Alissum (beterraba): descrição, plantio e cuidados
A planta herbácea alyssum é frequentemente escolhida pelos jardineiros para decorar uma horta. A sua popularidade deve-se à sua decoratividade, facilidade de plantio e manutenção e ao aroma agradável. O longo período de floração também atrai residentes de verão. Vamos dar uma olhada mais de perto nesta planta da família do repolho.
Peculiaridades
Na casa de veraneio, é possível cultivar alissum das mais variadas cores. Sua paleta de cores consiste em flores roxas, rosa, vermelhas e brancas puras. Uma característica da planta é sua forte ramificação, mas o tamanho do arbusto é bastante compacto - 20-40 cm de diâmetro. Existem espécies anuais e perenes dessas plantas, mas mais frequentemente a cultura é cultivada como anual.
A folhagem deste arbusto de cobertura do solo tem uma forma oblonga. A floração começa em maio e continua até o final do outono. Flores perfumadas são coletadas em inflorescências racemosas. Cerca de duzentas espécies desse gênero são conhecidas na natureza.
Qual é a diferença de Lobularia?
Alyssum pode ter outro nome - beterraba. Mas os nomes do gramado ou lobularia, que também podem ser ouvidos em uma conversa com um residente de verão novato, estão errados. Lobularia é considerada um parente próximo do gênero Burachok, mas essas duas palavras não são sinônimos.
Ambas as culturas são unidas em uma família e originalmente pertenciam ao mesmo gêneroporém, com o tempo, os botânicos identificaram uma diferença na descrição, estrutura e especificidade do desenvolvimento de duas plantas, e as classificaram em dois gêneros. Portanto, o sinal de igual entre alyssum e lobularia, freqüentemente indicado na embalagem da semente, é botanicamente incorreto. mas as regras para o cultivo dessas duas safras são bastante semelhantes.
Tipos e variedades, seus tons
Variedades de cultura podem diferir na duração da floração, tamanho, tons. O trabalho no desenvolvimento de novas espécies e variedades continua. Os mais populares atualmente são os seguintes tipos de cultura representada.
Rochoso. O caule chega a atingir 30 cm de altura, a cor da folhagem permanece mesmo no inverno. As flores apresentam-se em forma de panícula, mas a floração não dura muito, embora comece muito cedo. A variedade Compactum de tamanho reduzido, o Plenum de tamanho médio com flores amarelas cintilantes com ouro, a variedade amarelo-marrom Dudley Neville e a variedade altamente ramificada "Gold Placer" são especialmente populares entre os jardineiros.
Náutico. Normalmente mantido como uma planta anual. O comprimento dos rebentos não ultrapassa os 40 cm. A floração começa em Maio e dura até às geadas. Ao escolher uma variedade, preste atenção às seguintes variedades: compacto "Weiss Riesen" com flores brancas, miniatura "Violet Haze" de floração longa com pequenas flores e folhas de lanceta, despretensioso para as condições "Esther Bonnet" com flores brancas e lilases.
Ampelny. Esta é a espécie de planta mais atraente. Seus longos brotos são altamente ramificados e parecem muito esteticamente agradáveis quando cultivados em vasos suspensos. As inflorescências são coletadas em uma "bola" exuberante e perfumada. As seguintes variedades são as mais comuns: "Tapete Branco" anual em miniatura com aroma de mel; não é exigente com a temperatura e é fácil de moldar "princesas da neve" com flores brancas.
Vista para a montanha ou Gmelin. É uma planta perene resistente à geada.A folhagem é coberta de pilosidade densa. As inflorescências são racemosas. Duas ondas de floração são possíveis - em maio e agosto. Especialmente apreciadas são a variedade Honey Dessert com flores amarelas em miniatura e a Golden Wave altamente ramificada.
Diversas outras variedades da cultura apresentada merecem atenção especial.
Wonderland White. Este é um espécime compacto com não mais de 8 cm, que se distingue por uma floração exuberante e longa e boa ramificação. Ele é usado para decorar lancis, morros rochosos, canteiros e canteiros de flores, pode ser cultivado em vasos ou canteiros de varanda.
Vanilla Cloud. Forma flores brancas muito perfumadas. Altura da planta - até 40 cm. Cultivada como uma planta anual, prefere locais ensolarados.
"A rainha da neve". As lojas oferecem uma mistura de sementes de várias cores: vermelho, rosa, branco, amarelo, roxo, lavanda. Graças à variedade de tonalidades, é possível criar colchas de flores inteiras. Difere na floração longa, que começa 1,5 meses após a semeadura e dura até a geada.
"Little Muck". Planta perene de baixo crescimento, cuja altura não ultrapassa os 15 cm, que floresce de junho ao outono com flores branco-púrpura.
Como plantar?
Antes de começar a semear em terreno aberto, preste atenção às condições do solo. Alyssum prefere crescer em solo alcalino ou neutro bem drenado. Se forem variedades rochosas, não terão requisitos especiais para o solo, mas se sentirão mais confortáveis em solo rochoso ou argiloso. A fertilização não é necessária para esta espécie, mas a calagem é necessária.
Todas as variedades, especialmente as marinhas e rochosas, são fotófilas e, portanto, escolhem espaços abertos e ensolarados para plantá-las. Uma época favorável para o plantio é maio-junho, nessa época as camadas superiores do solo já estão bem aquecidas. Com a semeadura antecipada, ainda não há garantia de que as geadas noturnas não voltarão e, se isso acontecer, afetarão negativamente o estado da planta.
Alguns residentes de verão, para fins de experimento, semeiam sementes em novembro - com esse plantio, as sementes passam por um estágio natural de estratificação e, portanto, mudas fortes e saudáveis eclodem na primavera.
O patamar é assim:
espalhe as sementes na superfície do canteiro de flores esparsamente (cerca de 25 cm de distância), mas não espalhe as sementes por cima para que tenham acesso à luz solar;
compactar levemente o material de plantio com a mão por cima;
umedeça o local de plantio e cubra com filme plástico;
quando os primeiros brotos aparecerem, desbaste-os, se necessário.
Normalmente, o florescimento da cultura pode ser admirado dentro de 1,5 meses após a eclosão dos primeiros brotos.
Como cuidar bem dele?
Rega
Regue a planta regularmente, mas com moderação. A umidade estagnada irá provocar o desenvolvimento da podridão das raízes, especialmente as variedades rochosas são muito vulneráveis a este processo. Para evitar tais consequências, basta hidratar uniformemente o canteiro de flores. Isso pode ser feito regando a crista com uma mangueira ou borrifando. Alguns jardineiros colocam a mangueira no tapete de flores para que a água seja distribuída uniformemente pelo solo.
Top curativo
Periodicamente, o alissum precisa de comida adicional. A alimentação com componentes úteis tornará sua folhagem mais espessa e brilhante, e a própria planta ficará mais forte e estável.
O fertilizante é aplicado durante o período de crescimento ativo. Se for uma variedade perene, uma cobertura no início da primavera será suficiente. Se uma planta anual for cultivada, então a nutrição adicional deve ser aplicada 2 a 3 vezes durante o verão, com o primeiro fertilizante usado logo antes da floração.
Ao manter uma planta perene em solo pobre, é permitido fertilizá-la de acordo com o esquema anual. Geralmente, são utilizadas misturas líquidas de multicomponentes para plantas com flores.
Para melhorar a condição do solo e o acesso dos nutrientes às raízes, você deve afrouxar regularmente o canteiro de flores e remover ervas daninhas.
Poda
Cuidar de uma planta inclui necessariamente cortá-la. Na primavera e após a floração, é importante eliminar ramos congelados e feridos secos, pedúnculos, folhas murchas e caules secos. Muitas vezes o jardineiro observa que a planta parou de florescer, principalmente esse fenômeno é característico das variedades marinhas.
Neste caso, recomenda-se cortar os caules com flores murchas e, em seguida, a cultura deve voltar a florir novamente dentro de 2-3 semanas.
Período pós-floração
Coleta e preparação de sementes
No final de setembro ou início de outubro, você precisa começar a coletar as sementes. O procedimento é realizado em clima seco e calmo. Espalhe o tecido no chão, pegue os botões e esfregue com os dedos. Agora remova qualquer excesso de detritos do tecido.
Coloque as sementes coletadas em um saco de pano e armazene em local seco, bem ventilado e sem correntes de ar. Assim, o material de plantio fica armazenado até a primavera.
Se as sementes derramaram sozinhas no canteiro de flores, você pode varrê-las cuidadosamente com uma vassoura, remover os detritos e coletar as sementes para armazenamento.
Wintering
Isso não quer dizer que a planta seja resistente ao inverno. As variedades de prata ainda são capazes de resistir a temperaturas de até -23 graus, mas a maioria das espécies já morrem a -15 graus. Portanto, a safra é cultivada principalmente como anual. Se o jardineiro ainda quiser deixar a planta até a primavera, então, antes das geadas, o arbusto deve ser coberto com cobertura morta e toda a parte aérea coberta com folhagem seca.
Se o inverno é nevado, a própria neve servirá como um isolamento adicional para a cultura.
Métodos de reprodução
Sementes
A coleta de sementes e semeadura em campo aberto já foi mencionada acima. No mesmo parágrafo, consideraremos as possibilidades de cultivo de sementes para mudas em casa. Este procedimento é adequado para residentes de verão que desejam observar uma floração mais precoce da cultura, bem como para manter uma flor em regiões de clima quente. Você deve estar ciente de que o cultivo de mudas é um processo mais trabalhoso. A época ideal para isso é final de fevereiro - início de março.
É importante preparar bem o solo antes da semeadura. Deve ser um substrato úmido, nutritivo e solto. O processo é assim:
encher o recipiente com solo preparado;
despeje as sementes no solo e pressione levemente com a mão;
regar o local de pouso;
cubra o recipiente com filme transparente para criar um ambiente de estufa;
coloque o recipiente em um local claro e quente.
Agora é importante regar regularmente o solo, ventilar, manter a caixa em condições de temperatura ao nível de 10-15 graus e com boa iluminação. Com o aparecimento da primeira folha verdadeira, os brotos devem ser fertilizados com fertilizante complexo.
Quando 2-3 folhas são bicadas das mudas, elas são transplantadas para vasos individuais. Alguns jardineiros que preferem mudas baixas com brotos laterais aconselham beliscar a parte superior do broto. As mudas são transplantadas para terreno aberto a uma distância de 30-35 cm umas das outras.
Estacas
Você pode propagar uma cultura de forma vegetativa duas vezes por temporada - no início e no final do verão. Este método é especialmente usado para criar variedades de rocha e montanha. Para a propagação, escolha brotos saudáveis com pedúnculos completamente removidos.
As estacas fatiadas devem ser plantadas em recipientes de composição fértil, bastante umedecidos e controlando o grau de umidade do substrato todos os dias. É importante não permitir o ressecamento, caso contrário, prejudicará o desenvolvimento da planta.
Observando as raízes, as mudas podem ser plantadas em uma cabana de verão e continuar monitorando o teor de umidade do solo.
Ao dividir o arbusto
Este método não pode ser atribuído ao mais promissor, pois o resultado nem sempre satisfaz o jardineiro. O processo de criação começa no início da estação de crescimento com o aparecimento de rebentos verdes. O arbusto deve ser cuidadosamente desenterrado, cortado em pedaços e as estacas devem ser plantadas em novo local com intervalo de 30 cm entre os corpos-de-prova.
Eles devem ser regados regularmente e monitorados para ver se eles se adaptaram bem às novas condições.
Doenças e pragas
Um dos principais inimigos desse representante da flora é pulga crucífera - um pequeno inseto de 2-3 mm de tamanho, que se alimenta de folhas e em dias quentes é capaz de destruir a cultura em 3-4 dias. Se essa praga atacou a planta, o tratamento com essência de vinagre ajudará a lidar com ela. No entanto, se um espécime jovem for afetado, é improvável que ele resista a esse método de luta fundamental, portanto, o método é aplicável apenas para arbustos adultos fortes.
Muitas vezes, a cultura acaba sendo atingido por lagartas... Nesse caso, uma infusão de tabaco com sabão ou camomila de farmácia ajudará. Não é incomum encontrar a whiteweed e a traça do repolho, contra as quais a lepidocida e a entobacterina lutam com eficácia.
Dentre as doenças, a cultura costuma ser afetada pela requeima. Esta doença é desencadeada por baixa permeabilidade à umidade e constante estagnação de fluidos. O sistema radicular começa a apodrecer. Para salvar o alissum danificado, oxicloreto de cobre ou fungicidas são usados, por exemplo, "Thanos", "Ordan", "Kuproksat".
Ao manter uma planta, você pode encontrar oídio ou mosaicos virais. No primeiro caso, a doença pode ser superada com a ajuda do medicamento "Topázio" ou da mistura bordalesa.
Quando uma cultura é danificada por um mosaico, não adianta tratá-la, resta apenas desenterrar e descartar a amostra infectada.
Uso em paisagismo
A planta é utilizada tanto para plantio único quanto coletivo. Ela fica linda em vasos e vasos, por exemplo, ao decorar um jardim no estilo italiano. Uma paisagem pitoresca pode ser criada plantando uma cultura próxima a plantas de cobertura do solo, com plantas perenes e anuais, por exemplo, heliotrópio, cravo turco, pelargônio.
As espécies rochosas ficam bem ao lado do flox, enquanto as espécies marinhas menores são mais adequadas para o cultivo em vasos e cestos pendurados.
Esteticamente agradáveis na paisagem olham ao lado das variedades plantadas com flores roxas, azuis, azuis ou rosas. Os vizinhos frequentes da cultura representada ao criar um arranjo de flores são íris barbudas anãs, não-me-esqueças da floresta, muscari azul e tulipas vermelhas. Uma combinação harmoniosa é obtida no plantio de alissum entre rosas.
Visão geral da revisão
Na manutenção do alyssum, os floricultores são atraídos pela sua decoratividade e cheiro agradável, que se espalha por todo o jardim. Os donos de flores também gostam da oportunidade de fazer com ele as composições mais inusitadas. De acordo com os residentes de verão, várias variedades florescem muito bem e abundantemente, especialmente com rega abundante. Também gosto do facto de o alyssum crescer muito rapidamente, assim como do excelente amadurecimento das suas sementes. Os amantes dessas flores geralmente compartilham sementes entre si.
Existem também desvantagens de crescer alissum. Por isso, alguns jardineiros, mesmo experientes, tentam fazer crescer uma flor semeando em campo aberto, mas há vários anos isso não funciona. Na opinião deles, as sementes não germinam bem. Outros proprietários explicam este fenômeno pelo forte calor ou solo pesado e recomendam tentar o plantio com mudas, observando duas condições principais - frouxidão do solo e rega oportuna.
Você pode descobrir como alcançar a floração do alyssum no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.