Qual é a diferença entre gesso e alabastro?
Todas as obras de construção e renovação caracterizam-se pela utilização de materiais diversos. Gesso e alabastro estão entre eles. Eles são bastante semelhantes entre si, tanto externamente quanto em escopo, e muitas vezes são confundidos. No artigo vamos falar sobre cada um desses materiais, determinar suas características técnicas, analisar como eles se diferenciam e qual é o melhor escolher.
O que congela mais rápido?
Antes de começarmos a descobrir como essas duas substâncias diferem e como são semelhantes, vamos definir o que é cada uma delas.
O gesso pertence às misturas de construção secas, cuja base é a pedra de gesso natural. É um material sem odor, não deforma quando exposto a altas temperaturas.
Uma de suas vantagens significativas são a hipoalergenicidade e a segurança ambiental.
O escopo de aplicação do gesso é diverso, ele é usado para:
-
a fabricação de placas de gesso;
-
acabamento decorativo de superfície;
-
fixação em ramos da medicina como traumatologia e odontologia;
-
modelagem de esculturas e elementos de design de fachadas de edifícios.
O alabastro também é uma substância de construção seca à base de gesso de grão fino. No processo de sua produção são utilizadas temperaturas muito elevadas, devido às quais as características técnicas do material diferem das do gesso.
O alabastro pode resistir à exposição a temperaturas muito altas e umidade elevada no ambiente. Refere-se a materiais ecológicos e seguros.
O tempo de secagem é uma das principais características dos materiais. É esse parâmetro que os consumidores prestam atenção.
O congelamento ocorre:
-
gesso - após 30 minutos após a aplicação à superfície, claro, se a tecnologia de preparação da solução e as condições forem mantidas;
-
alabastro - depois de 5-10 minutos, ou seja, muito mais rápido, devido à tecnologia de disparo de rocha.
Pelas razões acima, o alabastro é escolhido por construtores experientes, que sabem trabalhar com o material e acompanhá-lo. No trabalho, é bastante difícil. Para aumentar o tempo de secagem, é necessário o uso de aditivos e aditivos especiais durante o preparo da solução. Essas substâncias são capazes de retardar as reações químicas na mistura e, com isso, o material endurece após 20-30 minutos.
O que é mais forte?
A resistência é outro parâmetro técnico muito importante do material. Quanto mais forte for, mais confiável e durável será o produto feito dele.
Tendo em conta a experiência e os inúmeros testes laboratoriais realizados, pode-se afirmar com precisão que o alabastro é muito mais durável.
Ao contrário do alabastro, o gesso não endurece completamente. De acordo com a escala de Mohs, o coeficiente de resistência e dureza do material recebe 2 pontos - isso significa que um produto feito de gesso pode ser danificado até mesmo com a unha. A alta umidade na sala pode causar seu desmoronamento.
Já o alabastro recebeu 3 pontos, ou seja, é mais forte, caracterizado por um alto nível de adesão e adesão interna, o que contribui para uma forte ligação do material à superfície.
De que outra forma eles são diferentes?
O alabastro e o gesso, como misturas secas de construção, têm certas características físicas e técnicas. Há uma pequena diferença entre eles, mas ainda há uma diferença. Além dos parâmetros acima (resistência e tempo de secagem), existem outras diferenças.
Amizade ambiental
Tanto um quanto o outro se referem a materiais naturais que são extraídos de matérias-primas naturais. Mas, antes de entrar no mercado da construção, passam por diversos tratamentos tecnológicos, que mudam sua composição e propriedades.
O gesso é caracterizado por altos fatores ambientais e de segurança, portanto, é usado tanto na medicina quanto na construção. O alabastro é menos seguro.
Elasticidade
O gesso é um material macio, é mais fácil trabalhar com ele, mas é difícil chamá-lo de elástico. Muitas vezes, especialmente em mãos ineptas e inexperientes, o material se desintegra.
O alabastro, por outro lado, é mais duro e elástico, mas seca mais rápido. Você pode esculpir qualquer coisa com ele, mas precisa trabalhar rápido para que não tenha tempo de endurecer.
Aridez
A principal diferença entre os materiais é a tecnologia de produção. Cada um deles é submetido a tratamento térmico, apenas baixas temperaturas atuam sobre o gesso e altas temperaturas sobre o alabastro. Como resultado, uma quantidade razoavelmente grande de umidade permanece no primeiro e, no futuro, fungos e outros microorganismos podem se formar nele. O alabastro, por outro lado, fica quase completamente desidratado após o processamento, razão pela qual mofo e bolor não aparecem nele.
Além das diferenças acima, existem mais algumas.
-
Os elementos e estruturas de alabastro são resistentes a rachaduras. No gesso, sempre aparecem rachaduras, o que contribui para uma destruição rápida.
-
Insonorização... O alabastro é caracterizado por propriedades de isolamento acústico superiores.
-
O alabastro, graças à sua secagem rápida, é frequentemente usado como um aditivo para outras soluções, para acelerar o tempo de secagem.
-
Misturar a solução para uso posterior. Misturar argamassa de gesso é muito mais fácil. Isso se deve ao fato de que ele não agarra por muito tempo.
Como você pode ver, esses materiais têm muitas diferenças. Quanto às semelhanças, é possível notar a ampla abrangência e a incombustibilidade de cada um dos materiais.
Qual é a melhor escolha?
É difícil dizer qual substância é melhor e qual vale a pena usar. Tudo depende da finalidade para a qual você deseja usar o material.
Não é nenhum segredo que o gesso é usado com mais frequência do que o alabastro. Isso se deve ao fato do material ser mais fácil de trabalhar. Existem vários tipos de gesso.
-
Construção... É utilizado no processo de execução de trabalhos de reboco. A cal é adicionada à solução para aumentar a elasticidade. É ideal para acabamento de interiores em salas secas. O gesso pode ser usado em vez do gesso.
- Força elevada... Partições à prova de fogo, louças sanitárias de faiança e porcelana são feitas a partir dele hoje. E também o material encontrou aplicação na medicina.
- Polimérico... Este tipo de gesso é freqüentemente usado em traumatologia.
- Escultural... Indispensável para a fundição de vários artesanatos - estatuetas, lembranças. Nas indústrias de aviação e automotiva, é utilizado para a produção de peças e elementos estruturais.
- Acrílico... É amplamente utilizado no processo de decoração de interiores. Ele é usado para a fabricação de estuque, pedra decorativa.
O alabastro pode ser usado exclusivamente na indústria da construção. Este é um material à prova de fogo, portanto, é adequado para o acabamento de instalações com alto nível de requisitos de segurança contra incêndio. A mistura pode ser utilizada no processo de execução de trabalhos elétricos, por exemplo, para montagem de caixas de encaixe.
Além do escopo de aplicação, ao escolher, você precisa levar em consideração sua própria experiência no trabalho com essas misturas de construção.
O comentário foi enviado com sucesso.