O que é alabastro e onde é usado?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Comparação com outros materiais
  3. Especificações
  4. Visão geral da espécie
  5. Formulários
  6. Como procriar?
  7. Como aplicar corretamente?

No decurso dos trabalhos de reparação e acabamento, as paredes são frequentemente rebocadas e as fissuras são reparadas. A solução ideal neste caso seria o uso de misturas de construção de secagem rápida. O alabastro é reconhecido como um dos materiais mais populares - falaremos sobre suas características de desempenho e aplicações nesta análise.

O que é isso?

O alabastro é uma mistura de construção seca com uma estrutura de granulação fina. Está em demanda ao realizar uma vasta gama de acabamentos. As pessoas estão familiarizadas com este material desde a Antiguidade. Mas se na época anterior consistia principalmente de calcita, hoje sua base é o diaquassulfato de cálcio, ou seja, o gesso. O pó é produzido pela trituração da pedra de gesso e posterior queima a uma temperatura de 150-200 graus. A saída está seca mistura de granulação fina, antes de usar deve ser diluída em água.

O material é muito popular. Isso não é surpreendente, dadas suas vantagens indiscutíveis.

Após o endurecimento, a mistura de alabastro torna-se especialmente forte, portanto, pode ser usado para formar superfícies que não estão sujeitas a cargas de alto peso.

Se o alabastro foi criado de acordo com a técnica, será muito fácil de trabalhar. É rapidamente nivelado com a espátula mais simples e não requer esforços físicos significativos por parte do mestre.

No processo de endurecimento, a solução de trabalho não diminui de volume e não encolhe.

A massa leve de alabastro pode ser facilmente combinada com todos os tipos de divisórias de suporte de carga.

O alabastro se distingue por suas propriedades de isolamento acústico e resistência à água aumentadas.

O material não é coberto por rachaduras, mesmo sob a influência de temperaturas abaixo de zero.

Além disso, esta composição construtiva é amiga do ambiente e resistente ao fogo, pelo que a sua utilização em instalações residenciais e de trabalho justifica-se do ponto de vista da segurança contra incêndios.

O alabastro, ao contrário do cimento e outras misturas, endurece rapidamente e ganha força. Esta característica é considerada uma vantagem e uma desvantagem da mistura. Graças a esta propriedade, um maior ritmo de trabalho de revestimento é mantido. No entanto, também leva a uma diminuição nos parâmetros de resistência à flexão (2 MPa) e compressão (4 MPa).

Isso cria limitações no uso de estuque. Por exemplo, não pode ser utilizado como alvenaria, bem como para a disposição de uma betonilha. O alabastro não suporta o déficit ou excesso de umidade. Se você trabalha em uma cozinha ou sala com fogão, onde o ar é muito seco, ou em banhos com muita umidade, o alabastro perde imediatamente suas características físicas e mecânicas e começa a se desintegrar.

Comparação com outros materiais

Os iniciantes às vezes confundem alabastro com pó de gesso. Eles têm certeza de que se trata da mesma substância, já que o alabastro é feito de gesso e têm a mesma aparência. Na prática, esse não é o caso - há uma série de fatores que determinam a diferença entre essas substâncias.

O alabastro é apenas um dos tipos de pó de gesso, embora possa ser usado exclusivamente no ramo de reparos e construção. Embora o gesso tenha encontrado uso generalizado na criatividade e na medicina. O gesso forma a base do pó de alabastro, mas devido à introdução de aditivos especiais, sua resistência aumenta.

Se o gesso puro pode ser facilmente retirado e arranhado até mesmo com a unha, então são necessárias ferramentas de metal afiadas para deformar o revestimento de alabastro.

Outra diferença é que massa de alabastro misturada com água é mais difícil do que massa de gesso... É por isso que um material não pode funcionar onde outro é solicitado e vice-versa. Ao mesmo tempo, a mistura de gesso é muito mais segura para pessoas e animais de estimação - ela não produz vapores prejudiciais que o alabastro pode sintetizar se a tecnologia de mistura não for seguida. Além disso, notou-se que os revestimentos de gesso têm muito menos probabilidade de desenvolver fungos.

Especificações

O alabastro possui as seguintes características técnicas:

  • tempo de presa - de 6 a 30 minutos;

  • resistência à compressão - 4-7 MPa;

  • resistência à flexão - 2,0 MPa;

  • tonalidade - branco ou cinza claro;

  • consumo de água - 0,6-0,7 litros por 1 kg de mistura seca.

Os parâmetros operacionais gerais do gesso de alabastro incluem:

  • a mistura de construção se encaixa facilmente em qualquer base - madeira, gesso, pedra;

  • adesão aumentada;

  • a capacidade de dar ao revestimento um estado perfeitamente alinhado em um tempo não superior a 5 minutos;

  • sem fissuras e alterações de volume durante a secagem;

  • uma camada de solução solidificada absorve os sons, portanto pode ser utilizada como meio de isolamento acústico;

  • o revestimento de alabastro é quente ao toque e ajuda a manter um clima interno favorável;

  • tem uma longa vida útil.

Visão geral da espécie

Existem vários tipos de estuque. Suas características distintivas determinam o escopo de uso do alabastro.

Pela velocidade de solidificação

O período de endurecimento da composição e os parâmetros de resistência do revestimento acabado dependem diretamente do tamanho da fração do pó de gesso de construção. Quanto maiores forem os grãos, maior será a adesão e mais curto será o período de presa. Todos os alabastro do mercado diferem na velocidade de endurecimento. Eles podem ter endurecimento lento, médio e rápido.

  • Endurecimento lento - endurece somente 20 minutos após a mistura da solução e finalmente adquire dureza após 40 minutos.
  • Endurecimento médio - endurece 7 minutos após a mistura, a dureza ideal é alcançada em 35 minutos.
  • Endurecimento rápido - endurece 3-5 minutos após a mistura e endurece completamente num quarto de hora.

Por marca

Na esmagadora maioria dos casos, as misturas estão em demanda em reparos e construção, marcado G5 e G6. Este alabastro é usado como gesso laminado. É muito procurado na criação de placas de gesso, folhas de fibra de gesso e placas de gesso de vários tipos. Entre as áreas de utilização do amianto, é necessário destacar a produção de painéis para a instalação de divisórias interiores e a produção de misturas de massa de acordo com receitas específicas.

Para atender às necessidades de grandes setores industriais, os graus de alabastro G13-G25 são mais procurados. Eles permitem que você crie elementos de maior força. Essas soluções estão em total conformidade com todos os padrões básicos de segurança de construção.

Formulários

Na maioria das vezes, o alabastro é usado para trabalhos de construção e reparos. Destina-se exclusivamente a trabalhos internos, não deve ser utilizado em trabalhos externos.:

  • usado ao criar folhas de drywall;

  • é necessária para rebocar superfícies de paredes e tetos, bem como para nivelá-los sob papel de parede;

  • eles podem selar reentrâncias para saídas de soquete, ranhuras, lascas, orifícios, bem como rachaduras e rachaduras;

  • o alabastro é relevante como fixador para plintos de teto, bem como molduras de estuque e rosetas.

O gesso de alabastro é muito procurado para a criação de objetos de arte, artesanato criativo e decoração de interiores.

Dependendo das características das matérias-primas naturais, distinguem-se os gesso alabastro de cor branca pura e calcita, que apresenta uma tonalidade acinzentada pronunciada. O gesso é menor, mais resistente ao ataque químico, possui características estéticas aumentadas e ampla funcionalidade. O escopo de uso do alabastro determina em grande parte a escolha do material.

A mistura de alabastro é comercializada em embalagens de papel de 5 a 50 kg. Ao realizar trabalhos em volumes significativos, será mais prático comprar um contêiner amplo. Quanto maior a embalagem, menor o custo de 1 kg.

Para betumar pequenas imperfeições e fixar elementos decorativos, é preferível dar preferência aos compostos de endurecimento rápido. O tempo de presa é de 2 minutos e a secagem completa ocorre em 15 minutos.

Ao trabalhar em uma superfície grande, é melhor usar um composto de endurecimento médio. Você pode trabalhar com eles por 6 minutos - este tempo é o suficiente para corrigir defeitos de revestimento.

As misturas de endurecimento lento são usadas para fundir elementos decorativos. Eles congelam por pelo menos meia hora, mas na saída dão mais força.

Como procriar?

Todo mestre que trabalha com construção de alabastro deve aderir às regras básicas:

  • mantenha as proporções exatamente;

  • escolha o recipiente certo para misturar a mistura;

  • misture a argamassa corretamente;

  • produzir a mistura o mais rápido possível.

Antes de começar a trabalhar com o alabastro, você precisa encontrar o recipiente certo. Não é recomendável levar baldes e tigelas de plástico, pois a solução diluída vai secar rapidamente e você terá que raspar constantemente os fragmentos congelados das paredes do recipiente, isso exigirá esforço físico e levará ao aparecimento de pó. É por isso que a maioria dos artesãos prefere os recipientes emborrachados, nos quais se amassa uma pequena quantidade de pó de cada vez. Você pode remover os restos da mistura seca apertando levemente o recipiente. Ao mesmo tempo, você mesmo pode fazer uma embarcação, uma bola velha ou um pneu de carro farão para isso.

Se precisar diluir muito pó, pode-se pegar um balde de plástico e colocar o fundo e as paredes com filme plástico. Durante o trabalho, certifique-se de que o recipiente não esteja danificado. Caso contrário, a umidade será drenada rapidamente e você estragará a mistura final. Para trabalhar com a solução de acabamento para dar o efeito desejado, é necessário respeitar estritamente as proporções recomendadas. Os construtores iniciantes às vezes ignoram esse requisito, realizando um lote "a olho".

Na maioria das vezes, essa composição endurece muito rapidamente ou não congela.

Para evitar que tais problemas aconteçam, é necessário preparar uma solução de trabalho da seguinte forma.

Para começar, deite 500 ml de água no recipiente preparado e deite lentamente 1 kg de pó de alabastro na água, mexendo sempre. A mistura preparada deve ter uma consistência uniforme. Não é permitida a inclusão de grumos de gesso aderido.

Neste caso, é muito importante não exagerar na mistura da composição. Se você mexer o alabastro por muito tempo, a argamassa pronta pode perder suas características de resistência. Normalmente a mistura começa a engrossar 5 minutos após a mistura, tendo em conta o tipo de alabastro, o endurecimento completo ocorre após 15-40 minutos. Assim, para cada lote, você deve preparar o máximo possível da mistura em 5-6 minutos.

A argamassa confeccionada de acordo com esta instrução é adequada para a fixação de comunicações, vedação de fissuras e realização de manobras simples de acabamento. Se o alabastro for necessário para rebocar paredes, a receita é um pouco diferente. Antes de seguir diretamente para o local, deve-se misturar a composição seca, que posteriormente será enchida com água com a introdução de alabastro.

Como contêiner, você pode pegar um contêiner arbitrário com fundo duro ou um pneu velho, a altura das paredes deve ser de 10 cm ou mais. Primeiro, a areia do rio ou de construção deve ser despejada na embarcação e, em seguida, a cal é despejada na taxa de 5 partes para 1 parte de areia. Os componentes secos são bem misturados até obter uma consistência homogênea, após a qual você pode derramar o líquido, mexendo sempre.

A substância finalizada deve se parecer com creme de leite.

Em seguida, você precisa amassar a massa de alabastro de acordo com a primeira receita. Em seguida, a mistura preparada deve ser transferida para um recipiente com cal na proporção de 1 a 4, e agitada prontamente. A substância deve ser utilizada imediatamente após a preparação.

Como aplicar corretamente?

Na fase inicial do trabalho é necessário espalhar o revestimento, para isso será necessária uma pá especial com cabo curvo. Um pequeno volume da mistura é recolhido com uma espátula e rapidamente lançado na superfície da parede. O mais importante é não exagerar, caso contrário, você simplesmente transferirá toda a força de trabalho treinada.

Depois é preciso alisar a mistura com uma espátula e aplicar outra camada de alabastro, que deve ficar bem fina. Neste caso, deve ser aplicado antes que a camada anterior esteja completamente seca. Se você perdeu esse momento, a superfície deve ser bem pulverizada com água.

Quando a camada de acabamento de alabastro estiver completamente seca, é necessário repassá-la com um flutuador de construção - é melhor pegar um de plástico. O processamento é realizado com movimentos rotacionais no sentido anti-horário.

No processo de trabalho, você precisa pressionar o ralador o mais firmemente possível na base a ser tratada.

Na verdade, a preparação de amassar, amassar diretamente e aplicar a solução de gesso em casa não é um grande problema. A única coisa a ter em conta é o pouco tempo que terá à sua disposição. É improvável que você consiga desacelerar esse processo, portanto, a aplicação e o nivelamento devem ser feitos o mais rápido possível.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário