Visão geral das espécies e variedades de aquilegia
Aquilegia, ou como esta flor também é chamada, águia, catchment, é uma planta herbácea perene para terreno aberto da família do botão de ouro. Originário da parte norte da América. Hoje, existem até 120 tipos de culturas, mas só podem ser encontradas no território da Rússia 35. Muitos jardineiros optam por variedades desta planta, pois se distingue por sua floração abundante por muito tempo. Além disso, com a ajuda da aquilegia, você pode fazer canteiros de flores brilhantes e com tonalidades diferentes.
Se você está interessado em criar uma paisagem atraente com a ajuda de uma águia, então você precisa se familiarizar mais detalhadamente com as variedades existentes que são comuns na Rússia e podem se dar bem em um clima temperado. Tudo isso e muito mais será discutido no artigo.
As melhores vistas europeias
Existe uma categoria principal pela qual todos os tipos de bacias hidrográficas são divididos - este é o local de origem. Entre as espécies europeias mais populares, costuma-se distinguir alpino, skinner, siberiano e em forma de leque. Você precisa se familiarizar com sua descrição completa para entender quais são as principais diferenças entre eles e qual a individualidade de cada espécie.
Todos os tipos e variedades podem ser usados como decoração para um slide alpino no jardim, bem como em cumeeiras ou mixborders. Mesmo ao criar painéis secos, essas plantas ficarão lindas devido às suas características e uma ampla gama de cores.
Aquilegia alpina
Neste caso, o nome fala por si: a casa nativa desta espécie são as montanhas com o mesmo nome. No ambiente natural, esta flor cresce principalmente em prados de montanha ou clareiras florestais a uma altitude de 2,5 mil metros acima do nível do mar. Na natureza, a planta chega a 40 cm de altura, e no jardim, com os devidos cuidados, a planta pode crescer ainda mais.
Entre outras, várias características principais devem ser destacadas.
- A época de floração da planta é o verão (junho).
- A duração do crescimento é de 5 anos.
- Flores - até 8 cm de diâmetro. Eles podem ser azuis ou roxos.
- Esporas - curvas e pequenas (apenas até 2 cm).
- As folhas são dvadtrychatye e com uma dissecção profunda. A folhagem basal tem pecíolos e a folhagem do caule é séssil.
- As raízes são o sistema central em que a raiz materna é a maior.
As variedades mais comuns de aquilegia Alpina são: Alba, CarlZiepke, Atroviolacea, BlueSpurs, Superba, Caerulea.
Os especialistas recomendam o plantio desta espécie de águia em solo arenoso leve, cuja acidez varia de 5,6 a 7,5 pH. Quanto à reprodução desta espécie, a aquilegia alpina pode ser cultivada a partir de sementes (métodos de plantio de mudas e mudas), estacas ou divisão no mato. A planta em si é bastante resistente à geada e pode resistir a geadas de até -28 ° C. E também a flor é resistente ao calor e à seca prolongada, mas mesmo assim os profissionais recomendam não se esquecer de hidratar a sua “mascote”, principalmente no verão. O plantio é melhor em áreas sombreadas do jardim.
Aquilegia de Skinner
Esta variedade de planta cresce na natureza, principalmente no continente norte-americano, na costa do Pacífico ou no norte do México.
É uma planta perene de caule reto que pode atingir 80 cm de altura.
- Ela cresce em um lugar por 4-5 anos.
- Flores - até 4 cm de diâmetro. De forma caída e amarela (pode ser com uma tonalidade dourada). Sépalas são de cor laranja brilhante.
- Esporas - retas e finas, inerentes a uma cor monocromática.
- As folhas são dvadtrychatye, verdes com uma tonalidade cinza.
- O sistema radicular é compactado na própria base (pivô).
É melhor plantar essa planta em solo onde predomina areia ou argila. E também a acidez do solo não deve ultrapassar o pH de 1,6 a 7,8. Ao contrário de muitas outras espécies, a águia de Skinner não é tão resistente. A planta é capaz de sobreviver apenas em geadas até -12 ° C. Para sobreviver ao inverno rigoroso, a flor deve ser bem isolada.
Quanto aos cuidados com a planta, é bastante despretensioso e requer apenas irrigação constante, arrancamento de ervas daninhas e poda de inflorescências murchas.
O mais popular dessa espécie é Tequila Sunrise. Sua principal característica reside nas grandes cores de um tom escarlate brilhante. Além disso, esta variedade é conhecida por seu período de floração mais longo - quase todo o verão. Começa a florir no mesmo ano em que foi plantada. Em comparação com outras variedades de espécies de captação de Skinner, Tequila Sunrise também tolera melhor a geada.
Aquilegia siberiana
Esta espécie é comum nas partes oeste e leste da Sibéria, bem como nas montanhas de Altai e nas florestas de pinheiros perto do rio Katun. Na natureza, ela cresce em prados de montanhas e florestas. Em cultura, a espécie existe desde 1806. A flor pode crescer de 30 a 60 cm, dependendo da qualidade do cuidado e das condições de cultivo.
- O ciclo de vida é de 4 a 6 anos.
- Flores - até 5 cm de diâmetro, azuis com tonalidade lilás. Às vezes, eles são brancos ou amarelos nas bordas.
- As esporas são finas e curtas.
- As folhas são trifolioladas, perfuradas, com uma tonalidade verde-avermelhada.
- Sistema radicular - com uma grande raiz materna, que se achata no meio.
O período de floração ocorre no final de maio e geralmente dura cerca de 25 dias. As sementes começam a amadurecer na segunda quinzena de julho. Ao mesmo tempo, as folhas gradualmente começam a amarelar e morrer. Como regra, a águia siberiana não floresce pela segunda vez. Recomenda-se plantar este tipo de planta em áreas com solos leves, soltos, nutritivos e moderadamente úmidos. Quanto à resistência à geada, a águia siberiana pode suportar bem o inverno rigoroso, mas isso não significa que a planta não precise de isolamento e cuidados adequados nesta temporada.
Uma das variedades mais populares deste tipo é a "Alba". As flores da planta são brancas. Além de boa tolerância ao frio, esta variedade também não sofre com os dias quentes de verão. A flor é capaz de suportar até mesmo as condições não mais favoráveis para muitas outras plantas, como a seca ou o crescimento sob a luz direta do sol.
Aquilegia em forma de leque
Em condições naturais, esta espécie "vive" nas florestas montanhosas de Sakhalin, nas Ilhas Curilas e no norte do Japão. São principalmente rochas ou topos de montanhas e, às vezes, até gramados esparsos. Se nas rochas a águia em forma de leque cresce principalmente sozinha ou dispersa, nas encostas proibidas ela cresce exuberantemente. A planta em si pode ser subdimensionada - de 15 cm, e atingir até 60 cm para cima.
- A duração do crescimento em um local é de 5 anos.
- Flores - até 6 cm de diâmetro. Principalmente lilás com bordas brancas.
- As folhas são trifolioladas, em pecíolos longos. Por si só, eles são coletados em uma saída de raiz.
- As esporas são longas, fortemente curvadas nas pontas.
- O sistema radicular é do tipo haste com compactação inerente na base.
Um local ideal para o plantio de aquilégias em leque é uma área com cascalho ou solo arenoso. Normalmente, de 1 a 5 flores crescem em um pedúnculo no total. Se a planta for bem cuidada, ela florescerá por mais tempo e o tamanho das flores aumentará ligeiramente. A duração média da aquilegia em forma de leque é de 2-3 semanas em meados de maio. Pode se auto-semear e crescer abundantemente, formando arbustos pequenos, mas exuberantes.
A espécie em si é bastante resistente à geada e é capaz de sobreviver até mesmo em um inverno rigoroso sem problemas.
Variedades americanas
Todas as culturas listadas abaixo diferem não apenas em tons, mas também em outros parâmetros. Se você deseja decorar seu jardim com diferentes variedades, então você precisa saber sobre seu local natural de crescimento. Isso ajudará a facilitar o processo de cuidar das plantas.
Aquilegia dark
O habitat natural desta espécie são rochas calcárias nos cinturões subalpinos e alpinos dos Alpes e Apeninos. A flor pode crescer até 80 cm.
Quanto às outras características, existem várias características.
- Folhas com tonalidade azulada.
- As flores têm 4 cm de diâmetro e podem ser roxas, lilases ou azuis escuras. Borda ao longo das bordas das pétalas é possível.
- Esporas inclinadas, compridas e encurtadas, cuja largura não é superior a 3 cm.
A floração ocorre principalmente no final de maio - início de junho. Como local de desembarque, o melhor é ficar em solo arenito ou argiloso (pode-se usar arenito-argiloso). E também aquilegia escura não gosta de luz solar direta, então você precisa plantá-la em sombra parcial.
A planta pode ser usada em jardins de pedras ou mixborders, e também vai bem em buquês.
Orlik canadense
Esta espécie é comum nas montanhas do leste da América do Norte. A planta, como todas as suas parentes, é perene. Pode crescer de 20 a 90 cm de altura. O caule da flor é reto.
- Flores - até 4,5 cm de diâmetro. Pode haver até 3 peças em uma haste. A cor das pétalas é predominantemente vermelha com borda laranja.
- Sépalas são oblongas ou ovais. Sua cor é amarelada.
- Esporas - caídas nas pontas, longas e retas com um tom avermelhado.
- As folhas são de um verde profundo e o interior é cinza. A forma em si é dvazhdtrychaty e dissecada.
- O sistema radicular é fibroso e o processo principal é compactado em sua base.
A captação é de flor dourada
O principal habitat dessa espécie na natureza está na parte noroeste do México e no extremo sul dos Estados Unidos. Essa planta é capaz de crescer tanto em áreas com alto índice de umidade quanto em altitudes de até 3,5 mil metros acima do nível do mar. E também há aquilégias douradas em gargantas ou ravinas. Uma característica distintiva desta espécie é o seu tamanho. A bacia hidrográfica de flor dourada pode crescer até 1 metro de altura, e o próprio arbusto tem caules que se ramificam em diferentes direções.
- As flores podem atingir um diâmetro de cerca de 8 cm, distinguindo-se pela sua cor amarela brilhante.
- As esporas são finas, crescem até 10 cm e são absolutamente retas.
- Folhas: caule - sésseis e basais com pernas longas. A cor das folhas é verde rico, e o comprimento pode chegar a 4 cm.
- O sistema radicular é do tipo haste.
Esta espécie de águia difere das outras porque as flores não estão murchas. Quanto ao local de plantio, jardineiros experientes recomendam o plantio de plantas dessa espécie em solo com acidez média de até 7,8 pH. Idealmente, o terreno deve ser arenoso e argiloso.
Aquilegia chinesa e japonesa
Essas variedades de águia diferem das outras não apenas no local de crescimento natural, mas também na ausência de esporão. É por isso que a maioria das espécies de plantas tem o prefixo "falso". Quase todas as espécies existentes estão localizadas na Coréia, China, Mongólia, Japão e Ásia Central.
Divisor de águas pseudo-anêmico
Essa variedade é geralmente chamada de paraquilegia. Seu habitat natural recai sobre terrenos rochosos, mais precisamente, fendas nas rochas. As cultivares desta espécie, via de regra, possuem um forte sistema radicular. O próprio caule cresce até cerca de 20-30 cm de altura. Sua estrutura é frondosa. Ao mesmo tempo, a folhagem é trifoliolada e de tamanho pequeno. De cima são verdes saturados e de cima para baixo são cinza acinzentados. Flores de delicada cor lilás. Podem atingir um diâmetro de até 4 cm, neste caso, o fruto significa um folíolo com pequenas sementes.
Pseudo-bacia hidrográfica de folhas pequenas
Assim como a anêmona aquilegia, a águia de folhas pequenas também deve ser classificada como paraquilegia para a maioria de seus parâmetros. As mesmas sementes pequenas, só que de forma mais oblonga e com superfície lisa. Esta planta também é considerada subdimensionada. Das principais diferenças, as seguintes características podem ser distinguidas: as flores são menores do que as da coleção de pseudo-água tipo anêmona, com apenas 3 cm de diâmetro. Sua cor é azul claro. Predominam um grande número de folhas profundamente dissecadas.
Aquilegia adox
A planta pertence ao gênero de semi-aquilegia. Esta flor é considerada uma planta perene atrofiada. A altura máxima do caule pode chegar a apenas 30 cm, as flores têm formato cúbico e as pétalas são coloridas em um tom claro de canela. Neste caso, as sépalas são marrom-avermelhadas. Formações especiais com membranas estão localizadas ao redor dos estames. Observe que esta espécie não tem esporão.
Basicamente, variedades deste tipo de águia são utilizadas durante a construção de jardins de pedras ou plantações de borda.
Mais detalhes sobre a aquilegia podem ser encontrados no vídeo abaixo.
Variedades comuns
Uma descrição das espécies aquilégias seria incompleta sem mencionar as variedades mais populares da bacia hidrográfica comum.
- Columbine. Perene. É considerado alto (cresce até 70 cm). Até 7 flores podem ser localizadas no pedúnculo. A cor pode ser esbranquiçada ou rosa pálido ou azul. As flores em si são grandes e com debrum terry.
- Winky duplo vermelho e branco. Ele pode crescer em um local por até 5 anos. As flores são grandes (até 6 cm de diâmetro) e direcionadas para cima. Cor: tons de vermelho ou carmesim com debrum branco nas bordas. Alto índice de resistência ao gelo: até -34 ° С.
- Winky Blue & White. Como muitas outras variedades, esta flor é subdimensionada. Seus caules são fortes e não passam de 20 cm, as flores são azuis com bordas brancas e direcionadas para cima. A folhagem é densamente plantada. A altura das folhas pode atingir até 35 cm.
- "Ministar". Planta perene de baixo crescimento. A altura máxima desta variedade é de 15-20 cm, podendo resistir a geadas de até -34 ° C. A folhagem é perfurada, verde de um lado e cinza-acinzentada no verso. O período de floração é final de maio - início de junho. As esporas são fortemente dobradas para baixo. As flores crescem em tons de azul e roxo com uma mancha clara na base.
- Adelaide Addison. Ao contrário das variedades descritas acima, esta planta é considerada alta, pois seus caules podem atingir até 55 cm de altura. As flores em si são terry e podem ser pintadas em cores diferentes. As esporas são finas e longas. Folhagem de samambaia.
- "Vinho do Porto Ruby". A principal característica desta variedade é a forma da flor (existem várias esporas por três pétalas). A planta em si é considerada de altura média, até 40 cm, podendo apresentar uma grande variedade de tonalidades.
O comentário foi enviado com sucesso.