Alissum "Tapete de neve": descrição, plantio e cuidados
Muitos jardineiros e floristas preferem plantas de cobertura do solo. E entre eles, por sua vez, o alissum se destaca por seu extraordinário charme. É necessário descobrir o que é característico dela e quais são as sutilezas no manuseio dessa planta para obter o resultado ideal.
Peculiaridades
Vale a pena iniciar uma conversa sobre o alyssum "Tapete de neve" pelo fato de ser uma das culturas de cobertura do solo mais utilizadas. Uma característica da planta é sua despretensão e facilidade de cuidado. Na grande maioria dos casos, as flores de alyssum são brancas. Mas também existem variedades rosa, amarelo e roxo. Há mais uma sutileza: a opinião freqüentemente encontrada de que alissum e lobularia são a mesma coisa está deliberadamente errada.
Pesquisas botânicas aprofundadas mostraram que essas são espécies diferentes, e a semelhança externa entre elas é em grande parte acidental. No entanto, para o cultivo diário, essa diferença não desempenha um papel especial. Curiosamente, a espécie mais próxima de Alyssum é o repolho. Ao mesmo tempo, a flor não pode se orgulhar de qualidades culinárias e é usada apenas para fins decorativos.
Alyssums atingem uma altura relativamente baixa e florescem por apenas um ano.
Os rebentos desta cultura são duráveis. Já em julho, eles se tornam lignificados. As folhas são relativamente pequenas, com comprimento máximo de 0,02 m. Eles são caracterizados por uma forma alongada e colocação alternada na haste. Cada folha é ligeiramente pubescente e tem uma cor verde acinzentada.
As flores contêm 4 pétalas. Eles são agrupados em inflorescências racemosas. A planta acaba por ser uma excelente planta de mel e aumenta significativamente a polinização das plantações vizinhas. Apesar da altura do arbusto muito baixa (0,08-0,1 m), a única planta de alissum cobre uma área de até 0,25 sq. m.
Portanto, mesmo a uma distância de 0,4 m, forma-se um tapete floral inquebrável; mas mesmo depois que as flores morrem, alyssum não perderá sua atratividade. O fato é que novas inflorescências se formarão continuamente até o início do frio. Se forem usadas mudas e o outono for quente o suficiente, o alyssum floresce com calma do final de maio ao início de novembro.
A cultura pode se desenvolver no solo, independentemente de sua fertilidade. Mesmo em terreno pedregoso, dificilmente perde seu encanto característico.
Ainda assim, um solo leve com uma estrutura solta é considerado a melhor escolha.
Como plantar?
Não é necessário levar sementes para plantar na loja. O "tapete de neve" permite que você colete material de plantio em cada estação do ano seguinte. As características varietais persistirão por muito tempo. E ainda a cada 5 ou 6 anos é melhor mudar a cultura (rotação de culturas), combinando isso com a renovação do material de plantio. Esta é a única maneira de salvar as flores da degradação.
As sementes deverão ser coletadas em um horário estritamente definido. Importante: eles devem ser removidos mesmo que este material não seja utilizado. Caso contrário, alyssum se multiplicará caoticamente, semeando automaticamente. A hora da coleta chega em setembro. Não é aconselhável adiar até outubro e além.
Um erro comum é pegar as cápsulas uma de cada vez. Isso simplesmente não é prático. Seria muito melhor espalhar um material sólido ou agrofibra sob os arbustos e depois moer as inflorescências manualmente no seu lugar habitual. As sementes colhidas são secas em local bem ventilado. eué melhor colocar as sementes em sacos de pano, garantindo que a temperatura do ar seja de 18 a 20 graus e a umidade relativa do ar em até 70%.
Você não precisa fazer nada extra. Para sua informação: as sementes de alyssum têm densidade muito baixa. Às vezes, eles representam até 1000 peças por 1 g. Portanto, o melhor é escolher os dias mais tranquilos para coleta e desembarque.
Recomenda-se plantar o "tapete de neve" primeiro nas mudas.
Ao plantar, você deve seguir uma série de recomendações úteis.
- Apenas em regiões quentes você pode se arriscar e tentar plantar uma cultura diretamente no solo. A floração deve ocorrer no final de maio, e o plantio de mudas é realizado 45 - 50 dias antes. Se alyssum for plantado em terreno aberto, a floração começará em uma data posterior. A germinação das sementes dura até 3 anos. As mudas do "tapete de neve" são colocadas em recipientes fundos, de forma que haja pelo menos 0,1 m de solo.
- A melhor opção há muito é reconhecida como o desembarque individual em contêineres plásticos. O solo é recolhido mais leve e cuidadosamente solto. Para alyssum, a aeração das raízes é extremamente importante. A composição do solo é selecionada a seu critério. Ao mesmo tempo, eles tentam fazer com que tenha uma reação neutra ou ligeiramente alcalina.
- Mesmo solos muito ácidos podem ser usados, mas somente após a calagem. Importante: é melhor desinfetar qualquer sujeira por evaporação em banho-maria. Uma alternativa é congelar o solo em um freezer. Esse procedimento exigirá a espera de vários dias. Plantar sementes profundamente no solo não é encorajado - elas germinam mal sem luz solar.
- A terra deve ser umedecida com água com antecedência. O material de plantio é distribuído uniformemente. Em seguida, é ligeiramente pressionado para baixo. Depois de esperar 2 a 4 horas, as plantações são regadas novamente com água morna. O recipiente é mantido sob um filme a uma temperatura de 18 graus sob a luz solar intensa.
- É melhor que as mudas sejam iluminadas por lâmpadas LED durante as horas de escuridão. Recomenda-se regar o solo, evitando secar demais. Você pode esperar que os brotos saiam em cerca de 7 dias. As mudas são alimentadas todas as semanas. Eles começam a fazer isso, concentrando-se na aparência das folhas. Alimentação ótima - nitroammofos com proporção reduzida de nitrogênio ou nitroammofos da série "B".
- É necessário mergulhar as mudas de alyssum após o aparecimento de três folhas verdadeiras. Um espaço de pelo menos 0,05 m é deixado entre as mudas em um novo recipiente.O transplante para campo aberto é feito cerca de uma semana antes da floração. Alyssum só pode ser plantada em locais abertos, onde não haja a menor sombra.
- O padrão recomendado é 20x20 cm. Os furos em profundidade devem atingir 0,03-0,05 mais a altura da raiz. O alissum recém-plantado é compactado e regado abundantemente. Imediatamente a seguir, todos os rebentos laterais são cortados.
Como cuidar bem dele?
O cuidado ao cultivar alissum a partir de mudas não difere do mesmo procedimento ao cultivá-lo com sementes. Certifique-se de irrigar a terra e alimentá-la. A remoção da malha de proteção é aconselhável quando a planta sobe para 0,05-0,07 m. Um papel muito importante é desempenhado pelo desbaste sistemático, sem o qual o canteiro de flores não pode ser formado corretamente.
Uma lacuna de pelo menos 0,15-0,2 m é deixada entre as plantas maiores, a mesma lacuna é feita entre as linhas.
Rega
Alyssum é extremamente tolerante à seca. Durante o calor, a falta de água muitas vezes leva à rejeição tanto das flores quanto dos botões. Mas a irrigação excessiva também não é recomendada, pois a água estagnada é muito prejudicial. A rega abundante é realizada apenas quando tiver a certeza da elevada permeabilidade do solo. A frequência de rega é selecionada levando em consideração as condições do terreno.
O tapete de neve precisa de água quando o solo tem 0,03-0,05 m de profundidade. Normalmente, essa situação ocorre a cada 4 ou 5 dias. A rega da planta só pode ser feita com água morna e estável. Se não houver necessidade urgente, regue o alissum à noite. Cada vez depois disso, afrouxe o solo 0,05 me aplique cobertura morta.
Top curativo
Alissum adulto não deve ser alimentado com matéria orgânica.A escolha ideal são composições minerais complexas, o mesmo que para mudas. A cobertura é colocada 4 vezes durante a época de floração. A primeira alimentação é programada para coincidir com o seu início.
A melhor opção é colocar o fertilizante na raiz.
Poda
O Alyssum deverá ser cortado regularmente, caso contrário não formará novas inflorescências. Ao mesmo tempo, eles se livram de brotos secos e doentes. A reação à sua remoção é detectada muito rapidamente. Apenas alguns dias terão que esperar pela formação de novos brotos e botões de flores. Você pode ajudar a flor tanto quanto possível, combinando poda e alimentação a tempo.
Doenças e pragas
Alyssum quase nunca fica doente. Ele contém uma quantidade significativa de alcalóides e flavonóides que suprimem os organismos patológicos. No entanto, o perigo é representado por infecções fúngicas. Um risco particular está associado à infecção da requeima. O uso de produtos contendo cobre ajuda a combatê-lo.
O oídio é auxiliado pela pulverização com uma mistura bordalesa de um por cento. A pulga crucífera e o besouro branco são as principais pragas do alyssum. Eles os combatem borrifando a planta com uma mistura:
- vinagre diluído em água;
- infusão de camomila;
- um pouco de sabão.
Uso em paisagismo
Alissum "Snow Carpet" é um visitante frequente do canteiro de flores de uma casa de campo ou perto da casa. As peculiaridades do desenvolvimento da planta permitem utilizá-la no formato de tênia. Em seguida, você terá que distinguir um "ponto" de pelo menos 0,5 m de diâmetro.
Esta cultura é apropriada em qualquer rochedo e jardim de rocha, inclusive na vizinhança com malmequeres e floxes. Um truque de projeto frequente é plantar um alissum perto de uma grande pedra.
Você também pode encontrar a planta no mixborder e no rabatka. Vai bem com grandes colheitas e flores da família bulbosa. Alyssum pode ser destacada ou cercada por plantas perenes, dependendo do gosto pessoal.
"Tapete de neve" fica bem nos vasos da varanda. E em um jardim ornamental, costumam tentar colocá-lo ao longo dos caminhos.
Veja abaixo dicas sobre o cultivo de alissum.
Obrigado por uma história tão detalhada, é bom ouvir!
História interessante.
Muito obrigado pela sua reticência. Tudo é claro, específico, fácil e agradável de ler.
O comentário foi enviado com sucesso.