Alyssum rocky: descrição, plantio e cuidados

Contente
  1. Características da cultura
  2. Variedades populares
  3. Como plantar?
  4. Como cuidar bem dele?
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Uso em paisagismo

Muitos jardineiros cultivam alissum rochoso ou beterraba em seus terrenos suburbanos e pessoais. Esta erva de cobertura do solo despretensiosa permite que você crie composições incrivelmente bonitas. Os canteiros de flores primaveris tornam-se luminosos e muito elegantes quando o alyssum floresce, formando um tapete "ensolarado" amarelo perfurado.

Características da cultura

A pátria da planta é a Europa Central e a Ásia Menor. Como uma planta perene ornamental, Alyssum começou a ser cultivada a partir do final do século XVII. É perfeito para criar jardins de pedras e meios-fios, inclusive em torno de gramados e caminhos de jardim.

Alyssum forma belos arbustos hemisféricos, cujo diâmetro geralmente não ultrapassa meio metro. Dependendo da variedade, a planta pode atingir 30 cm de altura, os caules são rasteiros, fortemente ramificados, espessados ​​e duros na base. Existem poucas folhas, são acinzentadas, púberes e alongadas. As flores são brilhantes, amarelas, reunidas em inflorescências exuberantes, exalando um aroma forte que atrai borboletas e abelhas.

Alyssum floresce por cerca de 40 dias. Os frutos amadurecem em vagens no outono. A planta inverte bem, sem abrigo pode suportar geadas até -15 ° C.

Variedades populares

Existem muitas variedades conhecidas de alyssum. Os mais comuns são "ouro placer", "Gold wave" e amarelo. Abaixo está uma breve descrição deles.

  • Grau "Gold placer" Provou-se muito bem: despretensioso, resistente ao frio, não requer regas frequentes, desenvolve-se melhor ao sol. É verdade que floresce no segundo ano. A floração dura desde o final da primavera e todo o primeiro mês do verão. A poda oportuna e correta do arbusto pode provocar uma segunda onda de floração, que ocorre próximo ao outono.
  • Alyssum "Golden Wave" forma arbustos luxuriantes com um diâmetro de cerca de 40 cm e uma altura não superior a 25 cm, cobertos por folhagem prateada. Atingem a maior decoratividade no final da primavera, quando são recobertos por brilhantes inflorescências amarelo-ouro. Em condições favoráveis, a floração continua durante todo o verão.
  • Alyssum rochoso amarelo raramente atinge 10 cm de altura, áreas bem iluminadas e aquecidas pelo sol com solo rochoso são adequadas para esta variedade.

Como plantar?

Em áreas de clima frio, é melhor cultivar alissum em forma de mudas. Nas regiões do sul, você pode semear no solo depois que a neve derreter e o local esquentar.

As sementes de Alyssum, que se distinguem pela boa germinação, são semeadas para as mudas em março ou abril. Para fazer isso, uma camada de mistura de drenagem é colocada no fundo de uma caixa especial e, em seguida, o solo é derramado, que é uma mistura de solo de turfa, húmus e areia. É melhor derramar o solo preparado com um fungicida para evitar o aparecimento de uma "perna preta" no futuro.

As sementes são colocadas a uma distância de 1 a 1,5 cm, depois regadas com água morna e colocadas sob um vidro ou película.

Antes da germinação, o recipiente com as sementes semeadas pode ser colocado em local escuro, mantendo a temperatura em torno de 15 graus Celsius. Para evitar que o plantio mate os fungos do bolor, a caixa precisa ser ventilada diariamente.

As filmagens devem aparecer em uma semana. Assim que um par de folhas verdadeiras for formado nas mudas, as plantas podem ser plantadas em recipientes separados.As mudas devem ser regadas com moderação, pois o coma da terra seca, para que a umidade acumulada não leve ao apodrecimento das raízes.

As plantas jovens são plantadas em um local permanente quando o tempo quente chega. As mudas são transferidas para o canteiro pelo método de transbordo.

Como alyssum não tolera umidade estagnada, é aconselhável drenar areia grossa no fundo dos furos. As plantas são plantadas a uma distância de 30 cm umas das outras. Eles crescem rápido o suficiente - em um mês eles são capazes de cobrir uma grande área. Para evitar a rápida evaporação da umidade, o solo ao redor dos arbustos é coberto com casca de árvore ou serragem.

Alguns jardineiros praticam a semeadura pré-inverno de alyssum, o que permite a estratificação das sementes e, como resultado, plantas fortes adaptadas às condições do campo aberto. As sementes são plantadas no solo no final do outono para que não tenham tempo de inchar e germinar. São enterrados no solo a uma profundidade não superior a 2 cm. Para evitar o apodrecimento da semente, deve-se polvilhar o fundo do sulco com areia.

Como cuidar bem dele?

Não será difícil cultivar alissum rochoso - até mesmo um jardineiro amador novato pode lidar com essa tarefa com sucesso. Afinal, essa flor "ensolarada" pode crescer em um lugar sem ser transplantada por vários anos, embora quase não exija manutenção. Mas para criar um canteiro de flores espetacular que vai encantar os olhos durante todo o verão, você deve seguir algumas regras de cultivo.

Seleção de local

Na natureza, o alyssum de rocha cresce nas encostas das montanhas. Portanto, em uma área suburbana, pode ser colocado com segurança em solo rochoso, a maior parte do dia bem aquecido pelo sol.

Rega

Em verões secos, o alissum deve ser regado pelo menos uma ou duas vezes por semana. Nesse caso, deve-se ter cuidado, pois o encharcamento do solo contribui para o desenvolvimento de doenças. Ao mesmo tempo com a falta de umidade, a decoratividade da planta diminui e o período de floração diminui... Regue a planta no início da manhã ou no final da noite sob a raiz ou usando o método de aspersão. Para evitar a compactação do solo, é necessário afrouxá-lo antes de molhar. Isso permitirá um melhor fluxo de ar para as raízes.

Top curativo

Apesar do alyssum se sentir bem em qualquer solo, ele responde à alimentação com um crescimento violento e uma floração longa. Caso o solo do local seja fértil, a cobertura é realizada no segundo ano. Na primavera, após a rega, são aplicados fertilizantes de nitrogênio na forma líquida, que ajudarão o aliso a formar a massa verde. No verão (com intervalo de 10 dias), a planta é alimentada com fertilizantes à base de potássio e fósforo.

Poda

Com o início da primavera, recomenda-se cortar um pouco os brotos de alyssum, para que no futuro os arbustos fiquem mais bonitos e viçosos. Na poda, são retirados todos os caules doentes, danificados e frágeis, dando ao mesmo tempo uma bela forma aos arbustos. Para conseguir uma segunda onda de floração, no verão, todos os brotos são encurtados em alguns centímetros.

Preparando-se para o inverno

Alyssum passa bem no inverno. Com o início do tempo frio, as plantações são cobertas com folhas secas, ramos de abeto ou pinheiro. No inverno, certifique-se de que haja uma cobertura de neve suficientemente alta no local.

Métodos de reprodução

A planta é propagada por sementes, dividindo o arbusto e as mudas. As sementes podem ser semeadas em mudas ou diretamente em terreno abertoquando fica quente o suficiente. Para a germinação, as sementes precisam da luz solar, por isso são espalhadas pela superfície da terra e levemente pressionadas com as mãos. O local da semeadura pode ser coberto com filme plástico por vários dias. As mudas emergentes são capinadas, retirando o excesso de plantas e deixando uma distância de 10 cm entre elas.

No verão, o alissum pode ser propagado vegetativamente. Para isso, os brotos cortados são enraizados em solo fértil. É preferível plantar as estacas em uma estufa, onde ficarão protegidas de correntes de ar e ondas de frio.

Em abril, você pode tentar propagar alissum dividindo o arbusto. É desenterrado e cortado em várias partes com uma pá. Delenki é plantado em local permanente preparado e regado.

Doenças e pragas

Alyssum rocky - o deleite favorito da pulga crucífera, que é capaz de destruir toda a sua folhagem. Para se livrar da praga ajudará produtos químicos como "Intavir", "Aktara", "Borey", "Tsunami" e outros. Os métodos populares de luta também são bastante eficazes: as plantações são tratadas com cinza de madeira, infusão ou pó seco de tabaco.

Nas folhas de alyssum, você pode frequentemente encontrar lagartas... Eles podem ser coletados manualmente e ao mesmo tempo tentar montar armadilhas especiais para borboletas.

Com umidade excessiva, o alissum sofre de podridão parda e oídio... Nesse caso, partes da planta escurecem e secam. Os fungicidas ajudarão a se livrar desse flagelo. Você também precisa remover as ervas daninhas em tempo hábil, que são a origem da propagação de doenças fúngicas.

Além disso, tira os nutrientes do aliso e dá sombra, impedindo o desenvolvimento da planta.

Uso em paisagismo

Onde o alissum cresce, ele busca capturar o máximo de espaço possível, formando grandes arbustos. Graças a esta propriedade, a planta de cobertura do solo cobre rapidamente as lacunas entre as pedras do escorregador alpino, vários fossos e ranhuras.

Alyssum fica bem em bordaduras ao longo de caminhos de jardim e em canteiros de flores, onde serve como decoração principal do primeiro plano de um jardim de flores. Segundo os designers, a planta vai bem com petúnias ampel e cobertura do solo, pelargônio e cravos turcos. Além disso, os especialistas recomendam o plantio de plantas de cobertura do solo subdimensionadas como aubrietta, phlox e rezuha ao lado da beterraba.

Alyssum o ajudará além do reconhecimento a transformar um bloco de pedra indefinido localizado no site. Basta encontrar ou fazer uma pequena depressão nele e enchê-lo de terra, onde então plantar o aliso. Ele vai cobrir a pedra com pequenas flores perfumadas, transformando-a em um detalhe pitoresco do interior do jardim.

Alyssum rocky é apresentado no vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário