do alyssum será tardio.
Se as sementes são plantadas no outono, as mudas se distinguem por uma boa germinação e florescem muito antes da primavera.
Método de muda
A semeadura das mudas começa em meados de março, usando caixas de mudas cheias de mistura de nutrientes. O nível de acidez do solo deve estar na faixa de 5,5-6,2 pH, e sua estrutura deve ser leve e respirável. As sementes de alissum são distribuídas uniformemente na superfície do solo, levemente prensadas e polvilhadas por cima com uma fina camada da mesma mistura de solo. Em seguida, o plantio é pulverizado com um borrifador, coberto com filme ou vidro e removido para um local quente e claro. A temperatura ambiente não deve cair abaixo de + 10 ... 15 graus, caso contrário, as sementes germinarão por muito tempo.
Todos os dias, o filme ou vidro é removido, arejando o patamar. Umedecimento é realizado conforme a necessidade, evitando que o solo seque. Se tudo for feito corretamente, os primeiros brotos de beterraba aparecerão em uma semana. Depois que a primeira folha cresce nos brotos, eles são alimentados com fertilizante complexo e o filme é removido. Em seguida, aguardam o aparecimento da 2ª e 3ª folhas, após o que as mudas mergulham em recipientes separados. No início ou meados de maio, dependendo das condições climáticas, as mudas são transplantadas para campo aberto a uma distância de 30-40 cm umas das outras e transferidas para um regime de cuidados gerais.
Cuidado correto
O cultivo de beterraba é um evento muito simples e está ao alcance dos jardineiros novatos. Por esta é necessário seguir regras simples de tecnologia agrícola, incluindo irrigação, fertilização, poda e preparação para o inverno.
Rega
O Alyssum deve ser umedecido abundantemente e regularmente, caso contrário, pode derramar flores. mas para observar este regime de irrigação é necessário apenas com um bom sistema de drenagem e alta permeabilidade à água da terra.... Caso contrário, a água irá estagnar na zona das raízes e causar o apodrecimento das raízes. É possível determinar a necessidade de rega de forma simples: para isso, a terra sob o arbusto é cavada até a profundidade de 4 cm e, quando essa camada de solo estiver seca, é feita a rega.
Então o solo é suavemente solto e as ervas daninhas são removidas... Para melhor retenção de umidade na zona da raiz do alyssum, o círculo peri-caule é coberto com palha, turfa, serragem ou agulhas. A cobertura morta permite reduzir o número de capinas, mas ainda é preciso soltar o solo, pois esse procedimento aumenta a permeabilidade do solo.
Fertilizante
Alyssum é uma espécie despretensiosa e precisa de alimentação mínima. O primeiro deles é produzido na primavera, introduzindo no solo preparações contendo nitrogênio, contribuindo para o rápido acúmulo de massa verde. Para fazer isso, tome 1 colher de sopa. eu. uréia e fertilizante solúvel "Agricola-7", diluído em 10 litros de água e regado a mata. O segundo groundbait da beterraba é realizado imediatamente antes do início da floração, adicionando fertilizantes minerais complexos ao solo. As plantas anuais são alimentadas com um pouco mais de frequência - cerca de 4 vezes por temporada, usando qualquer fertilizante para plantas com flores.
Além disso, a primeira alimentação é realizada imediatamente antes da floração do arbusto.
Poda
As espécies de alissum perenes precisam de poda regular. Para isso, na primavera, antes do início do fluxo de seiva, são retirados dos arbustos ramos doentes e danificados, bem como os pedúnculos do ano anterior. Isso permite que a planta não desperdice sua energia alimentando brotos pouco promissores e os direcione para a formação de uma vegetação densa e uma floração exuberante. Após o desbotamento da planta, os ramos são encurtados em 5 a 8 cm, provocando assim o reflorescimento do arbusto. No entanto, a poda não desempenha apenas uma função higiênica: durante o verão, o alyssum cresce fortemente e de forma irregular, e os arbustos não cortados parecem muito desleixados.
Wintering
O cultivo de espécies perenes de beterraba se justifica apenas nas regiões onde as temperaturas do ar no inverno não caem abaixo de -15 graus Celsius. A beterraba não suporta temperaturas mais baixas e inevitavelmente morre. Para para ajudar o arbusto a sobreviver ao frio, no final do outono ele é coberto com folhagem seca e, depois que a neve cai, uma espessa camada de neve é jogada no topo... Em condições de invernos não muito frios, o aliso assim recoberto consegue manter as folhas verdes no mato durante o inverno. Depois que a neve derrete, o arbusto se solta da folhagem e segue para a poda.
Métodos de reprodução
Alyssum se reproduz de várias maneiras: usando sementes, estacas e dividindo o arbusto.
Método de semente
Cultivar alissum a partir de sementes é muito simples, para isso é necessário coletar corretamente o material da semente e seguir as regras simples de semeadura. As sementes são colhidas à medida que amadurecem, o que geralmente ocorre no final de setembro ou início de outubro, dependendo do clima. Para para recolhê-los corretamente, um jornal ou um pedaço de pano limpo é espalhado sob o arbusto, após o que as inflorescências de beterraba são cuidadosamente esfregadas sobre ele. Em seguida, os resíduos grosseiros são removidos e as sementes são colocadas em um local seco para secar.
Depois de bem secas, são colocadas em sacos de pano e armazenadas em local fresco e seco até a primavera ou antes do plantio de novembro "antes do inverno". As regras para a semeadura de sementes na primavera e no outono foram discutidas em detalhes acima.
Variedades perenes de alyssum podem se reproduzir por auto-semeadura.
Nos casos de reprodução descontrolada da planta, é necessário monitorar a densidade da vegetação rasteira e desbastar o plantio a tempo.
Estacas
Este método de criação de beterraba é relevante para espécies perenes rochosas e montanhosas. No início de agosto, um broto semilignificado é cortado de um broto saudável, plantado em um recipiente com uma mistura fértil, borrifado com água morna e coberto com uma jarra de vidro. O plantio é realizado em local bem iluminado e aquecido e aguardam o enraizamento da estaca, não esquecendo de umedecer regularmente o solo e ventilar o plantio. O enraizamento geralmente ocorre em setembro, o que pode ser determinado pelo aparecimento de novas folhas. Depois disso, a planta jovem pode ser transplantada para um local permanente onde ganhará força antes do inverno.No entanto, deve-se notar que este método nem sempre funciona, ao mesmo tempo que requer certos custos de mão-de-obra em comparação com o método da semente.
Dividindo o mato
Os arbustos de Alyssum crescem rapidamente em largura, o que é muito conveniente para este método de criação. A planta é cuidadosamente desenterrada do solo, a raiz é dividida em 2-3 partes com uma faca afiada, os pontos de corte são tratados com carvão e os cortes são assentados em locais permanentes. É aconselhável fazer isso no início do outono, após o desbotamento da planta.
Doenças e pragas
Apesar da despretensão e resistência do gênero a várias doenças, alyssum ainda é suscetível a algumas delas. Abaixo estão as doenças mais comuns da beterraba, os sinais de sua manifestação e os possíveis tratamentos.
- Requeima, também conhecida como podridão parda, é caracterizada por numerosas manchas marrom-acinzentadas nas folhas, que são o resultado de uma infecção fúngica. A infecção atinge as raízes da planta, por isso o combate à doença deve ser iniciado o mais rápido possível, após a detecção dos primeiros sinais. O tratamento do arbusto consiste no seu tratamento com oxicloreto de cobre e fungicidas fortes - "Ordan", "Thanos" e "Kuproksat".
- Oídio É também uma doença fúngica que se manifesta nas folhas, caules e até nas flores. As partes afetadas da planta são cobertas por um revestimento pulverulento branco, que é difícil de confundir com qualquer outra coisa. Trate a doença com Bordeaux líquido ou Topázio, tratando com eles as partes do solo do mato.
- Peronosporose, ou míldio, é caracterizado pelo aparecimento de pequenas manchas castanho-avermelhadas ou roxas claras na folhagem. O tratamento inclui tratar a parte do solo da planta com medicamentos como Oxyhom, Ordan e líquido Bordeaux.
- Mosaico viral caracteriza-se pelo aparecimento de manchas em mosaico que rapidamente se espalham pelo arbusto e causam sua morte.
É quase impossível curar uma planta desta doença, então a melhor opção seria destruir completamente os arbustos infectados e cultivar novamente o solo.
As pragas também não ignoram o alyssum e adoram banquetear-se com suas folhas suculentas.
- O maior dano à planta é causado por pulga crucífera, que é uma coloração preta e esverdeada de insetos. Eles roem as folhas até o esqueleto, causando danos irreparáveis às propriedades decorativas do arbusto. Eu uso inseticidas como Actellik e Karate como meio de controlar os besouros de pulgas. Bons resultados são obtidos tratando a parte moída do arbusto com uma solução de ácido acético. Para isso, 1 colher de sopa de essência 70% é diluída em 10 litros de água e pulverizada nos arbustos. No entanto, esta receita só é adequada para plantas adultas e fortes - é estritamente proibido borrifar as plantas jovens com uma solução de vinagre.
- Traça do repolho afeta as folhas de alyssum, fazendo com que sequem e retardando o crescimento da planta. Como meio de combate aos insetos, utilizam-se "Entobacterina" e "Lepidocida".
- Lagartas também causam danos significativos à massa verde de alyssum. Para combatê-los, são utilizados produtos caseiros, por exemplo, solução de camomila ou sabão-tabaco, que é borrifada no solo das plantas.
- Mealybug cobre a planta com uma flor branca e estraga muito sua aparência. Meios como "Aktellik", "Confidor", "Aktara" e "Fitoverm" ajudarão a lidar com a praga.
Para mais informações sobre o alissum, veja o próximo vídeo.
É simplesmente irreal remover mariposas de alissum ...
O comentário foi enviado com sucesso.