Como criar alabastro?
Na construção, vários materiais são freqüentemente usados para trabalhos grosseiros ou para fins decorativos. Um desses compostos é o alabastro, graças ao qual é possível fechar os buracos nas paredes, bem como criar elementos decorativos. Dependendo da finalidade desta composição, é necessário saber misturá-la corretamente, saber as proporções e utilizar um recipiente adequado para o trabalho.
Regras fundamentais
O alabastro é uma substância pulverulenta branca que, quando combinada com água, seca e endurece. Devido às suas propriedades e facilidade de trabalho, este material é utilizado ativamente por construtores. Devido à facilidade de criação de um produto durável, o alabastro foi adotado pelos decoradores.
Entre os principais tipos de trabalho para os quais se pode utilizar o alabastro, vale destacar como:
- trabalho duro em costuras de vedação, orifícios, luzes estroboscópicas;
- fixação do cabo elétrico durante a instalação;
- massa de vidraceiro em paredes e outras superfícies;
- fabricação de encostas e faróis.
Dada a grande popularidade do alabastro, vale ressaltar suas vantagens e desvantagens. Traços positivos incluem:
- configuração rápida;
- densidade baixa;
- resistência à chama;
- bom desempenho de isolamento acústico.
Uma característica especialmente importante é que o alabastro é totalmente inofensivo para a saúde humana, por isso pode ser usado para reparar um berçário e criar estatuetas com a participação de crianças.
A desvantagem dessa matéria-prima é a baixa resistência., sob alta pressão, o elemento seco trinca. É importante armazenar o pó corretamente, caso contrário, suas propriedades podem mudar para pior. No trabalho é necessário criar alabastro em quantidades muito pequenas, devido à sua secagem extremamente rápida.
Não use a composição em ambientes com ar muito quente, pois isso retirará toda a umidade da mistura e o material acabado se desintegrará. O alabastro tem muitas vantagens, além de ser barato e amplamente disponível para venda, por isso não deve haver problemas com sua aquisição e uso.
O que diluir?
Quaisquer misturas de construção devem ser despejadas em recipientes, preenchidos com uma certa quantidade de água e misturados. Dependendo das características de tais formulações e da finalidade de seu uso, o tamanho, a forma e o material do recipiente podem variar. Como o alabastro endurece muito rapidamente, não é aconselhável amassá-lo em um balde ou tigela. No processo de utilização dessa mistura, os resíduos certamente ficarão nas paredes do recipiente e aí secarão muito rapidamente.
Para não perder tempo removendo restos de alabastro, é necessário trocar o recipiente para misturá-lo. A melhor opção seria um molde de borracha ou silicone que não tivesse paredes sólidas. Graças a esse recipiente, é possível remover facilmente a composição das paredes, deformando-as. Não há necessidade de comprar nenhum contêiner especializado, você pode usar os materiais disponíveis: uma câmera, uma bola de borracha, um molde de silicone para cozinha.
Devido à rápida solidificação, é importante diluir adequadamente a composição para que não fique muito líquida e nem espessa, para o que é necessário conhecer as proporções corretas de cada substância.
Proporções
Para diluir o alabastro, existe um procedimento que regula a quantidade de pó e água que devem ser misturados.Para soquetes, topiarias, bem como para verter formas decorativas, é necessária uma pequena composição, para trabalhos de gesso será necessária uma quantidade mais significativa de material. A relação entre essas características e o procedimento é a seguinte:
- pegue um recipiente de borracha ou silicone com um volume de cerca de um litro;
- despeje meio litro de água no recipiente;
- adicione um quilo de alabastro.
A quantidade de alabastro é o dobro da água, o que permite formar uma substância moderadamente viscosa para a tarefa que lhe foi confiada. Um critério importante para a preparação da mistura é a adição gradual do pó à água e a agitação constante da mistura resultante. Quando toda a composição é misturada, deve-se usar imediatamente, pois após 5 minutos começa a endurecer. Alabaster fica completamente petrificado após 20 minutos.
Como misturar corretamente?
Devido às peculiaridades do alabastro, é importante preparar adequadamente a composição a partir dele para que não congele o maior tempo possível e possibilite a realização de uma maior quantidade de trabalho. Vamos considerar os critérios mais importantes no processo de amassamento.
- É necessário preparar a composição em quantidades limitadas para que não seque rapidamente. Caso contrário, após 5 minutos, a massa irá endurecer completamente.
- Escolha o recipiente certo no qual a composição será diluída. A melhor opção seriam utensílios de borracha ou silicone com paredes macias.
- Antes de iniciar o trabalho, coloque um filme plástico ou saco dentro do recipiente, fixando as bordas.
- Diluir corretamente o alabastro com água, observando a proporção dos componentes. Caso contrário, a massa ou será muito líquida e não cumprirá sua tarefa, ou ficará muito seca e secará em questão de minutos.
- Observe a sequência correta de adição de elementos. É necessário colocar água imediatamente no recipiente e, em seguida, adicionar alabastro. É importante mexer constantemente a composição para que fique homogênea, sem grumos e bolhas.
Se você seguir todos os requisitos, trabalhar com alabastro será fácil e confortável, e o resultado agradará com sua precisão. Ao planejar a criação de alabastro, é necessário levar em consideração a tarefa para a qual está sendo preparado.
As subtilezas do processo de cozedura para trabalhar paredes serão diferentes da confecção de figuras decorativas, em relação às quais vale a pena conhecer as características de cada uma das opções.
Para trabalhos de renovação
O alabastro é usado para vários fins, mas o principal são tarefas de reparo e construção. Para preparar e utilizar adequadamente a mistura em diferentes superfícies, é importante saber o que são os tipos de alabastro e quais são as suas funções.
- Pó de alabastro - vendido em pó em embalagens de 5 a 50 kg. A escolha de uma opção específica depende do escopo do trabalho.
- Composto de ação rápida (A) - usado para eliminar pequenas imperfeições superficiais, rachaduras. Ele pode ser usado para consertar itens decorativos. A composição endurece em 2 minutos e seca completamente após 15 minutos.
- Composição com velocidade de secagem média (B) - conveniente para rebocar paredes. Areia é adicionada à sua composição, o que aumenta o estado viscoso em até 6 minutos.
- Alabastro de secagem lenta (V) - adequado para a criação de formas e elementos decorativos. O tempo de configuração é de 20-30 minutos.
Para fazer uma solução para o tratamento de paredes, você precisa entender quanto trabalho precisa ser feito e quais problemas precisam ser resolvidos. Para o acabamento da superfície externa da parede, a argamassa deve conter cimento, para o reboco dos elementos internos acrescenta-se cal na composição. A argamassa necessária para selar buracos e fissuras deve ser de alabastro.
Para fazer a composição desejada, é necessário combinar todos os componentes secos e, em seguida, diluí-los com água e alabastro. O processo de criação de uma equipe consiste em várias etapas.
- Despeje a quantidade necessária de areia no recipiente preparado.
- Adicione a pasta de limão. A proporção dos elementos deve ser 1: 5.
- Mexa a composição resultante com ferramentas improvisadas ou um misturador de construção.
- Adicione a água em pequenas doses, mexendo continuamente a massa. A composição resultante deve ser semelhante ao creme de leite em densidade.
- Sove uma pequena quantidade de alabastro. A massa finalizada deve ser correlacionada com a mistura previamente preparada na proporção de 1: 4.
- Adicione a composição de alabastro à solução obtida anteriormente e misture bem.
O processo de mistura da argamassa para construção deve levar apenas alguns minutos, e a quantidade de massa acabada deve corresponder ao tempo de trabalho para esta composição. Você não deve preparar uma grande quantidade de solução, pois ela secará rapidamente e não será capaz de realizar as tarefas atribuídas. É importante saber que é impossível diluir a mistura congelada com água, pois isso destrói a composição do alabastro, tornando-se quebradiço e esfarelando-se com qualquer impacto.
Para artesanato
Uma das atividades muito interessantes e emocionantes é a criação de artesanato e estatuetas de alabastro. Devido à resistência, leveza e segurança do material, não só são criados elementos decorativos para decoração de interiores, mas também brinquedos para crianças. Para tornar o produto forte e bonito, é importante saber diluir adequadamente a composição para ele.
Existem várias técnicas para a melhor criação de misturas de artesanato.
- Diluição de água e alabastro na proporção de 7:10. Isso cria uma massa fácil de manusear. Os produtos resultantes com tal composição serão frágeis, portanto é recomendável adicionar 2 colheres de sopa de cola PVA no processo de mistura da solução. É importante colocar o pó na água em pequenas porções, mexendo bem.
- Diluição do alabastro com água e cal apagada, estes componentes devem ser tomados na proporção de 6: 10: 1. Ao misturar componentes em tal concentração, são obtidos produtos fortes que funcionam por muitos anos sem alterar sua aparência.
Além de criar figuras decorativas monocromáticas, existe a oportunidade de experimentar as cores, tornando os produtos acabados mais luminosos, interessantes e únicos. Para obter uma composição colorida de alabastro, você deve ter:
- alabastro;
- agua;
- guache;
- Banco;
- recipientes para misturar componentes;
- produto, que será usado para misturar os componentes.
Vejamos o processo de criação de uma massa colorida para artesanato.
- Escolha um guache da cor desejada, despeje a tinta na água. É necessário colocar no recipiente tanta água quanto for necessária para trabalhar com o alabastro. É mais conveniente diluir a tinta em um frasco, pois pode ser tampado e agitado para uma diluição mais rápida e melhor do corante.
- Assim que a tinta estiver completamente misturada com água, deve-se despejar em um recipiente onde será amassado o alabastro. O pó é derramado gradualmente, em pequena quantidade e é misturado constantemente.
- O processo de agitação deve ser realizado até que não haja mais grumos na solução e que a consistência se assemelhe a creme de leite líquido. É importante atentar para as bolhas de ar, pois durante o processo de amassamento elas devem ser eliminadas, caso contrário, haverá buracos no artesanato acabado.
Ao criar corretamente uma mistura de alabastro, você pode fazer um grande número de figuras diferentes: imitação de animais de estimação, personagens de desenhos animados e contos de fadas, anjos e outros produtos de qualquer tema. Se você deixar a composição mais líquida, ela poderá ser usada para criar uma árvore a partir de miçangas. Neste caso, várias camadas de alabastro líquido são aplicadas à estrutura de arame com um pincel. Existem muitas opções de artesanato que podem ser usadas para decorar salas, edifícios e outras estruturas. Este é um processo criativo e muito estimulante que uma criança e um adulto podem realizar.
No processo de criação de produtos decorativos, você também pode usar gesso. Este material é praticamente indistinguível do alabastro. O gesso é totalmente branco, o alabastro tem uma tonalidade cinza. A mistura de gesso seca um pouco mais do que o alabastro, que endurece quase imediatamente. É mais seguro trabalhar com gesso se criar estatuetas de criança.
Ao misturar uma solução, é importante lembrar sua finalidade, adicionar componentes nas proporções certas e preparar uma pequena quantidade de massa para ter tempo de usar tudo na hora certa.
No próximo vídeo, você encontrará uma maneira simples de regular a fase plástica do alabastro.
O comentário foi enviado com sucesso.