Cultivo de aquilegia a partir de sementes: regras e esquema

Contente
  1. Coleta e preparação de sementes
  2. Tâmaras de semeadura
  3. Seleção de solo e capacidade
  4. Como semear?
  5. Cuidado de mudas
  6. Como plantar ao ar livre?

O processo de cultivo de cada cultura inclui vários métodos. Quanto à aquilegia, a opção mais comum para a obtenção de uma nova planta será a germinação das sementes. Essas obras têm nuances próprias, cujo conhecimento ajudará a alcançar o resultado desejado.

Coleta e preparação de sementes

Você pode obter material de plantio de várias maneiras, em particular, colete as sementes você mesmo. Para estes propósitos vale a pena escolher plantas da mesma variedade, plantadas à distância das restantes variedades... Isso ajudará no futuro a cultivar uma cultura sem misturar os caracteres principais, como costuma ser o caso em plantações em grupo de aquilegia, onde ocorre a polinização independente e o cruzamento de diferentes variedades. Caso isso não seja possível, a cultura selecionada para a coleta do material de plantio é, preliminarmente, coberta com gaze, e a polinização é feita manualmente, de forma artificial.

A melhor época para coletar as sementes será no final do verão - agosto. Para obtê-los, basta pressionar levemente a vagem da semente. A pré-amarração da flor ajudará a eliminar a probabilidade de derramamento prematuro do material de propagação. É melhor secar as mudas coletadas em casa.

O material de plantio deve ser plantado o mais rápido possível, pois as sementes frescas apresentam maior taxa de germinação. Se a semeadura das mudas não funcionou imediatamente, antes do plantio tardio (após 1-2 meses), as mudas precisarão de estratificação preliminarcomo um processo de preparação obrigatório.

Nos casos em que o material de plantio de aquilegia for adquirido para cultivo, então antes de comprar, você deve estudar cuidadosamente as informações sobre o tempo de coleta das sementes propostas, as condições de armazenamento. Para ter a garantia de cultivar uma bela cultura com o material adquirido, você deve se recusar a comprar sementes com mais de um ano.

Independentemente do método de obtenção do material de plantio escolhido, é necessário saber que o mesmo será adequado para cultivo em até 5 anos a partir da data da coleta, e também desde que armazenado corretamente.

Tâmaras de semeadura

A época mais indicada para trabalhar com sementes de aquilegia será o outono, convém realizar todas as manipulações necessárias logo após receber as sementes da cultura desejada. Porém, como mostra a prática, também será possível cultivar uma nova safra a partir de sementes com plantio precoce na primavera, semeando o material diretamente no solo, germinando mudas em casa. Como regra, nenhum trabalho preparatório é realizado antes do plantio de outono.

Recomenda-se pré-endurecer as sementes antes do enraizamento na primavera. Na primavera podem ser plantadas na horta em abril ou nas primeiras semanas de maio, desde que o solo já esteja suficientemente aquecido. Na primavera ou no outono, são aprofundados no solo em 1 centímetro, utilizando-se um material de cobertura, que deve ser retirado após o surgimento dos primeiros brotos do solo.

Para algumas regiões da Rússia, existem certas recomendações sobre o momento do plantio de sementes aquilegia:

  • para a faixa do meio, incluindo a região de Moscou - meados de março;
  • para o sul, recomenda-se o período do final de fevereiro a março;
  • para as regiões do norte - Urais, Sibéria, a região do Volga - no final de abril.

Seleção de solo e capacidade

Para que o cultivo da aquilegia a partir da semente tenha sucesso, vale a pena prestar atenção especial ao tipo de solo que se utiliza no jardim ou na caixa de mudas.Quanto ao recipiente mais adequado para mudas de aquilegia, recomenda-se dar preferência a vasos rasos, mas não a recipientes planos. A planta jovem deve ter espaço para o crescimento do caule da raiz. A colheita da safra é geralmente realizada em turfa ou copos de papel, nos quais a planta pode ser enraizada no jardim no futuro.

Uma nuance importante em relação à capacidade também será a presença de uma boa drenagem. Se os orifícios para remover o excesso de umidade não forem fornecidos, eles devem ser feitos por você. Nenhuma drenagem é necessária para potes de turfa ou tabletes.

Quanto à escolha de um substrato adequado, para mudas de aquilegia, você pode comprar um solo universal comprado em loja ou preparar você mesmo uma mistura de solo. Para esses fins, você pode usar:

  • turfa e terras frondosas;
  • areia de rio;
  • húmus.

Todos os ingredientes devem ser ingeridos em quantidades iguais. É importante desinfetá-los antes de combinar todos os componentes para excluir a presença de vírus ou larvas de pragas perigosas.

Como semear?

O procedimento de pré-pouso será a estratificação. Isso pode ser feito de várias maneiras, utilizando o envelhecimento das sementes em baixas ou altas temperaturas. Entre os métodos mais comumente usados, os seguintes merecem destaque:

  • o material de plantio é enviado à geladeira por 1 a 1,5 meses;
  • sementes com terra são colocadas em um saco, após o qual são enviadas para o frio durante todo o inverno;
  • sementes enraizadas na areia ou na mistura de solo são levadas para o ar fresco, colocadas na neve;
  • além disso, o material coletado pode ser mantido por um mês a uma temperatura de pelo menos +35 C;
  • as sementes são submetidas à escarificação - processamento com lixa.

O algoritmo de propagação após a estratificação é o seguinte.

  • O solo ao ar livre ou em recipiente deve ser solto. As sementes são plantadas com cuidado, vale a pena aprofundá-las em no máximo 1 centímetro.
  • Em seguida, você precisa umedecer o solo. O líquido deve ser introduzido aos poucos, para não empurrar as sementes para a superfície.
  • O próximo passo é cobrir as plantações com uma camada de cobertura morta ou composto, você também pode usar folhagem seca. Em casa, em vez de uma camada de cobertura morta, é preciso organizar uma estufa para as sementes, cobrindo-as com vidro ou filme transparente.

Para sementes velhas, o algoritmo de plantio será semelhante a este.

  • Primeiro, o material de plantio deve ser embebido em água ou usar uma solução fraca de permanganato de potássio. O líquido não deve estar frio.
  • Em seguida, as sementes são aprofundadas no substrato, coberto com uma camada de solo, não superior a 1 centímetro.
  • Nessa forma, o recipiente com o material de plantio deve ficar dentro de casa sem abrigo adicional por cerca de 4 dias. Com o tempo, as mudas são mantidas do lado de fora por cerca de uma semana. Você também pode colocar os recipientes na geladeira.
  • Em seguida, o recipiente é levado de volta ao calor, germinando as sementes de acordo com o esquema padrão dentro de casa.

Cuidado de mudas

Para que as flores criem raízes, e também para agradar ao jardineiro com sua aparência, as mudas de novas safras devem ser cuidadas adequadamente. Os principais pontos relativos à tecnologia agrícola são os seguintes.

  • Até que apareçam os primeiros brotos de aquilegia no recipiente ou no campo aberto, é necessário umedecer a cultura com um borrifador. Quando as mudas crescem e ficam mais fortes, recomenda-se regá-las com uma seringa ou uma seringa médica comum sem agulha. Você deve usar água decantada em temperatura ambiente para irrigação.
  • Enquanto o recipiente com sementes ou o canteiro é coberto com vidro ou filme, para evitar umidade elevada, que pode levar ao apodrecimento, é necessário ventilar regularmente a estufa. Para isso, é aberto diariamente por 20-30 minutos durante o dia, o excesso de condensação deve ser removido.
  • Os primeiros brotos que eclodem no solo geralmente aparecem após uma semana e meia a duas semanas. Após o seu aparecimento, o material de cobertura é removido.
  • As mudas precisam de uma boa iluminação.Portanto, o acesso de luz aos jovens deve ser mantido em nível adequado, independente da época de plantio das sementes. O horário ideal de luz do dia será de 12 a 14 horas. Em campo aberto, é melhor plantar uma aquilegia em locais onde será protegida de forma confiável da luz solar direta. A iluminação deve ser difusa.

Seria mais correto plantar sementes em vaso fundo para que o sistema radicular se desenvolva plenamente na aquilégia. Um cultivador de flores deve saber que as mudas, que já terão 2-3 folhas, terão um caule de raiz bastante longo. Diante desse recurso, as plantas já precisam desesperadamente de uma colheita. Normalmente, esses trabalhos são realizados pela manhã ou após o pôr do sol.

O algoritmo de mergulho de mudas é uma etapa importante no cultivo de plantas. Para realizar corretamente todas as manipulações, recomenda-se seguir o seguinte esquema.

  • As plantas plantadas antes do inverno ou da primavera são regadas com antecedência. Isso deve ser feito em 20-30 minutos.
  • A próxima etapa é preparar um novo tanque com solo. Um recesso é feito no centro.
  • Além disso, a muda é retirada do solo antigo e transferida para um novo recipiente. Para a conveniência do transplante, você pode usar uma pequena espátula ou bastão.
  • A cultura é colocada em uma depressão, o solo ao redor das mudas é compactado. A seguir, a cultura transplantada deve ser umedecida com um borrifador.
  • O cuidado posterior com a planta não difere do trabalho agrotécnico padrão. Aquilegia deve ser fertilizado a cada duas semanas usando formulações minerais complexas.

Como plantar ao ar livre?

Depois que as mudas ficarem mais fortes e a ameaça de geada no solo for mínima, as mudas que foram cultivadas em casa precisarão ser transplantadas para o ar fresco. Via de regra, isso acontece no início do verão - em maio, junho. Antes do trabalho, é importante escolher o local certo para a aquilegia. Em geral, a cultura se destaca pela despretensão, porém, algumas nuances serão importantes para ela. Isso vale para a área determinada para o plantio de uma planta: deve ser à sombra ou à sombra parcial para que no primeiro ano a cultura não se queime com a luz solar nos meses de verão.

Quanto ao tipo de solo, a aquilegia se desenvolverá bem em quase todos os terrenos, mas é melhor que seja solo solto e com boa aeração. Você pode fertilizar um canteiro de flores para uma planta no outono ou na primavera antes do plantio, usando húmus ou composto para isso. Aquilegia pode ser cultivada ao ar livre em canteiros temporários, e também não é proibido criar uma composição a partir das colheitas imediatamente. No entanto, a planta será capaz de revelar totalmente seu efeito decorativo não antes do terceiro ano de vida. Se um plantio em grupo for planejado, a cultura deve ser enraizada com um passo de 25-40 centímetros entre cada um.

Aquilegia é plantada em terreno aberto de acordo com o seguinte esquema.

  • As plantas antes do transplante em recipientes devem ser bem regadas por várias horas. Permita que o líquido seja absorvido.
  • Além disso, os furos são feitos no local escolhido. Eles devem ser maiores do que um pedaço de barro em uma panela.
  • As colheitas jovens são transplantadas de recipientes juntamente com um torrão de barro. As obras são realizadas pelo método de transbordo.
  • Além disso, a planta é colocada no buraco tão uniformemente quanto possível; não é recomendado aprofundar muito a aquilegia no solo. É melhor mantê-lo no mesmo nível.
  • A terra ao redor da cultura deve ser compactada e regada. Além disso, você pode cobrir o solo ao redor para reduzir a quantidade de ervas daninhas nas proximidades.

A seguir, assista a um vídeo com dicas para semear, plantar e cuidar da aquilégia.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário