Terry aquilegia: as melhores variedades e regras de cultivo
A presença de canteiros de flores em um terreno pessoal é uma garantia de um humor positivo e uma fonte de emoções positivas. Uma grande variedade de variedades permite que os floristas criem incríveis composições verdes que surpreendem até os floristas experientes com sua beleza. Para a autodecoração de canteiros de flores, os especialistas recomendam prestar atenção às plantas perenes despretensiosas, um representante notável das quais é a aquilegia terry.
Descrição
Terry aquilegia é uma planta perene que tem a forma de um arbusto e pertence à família do botão de ouro. Devido à sua aparência incomum, a planta é frequentemente chamada de catchment, a águia e a flor das fadas dos elfos. A altura máxima de uma planta adulta é de 100 cm, sendo muito comum no Cáucaso, Altai, Crimeia e Extremo Oriente.
O forte sistema radicular da aquilegia tem uma estrutura desenvolvida e galhos grossos, e seu comprimento costuma chegar a 50 cm. Placas de folha redondas são orladas com bordas de renda. Flores grandes com dupla superfície, cujo diâmetro costuma atingir 10 cm, são rebaixadas. A principal característica das flores são os crescimentos longos que se assemelham a esporas e servem para coletar o néctar. A gama de cores das inflorescências é representada por um grande número de cores, e algumas flores podem combinar vários tons ao mesmo tempo.
Tipos e variedades
Esta flor é representada por um grande número de variedades e espécies, considere os mais famosos.
- Híbrido - uma bela espécie, cujas flores são semelhantes a ásteres rosa. Mais de 5 flores podem se formar em um arbusto. Uma característica interessante é a ausência de um estímulo ou seu fraco desenvolvimento.
- Nora Barlow - a variedade mais popular, cujas flores apresentam grande número de pétalas de corola e cores ricas. Tem uma cor viva de folhas e flores vermelhas com manchas brancas.
- "Winky" - uma variedade popular, que é usada não só em projetos paisagísticos, mas também na preparação de composições florísticas. A altura do arbusto é de 25 cm e a cor das flores inclui uma ampla paleta de cores.
- Columbina - arbusto resistente ao frio, cuja altura pode chegar a 70 cm, podendo ser plantado em áreas sombreadas. O diâmetro da flor é de 6 cm.
- "Mac Canna" - flores gigantes, cuja altura chega a 120 cm Características distintivas: esporas longas, botões eretos, inflorescências multicoloridas.
Plantar e sair
Aquilegia é uma planta despretensiosa que requer um mínimo de atenção e cuidados. Apesar dessa característica, antes de adquirir uma planta, é necessário estudar cuidadosamente as nuances de seu cultivo.
A escolha do local de pouso é uma etapa importante na condução dos trabalhos agrotécnicos., da qual dependem a intensidade do crescimento da planta e o número de inflorescências formadas. Aquilegia prefere crescer em áreas com sombra parcial clara, mas locais completamente sombreados e ensolarados devem ser evitados.
O solo na área selecionada deve ser argiloso e moderadamente úmido. Antes de plantar, você precisará cavar a área e se livrar das ervas daninhas. O canteiro deve ser enriquecido com fertilizantes orgânicos. A distância entre os arbustos não deve ser inferior a 20 cm. As plantas plantadas devem ser regadas abundantemente e toda a zona da raiz deve ser coberta com cobertura morta.No ano do plantio, não se deve esperar floração abundante das flores, a formação em massa dos botões começará no segundo ano de vida do arbusto.
Cuidados com flores ao ar livre - um conjunto de medidas simples, que consiste em umedecer e soltar o solo, fertilizar e fazer podas regulares. Aquilegia refere-se a plantas que amam a umidade que precisam de rega regular.
Jardineiros novatos devem evitar o alagamento do solo e água estagnada, o que pode afetar negativamente o crescimento do sistema radicular.
A frequência de rega depende da temperatura ambiente. Umedecer o solo deve ser realizado somente após a sua camada superior estar completamente seca. É necessário regar a flor não pela raiz, mas pelo método de irrigação, pelo que não só as raízes, mas também as folhas ficam saturadas de humidade. Se houver chuva suficiente no verão, você poderá fazer isso sem regar.
Para maximizar o acesso do oxigênio ao sistema radicular, jardineiros experientes recomendam afrouxar a camada superior da terra após cada rega. Para evitar danos mecânicos às raízes com ferramentas de jardim, é impossível aprofundar mais de 20 cm. Simultaneamente ao afrouxamento do solo, é necessário realizar a retirada das ervas daninhas, que absorvem grande quantidade de nutrientes. Devido ao constante afundamento do solo e à exposição do sistema radicular, é necessário amontoar as plantas um pouco enquanto afrouxa o solo.
Esta flor reage positivamente à aplicação regular de fertilizantes minerais e orgânicos, que pode ser realizada durante toda a estação de crescimento. A cobertura é melhor feita em tempo nublado e chuvoso ou à noite após a rega.
No outono, após a floração, é necessária a realização de podas sanitárias dos arbustos. Para a remoção, você deve selecionar ramos secos, danificados e doentes. Para evitar que as raízes congelem, é necessário cobrir a zona das raízes com turfa ou casca picada no final do outono.
O não cumprimento das regras de atendimento pode provocar o desenvolvimento das seguintes doenças:
- oídio;
- mosaico;
- podridão cinzenta.
Lagartas, pulgões e carrapatos podem prejudicar a aparência da planta. Em caso de detecção dos primeiros sinais de doença ou presença de insetos, é necessário tratar todos os espaços verdes com preparações químicas e biológicas especiais.
Como propagar?
Para propagar a planta em casa, você pode usar um dos métodos descritos abaixo.
Sementes ou mudas
O método de cultivo de plantas jovens a partir de sementes consiste em semear a semente diretamente no solo ou no cultivo de mudas. Este método não é popular devido à impossibilidade de se obter plantas com todas as características genéticas varietais. Você pode plantar sementes tanto em recipientes especiais para obter mudas, quanto em um local de crescimento permanente. A tecnologia para a realização de ambos os métodos é absolutamente idêntica e consiste nas seguintes atividades:
- plantar sementes em uma mistura de nutrientes;
- rega abundante;
- criando um efeito de estufa.
Após o surgimento das mudas, o abrigo protetor pode ser removido com segurança. A separação pode ser iniciada apenas durante a formação de 3-4 novas chapas.
Ao dividir o arbusto
Dividir o arbusto é o método favorito dos jardineiros novatos, mas, ao fazê-lo, você precisa ter muito cuidado para não danificar a planta-mãe. Apenas as plantas com mais de 5 anos são adequadas para reprodução. Este procedimento consiste nas seguintes atividades:
- rega abundante do arbusto selecionado;
- extração precisa da planta do solo;
- divisão do sistema radicular no número necessário de peças.
A divisão do arbusto deve ser realizada com uma ferramenta de jardim afiada. Cada parte separada deve ter pelo menos 3 rins saudáveis.
Por estacas
As estacas são o método de criação mais popular e eficaz.Para obter plantas jovens, você deve cortar o número necessário de brotos do arbusto-mãe no início da primavera. Antes do plantio, todo o material coletado precisará ser embebido por várias horas em um promotor de crescimento. As mudas preparadas devem ser plantadas em um solo nutritivo e úmido. A criação de uma pequena estufa de polietileno ao redor das plantas ajudará a acelerar a formação do sistema radicular. Após o aparecimento de novas placas foliares, as mudas podem ser transplantadas para um local de crescimento permanente.
Para informações sobre como semear aquilegia terry, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.