Híbrido Aquilegia: características das variedades e dicas para o cultivo
Aquilegia híbrido tem muitos nomes: bacia hidrográfica, columbina, águia. É uma planta herbácea perene da família Buttercup. A planta é atrativa pelas suas inflorescências da forma original e variedade de flores, assim como pela relva a céu aberto ao pé. Na natureza, existem cerca de 120 espécies, e as que podem ser cultivadas em casa, apenas 35.
Na Idade Média, a bacia foi elogiada como uma planta mágica que protege contra a feitiçaria e possui magia mística. Ele era frequentemente retratado em pinturas, o que significava a presença do Espírito Santo, mencionado na literatura. Na natureza, a aquilegia pode ser vista na Sibéria, no Lago Baikal, no Extremo Oriente e no Cáucaso. Cresce principalmente em clareiras florestais e prados, em encostas rochosas. Em algumas regiões, esta flor está listada no Livro Vermelho.
Descrição
Columbina é uma planta bastante alta, com uma raiz axial bem ramificada, que penetra 60 cm de profundidade no solo, podendo atingir 1 metro de altura. Ramos de caule frondosos e eretos, fortemente no topo. Toda a folhagem principal encontra-se na parte inferior do pedicelo e tem a forma de um trevo.
A inflorescência pode ser bastante grande e atingir 10 cm, seu formato é muito interessante, parece uma orquídea, pode ser em cores inusitadas e brilhantes.
Em um pedicelo, que é uma panícula, pode haver até 12 flores. Em algumas variedades, as esporas estão nos próprios botões, o néctar se acumula neles. A floração começa no segundo ano de crescimento da planta em maio ou junho e dura um mês. Mas, para algumas variedades, pode durar até o final do outono.
Tipos de reprodução
A reprodução pode ser feita de três maneiras.
- Sementes. Quando a flor desabrocha, muitos frutos com sementes amadurecem, nos quais amadurecem sementes pretas. Depois de colhidas, pode-se semear durante todo o ano, pois não perdem a capacidade de germinação nessa época. Se quiser semear na hora, basta umedecer o solo e espalhar as sementes, pressionando suavemente no solo. Na primavera, depois que a neve derrete, aparecem brotos. Você pode plantá-los em um canteiro de flores. O cultivo de sementes é considerado o melhor para a aquilegia.
- Divisão do mato. Escolha uma planta com mais de 2 anos. Comece a dividir em junho ou agosto. Para fazer isso, corte toda a parte do solo da planta a 5 cm. Cave com cuidado o arbusto sem danificar a raiz aprofundada. Enxágüe e divida de modo que cada parte fendida tenha um pedaço da raiz central com brotos laterais e alguns novos botões. Plante em uma área sombreada e regue enquanto seca.
- O corte é melhor feito no início da primavera. Até que a captação não solte as folhas, corte o broto com um pedaço de raiz, trate com um estimulante especial e plante no solo com areia. Para um efeito de estufa e proteção contra correntes de ar, cubra o corte com um frasco. Não atire por 10 dias. Em seguida, você pode abri-lo ligeiramente para o ar. E depois de um mês, o frasco pode ser removido, já que o sistema radicular ficou mais forte. A planta pode ser plantada em um local de crescimento estacionário.
Cuidado
Esta flor é despretensiosa de cuidar, resistente à seca e indiferente à rega regular. A rega abundante pode provocar uma diminuição da floração. Use um regador para simular a chuva enquanto o solo seca. A raiz alongada encontrará umidade em profundidade.Se você quer que a aquilégia tenha flores grandes, plante-a com sombra parcial. Se decidir plantar ao sol, isso encurtará o período de floração e a flor ficará pequena.
A planta não é particularmente exigente com o solo, mas no primeiro plantio em terreno aberto, o solo deve ser fertilizado e afofado. É melhor alimentar a aquilegia várias vezes por temporada, começando em maio.
Para isso, húmus ou outros aditivos orgânicos e minerais são adequados. A rega com fertilizantes deve ser realizada diretamente sob a raiz, sem afetar as folhas. Polvilhe solo fresco e fértil sob cada arbusto todos os anos. Os principais requisitos para um bom crescimento e floração são a remoção frequente de ervas daninhas e aração da terra. Esses métodos promovem o acesso do ar ao sistema radicular e desinfetam o solo de pragas.
Se você não quiser que o suporte da bacia fique mais espesso, não permita a auto-semeadura. Remova as flores após a floração. Para colher as sementes, faça um curativo nos frutos maduros com gaze até que estejam completamente secos. A vida ótima do arbusto é de até 5 anos. Depois disso, a floração perde o tamanho grande e a folhagem não fica tão saturada. As raízes crescem e se projetam no solo, então podem congelar no inverno. Para evitar isso, no outono é necessário polvilhar com turfa ou folhas com terra. Isso protegerá o sistema radicular da geada.
A área de captação tem uma estrutura especial, por isso não tolera bem o transplante. A planta pode morrer. Mas se ainda for necessário, tente fazê-lo no início do outono, antes do início das geadas, para que a raiz em um novo lugar se adapte e fique mais forte.
Descrição dos vários tipos
"Azul"
A flor desta planta está retratada no brasão de armas do Colorado, uma vez que esta planta é nativa dos Estados Unidos. A flor é muito ramificada, atinge 70 cm de altura e meio metro de largura. Folhas triplas dissecadas - grandes, com uma tonalidade cinza-esverdeada. A inflorescência é de tamanho médio, o diâmetro da flor é de cerca de 6 cm. Ela começa a florescer em meados do verão e continua por cerca de 40 dias até a geada. A sombra da flor é lilás pálido. A planta distingue-se não só pela longa floração, mas também pelo aumento da resistência à geada até -40 graus.
Espécies fotófilas, mas podem crescer na sombra. Cresce bem em solo arenoso.
"Biedermeier"
Híbrido derivado de aquilegia convencional. Possui flores muito exuberantes e aveludadas. A variedade de tons duplos: vermelho-amarelo, azul-branco, lilás-branco tornam esta variedade muito popular. A altura do arbusto florido chega a 60 cm, uma espécie despretensiosa e resistente ao gelo.
Estrela carmesim
Esta espécie tem folhas verdes escuras e flores branco-avermelhadas. Atinge 50 cm de altura e a floração inicia-se em meados do verão.
Spring Magic Rose e Ivory
Spring Magic Rose and Ivory - esta variedade é popular na decoração de gramados e canteiros de flores. O plantio em sombra parcial promove o crescimento de grandes flores branco-avermelhadas de até 5 cm de tamanho. A fácil manutenção consiste no amontoamento constante da terra e na rega à medida que o solo seca. Fertilize de preferência 2 vezes por ano. Tem um aroma leve. A floração começa no início do verão. A planta resistente à geada atinge uma pequena altura de até 30 cm, sendo resistente a pragas e doenças fúngicas.
Doenças e pragas
Esta planta é considerada decorativa, portanto é suscetível a algumas doenças e ataques de pragas. O oídio e a ferrugem estão entre as doenças mais comuns. A infecção por ácaros, pulgões e minadores de folhas também é possível. O oídio pode ocorrer por falta de sol. Seus sintomas são o aparecimento de flores brancas nas folhas, após as quais elas ficam amarelas e caem. Ao primeiro sinal, você pode interromper a doença arrancando todas as folhas infectadas e fornecendo acesso ao sol.
Se manchas marrons aparecerem nas folhas ou folhas enroladas, borrife imediatamente a planta com desinfetantes. Com o excesso de umidade, a raiz pode apodrecer.Se sua planta for afetada por mofo cinza, os primeiros sinais serão manchas aquosas na folhagem. Para fazer isso, você pode tratar a flor com uma solução de manganês ou qualquer fungicida. O mais perigoso pode ser o ataque de lagartas, elas podem comer a planta em apenas alguns dias. Para isso, faça uma desinfecção preventiva com uma fundação e inspecione periodicamente a bucha.
Propriedades medicinais
Esta planta tem propriedades medicinais e é usada na medicina alternativa. É uma erva amplamente utilizada para tratamento em muitos países. Na medicina oriental, é usado para tratar doenças femininas, doenças cardiovasculares e asma brônquica. Na medicina tibetana, acredita-se que as sementes e flores da bacia curam doenças oculares, queimaduras e doenças sépticas. E as folhas ajudam com pneumonia, icterícia e gastroenterite. É usado como sedativo e diurético.
Aquilegia se tornará um acento eficaz em qualquer canteiro de flores. A variedade de cores encontrará a aprovação de qualquer jardineiro. Lembre-se de que a planta é venenosa, mantenha as crianças longe dela. Siga todos os cuidados e então a captação se tornará uma decoração requintada para o seu jardim.
Para variedades interessantes de Aquilegia, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.