Quanto tempo o alabastro seca?
Alabastro É uma mistura de construção seca, obtida pela queima do gesso triturado. O material é frequentemente utilizado na construção e reparo para a fabricação de placas, painéis, preenchimento de fissuras ou costuras e decoração de superfícies. Ele, como qualquer outro material de construção e acabamento, possui certos parâmetros e propriedades físicas e técnicas.
Uma das principais propriedades do alabastro a que as pessoas prestam atenção é o tempo de secagem. A substância pertence a materiais de secagem relativamente rápida, portanto, certas habilidades são necessárias para trabalhar bem com ela.
Etapas de secagem em condições normais
A mistura de alabastro para construção seca consiste em gesso, substâncias poliméricas e materiais naturais ecológicos. É flexível, não inflamável e pode suportar temperaturas muito elevadas.
Na maioria das vezes, o material é usado no processo:
-
fixação de defeitos nas paredes;
-
preparação da superfície antes da aplicação do acabamento;
-
trabalho elétrico;
-
decoração de interior.
Para que o trabalho corra bem e sem problemas, é necessário saber exatamente o tempo de secagem do alabastro nas paredes após a aplicação, na forma após amassamento, na saída.
Dependendo do tempo de secagem, o alabastro é classificado em 3 grupos.
-
Secagem rápida... Após alguns minutos, o material começa imediatamente a solidificar com a superfície e, após 20 minutos, ocorre a solidificação completa.
-
Velocidade de secagem média (normal)... Este endurece em 6 minutos e endurece após 30 minutos.
-
Secando lentamente. Apenas 25 minutos após a aplicação o material começa a assentar na superfície.
Cada um dos tipos de alabastro acima é caracterizado por um determinado período de tempo durante o qual o alabastro passa por todos os estágios de secagem.
O período de secagem completa do alabastro em condições normais é dividido em etapas:
-
dentro de 5 a 8 minutos após a aplicação na superfície, começa a endurecer;
-
após 25-40 minutos, deve solidificar completamente na superfície;
-
após 2-3 horas, é atingido o nível básico de resistência, que é capaz de suportar uma carga de até 6 MPa;
-
somente após 24-48 horas após a aplicação, o material seca completamente.
Claro, esses parâmetros de tempo podem mudar. Informações mais detalhadas sobre por quanto tempo a mistura já aplicada na superfície vai secar podem ser encontradas no recipiente da fábrica.
O fabricante deve indicar este parâmetro.
Que fatores influenciam a solidificação completa?
Claro, você precisa levar em consideração as informações fornecidas pelo fabricante. Mas, além disso, é preciso levar em consideração outros fatores que afetam o tempo de secagem completa do alabastro.
O tempo de secagem do material depende de muitas nuances.
-
Espessura da camada. Se for grosso, o material demora muito para secar. O material começa a agarrar a superfície após 5-6 minutos, mas a fase de pega inicial e secagem completa dura mais.
-
Coeficiente de umidade do ar. Se estiver muito úmido dentro ou fora de casa, o processo fica mais lento.
-
Temperatura do ar. Quanto mais alta a temperatura do ar, mais rápido o material vai secar.
-
A consistência da mistura preparada. Uma solução móvel (líquida) seca muito mais tempo do que uma espessa.
-
Marca e composição. Todas as substâncias que compõem o alabastro afetam o tempo de pega da mistura.
Do exposto, podemos concluir que é desejável trabalhar com alabastro em condições normais - com umidade normal, clima quente. Se o trabalho precisar ser feito imediatamente e as condições internas ou externas não atenderem aos requisitos, lembre-se que as etapas de secagem completa serão mais demoradas.
O que adicionar para congelar mais lentamente?
Freqüentemente, há casos em que é necessário retardar o período de secagem completa do material. O que pode ser feito para não aumentar a velocidade de solidificação, mas, ao contrário, retardar esse processo?
Existem vários métodos testados pelo tempo que você pode usar. Para retardar o processo de secagem da mistura, no momento do preparo da solução, certas substâncias devem ser adicionadas.
Vamos listá-los.
-
Cola de osso... Também pode ser cola para tinta ou cola para madeira. O principal é não exagerar. Sua quantidade não deve ultrapassar 2% da massa total da mistura preparada.
-
Ácido limão... Este método raramente é usado, pois pode fornecer resultados diferentes a cada vez. O fato é que a quantidade de ácido cítrico pode variar dependendo do tipo de alabastro. É preciso muita experimentação para adivinhar com precisão a proporção. Em média, para 100 gramas de alabastro, você precisa de cerca de 5 a 6 grãos de ácido.
-
Cola PVA. Os especialistas dizem que 3% de cola adicionada à solução de alabastro prolonga o período de endurecimento. Mas ao adicionar PVA à mistura, é preciso trabalhar rápido, pois começará a se formar um filme na superfície da solução, que bloqueará a evaporação do líquido, levando a uma diminuição das características de resistência do alabastro.
Na maioria das vezes, construtores novatos ou simplesmente amadores inexperientes, que não sabem trabalhar com alabastro e se preocupam em não acompanhar o material, recorrem a tais métodos.
Mas os especialistas ainda recomendam não diluir o material, para não reduzir suas propriedades e características úteis.
O comentário foi enviado com sucesso.