Bacia comum: descrição de variedades e segredos de cultivo
A bacia hidrográfica comum ou aquilegia pertence às plantas herbáceas perenes da família Buttercup. A cultura é extremamente popular entre os floricultores e também é conhecida em diversos países com esses nomes: orlik, columbina.
Características gerais
Na natureza, a flor é comum em muitos países europeus, assim como no norte do continente americano. Na Rússia, pode ser visto em sua parte europeia e no oeste da Sibéria. A altura da aquilegia pode variar de 30 a 100 cm Os rebentos são eretos, ramificados, recobertos por folhas ternárias. As placas da folha inferior são dvazhdytrychatye, localizadas em pecíolos bastante longos, e as superiores, do caule, são pecioladas curtas.
Sua cor é cinza-esverdeada, a parte superior é pintada de uma cor mais escura. A forma das placas é redonda, em forma de cunha. Flores grandes crescem sozinhas no topo de pedúnculos fortes, existem diferentes tipos: simples, semi-duplas ou duplas. As cores também podem ser variadas:
- cor de rosa;
- roxa;
- azul;
- branco cremoso;
- Borgonha;
- vermelho com um centro branco ou amarelo.
A forma do botão é irregular, o cálice é composto por cinco pétalas. No meio das sépalas estão estreitas pétalas em forma de funil com protuberâncias ocas nas extremidades - esporas. Eles servem para reter umidade e néctar. Diferentes tipos de captação comum são caracterizados pela presença de esporas de vários comprimentos. O período de floração da planta cai em junho - julho.
Depois disso, frutos de folíolos com sementes pretas brilhantes amadurecem nos brotos. Sistema radicular de Aquilegia com raízes grossas.
Ao trabalhar com uma planta, você deve ter cuidado - ela é venenosa. A bacia de drenagem comum é caracterizada pela resistência ao gelo, normalmente tolera temperaturas de até -35 ° C.
Revisão de variedades populares
A variedade varietal de aquilegia é bastante diversa, mas nem todas as variedades são adequadas para o cultivo doméstico. As variedades mais populares e difundidas da área de captação comum em floricultura:
- Flore pleno preto difere em altura cerca de 80 cm e botões duplos vermelhos escuros, quase pretos;
- Boné da vovó com inflorescências duplas, constituídas por grande número de pétalas rosa-púrpura;
- Nivea destaca-se com belas flores azul-violeta com listras brancas como a neve;
- Bosque cor de pêssego atinge 75 cm de altura, as inflorescências apresentam delicada coloração rosa pêssego e as placas foliares são amareladas;
- Pom crimson tem flores duplas graciosas de um tom acastanhado com um centro branco;
- Borda prateada difere na cor decorativa das folhas - são esbranquiçadas ou verdes com bordas brancas, os botões são de cor rosa-púrpura;
- Maçãs greeen com lindas flores brancas e verdes;
- Woodside duplo caracterizado por inflorescências duplas roxo-azuladas;
- "Winky Vermelho e Branco" atinge 80 cm de altura, com copa de até 50 cm de largura, numerosos botões são de cor branca, rosa ou roxa, também é cultivada como flor em vaso;
- Vinho do Porto Ruby pode crescer até 90-110 cm, com flores vermelho-escuras;
- "Barlow" difere na presença de várias subespécies com cores diferentes: "Azul" com botões azuis, "Preto" com escuro e "Rosa" com inflorescências rosa-avermelhadas.
Características de pouso
O arbusto percebe perfeitamente a sombra parcial, embora possa crescer bem mesmo com luz suficiente. Ao crescer, a aquilegia não tem pretensões de condições especiais, embora seja mais adequada para isso um solo solto, leve e rico em nutrientes. Na véspera do plantio, vale a pena adicionar composto ou húmus e cavar o solo até uma profundidade de cerca de 20 cm. O plantio é feito principalmente por meio da semeadura no primeiro mês da primavera ou no início do outono imediatamente no local de crescimento. No início de março, também são semeadas sementes para mudas e, em maio, já são plantadas mudas para cultivo.
Eles são plantados no local de crescimento no final de agosto ou na primavera seguinte. A distância entre os arbustos deve ser mantida a 25-40 cm Os rebentos plantados são regados e a princípio protegidos da luz solar directa e isolados da geada. O florescimento da bacia comum ocorre no próximo ano.
Regras de cuidado
Cuidar da aquilegia é fácil. Ela adora regar, mas graças ao sistema radicular em forma de uma raiz longa, ela não sofre com a seca. Duas vezes no verão, o arbusto é fertilizado com curativos complexos (minerais e orgânicos), combinando-os com a umidade.
A bacia de captação é caracterizada pela auto-semeadura de sementes, por isso necessita de freqüentes capinas e afrouxamentos, sendo especialmente apropriados após a chuva ou rega. Todos os anos, vale a pena borrifar solo fértil sob a planta para um melhor crescimento.
Os caules das flores desbotados devem ser cortados para preservar o efeito decorativo da planta e evitar o derramamento das sementes. Após 5-6 anos de cultivo em um local, recomenda-se que o arbusto seja removido ou transplantado para outro local, não faz sentido continuar o cultivo no local antigo, pois sua aparência se deteriora. Agricultores experientes aconselham arbustos de onde pretendem colher sementes, plantá-las separadamente, para evitar a polinização cruzada, ou usar isolantes de gaze e polinização artificial.
A bacia hidrográfica normalmente tolera geadas, mas arbustos adultos tendem a liberar raízes jovens perto da superfície do solo. Para evitar que congelem, vale a pena cobri-los com uma camada de estrume misturado com turfa e composto. Isso servirá como cobertura para o inverno e como proteção contra geadas.
Opções de criação
Você pode cultivar uma bacia hidrográfica comum:
- sementes;
- dividindo o mato;
- estacas.
As sementes são semeadas de duas maneiras: diretamente em terreno aberto no início de setembro ou inicialmente para as mudas no início da primavera. Com o plantio de outono, as mudas aparecem de forma mais amigável. Ao semear na primavera, o seguinte algoritmo de ações é aplicado:
- as sementes são lavadas (especialmente as velhas);
- semeada em vasilhame com mistura de solo de turfa, húmus foliar e areia na mesma proporção;
- uma fina camada de solo é derramada por cima;
- As mudas são mantidas por 3-4 dias em uma sala onde é quente o suficiente;
- em seguida, eles são mantidos na geladeira por um pouco e novamente deixados em uma sala com uma temperatura de + 18 ° C.
Após cerca de 2-3 semanas, os brotos começam a aparecer, quando as primeiras folhas verdadeiras são formadas, as mudas mergulham e, em junho, são colocadas no canteiro.
É muito importante que não haja excesso de umidade na saída, pois os brotos são suscetíveis a doenças fúngicas. No final de agosto ou na primavera seguinte, as plantas podem ser plantadas no local.
A divisão do mato raramente é usada, uma vez que o sistema radicular da aquilegia não é forte e é bastante difícil de resistir a transplantes. Mas se necessário, a reprodução é realizada desta forma:
- este método é usado no início da primavera ou no primeiro mês do outono, para que a planta tenha tempo de formar raízes fortes com o frio;
- um arbusto com mais de 3 anos é cuidadosamente escavado para minimizar os danos ao sistema radicular;
- com um podador afiado, cortam as folhas, deixando várias novas e encurtam os rebentos para 5-7 cm;
- lave suavemente as raízes do solo;
- com uma ferramenta processada, a raiz é cortada ao longo do comprimento em várias partes, e cada uma deve ter pelo menos um par de botões e pequenas raízes, os locais cortados são polvilhados com carvão;
- as mudas são plantadas em solo nutritivo, seguido de umedecimento regular.
Quando cultivadas por estacas, todas as características varietais da aquilegia são preservadas, o que é importante. As mudas são geralmente cortadas na primavera de brotos ainda não totalmente floridos e plantadas para enraizar na areia do rio em uma estufa ou em um canteiro de jardim, certifique-se de cobri-las com um filme ou uma garrafa de plástico. Os brotos devem ser ligeiramente sombreados e borrifados regularmente com água. Você também pode usar brotos jovens de verão como estacas, mas ainda assim os da primavera formam raízes muito mais rápido. Para maior eficiência, as estacas devem ser mergulhadas em um estimulador de formação de raízes.
O enraizamento leva até um mês, então a muda é colocada em um local de crescimento permanente. A área de captação é comum e semeia-se com muito sucesso, se você não remover os brotos desbotados. Portanto, para limitar esse método de reprodução, os fruticultores são cortados no final da floração, deixando uma parte se necessário.
Doenças e pragas
Aquilegia é afetado por algumas doenças que são bastante comuns entre as culturas:
- oídio - manifesta-se como uma tonalidade esbranquiçada nas folhas, a luta consiste no processamento repetido da planta com preparações contendo enxofre na composição (após 7 a 10 dias);
- podridão, manchas e mosaico são doenças que não podem ser tratadas, o arbusto deve ser removido e queimado, e o solo deve ser desinfetado.
Dentre as pragas, as lagartas incomodam principalmente a planta, são removidas mecanicamente e, em grande quantidade, são utilizados inseticidas. Em caso de dano à área de captação de um pulgão ou ácaro comum, drogas como "Actellik" ou "Karbofos" são usadas. Também eliminam os nematóides com preparações inseticidas e, em caso de infecção grave, o arbusto deve ser removido para evitar infecção com parasitas de outras plantas.
Uso em paisagismo
Graças aos seus belos botões, a aquilegia é extremamente utilizada em canteiros, relvados e canteiros de flores. A planta se encaixa perfeitamente em plantações conjuntas com arbustos e entre as árvores do jardim. A bacia de drenagem comum também parece impressionante nos escorregadores alpinos. Variedades de baixo crescimento, plantadas em vasos ou cubas, servirão de decoração elegante para terraços ou varandas.
Aquilegia, despretensiosa no cultivo e cuidado, vai se tornar um verdadeiro destaque do jardim de flores, vale a pena dar-lhe apenas uma fração de cuidado e atenção.
Para obter mais informações sobre a área de captação comum, consulte o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.